14 de maio de 2020

Lição 07: A igreja prevalece: Betel conectar

Versículo do dia
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16.18


Verdade aplicada
Vivemos dias difíceis, onde a igreja tem sido perseguida. Homens têm tentado de todas as formas destruí-la, porém contra ela o inferno não prevalece.





Textos de Referência.

Mateus 16. 13-19
13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.



Introdução
Em certa ocasião, Jesus falou com Pedro e trouxe uma promessa que seria muito importante para Sua igreja: a certeza de que o inferno não teria poder de destruir e nem de prevalecer contra ela. Isso significa que Cristo é quem dá a garantia da vitória da igreja sobre o diabo e seus demônios.


Ponto chave
A nossa segurança como igreja cristã está na promessa de Cristo, quando nos deu a garantia de que as portas do inferno não superariam e nem se estabeleceriam contra o seu povo.


1. O QUE É IGREJA?
A palavra igreja vem do grego "ekklesia", que significa assembleia de pessoas ou pessoas que foram chamadas. A igreja é o agrupamento de cristãos que se unem para vivenciar o Evangelho do Senhor Jesus.
A igreja se subdivide em duas categorias: como organização e como organismo.



1.1. Um corpo, vários membros
A Bíblia relata em todo o seu contexto, que igreja é onde cristãos estão reunidos para engrandecer o nome do Senhor, não há nenhum indício nas Escrituras Sagradas de que a igreja é formada por uma só pessoa, pelo contrário, a igreja é tratada como um corpo constituído por vários membros.
Muito se ouve o jargão: "Você é igreja", mas percebemos que, na individualidade, podemos ser Templo do Espírito Santo, justo e adorador, porém, para ser igreja é necessário que os membros se juntem para formar o corpo.
"Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. 

Romanos 12.4-5.


1.2. Organização e organismo
A igreja tem duas características que, ao mesmo tempo que devem ser harmônicas, também são independentes. A saber: a organização e o organismo.
A igreja como organização, tem as características voltadas para o material, físico, social e etc.
Ela visa um controle de finanças, de normas legais, de espaço, ambiente, e tantas coisas mais, o que a define como Entidade Filantrópica, que tem a função de trazer o bem-estar social.
Mas a igreja também é um organismo vivo, pois ela é o corpo de Cristo, que representa o poder de Deus, a Palavra de Deus, o Espírito de Deus e o Filho de Deus; isso significa que, quando a "ekklesia" se reúne, ela é um organismo vivo.
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

1 Corintios 12.12-14


Refletindo
A igreja não determina o que a Bíblia ensina, é a Bíblia que determina o que a igreja deve ensinar. Charles Spurgeon


2. A IGREJA PREVALECE
Durante toda a história, vemos uma igreja triunfante e vitoriosa, pois Cristo, Seu fundador vela por Sua Palavra para cumprir. Certa feita disse Matthew Henry: "Os seguidores de Cristo não podem esperar melhor tratamento do mundo do que o que o Mestre recebeu.


2.1. Amor, promessa e segurança
A nossa segurança como igreja está na promessa de Cristo, quando nos deu a garantia de que as portas do inferno não prevaleceriam e nem se estabeleceriam contra o Seu povo, Sua igreja.
Cristo amou Sua igreja e por ela se entregou na cruz do calvário.
"...Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.", Ef 5.25.

...a igreja também é um organismo vivo, pois ela é o corpo de Cristo...



2.2. Sendo perseguida
Apesar da promessa do Senhor Jesus dizer que o inferno não prevaleceria contra a igreja, isto não significa que o inferno não virá para o confronto ou para o combate contra o corpo de Cristo, pelo contrário; Jesus fez essa promessa, porque Satanás tentaria em todo tempo prevalecer contra a igreja, usando suas estratégias, como perseguição, mentira, falsos profetas, discórdias, heresias, escândalos e etc.
O que Satanás não entendeu é que: se Cristo é por nós quem será contra nós? Romanos 8.31.



3. AGUARDANDO O GRANDE DIA
A igreja foi estabelecida por Cristo nessa terra com uma missão peculiar, mas está debaixo de uma promessa de ser levada para Canaã Celestial Apocalipse 19.9.


3.1. Uma igreja preparada
O Espírito Santo está preparando a igreja todos os dias, levando os seus membros a viverem uma vida de santidade e devoção.
Rompendo debaixo da unção de Deus, a igreja prevalecerá contra todo o mal até o dia em que o Noivo vier buscar Sua noiva amada, porque depois disso para a igreja só restará desfrutar de tudo aquilo que Jesus foi preparar para os Seus.
"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14.3



3.2. Esse dia se aproxima
Jesus disse que um dia voltaria para buscar Sua, igreja, porém, o dia e hora ninguém sabe.
Jesus elencou alguns sinais e alertou para que a igreja estivesse preparada em vigilância e santidade para este momento sem igual.
"Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mateus 24.5-7



Conclusão
A igreja está protegida por Cristo. Isso significa que o inimigo pode até se levantar contra ela, mas jamais conseguirá superá-la. Vivamos todos os dias crendo que somos vitoriosos em Cristo e aguardemos com alegria, a volta de Jesus.


Eu aprendi que:
Como igreja, somos um corpo, membros uns dos outros, cuja cabeça é Cristo.
Por muitos anos a igreja foi perseguida e massacrada, mas ela prevalece em cumprimento a promessa de Cristo: "as portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja".





Bíblia online

BÍBLIA SAGRADA ONLINE


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário