Lição do aluno:
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Titulo da lição:
Ideias para o ensino:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Alessandra Samadello - José no Egito
Deus e fiel infantil
De Escravo a Governador - musica infantil
Alessandra Samadello - O Sonho de José - DVD Infantil vol 2
Andando com meu Senhor
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre o auxílio que Deus provê aos que lhe são fieis. Gênesis 37. 1 - 36
1 Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
2 Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai.
3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.
4 Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.
6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive:
7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu.
8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.
9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.
12 E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai, em Siquém,
13 perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui.
14 Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém.
15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que procuras?
16 Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho?
17 Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã.
18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar.
19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!
20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos.
21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida.
22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai.
23 Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia.
24 E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água.
25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito.
26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue?
27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram.
28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.
29 Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes.
30 E, voltando a seus irmãos, disse: Não está lá o menino; e, eu, para onde irei?
31 Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue.
32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho.
33 Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado.
34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias.
35 Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de fato o chorou seu pai.
36 Entrementes, os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda.
Gênesis 39. 1 - 20
1 Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
2 Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai.
3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.
4 Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.
6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive:
7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu.
8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.
9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.
12 E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai, em Siquém,
13 perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui.
14 Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém.
15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que procuras?
16 Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho?
17 Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã.
18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar.
19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!
20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos.
21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida.
22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai.
23 Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia.
24 E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água.
25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito.
26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue?
27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram.
28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.
29 Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes.
30 E, voltando a seus irmãos, disse: Não está lá o menino; e, eu, para onde irei?
31 Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue.
32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho.
33 Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado.
34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias.
35 Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de fato o chorou seu pai.
36 Entrementes, os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda.
Gênesis 39. 1 - 20
1 José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.
2 O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
3 Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,
2 O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
3 Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,
4 logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.
5 E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.
6 Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.
7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.
8 Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.
9 Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
10 Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,
11 sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente.
5 E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.
6 Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.
7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.
8 Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.
9 Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
10 Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,
11 sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente.
12 Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.
13 Vendo ela que ele fugira para fora, mas havia deixado as vestes nas mãos dela,
14 chamou pelos homens de sua casa e lhes disse: Vede, trouxe-nos meu marido este hebreu para insultar-nos; veio até mim para se deitar comigo; mas eu gritei em alta voz.
15 Ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e saiu, fugindo para fora.
16 Conservou ela junto de si as vestes dele, até que seu senhor tornou a casa.
17 Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me;
18 quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora.
19 Tendo o senhor ouvido as palavras de sua mulher, como lhe tinha dito: Desta maneira me fez o teu servo; então, se lhe acendeu a ira.
13 Vendo ela que ele fugira para fora, mas havia deixado as vestes nas mãos dela,
14 chamou pelos homens de sua casa e lhes disse: Vede, trouxe-nos meu marido este hebreu para insultar-nos; veio até mim para se deitar comigo; mas eu gritei em alta voz.
15 Ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e saiu, fugindo para fora.
16 Conservou ela junto de si as vestes dele, até que seu senhor tornou a casa.
17 Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me;
18 quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora.
19 Tendo o senhor ouvido as palavras de sua mulher, como lhe tinha dito: Desta maneira me fez o teu servo; então, se lhe acendeu a ira.
20 E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão.
Bíblia sagrada online Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Recursos visuais:
Você pode usar ramos de trigo seco para ilustrar sua história. Colar num pedaço de EVA ou qualquer papel, e um ficar reto e os outros 11 encurvados assim como foi o sonho.
Você encontra em loja de armarinho.
Um dia José contou aos irmãos que tinha sonhado que eles estavam amarrados feixes de trigo no campo, e que os feixes dos Irmãos se inclinavam diante do feixe dele. Os irmãos de José, com muito ódio, disseram: Você acha que vai ser nosso rei?
Mais recursos visuais: OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Encontrei este joguinho na internet, achei super legal para fazer com a criançada.
VAMOS JOGAR!!
Dar aos alunos as peças do jogo (de outros jogos ou apenas moedas ou doces ou outros enfeites). Coloque todas as peças no início. Peça que cada aluno role um dado e avançar o número de espaços que rolar. Se eles pararem em um número positivo, eles se movem para a frente, se eles pararem em um número negativo, o jogador volta o numero de quadros para trás.
Conforme as crianças vão parando, vc faz perguntas sobre a história... por exemplo: eles pararam onde José está trabalhando, vc perguntam porque José está trabalhando?? Para quem José está trabalhando?? Porque José está amarrado?? ... e assim por diante... podendo começar com a pergunta: Porque o pai de José deu esta túnica para ele??
O vencedor ganha dois bombons e quem ficar por ultimo ganha apenas um.
QUE TAL BRINCAR COM AS CRIANÇAS??
A brincadeira é a seguinte: O MESTRE MANDOU.
Primeiro vamos começar a lembrar as crianças que José foi bem sucedido porque foi obediente e fiel a Deus, lembre de algumas partes sobre a história e aproveite para fazer perguntas como:
- José quando foi escravo ele se revoltou com Deus?
- E quando José trabalhava ele fazia de qualquer jeito ou fazia o seu melhor?...
Depois que falar um pouquinho sobre ser obediente e fiel, convide as crianças para brincarem de O MESTRE MANDOU.
Criança de jesus tem energia pra gastar
a) uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;
HORA DA BRINCADEIRA:
Faça a brincadeira de soprar balão, para ver quem estoura primeiro.
Converse com eles sobre o que aconteceu com o balão estourado. Acabou! não podemos mais brincar com ele, perdeu a utilidade. Mostre que precisamos controlar nossos desejos, porque depois é difícil consertar o que fizemos de errado.
Lembrancinhas:
Para Meditar:
Ore com as crianças que decidiram. Diga a elas que daqui em diante devem sempre fazer o que é certo, como obedecer a Deus e aos seus pais e aprender mais da bíblia.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
👉 Fontes consultadas:
Créditos
-Revista Cpad - Juniores
transmitindoa herança
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
Classe Juniores EBD
espacoministerioinfantil.blogspot.com.br
Tia Cris
Mirian Galli
Escola Bíblica Infantil
pequeninosdejesusblogspot
Ensino infantil num clique
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
Vamos lá!!!
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Você encontra em loja de armarinho.
Um dia José contou aos irmãos que tinha sonhado que eles estavam amarrados feixes de trigo no campo, e que os feixes dos Irmãos se inclinavam diante do feixe dele. Os irmãos de José, com muito ódio, disseram: Você acha que vai ser nosso rei?
Recursos visuais:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Joguinho José do Egito
Olá pessoal, aproveitando a história de JOSÉ DO EGITO,Encontrei este joguinho na internet, achei super legal para fazer com a criançada.
VAMOS JOGAR!!
Dar aos alunos as peças do jogo (de outros jogos ou apenas moedas ou doces ou outros enfeites). Coloque todas as peças no início. Peça que cada aluno role um dado e avançar o número de espaços que rolar. Se eles pararem em um número positivo, eles se movem para a frente, se eles pararem em um número negativo, o jogador volta o numero de quadros para trás.
Conforme as crianças vão parando, vc faz perguntas sobre a história... por exemplo: eles pararam onde José está trabalhando, vc perguntam porque José está trabalhando?? Para quem José está trabalhando?? Porque José está amarrado?? ... e assim por diante... podendo começar com a pergunta: Porque o pai de José deu esta túnica para ele??
O vencedor ganha dois bombons e quem ficar por ultimo ganha apenas um.
QUE TAL BRINCAR COM AS CRIANÇAS??
A brincadeira é a seguinte: O MESTRE MANDOU.
Primeiro vamos começar a lembrar as crianças que José foi bem sucedido porque foi obediente e fiel a Deus, lembre de algumas partes sobre a história e aproveite para fazer perguntas como:
- José quando foi escravo ele se revoltou com Deus?
- E quando José trabalhava ele fazia de qualquer jeito ou fazia o seu melhor?...
Depois que falar um pouquinho sobre ser obediente e fiel, convide as crianças para brincarem de O MESTRE MANDOU.
Explique que nesta brincadeira eles terão que dar o melhor deles para poder conquistar um prêmio ( leve bombons, doces ou pipocas )
- O MESTRE MANDOU: PULAR EM UM PÉ SÓ!
- O MESTRE MANDOU: DAR UMA GARGALHADA!
- O MESTRE MANDOU: GUARDAR AS CADEIRAS NO LUGAR!
- O MESTRE MANDOU: GUARDAR OS LÁPIS NAS CAIXINHAS!
- O MESTRE MANDOU: LIMPAR AS MESAS!
- O MESTRE MANDOU: GUARDAR OS BRINQUEDOS!
Perceberam que você pediu para as crianças ajudar a arrumar a sala?
Dê prêmios para todos e diga que fizeram um ótimo trabalho e quando damos o nosso melhor Deus nos abençoa!
- O MESTRE MANDOU: PULAR EM UM PÉ SÓ!
- O MESTRE MANDOU: DAR UMA GARGALHADA!
- O MESTRE MANDOU: GUARDAR AS CADEIRAS NO LUGAR!
- O MESTRE MANDOU: GUARDAR OS LÁPIS NAS CAIXINHAS!
- O MESTRE MANDOU: LIMPAR AS MESAS!
- O MESTRE MANDOU: GUARDAR OS BRINQUEDOS!
Perceberam que você pediu para as crianças ajudar a arrumar a sala?
Dê prêmios para todos e diga que fizeram um ótimo trabalho e quando damos o nosso melhor Deus nos abençoa!
Criança de jesus tem energia pra gastar
Dinâmica:
José temente a Deus
Material:a) uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;
b) oito tiras de papel com as seguintes frases: “amasse a folha” “enrole a folha” “abra a folha” “dobre a folha ao meio” “amasse metade da folha” (sem rasgar) “dobre a folha oito vezes” “faça um furo no centro da folha” “faça um aviãozinho com a folha” etc;
c) dobrar, previamente, todas as tiras de papel para realizar um sorteio entre os alunos.
Condução:
a) o professor(a) deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;
b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;
c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;
d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.
Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;
b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;
c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;
d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);
e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;
Condução:
a) o professor(a) deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;
b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;
c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;
d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.
Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;
b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;
c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;
d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);
e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;
HORA DA BRINCADEIRA:
Faça a brincadeira de soprar balão, para ver quem estoura primeiro.
Converse com eles sobre o que aconteceu com o balão estourado. Acabou! não podemos mais brincar com ele, perdeu a utilidade. Mostre que precisamos controlar nossos desejos, porque depois é difícil consertar o que fizemos de errado.
Lembrancinhas:
Para Meditar:
APELO
Faça o apelo para que as crianças tenham a oportunidade de se entregarem a Cristo. Pergunte quem deseja ser obediente e ter seu coraçãozinho limpo de todo o pecado. Diga que Jesus pode limpar seus corações.Ore com as crianças que decidiram. Diga a elas que daqui em diante devem sempre fazer o que é certo, como obedecer a Deus e aos seus pais e aprender mais da bíblia.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Profetize milagre na vida de cada criança.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
👉 Fontes consultadas:
Créditos
-Revista Cpad - Juniores
transmitindoa herança
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
Classe Juniores EBD
espacoministerioinfantil.blogspot.com.br
Tia Cris
Mirian Galli
Escola Bíblica Infantil
pequeninosdejesusblogspot
Ensino infantil num clique
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Escola Bíblica Infantil
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Boliche com Embalagens de Shampoo
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Boliche com Embalagens de Shampoo
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!
Queridos professores, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Bênção! Obrigada!🙏
ResponderExcluir