28 de junho de 2021

Aula Bíblica Juniores – Lição 01: Livres do Egito (A travessia do mar vermelho)

  



 



  


Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:






 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

 
No Egito escravo f ui



PARE E PENSE - Marilene Vieira (Clipe Oficial Animado)




Celebrai a Cristo




Aline Barros e Cia 3 As Pirâmides de Faraó




No Egito Escravo Fui - 3 Palavrinhas




Atividade musical e teatro.
Primeiro cante bastante com eles. Depois cantem marchando em círculos. Essa canção tem um toque de triunfo, tambores e muita sonoplastia!

Pergunte quais sons eles ouvem no CD, o que eles representam. Você pode dar uma folha para que as crianças desenhem os sons que ouvem durante a canção. Explore quais instrumentos ou objetos poderiam provocar um som de mar, tempestade, água, cavalos, medo, triunfo. Explore o coco, a corneta, o prato, o pau de chuva, os tambores. Deixe as crianças darem novas ideias que representem a canção.
No final, tentem cantar usando os sons que eles criaram e o que eles conseguiram reproduzir.
Recriem a cena do mar vermelho e o povo saindo do Egito. Imaginem o mar abrindo e o povo passando no meio do mar com triunfo. Vocês podem marchar, numa atividade bem lúdica. A ideia é criar um ambiente para as crianças se imaginarem na cena.
Você pode levar dois lençóis azuis para fazer o mar, de maneira que quatro crianças, duas de cada lado façam a cena do mar abrindo, uma faça Moisés e as demais o povo. Se tivermos bastante crianças, podemos fazer ainda alguns representando os carros de Faraó! Imaginem esses carros e cavalos os perseguindo e incentive as crianças reproduzirem os sons dos mesmos com os instrumentos ou qualquer outro objeto que produza sons semelhantes!


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


Objetivo:
Ensinar aos alunos que devemos confiar e obedecer a Deus em todas as circunstâncias.


É hora do versículo:
Memorizando

Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Êxodo 14. 1 - 31
1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar.
3 Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou.
4 Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram.
5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus oficiais contra o povo, e disseram: Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir?
6 E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo;
7 e tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles.
8 Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram afoitamente.
9 Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.
10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
11 Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?
12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.
13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.
14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
17 Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavalarianos;
18 e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavalarianos.
19 Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles,
20 e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se.
21 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.
22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda.
23 Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar.
24 Na vigília da manhã, o SENHOR, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios;
25 emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o SENHOR peleja por eles contra os egípcios.
26 Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos.
27 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derribou os egípcios no meio do mar.
28 E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou.
29 Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda.
30 Assim, o SENHOR livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
31 E viu Israel o grande poder que o SENHOR exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao SENHOR e confiou no SENHOR e em Moisés, seu servo.

 Bíblia sagrada online
   
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.



Recursos visuais: 
Fazer uma maquete do mar vermelho e o povo atravessando...
Cenário: Fazer um cenário do mar vermelho bem grande(2metros), coloque uma criança representando Moisés e junto com as outras crianças encenam a travessia do povo de Israel pelo mar vermelho.
Aqui está um exemplo para você fazer o seu mar vermelho: esse encontrei na net...

Recriem a cena do mar vermelho e o povo saindo do Egito. Imaginem o mar abrindo e o povo passando no meio do mar com triunfo. Vocês podem marchar, numa atividade bem lúdica. A ideia é criar um ambiente para as crianças se imaginarem na cena.

Você pode levar dois lençóis azuis para fazer o mar, de maneira que quatro crianças, duas de cada lado façam a cena do mar abrindo, uma faça Moisés e as demais o povo. Se tivermos bastante crianças, podemos fazer ainda alguns representando os carros de Faraó! Imaginem esses carros e cavalos os perseguindo e incentive as crianças reproduzirem os sons dos mesmos com os instrumentos ou qualquer outro objeto que produza sons semelhantes!



Recursos visuais:
MINI CENÁRIO TRAVESSIA DO MAR VERMELHO








  
Moldes para usar como base para fazer os bonecos:








Recursos visuais:













Recursos Visuais:
A travessia do mar vermelho



















 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.



Atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.

Atividades:
















Mais atividades:

































DICA DE BRINCADEIRA
JOGO




      
      
Criança de jesus tem energia pra gastar



Lembrancinhas:
MAPA DO TESOURO (IMPORTANTÍSSIMO!!)
(Prof. leva um mapa para cada criança levar para casa, se quiser pode colar um doce ou colar na lembrancinha se vc for fazer - Sugestão de tamanho 6 mapas para cada folha A4)



Lembrancinhas:




*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Profetize milagre na vida de cada criança.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. 
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 

* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  

Queridas tias e tios.
Estamos iniciando mais um trimestre e com ele preciosos ensinamentos da Palavra de Deus aguardam por seus alunos. O assunto deste trimestre diz respeito às “vitórias do povo de Deus”, e na aula desta semana sua classe terá a oportunidade de aprender como Deus livrou o seu povo da casa da servidão no Egito.

Deus escolheu um servo muito especial para livrar a Israel da escravidão. Moisés, o homem mais manso da terra recebeu a incumbência de ir até a casa de Faraó e entregar a mensagem de Deus que dizia que o rei deveria deixar o povo hebreu adorar ao Senhor no deserto. No entanto, a reação de Faraó mostra o quanto seu coração estava endurecido, ele nem mesmo quis saber quem era o Deus dos hebreus. Mesmo assim o Senhor glorificou o seu Nome sobre todo o Egito, libertando o seu povo da escravidão com mão forte e braço estendido.

Na noite em que Deus havia de enviar a última praga sobre a terra do Egito, aos hebreus foi ordenado que realizassem uma festa que seria comemorada pelas futuras gerações em memória aquele grande feito que o Deus de Israel operara em favor do seu povo:

A Páscoa.

No terreno religioso, a Páscoa era uma recordação do período em que Deus livrou os judeus do cativeiro no Egito. Um cordeiro fora morto para cada família judia e, como resultado, o ‘anjo da morte’ passou por cima de suas casas (veja Hb 11.28). Os pães asmos era uma lembrança da mesma época, quando não houvera tempo para fermentar a massa por causa da pressa (Êx 12.7; 13.3-10). Era também um festival da colheita em que se fazia oferta das primícias da cevada (Lv 23.11).

Nos dias do Novo Testamento essas ocasiões se haviam tornado uma grande festa da primavera. Antes da festa em si, as estradas eram consertadas e os túmulos caiados para que as pessoas pudessem evitar as contaminações acidentais que ocorriam quando uma sepultura era tocada (Mt 23.27). Os preparativos eram também grandes nas casas. Todos os utensílios de cozinha tinham de ser completamente lavados ou comprados outros novos.

No 13º dia do mês de Nisã, o chefe da família fazia uma busca na casa inteira para certificar-se de que não havia pão fermentado em lugar algum. As casas em Jerusalém ficavam preparadas para receber visitantes, por que era esperado que cada família recebesse hóspedes. Cordeiros ou bodes eram comprados no 14º dia e levados ao templo para o sacrifício, um animal para cada dez ou doze pessoas. A gordura era queimada e o sangue oferecido sobre o altar antes de as carcaças serem penduradas à espera de quem as fosse buscar, em cuja ocasião elas eram assadas num espeto com romãzeira. As pessoas usavam as melhores roupas, mas ficavam preparadas como se fossem partir para uma viagem. Todavia, elas se reclinavam em divãs quando possível, porque Deus lhes dera descanso.

Um ritual era seguido liderado pelo chefe da família, no qual todos se lembravam dos eventos da partida do Egito, ajudados pelo membro mais novo da família que fazia as principais perguntas. O pão asmo, as frutas amargas e um chutney saboroso (charoseth, conserva picante), que simbolizava a pressa, a amargura e o trabalho (o charoseth era como a argamassa) dos ancestrais, tudo os fazia relembrar o passado. Graças eram dadas a Deus com taças de vinho. As quatro taças usadas tinham de ser adquiridas, mesmo que isso significasse penhorar os bens do indivíduo. Só pão asmo podia ser comido na semana que se seguia e, durante esse período, ofertas públicas e sacrifícios adicionais eram feitos.

(Texto extraído da obra Novo Manual de Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 317, 318).

Aproveite e converse com seus alunos sobre a importância de lembrarmo-nos da páscoa como o evento que marcou o grande dia em que os hebreus foram libertos da escravidão no Egito. Assim como Deus libertou o seu povo no sábado, Ele continua a libertar nos dias atuais. A verdadeira páscoa para nós é a santa ceia que lembra a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Mostre para os seus alunos que devemos nos lembrar deste evento como a causa da nossa salvação. Se possível, leve para a sala de aula os elementos da ceia (suco de uva e pão) e simule o momento da ceia com seus alunos. Ressalte que este momento, embora seja uma simulação, deve ser tratado com muita seriedade e respeito.


CRIANÇAS ATENÇÃO!
 
Leia a Bíblia
 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
  
👉 Fontes consultadas:
Créditos
-Revista Cpad - Juniores
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
escritasdatiaju.blogspot.com
http://acaokidstatyamaral.blogspot.com.br/search?q=palitoches
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
ebd.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
Escolinha biblica da garotada
juniores-ebd.blogspot.com
Revista Cpad
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.









Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!








Vamos lá!!!  

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida


"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Jesus é a Esperança!

Queridas Tias e Tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

4 comentários:

  1. paz do senhor! gostaria da lição de aluno também.Jesus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Paz do senhor! A revista disponibilizada aqui é diferente da revista que está em uso atualmente. O versículo para memorizar e objetivos estão diferentes apesar de ser a mesma história.

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR. É SOMENTE MATERIAL DE APOIO. Querida mony. DEUS ABENCOE SEU MINISTÉRIO.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo o ótimo trabalho. Sempre esse material me ajuda. Fica na paz Deus te abençoe

    ResponderExcluir