22 de maio de 2020

Lição 08: A minha paz vos dou: Betel conectar

Versículo do dia
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

João 14.27



Verdade aplicada
Vivemos em meio a um mundo turbulento, cheio de violência, de indiferença, de humilhações e perseguições, o Senhor Jesus nos prometeu paz; não uma paz como o mundo vê, mas uma paz que só ele pode dar.



Textos de Referência.
Filipenses 4. 4 - 9
4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.

6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.



Introdução
Em tempos onde as mídias e manchetes diárias se destacam a violência desenfreada e o elevado índice de desamor, a humanidade busca pela paz.
A ansiedade e o estresse tomaram conta da vida de muitos, buscando pela paz que somente Cristo pode dar.



Ponto chave
A paz que Jesus dá enche-nos de certeza e confiança de que ninguém é capaz de nos separar do amor de Cristo.


1. O QUE É PAZ?
Paz, uma palavra de pequena grafia, mas com um valor tão imenso. Muitos procuram, porém poucos a tem achado.
Paz, segundo o dicionário significa: ausência de conflitos, tranquilidade, estado de calmaria, sossego, ausência de inquietações e etc.
A paz de Cristo nos leva a gozar de momentos tranquilos, independente das circunstâncias que nos cercam.



1.1. A paz do mundo
Desde os primórdios, existe uma busca desenfreada no mundo para se adquirir a paz, já que vivemos em uma humanidade marcada por violência, tragédias, massacres, intolerância, maldade, humilhações e ódio. Tais fatores transformam a busca pela paz em uma necessidade diária para muitas pessoas.
Governos, instituições e entidades tentam incentivar a sociedade a criarem estratégias para promoverem a paz, um grande exemplo disso é o prêmio Nobel da Paz, em que alguém é premiado por um projeto, alguma ação que venha trazer algum tipo de refrigério a quem vive em meio ao sofrimento. A paz que o mundo propaga está baseada em fantasias e bens terrenos. Mas a paz de Cristo excede esta paz terrena (Jo 14.27).



1.2. Procurando no lugar errado
O grande problema da humanidade não está em querer buscar a paz, e sim, onde a tem procurado.
O homem tem tentado alcançar um tempo de calmaria e tranquilidade para sua vida, buscando pautar sua paz em dinheiro, patrimônio, relacionamentos, entre outros. Porém, mesmo os adquirindo, continuará da mesma forma, com as mesmas ansiedades, medos e preocupações, pois estão procurando soluções temporárias, para problemas espirituais.
A pessoa só começará a entender onde encontrar paz, quando perceber que a paz vem de dentro para fora e não de fora para dentro. Isso significa que a paz que precisamos está em Deus, e que ela só nos será possível quando o Senhor morar dentro de nós; as coisas externas ou materiais podem até trazer conforto, mas não a paz.
Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4.8.



Refletindo
Se queres ficar incomodado, olha para dentro, se queres ficar perplexo olha em torno; se queres ter paz, olha para cima. D. L. Moody


2. A PAZ DE CRISTO
A paz de Cristo é diferente da paz que o mundo oferece. A essência dessa paz é diferente, pois enquanto uma paz terrena tenta trazer conforto para o homem através da ausência de problemas, a paz de Cristo no traz tranquilidade e serenidade mesmo em meio as adversidades.


2.1. A verdadeira paz
Quando Jesus fez a promessa de que o cristão teria paz, em nenhum momento Ele disse que essa promessa o isentaria de passar por momentos difíceis, pelo contrário, Ele deixou muito claro que os dias nesta terra seriam complicados e, muitas vezes, angustiantes, mas que tivéssemos bom ânimo, pois nEle teríamos a paz para vencer as intempéries da vida.
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.", Jo 16.33.

A vida, morte e ressurreição de Jesus nos trouxe salvação...



2.2. A reconciliação que trouxe a paz
Através do sacrifício de Jesus Cristo, fomos justificado e reconciliados com Deus (Rm 6.6-11).
A vida, morte e ressurreição de Jesus nos trouxe salvação da maldição do pecado e um sentimento de tranquilidade com a certeza de que dias melhores virão na eternidade. Essa é a verdadeira paz, aquela que não nos deixa desesperados em meio a tempestade e que não nos derruba em meio a crise. A paz de Jesus nos enche de confiança de que ninguém é capaz de nos separar do amor de Cristo.
"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8.38,39.



3. UM REINO DE PAZ

O Reino de Deus está entre nós, proporciona aos Seus discípulos um gozo nesta vida, mas a consumação deste ideal de vida teremos ao chegar no céu.


3.1. Uma paz terrena
Enquanto aqui vivermos, teremos aflições (Jo 16.33), mas a promessa de Cristo a nós é que todo aquele que nEle estiver, desfrutará de Sua paz em qualquer ocasião (Jo 14.27).
A paz estava sobre Ele e por Suas pisaduras fomos sarados (Is 53.5).
Em Cristo, compreendemos que aqueles que promovem a paz de Cristo pelo mundo herdarão a terra e a possuirão (Sl 37.11).
A paz que Jesus prometeu não se limita a esta terra, pois se estende para a eternidade, lá não haverá qualquer tipo de sofrimento, dor,choro ou tristeza, a paz será constante e imutável (Ap 21.2-4).



3.2. Além da nossa compreensão
A paz de Deus excede todo entendimento humano (Fp 4.7).
Esta é a verdadeira paz que é um dom divino o qual reflete o próprio amor de Deus, que lhe é por atributo.
A paz que Jesus nos prometeu e nos ofereceu por amor, é muito além da nossa compreensão. Esta paz não nos ausentará dos problemas, mas ela nos proporcionará tranquilidade, gozo na alma e a certeza de que nEle estaremos protegidos e guardados, independente das circunstâncias em que estamos vivendo.
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.", Fp 4.7.


Conclusão
A paz de Cristo é o melhor presente que o homem pode receber, pois nela está inserida a esperança, o amor, a misericórdia e a alegria. Jesus é o príncipe da paz, e desta paz podemos desfrutar e sermos felizes em qualquer ocasião.


Eu aprendi que:
A paz que o mundo propaga está pautada em coisas passageiras, mas a paz que Cristo nos dá é perfeita, insondável e se estende para a eternidade.
Fonte: Revista Betel Conectar

Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário