* A paz do Senhor
TEXTO ÁUREO
1 Crônicas 28.9
E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; (...) se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.
Texto Bíblico Básico:
1 Samuel 12.2-5,20-23
2 Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.
3 Eisme aqui; testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.
4 Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.
5 E ele lhes disse: O Senhor seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha, que nada tendes achado na minha mão. E disse o povo: Ele é testemunha.
20 Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi ao Senhor com todo o vosso coração.
21 E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são.
22 Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo.
23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.
Bíblia sagrada online
OBJETIVOS
* ENTENDER a importância de Samuel na transição do sistema de governo em Israel: da judicatura à monarquia;* COMPREENDER a diferença entre herança e legado;
* CONHECER o legado de Samuel ao povo da aliança, os quais servem de inspiração aos cristãos de todos os tempos.
PALAVRA INTRODUTÓRIA
Nesta lição comesse explicando que será falado do que Samuel deixou para a nação, de um bem imaterial, ético e moral, com isso compare com o que deixamos para nossa família. Qual o nosso legado dentro de nossa casa.
Aprendeu tudo que era necessário, ainda que Eli tenha sido um sacerdote cego espiritualmente ele soube ensinar o necessário para que Samuel se torna-se um grande homem de Deus.
* Foi um eminente juiz, Samuel foi o último dos juízes, na verdade ele acumulou três ofícios dados por Deus: juiz sacerdote e profeta.
* Quando ele entrega a liderança”, vai ser falado daquilo que ele deixou para o povo de Deus, do seu legado.
Dez Valores para deixar de legado aos filhos
Por mais que cada pai e cada mãe saiba o que é melhor para os seus filhos, existem alguns valores que são fundamentais e, juntos, formam um legado que faz toda a diferença ao longo da vida de uma pessoa, acompanhe.1 – Integridade
A integridade é a qualidade daqueles que procuram sempre fazer a coisa certa, independentemente se aquilo vai lhe render vantagens ou popularidade. O indivíduo íntegro tem consciência tranquila porque age sempre de acordo com os seus valores. Se você ensinar isso ao seu filho, ele possivelmente irá honrar seu legado por toda a vida.
2 – Tolerância
2 – Tolerância
Ser tolerante é aprender que ninguém precisa pensar ou agir exatamente igual a você para ser respeitado. Ensinar isso aos filhos é fundamental, especialmente em um momento do mundo em que as relações entre pessoas com opiniões divergentes estão cada vez mais conflituosas e conturbadas. Assim, eles irão aprender a usar as diferenças para aprender e evoluir.
3 – Humildade
3 – Humildade
Uma pessoa humilde nunca irá se sentir superior em relação a alguém por ter uma posição elevada em uma empresa ou uma condição financeira superior. Além do mais, a humildade permite que um indivíduo assuma seus erros e entenda que nunca saberá tudo e que, portanto, sempre pode aprender, evoluir e se desenvolver.
4 – Saber dizer “não”
4 – Saber dizer “não”
Este tópico é importante porque é comum que crianças sejam reprimidas quando dizem não. Contudo, é imprescindível que elas saibam que têm esse direito, mas, claro, respeitando certos limites. Pessoas que crescem sabendo dizer não são mais seguras e evitam suprimir as próprias vontades para agradar os outros ou se encaixar em um padrão.
5 – Harmonia entre carreira e vida pessoal
5 – Harmonia entre carreira e vida pessoal
Ensinar aos filhos a importância do trabalho é fundamental, mas é necessário mostrar que se deve prezar pelo equilíbrio.
Dedicar-se a projetos profissionais, ter objetivos e buscá-los é realmente importante, mas é preciso ensinar a eles que também deve-se valorizar os momentos em família, o autocuidado, a saúde e o bem-estar.
6 – Autoconfiança
6 – Autoconfiança
No terceiro tópico falamos sobre a humildade e é preciso deixar claro que ser humilde não significa se inferiorizar. É totalmente possível ensinar aos filhos sobre a importância de ser humilde e, ao mesmo tempo, autoconfiante. É a partir do momento em que eles acreditarem em si mesmos que terão motivação para agirem e buscarem os seus objetivos.
7 – Responsabilidade financeira
7 – Responsabilidade financeira
Quando se trata de deixar um legado aos filhos, o aspecto financeiro não é a coisa mais importante. Entretanto, é preciso ensinar a eles como ter uma boa relação com o dinheiro, até mesmo para que não se tornem escravos dele. Gerenciar os ganhos com responsabilidade, poupar para o futuro e evitar gastar com coisas que não precisam apenas para sentir-se parte de um grupo são algumas das principais lições a se considerar .
8 – Perseverança
8 – Perseverança
Ser perseverante é fundamental para alcançar um objetivo, porque as coisas não acontecem de forma mágica. Ao longo do caminho é natural sofrer quedas, precisar se adaptar às mudanças, superar-se. Por isso é muito importante ensinar sobre o poder da perseverança aos filhos, para que tenham paciência para aguardar os resultados de suas ações e não desistam do que desejam.
9 – Autocontrole
9 – Autocontrole
Para que uma pessoa tenha autocontrole, em primeiro lugar ela precisa reconhecer que é dela a decisão sobre como irá agir e as escolhas que irá fazer. Assim, evitará submeter-se a coisas que não gostaria ou terceirizar a responsabilidade sobre suas ações. Portanto, converse com seus filhos a respeito do autoconhecimento, de identificar as emoções antes de agir de maneira intempestiva e de saber quais são seus próprios limites.
10 – Respeito
10 – Respeito
Por fim, um valor que deveria estar presente na relação entre todos, o respeito. Respeitar significa reconhecer os direitos do outro e suas particularidades, seguir as leis e as regras de convivência de cada ambiente, enfim, ser empático e evitar fazer com terceiros aquilo que não gostaria que fizessem contigo. Ensine sobre respeito aos seus filhos e contribua para um mundo melhor e mais justo.
Lembre-se que a forma mais poderosa de ensinar algo aos filhos é através do exemplo. Portanto, além de falar a respeito de cada um dos itens apresentados, mostre-os por meio das suas atitudes.
Pr. Leonardo Loza
ADVEC Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro
SAMUEL, UM HOMEM DE DEUS
Samuel teve importância singular na história de Israel. Ele foi o último dos juízes a exercer autoridade civil sobre o povo. Embora não pertencesse à linhagem de Arão, oficiava os rituais como principal sacerdote. Foi também reconhecido como profeta e criou escolas de profetas que influenciaram as futuras gerações dos reis de Israel.
Seu nascimento é fruto de uma promessa feita por sua mãe, Ana, que fez um voto com Deus, prometendo que seu filho seria um Nazireu¹ e o serviria no templo. Samuel, ainda jovem, foi entregue ao sacerdócio e ministrava perante o SENHOR, servindo sob a direção de Eli (I Sm 2.11;18). Era conhecido como correto, ao contrário do que se dizia dos filhos de Eli. Estes não apenas roubavam de Deus ao exigir as porções sacerdotais antes que o sacrifício fosse entregue, mas também se portavam de tal maneira, que as pessoas passaram a evitar ir a Siló² para sacrificar ao Senhor. Por causa disso o pecado desses jovens era muito grande, conforme narra a Bíblia em I Sm 2.17.
Mas para o bem de Israel, Samuel, mesmo estando sujeito ao mal e à influência dos filhos de Eli, reagiu contra as atitudes ímpias e tornou-se consciente do chamado de Deus desde a juventude. Enquanto ele crescia o Senhor era com ele, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem (I Sm 3.19). Todo o Israel reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.
Ele suscitou uma grande reforma nacional, renovando a aliança e trazendo o povo de volta à adoração ao Senhor Deus. Samuel extinguiu os rituais de adoração cananéia das fileiras de Israel e estabeleceu um circuito entre as cidades de Mispa, Ramá, Gilgal, Belém, Betel e Berseba, para realizar suas tarefas sacerdotais e desenvolver um ministério de ensino eficiente. Com a ajuda de Deus subjugou os filisteus em Mispa, e ali ergueu uma pedra; e deu-lhe o nome “Ebenézer”, dizendo: “Até aqui nos ajudou o Senhor (I Sm 7.12).
Samuel continuou como juiz de Israel todos os dias da sua vida (I Sm 7.15). Já na sua velhice, por não haver liderança em Israel, pois seus filhos Joel e Abias não andaram em seus caminhos, deu ouvidos ao povo e consentiu, mesmo relutante, que se fosse escolhido um rei para Israel. Saul foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel, porém, por ter se apossado indevidamente da responsabilidade sacerdotal, foi rejeitado posteriormente. Samuel o advertiu e previu que o seu reinado não permaneceria (I Sm 2.13). Seguindo a ordem de Deus, Samuel ungiu Davi como rei no lugar de Saul.
Andou com retidão todos os dias da sua vida (I Sm 12.5), e ao final, entregou ao povo a advertência de que a prosperidade da nação dependia de sua obediência a Saul, bem como da sua sujeição à lei de Moisés. Morreu com aproximadamente 52 anos, e todo o povo de Israel se reuniu e pranteou; e o sepultaram onde tinha vivido , em Ramá. (I Sm 25.1)
Samuel é um exemplo para a nossa geração, que também vive em um mundo que precisa ser restaurado. Ele foi levado quando criança para um ambiente religioso corrupto, e viveu em um período onde a nação de Israel servia outros deuses. Mesmo assim, consciente da sua responsabilidade, não se deixou corromper e lutou pela restauração e libertação de Israel. Que possamos aprender com Samuel e desejar que Deus seja coroado e cheio de glória e honra. Que o seu reino avance e a sua justiça se propague por toda parte. Levando o povo ao arrependimento dizendo: “Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele” (I Sm 7.3a).
Era um verdadeiro líder espiritual – Podemos aprender que Samuel era mais que um profeta,um sacerdote ou juiz. Samuel era um líder espiritual a ser seguido e imitado. Seus relacionamento com Deus fez com que ele se tornasse referência a povo santo. Por ter sido fiel a Deus, o Senhor o fez juiz,sacerdote, profeta, conselheiro e intercessor de Deus e dos homens. Um homem de Deus que desempenhava bem os papéis atribuídos a Ele. Um homem que em nada tinha de dolo (I Sm 12:4).
O Senhor deseja que sejamos servos como Samuel e também líderes em várias áreas de nossa vida. As características de um líder não são apenas as que lhe são atribuídas, mas são aquelas que desenvolvemos em nossa caminhada de vida. Nossa dedicação poderá nos surpreender no futuro. Samuel foi o último e um dos maiores juízes que Israel já teve, sendo pois um dos líderes mais marcantes e dedicados. Sua obediência e dedicação a Deus foi um exemplo. Samuel não era um profeta que pregava “aquilo que o povo quer ouvir”, mas aquilo que o povo precisava ouvir, aquilo que necessitavam, pois ouvia a Deus. Samuel não profetizava “só vitória” como muitos hoje, mas aquilo que ouvia de Deus falava, O verdadeiro líder intercede a Deus pelos homens, mas não oculta a verdade dos fatos. Samuel é um testemunho para todos aquele que servem a Deus ou que querem servir, pois não tomava o nome de Deus em vão, com muitos hoje.(Ex 20:7). O verdadeiro profeta não fala com soberba e vaidade, mas fala em espírito e verdade. Fala aquilo que o Senhor ordena (Dt 18:18).
Fonte: http://ebdbelasartes.blogspot.com.br/2017/06/licao-13-qual-e-o-seu-legado.html
Eu também costumo dizer que a maior herança que um pai pode deixar para o seu filho não é uma fazenda com muitas cabeças de gado, nem dezenas de casas alugadas, não são milhares de reais investidos na bolsa de valores... Não, a maior herança que um pai pode deixar para o seu filho é o seu caráter, é a sua integridade.
Mas, afinal de contas, o que significa caráter e reputação? Eu poderia dizer que reputação é o que as pessoas pensam que você é, o que elas pensam que eu sou. Já caráter, é o que Deus sabe que você é, e o que Deus sabe que eu sou.
Eu gosto muito do que disse o jornalista Arnaldo Jabour: “Reputação é o que as pessoas dizem sobre aquele que morreu diante do seu túmulo, mas caráter é o que os anjos dizem sobre esse que morreu, diante de Deus. Caráter é o que você é quando ninguém está te observando.”
Caráter e reputação... Esta é a maior crise que uma família pode sofrer, a crise moral, a falta de caráter, a falta de integridade... Outro dia alguém me perguntou: “Josué, onde é que nasce um corrupto? É em Brasília?” Não, o corrupto nasce dentro de uma família aonde os filhos veem o pai sonegando impostos, subornando o guarda, comprando um CD, um relógio ou uma bolsa pirata. O corrupto nasce aonde os filhos veem o pai ou a mãe mentindo, faltando com a verdade, falsificando. O corrupto nasce quando um filho vê aquilo que outra criança viu outro dia. Ela foi com o pai num restaurante e havia uma placa no restaurante, avisando que até seis anos a criança não pagaria. O pai logo pensou: Vou “faturar” uma refeição para o meu filho. Quando ele chegou na porta do restaurante, alo garçom lhe perguntou: “Quantos anos tem esse menino?” O pai prontamente respondeu: “Ele tem seis anos.” O menino, com aquele santo orgulho de estar ganhando idade, retrucou: “Papai, eu fiz oito anos na semana passada!”
Esse pai está ensinando corrupção para o seu filho. Prestem atenção! Corrupção não é só aquilo que acontece lá no governo federal, no governo estadual ou no municipal; Não, existem também pequenas corrupções, que no fundo são tão graves quanto àquelas que acontecem nos altos escalões do governo. Por exemplo: estacionar seu carro na vaga do idoso, quando você não é idoso; estacionar na vaga de um deficiente, quando você não é deficiente; estacionar o seu carro num lugar proibido, achando que isso não tem problema... Furar uma fila, colar um trabalho escolar na internet, e depois dizer que foi você quem fez. Isso também é corrupção!
Mahatma Gandhi disse uma frase da qual eu gosto muito: “Seja você a mudança que você quer ver no mundo”, a mudança pela qual você está torcendo que aconteça.
Caráter, reputação, integridade... Eu tenho um discípulo que é muito íntegro. Um dia ele estava manobrando o seu carro num estacionamento, quando bateu na lateral de outro carro. Ninguém presenciou o fato. Ele desceu do carro, deu uma olhada no “estrago” e constatou que foi grande. Ele poderia ter ido embora, pois ninguém estava ali observando o que acontecera. Mas ele pega um papel e escreve: “Meu nome é tal, e este é o meu telefone. Bati na lateral do seu carro e quero pagar o prejuízo.” No outro dia, quando o dono do carro amassado ligou para ele, respondeu prontamente: “Faça uns três ou quatro orçamentos e depois ligue para mim.”
Você sabe qual foi o valor do prejuízo do meu amigo? Três mil e oitocentos reais. Você pode até dizer assim: Talvez eu não tivesse agido dessa forma. Porém, eu lhe pergunto: qual é o preço da sua moral, da sua integridade? Quanto custa a verdade para você? Quanto custa o seu caráter?
Olhe, caráter é o maior valor, é o maior legado, a maior herança que um pai pode deixar para os seus filhos. Quando os seus filhos pensam em “verdade”, será que eles lembram de você? Quando seus filhos pensam em “honestidade”, eles lembram de você? Quando seus filhos pensam em lealdade, fidelidade, será que eles lembram de você?
Caráter e reputação... A minha proposta para você é esta: Seja a mudança que você quer ver, tanto na sua casa, como na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, e na sua nação!
Pense nisso: caráter e reputação.
Autor: Pr. Josué Gonçalves
LPD n.º 50 – Família Cristã: Proteção, Parceria e Amor 2.º Trimestre de 2017
Fonte: ESCOLA BEREANA – EBD ADVEC
Lembre-se que a forma mais poderosa de ensinar algo aos filhos é através do exemplo. Portanto, além de falar a respeito de cada um dos itens apresentados, mostre-os por meio das suas atitudes.
Pr. Leonardo Loza
ADVEC Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro
SAMUEL, UM HOMEM DE DEUS
Samuel teve importância singular na história de Israel. Ele foi o último dos juízes a exercer autoridade civil sobre o povo. Embora não pertencesse à linhagem de Arão, oficiava os rituais como principal sacerdote. Foi também reconhecido como profeta e criou escolas de profetas que influenciaram as futuras gerações dos reis de Israel.
Seu nascimento é fruto de uma promessa feita por sua mãe, Ana, que fez um voto com Deus, prometendo que seu filho seria um Nazireu¹ e o serviria no templo. Samuel, ainda jovem, foi entregue ao sacerdócio e ministrava perante o SENHOR, servindo sob a direção de Eli (I Sm 2.11;18). Era conhecido como correto, ao contrário do que se dizia dos filhos de Eli. Estes não apenas roubavam de Deus ao exigir as porções sacerdotais antes que o sacrifício fosse entregue, mas também se portavam de tal maneira, que as pessoas passaram a evitar ir a Siló² para sacrificar ao Senhor. Por causa disso o pecado desses jovens era muito grande, conforme narra a Bíblia em I Sm 2.17.
Mas para o bem de Israel, Samuel, mesmo estando sujeito ao mal e à influência dos filhos de Eli, reagiu contra as atitudes ímpias e tornou-se consciente do chamado de Deus desde a juventude. Enquanto ele crescia o Senhor era com ele, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem (I Sm 3.19). Todo o Israel reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.
Ele suscitou uma grande reforma nacional, renovando a aliança e trazendo o povo de volta à adoração ao Senhor Deus. Samuel extinguiu os rituais de adoração cananéia das fileiras de Israel e estabeleceu um circuito entre as cidades de Mispa, Ramá, Gilgal, Belém, Betel e Berseba, para realizar suas tarefas sacerdotais e desenvolver um ministério de ensino eficiente. Com a ajuda de Deus subjugou os filisteus em Mispa, e ali ergueu uma pedra; e deu-lhe o nome “Ebenézer”, dizendo: “Até aqui nos ajudou o Senhor (I Sm 7.12).
Samuel continuou como juiz de Israel todos os dias da sua vida (I Sm 7.15). Já na sua velhice, por não haver liderança em Israel, pois seus filhos Joel e Abias não andaram em seus caminhos, deu ouvidos ao povo e consentiu, mesmo relutante, que se fosse escolhido um rei para Israel. Saul foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel, porém, por ter se apossado indevidamente da responsabilidade sacerdotal, foi rejeitado posteriormente. Samuel o advertiu e previu que o seu reinado não permaneceria (I Sm 2.13). Seguindo a ordem de Deus, Samuel ungiu Davi como rei no lugar de Saul.
Andou com retidão todos os dias da sua vida (I Sm 12.5), e ao final, entregou ao povo a advertência de que a prosperidade da nação dependia de sua obediência a Saul, bem como da sua sujeição à lei de Moisés. Morreu com aproximadamente 52 anos, e todo o povo de Israel se reuniu e pranteou; e o sepultaram onde tinha vivido , em Ramá. (I Sm 25.1)
Samuel é um exemplo para a nossa geração, que também vive em um mundo que precisa ser restaurado. Ele foi levado quando criança para um ambiente religioso corrupto, e viveu em um período onde a nação de Israel servia outros deuses. Mesmo assim, consciente da sua responsabilidade, não se deixou corromper e lutou pela restauração e libertação de Israel. Que possamos aprender com Samuel e desejar que Deus seja coroado e cheio de glória e honra. Que o seu reino avance e a sua justiça se propague por toda parte. Levando o povo ao arrependimento dizendo: “Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele” (I Sm 7.3a).
Era um verdadeiro líder espiritual – Podemos aprender que Samuel era mais que um profeta,um sacerdote ou juiz. Samuel era um líder espiritual a ser seguido e imitado. Seus relacionamento com Deus fez com que ele se tornasse referência a povo santo. Por ter sido fiel a Deus, o Senhor o fez juiz,sacerdote, profeta, conselheiro e intercessor de Deus e dos homens. Um homem de Deus que desempenhava bem os papéis atribuídos a Ele. Um homem que em nada tinha de dolo (I Sm 12:4).
O Senhor deseja que sejamos servos como Samuel e também líderes em várias áreas de nossa vida. As características de um líder não são apenas as que lhe são atribuídas, mas são aquelas que desenvolvemos em nossa caminhada de vida. Nossa dedicação poderá nos surpreender no futuro. Samuel foi o último e um dos maiores juízes que Israel já teve, sendo pois um dos líderes mais marcantes e dedicados. Sua obediência e dedicação a Deus foi um exemplo. Samuel não era um profeta que pregava “aquilo que o povo quer ouvir”, mas aquilo que o povo precisava ouvir, aquilo que necessitavam, pois ouvia a Deus. Samuel não profetizava “só vitória” como muitos hoje, mas aquilo que ouvia de Deus falava, O verdadeiro líder intercede a Deus pelos homens, mas não oculta a verdade dos fatos. Samuel é um testemunho para todos aquele que servem a Deus ou que querem servir, pois não tomava o nome de Deus em vão, com muitos hoje.(Ex 20:7). O verdadeiro profeta não fala com soberba e vaidade, mas fala em espírito e verdade. Fala aquilo que o Senhor ordena (Dt 18:18).
Fonte: http://ebdbelasartes.blogspot.com.br/2017/06/licao-13-qual-e-o-seu-legado.html
CARÁTER E REPUTAÇÃO
Caráter e reputação... Eu costumo dizer que a maior crise do Brasil não é política, não é econômica e não é social. A maior crise da nossa nação é moral. Eu também costumo dizer que a maior herança que um pai pode deixar para o seu filho não é uma fazenda com muitas cabeças de gado, nem dezenas de casas alugadas, não são milhares de reais investidos na bolsa de valores... Não, a maior herança que um pai pode deixar para o seu filho é o seu caráter, é a sua integridade.
Mas, afinal de contas, o que significa caráter e reputação? Eu poderia dizer que reputação é o que as pessoas pensam que você é, o que elas pensam que eu sou. Já caráter, é o que Deus sabe que você é, e o que Deus sabe que eu sou.
Eu gosto muito do que disse o jornalista Arnaldo Jabour: “Reputação é o que as pessoas dizem sobre aquele que morreu diante do seu túmulo, mas caráter é o que os anjos dizem sobre esse que morreu, diante de Deus. Caráter é o que você é quando ninguém está te observando.”
Caráter e reputação... Esta é a maior crise que uma família pode sofrer, a crise moral, a falta de caráter, a falta de integridade... Outro dia alguém me perguntou: “Josué, onde é que nasce um corrupto? É em Brasília?” Não, o corrupto nasce dentro de uma família aonde os filhos veem o pai sonegando impostos, subornando o guarda, comprando um CD, um relógio ou uma bolsa pirata. O corrupto nasce aonde os filhos veem o pai ou a mãe mentindo, faltando com a verdade, falsificando. O corrupto nasce quando um filho vê aquilo que outra criança viu outro dia. Ela foi com o pai num restaurante e havia uma placa no restaurante, avisando que até seis anos a criança não pagaria. O pai logo pensou: Vou “faturar” uma refeição para o meu filho. Quando ele chegou na porta do restaurante, alo garçom lhe perguntou: “Quantos anos tem esse menino?” O pai prontamente respondeu: “Ele tem seis anos.” O menino, com aquele santo orgulho de estar ganhando idade, retrucou: “Papai, eu fiz oito anos na semana passada!”
Esse pai está ensinando corrupção para o seu filho. Prestem atenção! Corrupção não é só aquilo que acontece lá no governo federal, no governo estadual ou no municipal; Não, existem também pequenas corrupções, que no fundo são tão graves quanto àquelas que acontecem nos altos escalões do governo. Por exemplo: estacionar seu carro na vaga do idoso, quando você não é idoso; estacionar na vaga de um deficiente, quando você não é deficiente; estacionar o seu carro num lugar proibido, achando que isso não tem problema... Furar uma fila, colar um trabalho escolar na internet, e depois dizer que foi você quem fez. Isso também é corrupção!
Mahatma Gandhi disse uma frase da qual eu gosto muito: “Seja você a mudança que você quer ver no mundo”, a mudança pela qual você está torcendo que aconteça.
Caráter, reputação, integridade... Eu tenho um discípulo que é muito íntegro. Um dia ele estava manobrando o seu carro num estacionamento, quando bateu na lateral de outro carro. Ninguém presenciou o fato. Ele desceu do carro, deu uma olhada no “estrago” e constatou que foi grande. Ele poderia ter ido embora, pois ninguém estava ali observando o que acontecera. Mas ele pega um papel e escreve: “Meu nome é tal, e este é o meu telefone. Bati na lateral do seu carro e quero pagar o prejuízo.” No outro dia, quando o dono do carro amassado ligou para ele, respondeu prontamente: “Faça uns três ou quatro orçamentos e depois ligue para mim.”
Você sabe qual foi o valor do prejuízo do meu amigo? Três mil e oitocentos reais. Você pode até dizer assim: Talvez eu não tivesse agido dessa forma. Porém, eu lhe pergunto: qual é o preço da sua moral, da sua integridade? Quanto custa a verdade para você? Quanto custa o seu caráter?
Olhe, caráter é o maior valor, é o maior legado, a maior herança que um pai pode deixar para os seus filhos. Quando os seus filhos pensam em “verdade”, será que eles lembram de você? Quando seus filhos pensam em “honestidade”, eles lembram de você? Quando seus filhos pensam em lealdade, fidelidade, será que eles lembram de você?
Caráter e reputação... A minha proposta para você é esta: Seja a mudança que você quer ver, tanto na sua casa, como na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, e na sua nação!
Pense nisso: caráter e reputação.
Autor: Pr. Josué Gonçalves
LPD n.º 50 – Família Cristã: Proteção, Parceria e Amor 2.º Trimestre de 2017
Fonte: ESCOLA BEREANA – EBD ADVEC
Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos vídeos.
O endereço na descrição dos vídeos.
Momento do louvor
Anderson Freire - Seguir Teu Coração (Clipe Oficial MK Music)
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Rm12: 7b.
Nenhum comentário:
Postar um comentário