17 de agosto de 2019

Lição 07: Pais Curados, Filhos Sadios: Vídeo - aula - Editora: Central Gospel

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Deuteronômio 6.1,5-12

1 - Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
5 - Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8 - Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 - E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
10 - Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
11 - E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
12 - Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.



TEXTO ÁUREO
Provérbios 22:6
Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela,
e mesmo com o passar dos anos
não se desviará deles.

2 – OBJETIVOS
2.1 – O lar é o primeiro e principal ambiente educativo - Modelo; 
2.2 – A saúde emocional e espiritual dos pais é fundamental para a educação dos filhos - Exemplo; 
2.3 – Os pais devem assumir suas responsabilidades na educação de seus filhos - Presença.

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
Família não é apenas um somatório de indivíduos que convivem debaixo de um mesmo teto. Ela é um organismo vivo, dinâmico e sistêmico caracterizado por relacionamentos que deixam marcas na alma e no coração das pessoas. Quando essas relações são sadias, elas atuam para resolver questões relativas aos aspectos materiais, sociais, culturais, espirituais e afetivos. Porém quando se trata de vínculos tóxicos, ao invés de produzirem vida, essas famílias provocam mortes, traumas, distúrbios e estigmas aos seus membros (Gn 28.1-9).



1. A IMPORTÂNCIA DO LAR NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Ao decidir casar e formar uma família, o casal assume, concomitantemente a tarefa de criar os filhos. Não é possível, portanto, omitir-se ou fugir a esse dever. A melhor coisa a se fazer é preparar-se para que os filhos sejam, de fato, flechas nas mãos do valente, e para que o nome do Senhor seja glorificado na vida deles.


1.1 A família como agência socializadora
No contexto familiar, a criança adquire conceitos relativo aos hábitos, costumes, valores, padrões comportamentais e normas dos pais. Destaca-se que, nesse ambiente, as estruturas básicas da personalidade e da identidade de uma pessoa são cristalizadas. Todo esse conjunto de valores internalizado pela criança influenciará suas atitudes, ou seja, o modo como ela lidará com as situações da vida.
Diante disso, é recomendado aos pais que: Assumam a responsabilidade pela criação de seus filhos - A escola, a igreja, a babá podem apenas colaborar na educação das crianças; não devem, no entanto, exercer a função principal de educar, pois essa é a responsabilidade que Deus confiou aos pais. Há pais que optam por suas vidas ou até mesmo por momentos de lazer e negligenciam a criação dos filhos (Pv 22.6).
Invistam tempo em seus filhos - O tempo gasto com inutilidades na internet, por exemplo, impede muitos pais de orarem com seus filhos e proporcionarem a eles um tempo de qualidade em família (Dt 6.4-9). Educar dá trabalha e exige dedicação!
Invistam recursos no crescimento de seus filhos - Existem pais que preferem consumir coisas supérfluas a investir na educação dos filhos. Estes, porém, são como uma terra fértil onde os pais lançam suas sementes para obter uma abundante colheita no futuro.
Não desprezem este momento da vida - Não faltam relatos de pais que dizem: Como nossos filhos cresceram rápido e nem percebemos! Daríamos tudo para voltar no tempo e fazer as coisas de maneira correta. É imprescindível viver cada fase da vida com responsabilidade e sabedoria. Nenhuma etapa deve ser ignorada..
Coloquem a Palavra de Deus em seus corações - Moisés revelou ao povo que o segredo do sucesso e amar a Deus e guardar a Sua Palavra no coração. Ele exortou os pais a intimarem, ou seja, a colocarem no íntimo, (inculcar, ARA) dos filhos o amor ao Senhor (Dt 4.7). Mesmo que um filho chore por não querer frequentar a Escola Bíblica Dominical, os pais devem levá-lo. É melhor que os pais vejam-no chorar agora do que terem que chorar por ele no futuro. 


1.2. As figuras paterna e materna e seu valor
Existem mulheres que, movidas pela filosofia feminista, decidem criar seus filhos sem a participação do pai da criança. Há outras que, por motivos diversos, têm de educar os filhos sem o acompanhamento efetivo do pai. A despeito das multiplicidades de casos, as pesquisas apontam para a importância da figura paterna na formação da criança e do seu processo de individuação. A figura do pai (não necessariamente biológico) representa autoridade. O pai é quem estabelece os limites e ajuda a criança a separar-se da ligação primária com a mãe.
Um pai presente na criação colabora para que os filhos sejam mais afetuosos. Isso ajuda a criança a descobrir novas perspectivas e a tornar mais autônoma e independente.
Ao contrário filhos rejeitados pelo pai, tendem ao egoísmo e à agressividade. A figura do pai reafirma o simbolismo do universo masculino tento para a menina como para o menino. Tal questão tem relação direta com o processo de formação de identidade da criança.
O relacionamento efetivo entre a mãe e o bebê é essencial para a formação saudável do psiquismo, da personalidade e dos valores da criança. Essa efetividade começa desde a gestação. Uma criança amada e criada com limites desenvolve a autoestima e a autonomia. Por outro lado, a ausência dos laços maternos pode gerar inúmeros distúrbios e traumas nos filhos (Gn 21.1-8).


1.3. O lar como lugar de refúgio
Cada lar precisa ser, de fato, um lar, isto é, um local de abrigo e de refúgio. Após longo dia de trabalho e de estudos, o ambiente familiar deve proporcionar renovação e refrigério. O cristão não pode aceitar realidade diferente dessa, poi Deus projetou a família para ser uma bênção, e não um mal.

2. OS PAIS E A CRIAÇÃO DOS FILHOS
2.1. A educação e suas implicações
A palavra educação vem do latim educare, que significa instruir, criar, ou exducere, levar uma pessoa para fora por intermédio da instrução . Posto isso, educação é o ato que busca o desenvolvimento e o cultivo das capacidades naturais, por meio do ensino, do exemplo e da prática. A educação pode ser formal, originada na escola, ou informal, advinda das experiências da vida.
Cabe aos pais a tarefa de educar e de ensinar os filhos. Mesmo que eles não aprendam tudo que lhes for transmitido, muito do que seus pais lhes ensinarem estará como eles e os norteará por toda a vida.


2.2. O educador como modelo
Aquilo que um pai e uma mãe fazem tem mais impacto sobre os filhos do que qualquer palavra que lhes digam. É fundamental, portanto, que as ações dos pais sempre estejam alinhadas com suas palavras. Lucas, por exemplo, destacou que Jesus ensinava, mas também fazia (At 1.1).
É apropriado que os pais se perguntem regularmente: O que temos ensinado aos nossos filhos por meio das nossas atitudes? A maneira pela qual o marido e esposa se tratam e a importância que dão à igreja, ao pastor, à Bíblia e à vida devocional a Deus serão observadas pelos filhos.

O método de ensino mais utilizado pelos era o treinamento prático. Sobre isso, Russel Norman Champlin 
escreveu:
Afirmamos que um pais deve três coisas a seu filho:
exemplo, exemplo e exemplo.



2.3. O temor do Senhor
A maior lição que os pais podem dar aos filhos é o temor do Senhor, pois temê-lo é o princípio de sabedoria e garantia de uma vida vitoriosa (Pv 1.7; 3.1-35;9.10; Sl 111.10). Contudo, temor não significa ter medo, mas, sim, honrar e adorar a Deus em tudo.
O temor do Senhor consiste em construir a voda sobre a Rocha inabalável que é Cristo, nosso Senhor (Mt 7.24-27). Os filhos precisam ter suas próprias experiências com Deus e desfrutar do bem mais precioso que é viver totalmente para Ele, adorando-o na beleza da Sua santidade.


3 – A IMPORTÂNCIA DO LAR NA FORMAÇÃO DO SER
3.1 – Base de amor – Os filhos devem ser amados, mesmo antes de sua concepção (desejo de tê-los); 1Sm 1.27 “Por este menino orava eu...”
3.2 – Desde o ventre a criança deve sentir que é querida através dos cuidados da gravidez; Lc 1.42b “... e bendito o fruto do teu ventre”.
3.3 – Dirigi-la desde o ventre para a igreja e o conhecimento de Deus – O bebê ouve os hinos e louvores desde o ventre da mãe e deve se familiarizar com estes sons; Sl 122.1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.”
3.4 – A presença constante dos pais desde a mais tenra idade para a formação do elo de pertença; Lc 2.51 “E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas”.
3.5 – Participar de todas as fases do desenvolvimento cognitivo da criança: educação em casa e conhecimento na escola; Pv 22.6 “Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
3.6 – Assistir a criança em seus medos no processo de descoberta do mundo; 1Sm 3.9 “Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve”.
3.7 – Acompanhar o adolescente em suas preocupações entre as fases criança-adulto; Lc 2.48 “E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos”.
3.8 – Serem pais presentes nos momentos de angústia dos jovens para orientá-los no caminho certo; Ec 11.9 “Alegra-te jovem, na tua mocidade, ... anda pelos caminhos do teu coração e pela vista de teus olhos...
3.9 – Ajudar todas as boas iniciativas que os filhos tiverem. Lc 15.22 “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lo, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés”. 
3.10 – Apoiar o jovem em suas tomadas de decisão: formação profissional, carreira, casamento, filhos... IRe 19.20 “Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei”.


4 – OS MODELOS A SEREM SEGUIDOS 
– Deveres dos pais
4.1 – Pais: Sacerdote 
Temer e ensinar o temor de Deus – Dt 6.6,7 “E estas palavras, que hoje te ordeno (ouvir a Deus), estarão no teu coração (primeiro em você); e as intimarás (obrigação de ensinar) a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa (culto doméstico), e andando pelo caminho (servindo de exemplo), e deitando-te e levantando-te (em todo o tempo)”. Provedor – Prover o sustento da família - Sl 128.2 “Pois comerás do trabalho de tuas mãos: feliz serás e te irá bem”. Companheiro – Sempre presente nos momentos difíceis – Mc 9.24 “E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade”.


4.2 – Mães: Amorosa 
– Em tudo demonstrar amor 
– 1Rs 3.26 “Mas a mulher, cujo filho era vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe estremeceram por seu filho), e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e por modo nenhum o mateis”. Respeitosa – Honra ao marido e aos filhos – Pv 31.11 “O coração do seu marido está nela confiado... v. 28 ...seus filhos chamam-na bem-aventurada...” Cuidadosa – Dedicação em tudo que faz – Pv 31.10 “Mulher virtuosa quem a achará?... v. 27 “Olha pelo governo de sua casa”.


4.3 – Pais como filhos (Respeito aos avós) 
– Trato com seus pais - Ex 20.12 “Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias...”


4.4 - Respeito aos mais velhos
Exemplo para os filhos: Lv 19.32 “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho...”.


4.5 – Respeito às leis Caráter 
– Sl 15.4b “... aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda”. Mt 5.37 “Seja, porém, o vosso falar: sim, sim, não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna”. Honestidade – 2Co 8.21 “Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens”. Responsabilidade – Ec 9.10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...”


4.6 – Respeito às autoridades Aos governantes 
– Rm 13.1-7 “Toda alma esteja sujeita às potestades superiores... a quem tributo, tributo: a quem imposto, imposto: a quem temor, temor: a quem honra, honra”. Aos pastores – Hb 13.17 “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas...”


5 – MALES NA FORMAÇÃO DOS FILHOS

5.1 – Hipocrisia 
– As crianças não sabem definir hipocrisia, mas sabem reconhece-la nas atitudes e palavras. As crianças entendem coerência no falar e no agir. Fora disso elas estranham. A lógica delas é muito mais simples que a dos adultos. Ex: “Vai lá e diz que eu não estou – Papai mandou dizer que não está”. “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.


5.2 – Desrespeito às autoridades 
– Cuidado com as palavras e assuntos na frente das crianças. Falar do governo, dos pastores, dos parentes etc.


5.3 – Falta de temor a Deus 
– Cuidado com as frases blasfemas, palavrões e maldições (amaldiçoar pessoas).


6 – CONCLUSÃO
Família sadia dá trabalho, mas devemos lembrar que os lucros ou prejuízos são proporcionais ao trabalho e dedicação que investimos no cuidado dedicado a ela. Façamos o sacrifício agora para não lamentarmos depois.

O coração dos filhos é sempre terra fértil. O que se plantar, isto se colherá em abundância.



Famílias divididas 
– Lc 12.53 “O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe...” Sinal do final dos tempos. Disse Jesus: “Uma casa dividida não pode subsistir”

As portas dos presídios e os cemitérios estão repletos de mães que tardiamente tentam demonstrar seu amor. Os pais nem aparecem. Pense nisso.

Que o SENHOR nos dê sabedoria e graça. Nos abençoe e nos guarde.

(Pr. Alexandre Ouverney)



CONCLUSÃO
A família tem um papel importantíssimo na formação dos indivíduos e, consequentemente na construção da sociedade. Um lar desestruturado provoca inúmeros problemas sociais e produz desarmonia na vida das pessoas. Esses são alguns dos motivos que levam Satanás ferozmente combater a família, por meio de divórcios infidelidade e conflitos entre pais e filhos.
O objetivo do inimigo, na verdade, é destruir a sociedade como um todo. Então, primeiro, ele ataca a base de sustentação da sociedade, que é a família. É preciso vigiar e orar, para que Deus seja glorificado em cada casa. Que as palavras de Josué sejam o lema dos lares cristãos: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24.15).


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com a lição, quais são as três coisas que um pai deve aos filhos?



2. Por que se pode afirmar que a figura paterna é de extrema importância na vida de um filho?



 Biblia online





Vídeo aula
O endereço  na descrição dos vídeo. 





Central Gospel
ANO 2019 


  Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel







 Escola Bíblica Dominical



 Escola Bíblica Infantil




Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019




► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016






Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário