17 de agosto de 2019

Lição 07: Jesus, o Salvador do mundo - Tema: A trindade divina na vida do jovem: 3º Trimestre de 2019 - Betel - Jovens: Conectar+

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
TEXTO DE REFERÊNCIA
João 3.14 -21
14 E como Moisés, no deserto, levantou numa estaca uma serpente de bronze, assim também Eu devo ser levantado numa cruz,

15 para que todo aquele que crer em Mim, tenha a vida esterna.

16 Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Deus não enviou o Filho dEle para condenar o mundo, mas para salvá-lo.

18 Não há condenação eterna reservada para aqueles que confiam nEle como Salvador. Mas aqueles que não confiam nEle como Salvador, já foram julgados e condenados por não crerem no Filho único de Deus.

19 A sentença deles está baseada neste fato: a Luz do céu veio ao mundo, porém eles amaram mais a escuridão do que a Luz, porque a obra deles eram más.

20 Eles odiaram a Luz celeste porque queriam pecar na escuridão. Ficaram longe daquela Luz, com medo dos seus pecados serem revelados e eles castigados.

21 Mas aqueles que se comportam bem, têm prazer em vir para a Luz, a fim de que todo mundo veja que eles estão fazendo o que Deus quer. 


VERSÍCULO DO DIA
João 4.42
Então diziam à mulher: “Agora nós cremos porque ouvimos Jesus por nós mesmos, e não somente por causa do que você nos contou. Ele é na verdade o Salvador do mundo”.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conhecer sobre separação de Deus para com o homem;
Entender que Deus tinha um projeto perfeito para reconciliar com o homem;
Aprender que Jesus é o nosso Salvador.



Para impactar
Cristo é o Filho de Deus, que se doou em uma cruz, para que a humanidade não sofresse a ira desse Pai. Estávamos fora do caminho, mas Cristo nos trouxe de volta.
Introdução
Como aprendemos nas lições anteriores, Deus é o dono de todo Poder. Ele nunca é surpreendido por nenhuma situação, e, quando o pecado entrou na humanidade através de Adão, Deus já tinha um projeto pronto para dar uma nova chance aos homens, Jesus Cristo.
Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu Seu Filho Unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.



Ponto chave
Deus ama tanto sua criação, que resolve dar uma nova oportunidade de reconciliar o homem com Ele. Deus prometeu a redenção, e Ele não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. 

Números 23.19.


1. JESUS, O FILHO DE DEUS
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3.17


1.1 A humanidade perdida
A Bíblia nos revela que, no capítulo três do livro de Gênesis Eva é enganada pela serpente, que era o próprio Satanás, que a convence a comer o fruto que Deus proibiu que fosse comido, e logo depois Adão também come do mesmo fruto, fazendo com que, naquele momento, o homem tivesse o primeiro contato com o pecado.
Paulo relata esse acontecimento com muita propriedade:
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5.12


1.2. O preço da queda
O pecado trouxe com ele algumas consequências para o homem, sendo que a morte é uma delas (Rm 6.23). A outra consequência é muito mais grave, pois é a separação da relação entre Deus e o homem:
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, Romanos 3.23
O pecado tirou a comunhão entre Deus e o homem, fazendo com que a humanidade sofresse as consequências da maldade dos seus próprios corações.
Os dias de Noé comprovam como estavam o coração do homem diante do pecado:
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Gênesis 6.5



Para refletir e adorar
O amor é o uniforme de Cristo". Charles Spurgeon


2. A PROMESSA
Deus ama tanto sua criação, que resolve dar uma nova oportunidade de reconciliar o homem com Ele. Deus prometeu a redenção, e Ele não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. Números 23.19


2.1. A promessa desde a queda
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3.15
Logo que o pecado entra na humanidade através do engano da serpente, Deus demonstra que o projeto da redenção já estava preparado. De uma mulher (Maria) nasceria aquele que venceria Satanás e a morte, trazendo novamente o homem ao seu lugar de origem: a presença de Deus. Seu nome: Jesus.

Deus ama tanto sua criação, que resolve dar uma nova oportunidade de reconciliar o homem com Ele.



2.2. Muitos profetas profetizaram
A espera pela vinda do Messias, que significa o Ungido, se tornou a principal demonstração de esperança para o povo de Deus, ou seja, para aqueles que creem no Senhor dos Exércitos, e aguardam a Redenção de Israel.
Diante disso, para que não perdessem a esperança, Deus sempre levantou profetas para lembrá-los de que o Messias havia de vir sobre a terra.
Isaías foi o maior profeta messiânico do Antigo Testamento, pois profetizou como o Messias nasceria, viveria e morreria nesta terra.

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14



3. A SALVAÇÃO
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19.10


3.1. O cumprimento da promessa
Deus havia prometido uma nova oportunidade para a humanidade poder se aproximar de Deus, e essa promessa se cumpriu em Jesus Cristo, seu Filho amado.
Jesus nasceu de uma virgem, demonstrando que ele era o milagre que a humanidade tanto esperava, como disse Isaías. Nasceu em Belém como profetizou Miquéias, e tinha o Espírito de Deus como disse o Salmista.



3.2. A obra da redenção
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2.6-8
O Senhor Jesus decidiu vir a terra como homem e entregar a Sua vida em prol de todos aqueles que, por seus muitos pecados, realmente mereciam padecer. Sua obra trouxe de volta a oportunidade ao homem de se relacionar com Deus. Por amor Ele foi a cruz, por amor morreu, por amor ressuscitou e por amor nos salvou.

Conclusão
O Senhor Jesus veio a terra como homem para trazer esperança a uma humanidade que sentia o peso do pecado e da separação da presença de Deus. Somente um amor tão grande como o amor de Deus por nós, para que se fizesse homem e decidisse morrer em lugar de pessoas que merecidamente deveriam ser condenadas poe seus pecados.



Responda
1. O pecado trouxe com ele algumas consequências para o homem, quais?



2. Quem foi o maior profeta messiânico do Antigo Testamento? 



3. O Senhor Jesus decidiu vir a terra como homem para que?






 BÍBLIA ONLINE








Lições bíblicas Betel
Ano 2019












Lições bíblicas Betel
Ano 2018





Lições bíblicas Betel
Ano 2017











Lições bíblicas Betel
Ano 2016


















► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016













Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário