7 de maio de 2020

Lição 06: Respeito às Hierarquias - Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Efésios 6.1-9
1 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 - Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4 - E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
5 - Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
7 - Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
8 - Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
9 - E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.


Marcos 7.10-12
10 - Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
11 - Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;
12 - Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,


Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE


TEXTO ÁUREO
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20.12.



Palavra introdutória

A honra aos pais abre um discurso hierárquico que, no entendimento do apóstolo Paulo, estende-se aos princípios de respeito às autoridades, no lar e fora dele.



1. IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

1.1. O papel dos pais
No modelo bíblico de família, cabe aos pais algumas funções específicas: enquanto a mãe é responsável por gerar, alimentar, criar e educar os filhos, o pai é responsável por prover-lhes o sustento e protegê-los.


1.2. O pai como sacerdote
Na cultura bíblica do passado, além de provedor, o pai era tido como sacerdote do lar porque oferecia sacrifícios pelos filhos (Êx 12.3; Jó 1.5); ensinava-lhes os símbolos (Êx 12.26,27) e os preceitos divinos (Dt 6.20,21); explicava-lhes o sentido da História (Dt 32.7); e transmitia-lhes a Palavra do Senhor (Dt 32.46).


1.3. Os pais como educadores
Na cultura hebraica, pai e mãe eram responsáveis pela educação de sua prole (Pv 6.20 e 10.1) - entenda-se, no entanto, que a educação era sempre um gesto afetivo, no qual ambos os genitores citavam repetidamente a Palavra de Deus para os filhos, orientando-os e corrigindo-os (Pv 4.1,4).


2. EXATAMENTE A QUEM SE DESTINA O TEXTO BÍBLICO?
2.1. Como tratamos os nossos idosos
Infelizmente, no mercado de trabalho, pessoas de mais idade são preteridas para ceder lugar aos mais jovens. Some-se a isto o fato de os mais idosos apresentarem, muitas vezes, falta de autonomia para cuidarem de si mesmos.
Alguns anciãos, por exemplo, são portadores de doenças extremamente debilitantes, fazendo com que algumas famílias optem por colocá-los em clínicas de repouso ou por contratar cuidadores para acompanhá-los em suas necessidades. Como equacionar este desafio?



2.1.1. A resposta bíblica está no amor
Amor implica sofrimento (Ef 5.25; 1 Co 13.7) e abnegação (1 Co 13.5), e suplanta, inclusive, a fé e a esperança (1 Co 13.2,13).
No que tange à honra para com aqueles que nos deram a vida, acrescenta-se a exortação paulina: Mas, se alguém não tem cuidado com os seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel (1 Tm 5.8).



2.2. Recompensas devidas ao tratamento dado aos pais
As recompensas são tanto negativas quanto positivas. A recompensa positiva encontra-se registrada no próprio mandamento (Êx 20.12). Porém, há também recompensas negativas para os filhos que não honram seus genitores; esses atraem para si a extinção da vida física (Êx 21.15,17); e o seu sangue, sobre eles cairá (Lv 20.9). Ressalte-se, neste tópico, que amaldiçoar pais e mãe inclui negar-lhes o sustento e abandoná-los em suas necessidades (Pv 20.20; 30.11).


3. COMO O NOVO TESTAMENTO APLICA O QUINTO MANDAMENTO
3.1. O dever dos pais
Em Efésios 6.4, além de advertir os pais a não incitarem sua prole à ira, por meio de maus tratos, o apóstolo Paulo exorta-os quanto a formação espiritual de seus rebentos. Deste modo, pode inferir-se que a missão espiritual dos pais é criar filhos tementes a Deus.


3.2. O dever dos filhos
Certa vez, Jesus desmascarou alguns escribas e fariseus em relação à obrigação de se honrar os pais. Quando o Mestre foi questionado sobre a razão de os Seus discípulos não lavarem as mãos para comer (Mt 15.2), Ele disse que os escribas e fariseus estavam ensinando ao povo que não haveria qualquer obrigação de se cumprir o quinto mandamento, se o valor (ou bem) fosse destinado a Deus (Mt 15.5).
O Salvador concluiu Sua exortação dizendo que eles estavam, com isto, desprezando a mensagem divina para seguir os seus próprios ensinamentos e que são essas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem (Mt 15.20).



3.3. Paulo exorta os filhos a cuidarem da mãe viúva
Na igreja primitiva, houve a necessidade de que a prática do socorro fosse regulamentada, a fim de que não ocorressem abusos, como, por exemplo, no caso das viúvas (1 Tm 5.3-12).
Quanto a esta exortação, os editores no Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento apontam: se o cristão não cuida de sua própria família, como poderá amar sinceramente os outros e cuidar deles?" (RADMACHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, 2010a p. 598).



3.4. A abrangência do quinto mandamento

O apóstolo Paulo ampliou o entendimento do quinto mandamento em sua aplicação, levando em conta a honra que senhores e escravos, salvos por Cristo, devem manifestar um ao outro, mutuamente (Ef 6.5,9). Nas palavras de Paulo, servos e senhores devem servir fielmente a Cristo, mesmo quando ninguém está observando, porque Deus vê tudo quanto fazemos (e lhes prestaremos contas).


CONCLUSÃO
O quinto mandamento ecoa, nos dias atuais, como um grito de alerta para que as relações familiares sejam salvas, pois uma sociedade que não sabe honrar os pilares do passado terá muito do que se envergonhar no futuro.



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Qual mentira os fariseus usavam para não garantir o sustento aos seus pais?
R: Eles diziam que usavam seus recursos para dar ofertas ao Senhor.






Vídeo aula:
Endereço na descrição dos vídeos



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário