Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
Ideias para o ensino:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
* Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. Cante:
POR DENTRO, FORA, ALTO, EMBAIXO em LIBRAS - 3PalavrinhasFAÇA O BEM: Viviane Barreto - Álbum Infantil
Vamos Amar Uns Aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono
O bom samaritano Infantil gospel
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
💙💚💛💜
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
Pré-Aula:
Endereço e crédito na descrição dos vídeo:
Endereço e crédito na descrição dos vídeo:
Levar a criança a praticar o amor ao próximo, tratando as pessoas com bondade e ajudando quem precisa.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:Lucas 10. 25 - 37
26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?
30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
VAMOS A HISTÓRIA
COMEÇO: A PROFESSORA OU OUTRA PESSOA ENTRA COM MUITAS MOEDAS NUM SAQUINHO E COMEÇA A CHACOALHAR AQUELAS MOEDAS E PERGUNTA:
VOCÊS QUEREM SABER COMO ESSAS MOEDINHAS AJUDARAM A SALVAR UM HOMEM? ESPERA A RESPOSTA DAS CRIANÇAS E COMEÇA A HISTORIA.
COMEÇO: A PROFESSORA OU OUTRA PESSOA ENTRA COM MUITAS MOEDAS NUM SAQUINHO E COMEÇA A CHACOALHAR AQUELAS MOEDAS E PERGUNTA:
VOCÊS QUEREM SABER COMO ESSAS MOEDINHAS AJUDARAM A SALVAR UM HOMEM? ESPERA A RESPOSTA DAS CRIANÇAS E COMEÇA A HISTORIA.
E NO MEIO DO CAMINHO ELE ENCONTROU DOIS LADRÕES QUE BATERAM MUITO NELE, ROUBARAM TUDO QUE ELE TINHA E DEIXARAM O POBRE HOMEM TODO MACHUCADO ESTENDIDO PELO CHÃO, E QUASE MORTO....
AH CRIANÇAS O QUE SERÁ QUE IA ACONTECER COM AQUELE HOMEM AGORA? SERÁ QUE ALGUÉM IA AJUDAR ELE? SERÁ QUE ELE VAI MORRER? NÃO SEI ,MAIS DEUS QUE AMA A MIM E A VOCÊ COMO DIZ EM (JOÃO 3,16),QUE ELE AMOU O MUNDO DE TAL FORMA QUE DEU SEU ÚNICO FILHO POR AMOR DE NÓS ESTAVA CUIDANDO DAQUELE HOMEM, E DEUS QUE É AMOR COM CERTEZA IRIA ENVIAR AJUDA PARA ELE, O QUE VOCÊS ACHAM CRIANÇAS?
MAIS PERA AI VEM SE APROXIMANDO ALGUÉM OLHA LÁ VEM PASSANDO UM HOMEM PELO CAMINHO TODO POMPOSO ,SABE QUEM É CRIANÇAS ?E UM SACERDOTE, UM HOMEM QUE NOS TEMPOS DE JESUS O ÚNICO FILHO SEM PECADO DE DEUS ORAVA PELAS PESSOAS PEDINDO PARA DEUS PERDOAR OS SEUS PECADOS,SÓ QUE ELE NÃO PAROU OLHOU PARA O HOMEM ESTENDIDO NO CHÃO MAIS NEM LIGOU E O POBRE HOMEM CONTINUOU ALI GEMENDO.
E E AGORA O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER, O POBRE HOMEM ESTAVA ALI MACHUCADO,MAIS OLHA OUÇO PASSOS(PODE SE FAZER BARULHOS DE PESSOAS ANDANDO) , A ESSE COM CERTEZA VAI AJUDAR POIS ESTE E UM LEVITA UM HOMEM MUITO RELIGIOSO ELE NÃO VAI LARGAR O POBRE HOMEM ALI SOZINHO QUE VER.....
MAIS CRIANÇAS ELE TAMBÉM NÃO AJUDOU, E AQUELES HOMENS ESTAVAM ENTRISTECENDO A DEUS POIS NÃO QUERIAM AJUDAR O SEU PRÓXIMO A QUE TRISTEZA CRIANÇAS......
EU CREIO QUE AS HORAS JÁ ERAM AVANÇADAS , A BÍBLIA NÃO FALA MAIS A TIA ACHA QUE COM CERTEZA AQUELE POBRE HOMEM ESTAVA COM FRIO ,COM FOME E GEMENDO DE DOR, SERÁ QUE ELE VAI MORRER,MAIS PERA UM POUQUINHO
PLOC,PLOC, PLOC, E UM HOMEM SOBRE UM CAVALO , E UM SAMARITANO , MAIS SAMARITANO NÃO GOSTA DE JUDEU,A BÍBLIA FALA QUE NOS TEMPOS DE JESUS OS SAMARITANOS NÃO ERAM AMIGOS DOS JUDEUS , SERÁ QUE ELE VAI AJUDAR...
SABE CRIANÇAS AQUELE HOMEM CONSIDERADO NÃO AMIGO DESCEU DE SEU CAVALO , E QUANDO VIU O HOMEM TODO FERIDO SENTIU MUITA PENA DELE E LHE DEU DE BEBER, O ALIMENTOU CUROU AS SUAS FERIDAS E O COLOCOU EM SEU CAVALO E O LEVOU PARA UMA PENSÃO AONDE DEU MUITAS MOEDAS PARA O DONO DA PENSÃO E PEDIU PARA QUE O HOMEM CUIDASSE MUITO BEM DAQUELE POBRE HOMEM,ASSIM AS MOEDINHAS QUE A TIA MOSTROU PRA VOCÊS NO COMEÇO ,FORAM USADAS PELO BOM SAMARITANO,PARA QUE AQUELE HOMEM PUDESSE FICAR NAQUELA PENSÃO ENQUANTO FICAVA MELHOR.
E CRIANÇAS BEM ASSIM FOI JESUS ELE NÃO OLHOU A SUA COR, SUA RELIGIÃO,SUA RAÇA,NEM SE VOCÊ ERA BOM OU RUIM, ELE SIMPLESMENTE TE AMOU E MORREU PELOS SEUS PECADOS E PELOS MEUS TAMBÉM NUMA CRUZ MAIS RESSUSCITOU E HOJE ESTÁ VIVO LA JUNTO COM DEUS COMO DIZ EM 1 COR. 15,3 E 4 .
VIU CRIANÇAS AQUELE HOMEM ERA BOM E NÃO DEVEMOS JULGAR AS PESSOAS PELA SUA RAÇA, COR OU POR QUE ELA E POBRE OU RICA, MAIS SIM DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS, E NOS DEVEMOS SER ASSIM COMO O BOM SAMARITANO AMÉM.
VOCÊS GOSTARAM DA HISTORIA ESPERO QUE SIM.
E E AGORA O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER, O POBRE HOMEM ESTAVA ALI MACHUCADO,MAIS OLHA OUÇO PASSOS(PODE SE FAZER BARULHOS DE PESSOAS ANDANDO) , A ESSE COM CERTEZA VAI AJUDAR POIS ESTE E UM LEVITA UM HOMEM MUITO RELIGIOSO ELE NÃO VAI LARGAR O POBRE HOMEM ALI SOZINHO QUE VER.....
MAIS CRIANÇAS ELE TAMBÉM NÃO AJUDOU, E AQUELES HOMENS ESTAVAM ENTRISTECENDO A DEUS POIS NÃO QUERIAM AJUDAR O SEU PRÓXIMO A QUE TRISTEZA CRIANÇAS......
EU CREIO QUE AS HORAS JÁ ERAM AVANÇADAS , A BÍBLIA NÃO FALA MAIS A TIA ACHA QUE COM CERTEZA AQUELE POBRE HOMEM ESTAVA COM FRIO ,COM FOME E GEMENDO DE DOR, SERÁ QUE ELE VAI MORRER,MAIS PERA UM POUQUINHO
PLOC,PLOC, PLOC, E UM HOMEM SOBRE UM CAVALO , E UM SAMARITANO , MAIS SAMARITANO NÃO GOSTA DE JUDEU,A BÍBLIA FALA QUE NOS TEMPOS DE JESUS OS SAMARITANOS NÃO ERAM AMIGOS DOS JUDEUS , SERÁ QUE ELE VAI AJUDAR...
SABE CRIANÇAS AQUELE HOMEM CONSIDERADO NÃO AMIGO DESCEU DE SEU CAVALO , E QUANDO VIU O HOMEM TODO FERIDO SENTIU MUITA PENA DELE E LHE DEU DE BEBER, O ALIMENTOU CUROU AS SUAS FERIDAS E O COLOCOU EM SEU CAVALO E O LEVOU PARA UMA PENSÃO AONDE DEU MUITAS MOEDAS PARA O DONO DA PENSÃO E PEDIU PARA QUE O HOMEM CUIDASSE MUITO BEM DAQUELE POBRE HOMEM,ASSIM AS MOEDINHAS QUE A TIA MOSTROU PRA VOCÊS NO COMEÇO ,FORAM USADAS PELO BOM SAMARITANO,PARA QUE AQUELE HOMEM PUDESSE FICAR NAQUELA PENSÃO ENQUANTO FICAVA MELHOR.
E CRIANÇAS BEM ASSIM FOI JESUS ELE NÃO OLHOU A SUA COR, SUA RELIGIÃO,SUA RAÇA,NEM SE VOCÊ ERA BOM OU RUIM, ELE SIMPLESMENTE TE AMOU E MORREU PELOS SEUS PECADOS E PELOS MEUS TAMBÉM NUMA CRUZ MAIS RESSUSCITOU E HOJE ESTÁ VIVO LA JUNTO COM DEUS COMO DIZ EM 1 COR. 15,3 E 4 .
VIU CRIANÇAS AQUELE HOMEM ERA BOM E NÃO DEVEMOS JULGAR AS PESSOAS PELA SUA RAÇA, COR OU POR QUE ELA E POBRE OU RICA, MAIS SIM DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS, E NOS DEVEMOS SER ASSIM COMO O BOM SAMARITANO AMÉM.
VOCÊS GOSTARAM DA HISTORIA ESPERO QUE SIM.
REVISÃO DA HISTÓRIA
UMA CONVERSA COM AS CRIANÇAS 1) QUEM AJUDOU SEU PRÓXIMO NESTA HISTÓRIA?
2) QUEM PASSOU PELO CAMINHO?
3) QUANTAS PESSOAS PASSARAM ALI E QUEM AJUDOU O HOMEM?
4) O QUE E UM SAMARITANO PESQUISE NA BÍBLIA E TRAGA A RESPOSTA?
5)E UM SACERDOTE?
6) E UM LEVITA?
7) DIGA COM SUAS PALAVRAS O QUE DEVEMOS FAZER PELAS PESSOAS?
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança.
Recursos visuais:
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinhas:
Lembrancinha da aula:
Trabalho manual: Pinte a figura da criança ajudando, cole um curativo no joelho e escreva o versículo.
Lembrancinhas:
Lembrancinha da aula:
Trabalho manual: Pinte a figura da criança ajudando, cole um curativo no joelho e escreva o versículo.
Lembrancinhas:
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
O texto bíblico da lição se encontra em:
Lucas 10. 25 - 37
Para guardar no coração:
Versículo:
Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
👉 Fontes consultadas:Créditos: Revista-Cpad-maternal-Telma Bueno/// Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
amoremfazerbem.blogspot
Blogtiale.blogspot.com
escoladominical.net
midibelem.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
www.materialgospel.com.br
cantinho das histórias bíblicas
apascentarospequeninos.blogspot
ensinoinfantilnumclique.com.br
www.pequeninospracristo.com
trabalhinhos.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
ebdinfantil-dpimama.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais NecessidadesPouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
De todo o meu coração!!!
Crianças atenção!
Leia a bíblia!
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Vamos lá!!!
As nações precisam ouvir falar do amor de Cristo
Prof. Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
É d+ essas aulas
ResponderExcluirAmém!
Excluir