* A paz do Senhor.
* Apresentem o título da lição: A Sabedoria, a Transcendência e a Imanência de Deus
TEXTO ÁUREO
Salmos 104.24
Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.
* Mostrar que Deus está acima de Sua criação.
* Ensinar acerca da imanência de Deus.
24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
Atos 17. 27-29
27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
LEITURAS COMPLEMENTARES
TERÇA / Jó 28.28
QUARTA / Sl 104.27-30
QUINTA / Is 57.15
SEXTA / Mt 6.9-10
SÁBADO / 1Co 1.21-24
Harpa Cristã: 124
1- A sabedoria de Deus
2- A transcendência de Deus
3- A imanência de Deus
Conclusão
1- A sabedoria de Deus
Dicionário Grego de Strong: “Sabedoria – ‘sophia’ – A sabedoria de Deus significa a sabedoria divina, incluindo as noções de habilidade infinita, discernimento, conhecimento, pureza [Rm 11.33; 1Co 1.21, 24; Ef 1.8; 3.10; Cl 2.3; Ap 5.12; 7.12]”. Portanto, vai além de conhecimento, pois, se refere, também, à utilização das informações de forma perfeita, visando cumprir o seu propósito, com a participação plenamente harmoniosa de Seus atributos.
1.1. A sabedoria de Deus é uma perfeição pessoal.
A sabedoria de Deus não foi adquirida, Ele é a própria sabedoria. O salmista disse: “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.” [Sl 104.24]. Jó disse: “Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.” [Jó 12.13]. Paulo disse: “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” [Rm 16.27]. Daniel disse: “Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força; ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos entendidos” [Dn 2.20-21].
👉 Deus é infinitamente sábio, de modo que Ele próprio é a fonte da sabedoria. Devemos entender que a sabedoria de Deus é completamente superior à sabedoria humana [Dn 2.20; Is 55.8; Jó 28.12-28; Jr 51.15-17]. Deus não precisa consultar ninguém [Rm 11.34; 1Co 2.16].
1.2. A sabedoria de Deus se manifesta na criação e no plano da redenção.
Em sabedoria, Deus fez os céus, a terra e todas as criações, inclusive o homem [Sl 19.1-2]. Não têm coisas mais lindas do que o sol, a lua, as estrelas, a chuva, a brisa, a neve, os rios, os mares, as plantas e florestas, os diversos tipos de animais, peixes e aves, uma natureza exuberante de tirar o fôlego de qualquer um. Porque o Senhor é o Deus de sabedoria para fazer todas as coisas. A obra da redenção humana também não pode ser esquecida. Paulo relata isso em Efésios 1.3-8, que na nossa redenção por Cristo, Deus abundou para conosco em toda sabedoria.
👉 O apóstolo Paulo diz, em Efésios 3.9-11, que a igreja torne conhecida a multiforme sabedoria de Deus, capaz de possuir várias formas, aspectos e estados, porque Ele é infinito em todos os seus atributos. O eterno propósito de Deus está sendo conhecido, por meio da proclamação da salvação pela Igreja. A Bíblia diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” [Rm 3.23]. Porque fomos destituídos, então Deus executa o Seu plano de justificação dantes preparado pela Sua sabedoria, para voltarmos a ter paz com Ele [Rm 5.1]. O plano da salvação é algo de um ser divino sábio, que não deixa margem para questionamentos, nem possui defeitos, pois foi pago um alto preço: o sangue do Seu próprio Filho [Hb 9.22].
1.3. Deus é a fonte inesgotável de sabedoria.
Somente Deus pode conceder sabedoria aos homens. Deus é a fonte inesgotável. Tiago diz que quem tem falta de sabedoria, peça a Deus [Tg 1.5]. Para compreendermos a vontade de Deus e andarmos em Seus caminhos, precisamos de muita sabedoria, sabedoria que vem do alto [Tg 3.17]. Fora disso é terrena, animal e diabólica [Tg 3.15].
👉 Quando Salomão diz:
2- A transcendência de Deus
Transcendência é a qualidade ou estado de transcendente. O conjunto de atributos do Criador que lhe ressaltam a superioridade em relação à criatura. Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “A transcendência denota que Deus é um Ser não pertencente à criação, que transcende a toda matéria e a tudo que foi criado. Ele é independente e está, nesse sentido, separado da criação, haja vista existir antes da fundação do mundo”.
2.1. A transcendência de Deus significa que Ele é infinitamente superior à Sua criação.
Ele é um ser divino e singular, totalmente diferente de qualquer uma de Suas criaturas. O profeta Isaías destaca no capítulo seis, versículo primeiro, o cântico dos serafins, mostrando a transcendência de Deus. “Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”, ou seja, elevado e exaltado sobre tudo e todos numa grandeza inalcançável [Is 45.18]. Diante dEle se dobrará todo joelho, e por Ele jurará toda língua [Is 45.23b].
👉 Como define Millard Erickson, o significado da transcendência de Deus implica que Ele não é uma mera qualidade da natureza ou da humanidade; Ele não é simplesmente o mais elevado dos seres humanos. Ele não é limitado à nossa capacidade de compreendê-lo. Seus atributos vão infinitamente além dos nossos. Chama-se Deus transcendente porque está acima dos mecanismos cotidianos que a ciência explica. Tony Evans (Deus é Tremendo – Editora Vida): “Deus existe independentemente de sua criação.
Uma passagem esclarecedora para essa maravilhosa verdade é Isaías 40.18-23, 25-26. Quando dizemos que Deus é transcendente, queremos dizer que Ele é totalmente distinto de sua criação. A palavra distinto é um sinônimo de transcendente. Deus é único. Ele é um só. Você não pode fazer comparações para tentar compreender Deus a não ser que Ele garanta essa comparação, porque nada existe comparável a Ele.”
2.2. A transcendência de Deus revela que os Seus pensamentos e caminhos são mais elevados do que os das criaturas.
O profeta Isaías continua a falar sobre a transcendência de Deus, quando ele diz que os pensamentos de Deus e os seus caminhos são mais elevados do que os nossos [Is 55.8-9]. Não dá nem para comparar a altura dos pensamentos e caminhos de Deus com o homem natural. Deus está acima da criação e sobre ela. Nós somos o barro, Ele é o Oleiro, somos feitura das Suas mãos [Is 64.8].
👉 Tony Evans (Deus é Tremendo – Ed. Vida): “Quando dizemos que Deus é transcendente, queremos dizer que Ele é totalmente distinto de sua criação. A palavra “distinto” é um sinônimo de transcendente. Deus é único. Ele é um só. Você não pode fazer comparações para tentar compreender Deus a não ser que Ele garanta essa comparação, porque nada existe comparável a Ele. Aí está o problema de dar a sua própria explicação de Deus. Se a ideia for sua, provavelmente estará errada. A única compreensão que você pode ter da natureza de Deus é a que Ele lhe concede, porque nada há no Universo igual a Ele.”
2.3. A transcendência de Deus esclarece que Ele está nos céus e nós na terra.
Jesus nos ensinou que, em nossa devoção, devemos orar assim: “Pai nosso, que estás nos céus” [Mt 6.9]. Estamos diante de um Deus infinito e transcendente. Trata-se de um ser que não só existe além do tempo – mas transcende, e é um ser infinito, sem início ou fim – mas que também existe acima e além de toda criação, transcendendo-a. As coisas criadas nem limitam nem contêm o Criador de todas as coisas, uma vez que são finitas. Deus é o totalmente outro, aquele que está acima de toda a criação [Ec 5.1-2]. Mas não significa, porém, que Ele não possa estar entre o Seu povo como Seu Deus [2Co 6.16].
👉 Bíblia de Estudo Pentecostal: “Ele é diferente e independente da sua criação. Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada. Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele mesmo é incriado e existe à parte da criação [1Tm 6.16].”
3. A imanência de Deus
Imanência: qualidade do que é imanente; permanência; que persiste; que reside na própria essência do todo. Pertence à substância de Deus estar envolvido com Sua criação, não porque “Ele” precisa, mas porque “ela” precisa. A criação permanece em Seu Criador, pois não funciona sem Ele. R. N. Champlin (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Ed. Hagnos): “O teísmo admite a imanência de Deus, mas não identifica o mundo com Deus. Em outras palavras, a essência de Deus é distinta da essência do mundo”.
3.1. A imanência de Deus significa que Ele está presente dentro de Sua criação.
Deus não está limitado a tempo ou espaço sendo o criador do tempo. O Criador, pois, preenche toda a criação com Sua presença, mas sem se confundir com ela [Is 66.1-2]. Deus está tanto na Sua criação que Paulo nos dá uma prova cabal e diz aos coríntios que: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” [1Co 3.16-17]. Em outra referência, Paulo complementa: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” [1Co 6.19].
👉 Imanência diz que Deus age ativamente nela (criação) e por meio dela (criação) e se relaciona com ela (criação, criatura). Pastor Raimundo Silva: “Deus não está em nenhuma matéria, muito menos na nossa, além disso, a nossa matéria também não é Deus. Contudo Deus age junto de nós e em nós. Pela capacidade de Deus ser ao mesmo tempo, transcendente e imanente, tem a possibilidade de agir a distância astronômica, sem que essa ação longínqua o impeça de agir particular e concomitantemente em cada um ou em todos nós”.
3.2. A imanência de Deus diz que Ele realiza parte de Sua obra por intermédio das Suas criaturas.
Deus usa a inteligência, dons e habilidades humanas que Ele próprio concedeu, para agir neste mundo. Em Sua soberania o Criador fez o ser humano e lhe capacitou para povoar, cuidar, lavrar e gerenciar a terra, sem, contudo, ficar indiferente ou inoperante no mundo criado [Sl 104.27-29]. Deus realiza milagres sem a participação do ser humano, mas normalmente o ser humano está envolvido. Por exemplo: na multiplicação do azeite da viúva [2Rs 4]; na multiplicação dos pães [Jo 6]; na transformação da água em vinho [Jo 2]; na abertura do Mar Vermelho [Êx 14]; na queda das muralhas de Jericó [Js 6]
👉 Timothy Keller: “De acordo com o capítulo de abertura das Escrituras, Deus simplesmente dá uma ordem, e tudo se faz. A grandeza e a majestade de Deus são destacadas nessa passagem. E, em Gênesis 2, o autor destaca que esse mesmo Deus é imanente, ou seja, participa da criação, do tempo e da história. E esse Deus imanente é o Deus pessoal, que interage como um Ser pessoal com a própria criação – especialmente a criação dos seres humanos, feitos a sua imagem e a sua semelhança [Gn 1.26]. Ele se comunica, revela sua vontade e convida os seres humanos a se achegar a ele como “Pai nosso”. Se negarmos a imanência de Deus, negamos a doutrina da providência divina. Heber Campos: “Como cristãos teístas que somos, temos que afirmar a doutrina da imanência de Deus, sem, contudo, cair nos múltiplos erros do panteísmo”.
3.3. A imanência de Deus deve despertar-nos para relacionamento.
É importante estarmos sempre trazendo à mente que o Criador decidiu revelar-se ao ser humano e deseja relacionar-se com o mesmo. Em sua pregação em Atenas [At 17.26-28], o apóstolo Paulo, como comentado por Simon Kistemaker (Comentário de Atos – Ed. Cultura Cristã) diz que “Deus expressou um propósito duplo para a raça humana: habitar na terra e ‘buscar a Deus’. Esses propósitos estão inter-relacionados, pois habitar nesta terra implica buscar a Deus. Em outras palavras, a segunda frase é uma explicação da primeira. Deus criou o homem para que o adore”. Assim, a imanência de Deus deve despertar-nos ao interesse e à busca por conhecê-Lo e relacionar-Se com Ele conforme revelado nas Escrituras Sagradas.
👉 Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “A grandeza de Deus ultrapassa os limites do raciocínio humano. Se Ele pudesse ser plenamente conhecido e esquadrinhado pela razão humana, deixaria de ser Deus. Ele transcende a tudo que é matéria e finito, a tudo que há no Universo. Analisando o assunto dessa maneira, é correto e verdadeiro afirmar que o Senhor é um Ser incognoscível. O Deus verdadeiro e incognoscível revelou-se a si mesmo em sua Palavra. Assim, o homem pode conhecê-lo – haja vista ser Ele também imanente – o suficiente para que exista um relacionamento entre ambos”. Vide: João 17.3; Marcos 12.29-32; 2Pedro 3.18.
Renova-me - Corinho
Lição:
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Salmos 104.24
Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.
VERDADE APLICADA
Deus é totalmente superior e independente de Sua criação, contudo decidiu revelar-Se para que o ser humano O busque e com Ele se relacione.OBJETIVOS DA LIÇÃO
* Ressaltar que Deus fez tudo com sabedoria.* Mostrar que Deus está acima de Sua criação.
* Ensinar acerca da imanência de Deus.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Jeremias 23. 23-24
23 Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?Jeremias 23. 23-24
24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
Atos 17. 27-29
27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA / 1Sm 2.3
O Senhor é o Deus da sabedoria.
TERÇA / Jó 28.28
O temor do Senhor é a sabedoria.
QUARTA / Sl 104.27-30
A providência vem de Deus.
QUINTA / Is 57.15
Deus, o Alto e o Sublime, cujo nome é Santo.
SEXTA / Mt 6.9-10
Deus, o Pai nosso, que está nos céus.
SÁBADO / 1Co 1.21-24
Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 124
Harpa Cristã: 407
Harpa Cristã: 527
🙏
MOTIVOS DE ORAÇÃO
Ore para que possamos compreender que Deus controla todas as coisas.ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução1- A sabedoria de Deus
2- A transcendência de Deus
3- A imanência de Deus
Conclusão
INTRODUÇÃO
Estudaremos três aspectos da natureza de Deus como revelado na Bíblia: sabedoria, transcendência e imanência. Tais verdades revelam que Deus é perfeito em Seu plano e em Suas ações; independente de Sua criação; e que é possível conhecê-Lo e com Ele nos relacionarmos.PONTO DE PARTIDA
O Senhor é Deus de sabedoria.
Dicionário Grego de Strong: “Sabedoria – ‘sophia’ – A sabedoria de Deus significa a sabedoria divina, incluindo as noções de habilidade infinita, discernimento, conhecimento, pureza [Rm 11.33; 1Co 1.21, 24; Ef 1.8; 3.10; Cl 2.3; Ap 5.12; 7.12]”. Portanto, vai além de conhecimento, pois, se refere, também, à utilização das informações de forma perfeita, visando cumprir o seu propósito, com a participação plenamente harmoniosa de Seus atributos.
1.1. A sabedoria de Deus é uma perfeição pessoal.
A sabedoria de Deus não foi adquirida, Ele é a própria sabedoria. O salmista disse: “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.” [Sl 104.24]. Jó disse: “Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem.” [Jó 12.13]. Paulo disse: “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” [Rm 16.27]. Daniel disse: “Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força; ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos entendidos” [Dn 2.20-21].
👉 Deus é infinitamente sábio, de modo que Ele próprio é a fonte da sabedoria. Devemos entender que a sabedoria de Deus é completamente superior à sabedoria humana [Dn 2.20; Is 55.8; Jó 28.12-28; Jr 51.15-17]. Deus não precisa consultar ninguém [Rm 11.34; 1Co 2.16].
1.2. A sabedoria de Deus se manifesta na criação e no plano da redenção.
Em sabedoria, Deus fez os céus, a terra e todas as criações, inclusive o homem [Sl 19.1-2]. Não têm coisas mais lindas do que o sol, a lua, as estrelas, a chuva, a brisa, a neve, os rios, os mares, as plantas e florestas, os diversos tipos de animais, peixes e aves, uma natureza exuberante de tirar o fôlego de qualquer um. Porque o Senhor é o Deus de sabedoria para fazer todas as coisas. A obra da redenção humana também não pode ser esquecida. Paulo relata isso em Efésios 1.3-8, que na nossa redenção por Cristo, Deus abundou para conosco em toda sabedoria.
👉 O apóstolo Paulo diz, em Efésios 3.9-11, que a igreja torne conhecida a multiforme sabedoria de Deus, capaz de possuir várias formas, aspectos e estados, porque Ele é infinito em todos os seus atributos. O eterno propósito de Deus está sendo conhecido, por meio da proclamação da salvação pela Igreja. A Bíblia diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” [Rm 3.23]. Porque fomos destituídos, então Deus executa o Seu plano de justificação dantes preparado pela Sua sabedoria, para voltarmos a ter paz com Ele [Rm 5.1]. O plano da salvação é algo de um ser divino sábio, que não deixa margem para questionamentos, nem possui defeitos, pois foi pago um alto preço: o sangue do Seu próprio Filho [Hb 9.22].
1.3. Deus é a fonte inesgotável de sabedoria.
Somente Deus pode conceder sabedoria aos homens. Deus é a fonte inesgotável. Tiago diz que quem tem falta de sabedoria, peça a Deus [Tg 1.5]. Para compreendermos a vontade de Deus e andarmos em Seus caminhos, precisamos de muita sabedoria, sabedoria que vem do alto [Tg 3.17]. Fora disso é terrena, animal e diabólica [Tg 3.15].
👉 Quando Salomão diz:
“A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” [1Rs 3.9]. “E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.” [1Rs 4.29-30]. Isso significa que a fonte inesgotável, infinita de sabedoria pode, por meio desse atributo, partilhar com a Sua criatura, dentro dos limites humanos.
EU ENSINEI QUE:
A sabedoria de Deus não foi adquirida, pois Ele é a própria sabedoria e que a sabedoria de Deus se manifesta na criação e no plano da redenção.2- A transcendência de Deus
Transcendência é a qualidade ou estado de transcendente. O conjunto de atributos do Criador que lhe ressaltam a superioridade em relação à criatura. Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “A transcendência denota que Deus é um Ser não pertencente à criação, que transcende a toda matéria e a tudo que foi criado. Ele é independente e está, nesse sentido, separado da criação, haja vista existir antes da fundação do mundo”.
2.1. A transcendência de Deus significa que Ele é infinitamente superior à Sua criação.
Ele é um ser divino e singular, totalmente diferente de qualquer uma de Suas criaturas. O profeta Isaías destaca no capítulo seis, versículo primeiro, o cântico dos serafins, mostrando a transcendência de Deus. “Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”, ou seja, elevado e exaltado sobre tudo e todos numa grandeza inalcançável [Is 45.18]. Diante dEle se dobrará todo joelho, e por Ele jurará toda língua [Is 45.23b].
👉 Como define Millard Erickson, o significado da transcendência de Deus implica que Ele não é uma mera qualidade da natureza ou da humanidade; Ele não é simplesmente o mais elevado dos seres humanos. Ele não é limitado à nossa capacidade de compreendê-lo. Seus atributos vão infinitamente além dos nossos. Chama-se Deus transcendente porque está acima dos mecanismos cotidianos que a ciência explica. Tony Evans (Deus é Tremendo – Editora Vida): “Deus existe independentemente de sua criação.
Uma passagem esclarecedora para essa maravilhosa verdade é Isaías 40.18-23, 25-26. Quando dizemos que Deus é transcendente, queremos dizer que Ele é totalmente distinto de sua criação. A palavra distinto é um sinônimo de transcendente. Deus é único. Ele é um só. Você não pode fazer comparações para tentar compreender Deus a não ser que Ele garanta essa comparação, porque nada existe comparável a Ele.”
2.2. A transcendência de Deus revela que os Seus pensamentos e caminhos são mais elevados do que os das criaturas.
O profeta Isaías continua a falar sobre a transcendência de Deus, quando ele diz que os pensamentos de Deus e os seus caminhos são mais elevados do que os nossos [Is 55.8-9]. Não dá nem para comparar a altura dos pensamentos e caminhos de Deus com o homem natural. Deus está acima da criação e sobre ela. Nós somos o barro, Ele é o Oleiro, somos feitura das Suas mãos [Is 64.8].
👉 Tony Evans (Deus é Tremendo – Ed. Vida): “Quando dizemos que Deus é transcendente, queremos dizer que Ele é totalmente distinto de sua criação. A palavra “distinto” é um sinônimo de transcendente. Deus é único. Ele é um só. Você não pode fazer comparações para tentar compreender Deus a não ser que Ele garanta essa comparação, porque nada existe comparável a Ele. Aí está o problema de dar a sua própria explicação de Deus. Se a ideia for sua, provavelmente estará errada. A única compreensão que você pode ter da natureza de Deus é a que Ele lhe concede, porque nada há no Universo igual a Ele.”
2.3. A transcendência de Deus esclarece que Ele está nos céus e nós na terra.
Jesus nos ensinou que, em nossa devoção, devemos orar assim: “Pai nosso, que estás nos céus” [Mt 6.9]. Estamos diante de um Deus infinito e transcendente. Trata-se de um ser que não só existe além do tempo – mas transcende, e é um ser infinito, sem início ou fim – mas que também existe acima e além de toda criação, transcendendo-a. As coisas criadas nem limitam nem contêm o Criador de todas as coisas, uma vez que são finitas. Deus é o totalmente outro, aquele que está acima de toda a criação [Ec 5.1-2]. Mas não significa, porém, que Ele não possa estar entre o Seu povo como Seu Deus [2Co 6.16].
👉 Bíblia de Estudo Pentecostal: “Ele é diferente e independente da sua criação. Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada. Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele mesmo é incriado e existe à parte da criação [1Tm 6.16].”
EU ENSINEI QUE:
Deus é infinitamente superior a nós, ou seja, está muito acima e além de nós, em essência, poder e majestade.3. A imanência de Deus
Imanência: qualidade do que é imanente; permanência; que persiste; que reside na própria essência do todo. Pertence à substância de Deus estar envolvido com Sua criação, não porque “Ele” precisa, mas porque “ela” precisa. A criação permanece em Seu Criador, pois não funciona sem Ele. R. N. Champlin (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Ed. Hagnos): “O teísmo admite a imanência de Deus, mas não identifica o mundo com Deus. Em outras palavras, a essência de Deus é distinta da essência do mundo”.
3.1. A imanência de Deus significa que Ele está presente dentro de Sua criação.
Deus não está limitado a tempo ou espaço sendo o criador do tempo. O Criador, pois, preenche toda a criação com Sua presença, mas sem se confundir com ela [Is 66.1-2]. Deus está tanto na Sua criação que Paulo nos dá uma prova cabal e diz aos coríntios que: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” [1Co 3.16-17]. Em outra referência, Paulo complementa: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” [1Co 6.19].
👉 Imanência diz que Deus age ativamente nela (criação) e por meio dela (criação) e se relaciona com ela (criação, criatura). Pastor Raimundo Silva: “Deus não está em nenhuma matéria, muito menos na nossa, além disso, a nossa matéria também não é Deus. Contudo Deus age junto de nós e em nós. Pela capacidade de Deus ser ao mesmo tempo, transcendente e imanente, tem a possibilidade de agir a distância astronômica, sem que essa ação longínqua o impeça de agir particular e concomitantemente em cada um ou em todos nós”.
3.2. A imanência de Deus diz que Ele realiza parte de Sua obra por intermédio das Suas criaturas.
Deus usa a inteligência, dons e habilidades humanas que Ele próprio concedeu, para agir neste mundo. Em Sua soberania o Criador fez o ser humano e lhe capacitou para povoar, cuidar, lavrar e gerenciar a terra, sem, contudo, ficar indiferente ou inoperante no mundo criado [Sl 104.27-29]. Deus realiza milagres sem a participação do ser humano, mas normalmente o ser humano está envolvido. Por exemplo: na multiplicação do azeite da viúva [2Rs 4]; na multiplicação dos pães [Jo 6]; na transformação da água em vinho [Jo 2]; na abertura do Mar Vermelho [Êx 14]; na queda das muralhas de Jericó [Js 6]
👉 Timothy Keller: “De acordo com o capítulo de abertura das Escrituras, Deus simplesmente dá uma ordem, e tudo se faz. A grandeza e a majestade de Deus são destacadas nessa passagem. E, em Gênesis 2, o autor destaca que esse mesmo Deus é imanente, ou seja, participa da criação, do tempo e da história. E esse Deus imanente é o Deus pessoal, que interage como um Ser pessoal com a própria criação – especialmente a criação dos seres humanos, feitos a sua imagem e a sua semelhança [Gn 1.26]. Ele se comunica, revela sua vontade e convida os seres humanos a se achegar a ele como “Pai nosso”. Se negarmos a imanência de Deus, negamos a doutrina da providência divina. Heber Campos: “Como cristãos teístas que somos, temos que afirmar a doutrina da imanência de Deus, sem, contudo, cair nos múltiplos erros do panteísmo”.
3.3. A imanência de Deus deve despertar-nos para relacionamento.
É importante estarmos sempre trazendo à mente que o Criador decidiu revelar-se ao ser humano e deseja relacionar-se com o mesmo. Em sua pregação em Atenas [At 17.26-28], o apóstolo Paulo, como comentado por Simon Kistemaker (Comentário de Atos – Ed. Cultura Cristã) diz que “Deus expressou um propósito duplo para a raça humana: habitar na terra e ‘buscar a Deus’. Esses propósitos estão inter-relacionados, pois habitar nesta terra implica buscar a Deus. Em outras palavras, a segunda frase é uma explicação da primeira. Deus criou o homem para que o adore”. Assim, a imanência de Deus deve despertar-nos ao interesse e à busca por conhecê-Lo e relacionar-Se com Ele conforme revelado nas Escrituras Sagradas.
👉 Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD): “A grandeza de Deus ultrapassa os limites do raciocínio humano. Se Ele pudesse ser plenamente conhecido e esquadrinhado pela razão humana, deixaria de ser Deus. Ele transcende a tudo que é matéria e finito, a tudo que há no Universo. Analisando o assunto dessa maneira, é correto e verdadeiro afirmar que o Senhor é um Ser incognoscível. O Deus verdadeiro e incognoscível revelou-se a si mesmo em sua Palavra. Assim, o homem pode conhecê-lo – haja vista ser Ele também imanente – o suficiente para que exista um relacionamento entre ambos”. Vide: João 17.3; Marcos 12.29-32; 2Pedro 3.18.
EU ENSINEI QUE:
Deus está envolvido com Sua criação, não porque “Ele” precisa, mas porque “ela” precisa. A criação permanece em Seu Criador, pois não funciona sem Ele.CONCLUSÃO
As verdades estudadas acerca de Deus devem fazer-nos descansar em Sua perfeição; conduzir-nos ao temor, à reverência e adoração ao Criador; e despertar-nos ao interesse e uma constante busca por relacionamento com Ele como revelado na Bíblia
Fonte e crédito, nas descrições dos vídeos:
Fonte: Crédito/// Revista Betel| 2° Trimestre De 2021
Adultos – Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras.
Comentarista: Valdir Alves de Oliveira
Adultos – Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras.
Comentarista: Valdir Alves de Oliveira
Pré - aula:
Fonte e crédito, nas descrições dos vídeos:
LOUVOR
Meu prazer - Em Espírito, em Verdade - Ministério Koinonya de Louvor - Letra
ADAI Music - Santo, Santo (Ao Vivo)
Fernanda Brum - Espírito Santo (Ao Vivo no YouTube Music Night)
A Alegria Está no Coração
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Nenhum comentário:
Postar um comentário