1 de agosto de 2019

Lição 05: A autoridade e o poder demonstrado por Jesus: Vídeos - aulas, Slides - Betel: Adultos

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Texto Áureo
Lucas 4.36
E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

Verdade Aplicada
Que nosso relacionamento com o Senhor Jesus não esteja limitado somente em receber e vivenciar o Seu poder, mas, também, a Sua autoridade sobre nós.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
MOSTRAR os aspectos da autoridade de Jesus;
APRESENTAR a autoridade demonstrada por Jesus;
REVELAR o alcance da autoridade de Jesus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Lc 4.32 – E admiravam a sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.
Lc 4.36 – E veio espanto sobre todos, e falavam entre si uns aos outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?
Lc 7.7 – E, por isso, nem ainda me juguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado ficará são.
Lc 7.8 – Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: vai ele vai; e a outro: vem; e ele vem; e ao meu servo: faze isto; e ele o faz.

HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 296



Harpa Cristã: 297




Harpa Cristã: 499
Motivo de Oração
Ore para que os cristãos permaneçam firmes na fé e compartilhem com outros.


Introdução
Veremos nesta lição algo que surge no início do ministério de Jesus quanto ao exercício de Sua autoridade espiritual. Trata-se de algo único, mas também inovador, capaz de abençoar vidas carentes de muitas maneiras.

A autoridade divina de Jesus constitui-se em um tema que o caracteriza dentro de Lucas, mas também nos outros evangelhos, sendo que Lucas dar um pouco mais de ênfase a essa autoridade. Autoridade que criou a primeira impressão sobre a sua identidade no povo presente na sinagoga (Lc 4.20,22). Ali, explorando Isaías 61, Ele declara que está em si próprio, o cumprimento desse texto de Isaías e causa admiração pela autoridade com que Ele faz essa afirmação.
1. ASPECTOS DA AUTORIDADE DE JESUS
A autoridade de Jesus Cristo é um dos assuntos mais notáveis do evangelho de Lucas. Tanto em Lucas quanto nos outros evangelhos, Sua autoridade é demonstrada de maneira inovadora, de forma que ainda hoje precisamos conhecê-la e experimentá-la em nossas vidas.
Impactante e inovadora foi a autoridade de Jesus em seus dias aqui na terra, apesar dEle ter, pela primeira vez demonstrado sua autoridade, quando estava com doze anos, causando impacto e admiração nos religiosos da época. Ao explanar Isaías 61 já adulto, dentro de uma Sinagoga, afirmou que o que lá estava escrito a ele se referia, mas falou com autoridade, e saiu dali deixando as autoridades boquiabertas, Jesus iniciou o seu ministério de curas e ensinos somente quando foi batizado e ungido pelo Espírito Santo. Ele foi levado pelo Espírito cheio do Espírito ao deserto e foi tentado por quarenta dias (Lc 4:1-2). Passado a tentação, Jesus voltou no poder do Espírito. À medida que passamos pelas provações, Deus derrama mais autoridade e poder sobre nossas vidas. Se não passarmos pela prova, repetimos e fazemos de novo, igual na escola. Porque Deus dará mais autoridade conforme a capacidade de cada um (Mt 25:14-30). Deus não dará algo para alguém que não tem estrutura para suportar (Mt 9:14-17). As pessoas se admiraram com o seu ensino, porque Jesus falava com autoridade (Lc 4:32). Ele vivia a palavra que pregava. Deus deu ao Seu Filho amado o direito de manifestar o Reino com autoridade e poder.
1.1. O que é autoridade
A palavra autoridade encontrada em Lucas 4.32, 36;7.8, é a tradução do termo grego "eksousia", que admite vários sentidos, como: "poder sobre coisas e pessoas, domínio, governo, liberdade de fazer como a pessoa quiser". Evidentemente, essa "liberdade de ação", quando se refere a Deus, é absoluta, irrestrita (Lc 12.5). Quando se refere ao ser humano, trata-se de "autoridade delegada", como em Lucas 9.1, onde a NTLH traduz como "poder e autoridade". Enquanto que "poder", como em Atos 1.8, na Bíblia do Culto traduzido como "virtude", vem do grego como "dynamis", indica "capacitação para agir".

A Bíblia nos ensina que Jesus teve toda “exousîa” ou “eksousia” que admite vários sentidos relacionados à autoridade e liberdade na realização sobre todas as coisas, tanto cósmica quanto histórica, autoridade para ensinar (Mt 7.29; Mc 11.28; Mt 9.8; Lc 4.36), para curar (Mt 9.1-13), para expulsar demônios (Mc 3.15), para perdoar pecados (Mt 9.6; Mc 2.10) e para ordenar (Lc 7.1-10). Assim demonstrava na sua pessoa que o reinado de Deus prometido desde a antiguidade estava finalmente presente, um momento inédito em que o próprio Deus, encarnado em seu filho homem, atrairia as pessoas para Si ao reconhecerem tal autoridade.
1.2. Fonte da autoridade de Jesus
Qualquer pessoa que olhasse para Jesus de Nazaré, o veria como um homem comum, porém havia algo de especial nEle que lhe conferia autoridade. Esta autoridade estava a serviço de Deus e das pessoas. Era através dessa autoridade que o Senhor Jesus fazia coisas extraordinárias. As autoridades religiosas, incomodadas com os seus sinais e ensinos, reuniram-se em comissão e foram lhe perguntar, mas Jesus sabiamente recusou-se a responde (Lc 20.1-8). Visto que Sua resposta seria ocasião para Sua própria prisão e julgamento. Hoje, no entanto, sabemos que Sua autoridade residia no fato de ser o Filho do Deus vivo.
A origem da autoridade de Jesus está na sua relação única com Deus que, já no Templo o chama de Pai (Lc 2,49). Relação presente também em sua identidade como Messias que possui o seu Espírito (Lc 4,18a) e como seu Filho bem-amado (Lc 3,22b). Assim sendo, o seu poder de agir e o seu modo de se expressar são próprios do Messias e Filho de Deus. Segundo sua própria declaração em Mateus 28.18, é uma autoridade universal: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. Em outras palavras, sua autoridade se estende sobre a totalidade da criação e sobre todos os aspectos da vida humana. Não há nada nem ninguém que esteja fora da órbita da autoridade de Jesus Cristo. Ele tem autoridade não apenas sobre a igreja, mas também sobre o mundo. O ponto culminante da discussão sobre a autoridade de Jesus no Evangelho de Lucas está em (Lc 19,28–21,38) a qual trata especificamente sobre o seu ministério em Jerusalém. Aqui, os representantes do Sinédrio, ou seja, os chefes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos, indispostos à mudança de mentalidade, questionam Jesus no Templo sobre a autoridade de suas ações (cf. At 4,1-22; esp. 5-7). Eles fazem duas perguntas com a intenção de saber sobre a proveniência de sua autoridade (20,2). Jesus já lhes tinha dado a resposta (cf. 4,18a; 5,24; 3,22), e invés de responder-lhes diretamente, lhes faz outra pergunta (20,3-4). Indispostos a mudar de vida, eles não quiseram responder (vv.5-7), sendo que Jesus também não se dispõe a esclarecer-lhes sobre a origem de sua autoridade (v.8). No fundo eles sabiam a resposta e se tivessem respondido acertadamente à pergunta de Jesus, com certeza teriam a confirmação da questão colocada. Contudo, na parábola dos vinhateiros homicidas, narrada logo em seguida (20,9-19), Jesus explica-lhes que a indisposição em mudar de vida lhes impossibilitou de aceitar a sua autoridade divina, e por isso o expulsam para fora da vinha e o matam (20,15; cf. 4,28-29).
1.3. Jesus tem toda a autoridade
Todos possuem alguma autoridade, no sentido de domínio ou governo. Seja no lar ou no exercício profissional, por exemplo. Os governantes possuem autoridade (Rm 13.1). Até o diabo, no momento, tem certa autoridade (Cl 1.13 - potestade). Contudo, somente Jesus Cristo tem "todo o poder" ("eksousia"). Nenhuma autoridade está acima dEle. Contudo, para desfrutar a ação redentora proveniente desta autoridade é preciso crer e submeter-se ao senhorio de Cristo. O exercício da autoridade de Jesus era limitado pela incredulidade da sua audiência. Nem todas as pessoas conheciam e, portanto, não experimentavam a autoridade de Jesus. Vide os habitantes de Nazaré (Mt 13.54-58). Infelizmente, ainda hoje, nem todos reconhecem a autoridade de Jesus.

A autoridade de Jesus era evidente. Não há nenhuma evidência de esforço próprio por Jesus no exercício da sua autoridade. Isto é muito importante porque demonstra que autoridade sempre é derivada de outra fonte, salvo a fonte final, o próprio Deus, que exubera autoridade. Jesus ensinava com tranquilidade e total segurança. Perdoava pecados sem cerimônias e expulsava demônios na rapidez dum espirro. Entretanto, Jesus não exercia autoridade sem critério. Surge uma dúvida: se Jesus exercia autoridade de modo tranquilo, significa que não havia impedimentos para este exercício? E a resposta é um surpreendente “sim!”. Havia impedimentos, sim... O exercício da autoridade de Jesus era limitado pela incredulidade da sua audiência. Nem todas as pessoas reconheciam e, portanto, experimentavam a autoridade de Jesus. E não falo apenas dos fariseus (Mt 21.23-27), dos escribas, e das pessoas onde Jesus foi criado. Entre estes, Jesus não realizava milagres. Mas além deste, falo também de você e de mim. Não basta ter alguém autoridade. A autoridade precisa também ser reconhecida e afirmada.
2. A AUTORIDADE DEMONSTRADA POR JESUS
A autoridade de Jesus é demonstrada em várias áreas de ações empreendidas por Ele, conforme registrado nos evangelhos. Considerando as limitações de espaço, esta lição enfatizará a autoridade de Jesus para ensinar; sobre natureza; e para perdoar pecados. O Pai depositou nas Suas mãos todas as coisas (Jo 13.3) e Jesus tinha consciência disso.

Jesus, quando ainda criança, demonstrou sua autoridade discutindo com os doutores presentes no templo (2,39-52), causando grande admiração entre os doutores da Lei que se encontravam no Templo. Depois, no início de seu ministério, Jesus entra sozinho na sinagoga e revela com autoridade sua identidade (4,18a; cf. Is 61,1), ensinando que é o cumprimento da Escritura (4,21), os seus o testemunham e admiram de suas palavras. O fato de que Jesus passa no meio dos seus adversários e segue seu caminho (4,30) depois de convocar os seus a deixar de querer privilégios (4,28-29), também, realça a sua autoridade. A origem da autoridade de Jesus está na sua relação única com Deus que, já no Templo o chama de Pai (2,49). Relação presente também em sua identidade como Messias que possui o seu Espírito (4,18a) e como seu Filho bem-amado (3,22b). Assim sendo, o seu poder de agir e o seu modo de se expressar são próprios do Messias e Filho de Deus. A autoridade de Jesus frequentemente demonstrada ao longo do Evangelho de Lucas, de forma mais acentuada do que nos outros evangelhos, mostrou que ele tem autoridade para ensinar, autoridade para perdoar pecados e autoridade sobre a natureza.
2.1. Para ensinar
A palavra de Jesus era pronunciada com autoridade (Lc 4.32). Antes, ainda com doze anos, já tinha deixado os doutores no templo extasiados com a "sua inteligência e respostas" (Lc 2.47). Seu ensino nas sinagogas levava o ouvinte a elogiá-Lo (Lc 4.15). Após pronunciar o "Sermão da Montanha", o evangelho de Mateus registra que a multidão se admirou: "Porquanto os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas" (Mt 7.29).
Podemos constatar a alusão à autoridade de Jesus em Lucas, mesmo antes da questão (4,16-30). Quando Jesus tinha apenas doze anos seus pais vão a Jerusalém para a festa da Páscoa, o que faziam todos os anos (2,41-52). Uma vez tendo subido a Jerusalém, o menino Jesus se perde e é encontrado entre os doutores ouvindo-os e interrogando-os (2.43.46), os quais ficam extasiados com a sua inteligência e as suas respostas (v.47). A resposta de Jesus aos seus pais que o procuravam aflitos (v.48) nos faz constatar uma autoridade não apenas humana, mas também de caráter sobrenatural: “por que me procuráveis? Não sabeis que devo cuidar dos negócios de meu Pai?” (2,49). Em seguida, a autoridade de Jesus se mostra durante o seu ensinamento na inauguração de seu ministério público. Segundo Lucas, Jesus começa o mesmo voltando para a Galiléia, sendo impulsionado pelo Espírito Santo, e sua fama se espalha por toda a região circunvizinha (4,14). Neste seu peregrinar ele ensinava nas sinagogas e era louvado por todos (v.15). Logo após, Lucas insere em sua narrativa a seguinte questão (4,16-30), quando é caracterizada pela presença e manifestação da autoridade de Jesus durante seu ensinamento, seja quando ele é acolhido com fé pelos seus, seja quando é rejeitado pela indisposição dos mesmos em mudar de mentalidade. Em Lucas, de um modo geral, os termos “ensinamento” e “autoridade” são reservados somente para Jesus. Os seus discípulos, uma vez enviados, também agem com autoridade. Uma vez que em nosso texto o ensinamento com autoridade de Jesus indica um caráter programático, de agora em diante seu ensinamento será sempre realizado com “autoridade ou poder”. Mas se a sua ação de ensinar com autoridade provoca a admiração do povo, a mesma revela ao longo de seu ministério um imenso conflito com seus adversários. Jesus, ao contrário dos profetas do AT, introduz sua mensagem dizendo: em verdade eu vos digo. Trata-se de uma declaração solene que indica uma linguagem cristológica implícita proferida com autoridade. O mandamento de Jesus a ouvir ou escutar seu ensinamento também indica sua autoridade (cf 8,8). Assim sendo, o ensinamento e discurso de Jesus são marcados pela sua autoridade divina que inicialmente é motivo de admiração para muitos: o povo presente na sinagoga (4,22; 5,26); as multidões fora (8,4); os discípulos em particular (18,26) ou os que se encontram dentro do Templo (19,48).
2.2. Para perdoar pecados
Esta é uma autoridade tanto surpreendente quanto inovadora na experiência humana. Visto que se as ofensas pecaminosas são dirigidas a Deus primeiramente por ser o Criador, então logicamente só Ele é quem pode perdoar. Ora o Senhor Jesus causou espanto e admiração ao dizer a certo paralítico: "Homem, os teus pecados estão perdoados" (Lc 5.20). Estando próximos, os fariseus começaram a murmurar entre si e então, numa clara demonstração de autoridade para perdoar, curou o paralítico, mandando-o para casa (Lc 5.22-25).
A partir de agora passamos a refletir sobre um dos mais importantes aspectos da autoridade messiânica de Jesus, o qual se dá na sua missão de perdoar os pecados. O contexto propício para constatar a mesma é aquele da cura do paralítico (5,17-26). Lucas narra pelos menos cinco histórias de conflitos entre Jesus e seus adversários (5,17–6,11). A que trata sobre a cura do paralítico é a primeira dentre estas e indica que o conflito está para iniciar apesar da admiração de seus adversários diante do perdão dado e cura realizada por Jesus (cf. 5,26). Em tais histórias de conflitos se constata a autoridade de Jesus, bem como a indisposição inicial dos líderes judaicos em mudar de vida (cf. 4,28-29). Achando-se em uma casa em Cafarnaum Jesus viu quatro homens que, após terem retirado as telhas do teto, descem um paralítico em um catre colocando-o diante dele, pois não encontraram outra forma de fazê-lo por causa multidão. E é a fé deles que chama a atenção de Jesus e provoca sua declaração: “homem, teus pecados ti estão perdoados” (5,21). A autoridade de Jesus ao pronunciar tal declaração é evidente. Essa autoridade nos faz lembrar-se da ação de perdoar pecados cumpridos no passado por Deus, agora atualizados por meio de seu Ungido. Ação essa que, de acordo com o tempo verbal (perfeito), tem um valor duradouro. Assim sendo, o perdão de Deus concedido por meio de seu Filho consiste num fato sempre atual. Contudo, os fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém que se achavam ali sentados (cf. 5,17), presenciando o fato começam a questionar a autoridade de perdoar pecados de Jesus (5,21; cf. 11,15). Eles acusam-no de blasfêmia por lançar mão de uma prerrogativa exclusiva de Deus no passado, de acordo com a tradição judaica, cuja pena é o apedrejamento (cf. Lv 24,15ss). Entretanto, o que eles questionavam entre si é percebido imediatamente por Jesus. A sua resposta é dada de maneira categórica e com autoridade: “para que saibais que o Filho do Homem tem o poder de perdoar pecados na terra” (5,24). Podemos notar um contraste entre os termos poder (v.21) e autoridade (v.24). O mesmo indica que o Filho do Homem não tem somente o poder, mas também a autoridade de perdoar pecados. Neste sentido, Jesus estabelece uma relação entre céu e terra ao dizer que o único que tem poder de perdoar pecados nos céus, está presente por meio de seu Messias e Filho para perdoar pecados na terra (v.24). Jesus, usando de sua autoridade divina, comanda em seguida ao paralítico: eu te ordeno, levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa (5,24). Ele não somente tem o poder de perdoar os pecados do paralítico, o que faz em primeiro lugar, mas também de curá-lo, o que faz para demonstrar sua autoridade messiânica e divina. Neste sentido é no ato da cura do paralítico que se verifica o poder de perdoar pecados.
2.3. Autoridade sobre a natureza
O evangelho de Lucas registra que, além da autoridade de Jesus para ensinar, perdoar pecados e expulsar demônios, Ele também tem autoridade sobre as forças da natureza (Lc 8.22-25). Neste texto encontramos os lados divino e humano de Jesus. No aspecto humano adormeceu, mas no divino "levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança". Ele também é Senhor dos ventos e do mar, pois lhe obedecem. Interessante a relação entre autoridade e obediência.
O milagre em que Jesus acalmou a tempestade revela duas preciosas verdades sobre a pessoa de Cristo. Em primeiro lugar, o episódio em que Jesus acalma a tempestade nos fala sobre sua completa humanidade. Jesus homem! Algumas pessoas se perguntam se Jesus realmente estava dormindo na hora da tempestade. Em algumas pregações há até quem se aventure dizer que Jesus estava apenas testando seus discípulos. Mas isto está errado! O texto é muito claro em dizer que Jesus estava dormindo. Já era tarde e seu corpo estava abatido com o cansaço de um dia movimentado. O fato de que Jesus esteve dormindo enquanto a tempestade assolava a embarcação, revela sua humanidade. Sim! Ali estava o Cristo plenamente homem, o Verbo perfeitamente encarnado e sujeito a todas as limitações físicas comuns a qualquer ser humano. A fadiga tinha lhe abatido de tal forma que nem mesmo a tempestade foi capaz de lhe acordar do sono profundo. Em 
segundo lugar, ao acalmar a tempestade Jesus revela ser genuinamente Deus. Se por um lado à plena humanidade de Cristo foi revelada no fato de Ele ter se cansado e dormido no barco, por outro lado sua plena divindade foi revelada quando Ele soberanamente acalmou a tempestade. Podemos até imaginar o Mestre sendo despertado pelos gritos dos discípulos. Então com um semblante de sono comum a quem acabou de acordar, Ele olhou a tempestade ao seu redor e simplesmente disse: “Cala-te! Aquieta-te!” (Marcos 4:39). Ao som de sua voz a tempestade se tornou bonança. Tudo ficou tranquilo novamente. Que homem é capaz de submeter a sua autoridade as forças da natureza? Daí vem à pergunta dos discípulos: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”. A resposta não pode ser outra a não ser: É o Cristo, o Filho de Deus! Sendo plenamente homem, Ele dormiu no barco; mas sendo plenamente Deus, Ele acalmou a tempestade.

3. O CENTURIÃO E A AUTORIDADE DE JESUS
Até que ponto a autoridade do Senhor Jesus pode chegar? Ou até que lugar e de que maneira a autoridade dEle pode tocar ou ser sentida? Um dos melhores textos para entendermos o que é autoridade encontra-se no evangelho de Lucas 7.1-10.
Vejam o exemplo do oficial romano. A passagem de Lucas 7.1-10, não disse que ele orou muito, jejuou, fez sacrifícios ou promessas... Nada disto. Apenas este oficial afirmou o que ele sabe... Veja bem, que ele sabe como funciona autoridade. E não era por nenhuma formação espiritual... Nenhuma. Apenas ouviu falar que tudo que Jesus falava e fazia era com muita autoridade e, pela autoridade de Jesus e sua formação militar, falou uma das maiores expressões de fé descrita no Novo Testamento, a ponto de causar admiração do próprio Cristo. Ele sabia como funcionava autoridade e simplesmente reconhecia que Jesus tinha tal autoridade. Isto era suficiente, não precisava de mais nada. E você acha que Jesus o corrigia pela sua falta de espiritualidade. Nada disto. Pelo contrário, Jesus associava o reconhecimento militar de autoridade com a fé! E não qualquer fé, mas a fé maior do que existe em todo o Israel, isto é, no estabelecimento religioso.
3.1. A fé vem pelo ouvir
O relato acerca do centurião de Cafarnaum é um excelente exemplo sobre a importância da resposta humana diante das oportunidades proporcionadas por Deus, por Sua misericórdia e graça para com os seres humanos, a fim de desfrutarmos dos benefícios oriundos do exercício da autoridade de Jesus Cristo. O texto diz: "ouviu falar de Jesus" (Lc 7.3). Interessante notarmos que o servo do centurião estava gravemente enfermo, quase morrendo. Podemos imaginar a tensão e aflição daquele membro do exército romano. Mas boas novas chegaram aos seus ouvidos acerca de Jesus Cristo.
Isso é algo que me chama a atenção: um gentio que, na teoria, desconhecia o poder de Deus manifestado em Jesus, não tinha qualquer dúvida sobre a capacidade sobrenatural do Senhor em realizar milagres, simplesmente por ter ouvido falar das grandes obras realizada por Jesus, ao passo que muitos dos religiosos judaicos, até presenciaram alguma demonstração do Poder e autoridade de Jesus e não creram, vejam o tanto que a religião cega certas pessoas. Por sinal, uma coisa que os fariseus (“santos”) os “mestres da Lei” viviam tentando desacreditar e distorcer: o poder sobrenatural de Jesus. Infelizmente, esse é o tipo de coisa que ainda vemos acontecer: crentes duvidando do poder de Deus, de Ele realizar um milagre em nossas vidas, enquanto pessoas que não professam a mesma fé que nós, e não conhecem o Senhor como nós conhecemos, não duvidam que Ele possa realizar algo miraculoso e mudar o quadro de suas vidas. Essa é uma dura lição que nós, cristãos, aprendemos com o centurião: confiar mais no Senhor e crer que o milagre vai acontecer. E você, faz como o centurião e também crê que o impossível Ele pode fazer em sua vida?
3.2. Ele reconheceu a autoridade de Jesus
Aquele homem não apenas toma uma atitude produzida pela fé, mas também resultado de reconhecer que Jesus Cristo tinha autoridade (Lc 7.7-8). Como no comentário Bíblico Moody: "O centurião reconheceu que, tal como ele possuía autoridade que lhe fora conferida por Roma, Jesus tinha autoridade de Deus que o capacitava a exercer poder sobre doenças.". Ou seja, uma fé que vai além de crer que Jesus tem poder (no sentido de capacidade para operar), mas tem também autoridade (liberdade de ação): "Dê somente uma ordem" (Lc 7.7 - NTLH).
Isso é algo que me chama a atenção: um gentio que, na teoria, desconhecia o poder de Deus manifestado em Jesus, não tinha qualquer dúvida sobre a capacidade sobrenatural do Senhor em realizar milagres, simplesmente por ter ouvido falar das grandes obras realizada por Jesus, ao passo que muitos dos religiosos judaicos, até presenciaram alguma demonstração do Poder e autoridade de Jesus e não creram, vejam o tanto que a religião cega certas pessoas. Por sinal, uma coisa que os fariseus (“santos”) os “mestres da Lei” viviam tentando desacreditar e distorcer: o poder sobrenatural de Jesus. Infelizmente, esse é o tipo de coisa que ainda vemos acontecer: crentes duvidando do poder de Deus, de Ele realizar um milagre em nossas vidas, enquanto pessoas que não professam a mesma fé que nós, e não conhecem o Senhor como nós conhecemos, não duvidam que Ele possa realizar algo miraculoso e mudar o quadro de suas vidas. Essa é uma dura lição que nós, cristãos, aprendemos com o centurião: confiar mais no Senhor e crer que o milagre vai acontecer. E você, faz como o centurião e também crê que o impossível Ele pode fazer em sua vida?
3.3. Receber poder e reconhecer a autoridade
O relato acerca da fé demonstrada pelo centurião, mesmo se tratando de um não judeu, é encerrado com a reação de Jesus: ficou maravilhado (muito admirado), a ponto de declarar: "Nem ainda em Israel tenho achado tanta fé" (Lc 7.9). Uma reflexão importante a fazermos é: Temos reconhecido a autoridade de Jesus sobre nós? Ou queremos somente o Seu poder? Cremos em Jesus somente como Salvador ou, também, como Senhor? Muitos não estão interessados em saber o que Jesus quer, mas apenas o que Ele tem para eles. Afina, como diz a própria definição da palavra, no original grego - ("liberdade de ação". Jesus tem liberdade de ação sobre nós? Ou temos resistido à Sua vontade por não estar de acordo com o que queremos?

A força de um militar abalada pela doença mortal em um servo bom e fiel formou pilares estruturais para Jesus ensinar a humanidade, mais uma de suas maravilhosas lições. Mediante o ato de fé e reconhecimento do poder e autoridade que Jesus tem, por parte do Centurião, Jesus ficou maravilhado e nem ao menos liberou a palavra de cura, pois se ateve a ensinar a nós a lição da convicção: o milagre é automático quando a fé é canalizada no destino certo. O versículo 10 diz. “E, voltando para casa os que foram enviados, acharam CURADO o servo enfermo” (Lucas 7.10). Aquele homem era essencialmente bom, apesar de súdito de um sistema cruel, mesmo assim exalava bondade, foi ele quem construiu o templo para os Judeus naquela região. E era estimado pelo Mestre. Precisamos olhar mais para dentro de nós e estabelecer convicções, fundamentar nossa vida em valores, pois o princípio correto gerará automaticamente milagres em nossa vida. Você acredita no que faz? Está convicta que o caminho estreito de Deus é a única opção de vitória em sua vida? Se suas convicções não são reais você vive de aparências e engano, não é por ser crente, sua posição, seus bons relacionamentos, dinheiro, influências, que irão fazer de sua vida admirável aos olhos de Deus, mas é um coração firmado. Reflita sob seus valores, não se mova por interesses, seja como o centurião romano, ande na contramão do sistema, e milagres seguirão você.
CONCLUSÃO
O evangelho de Lucas nos transmite uma preciosíssima lição sobre autoridade de Jesus. Sua autoridade é total. Porém, é necessário que todos os que dizem ser Seus discípulos a reconheçam, não somente sobre as enfermidades, perigos e os seres espirituais maus, mas, também, sobre todas as áreas da vida. "Vai...e ele vai...vem...e ele vem". Estamos debaixo da autoridade de Jesus?

O Evangelho, segundo escreveu São Lucas, está recheado de demonstrações do Poder e Autoridade de Jesus, sobre todos os aspectos que permeiam nossas vidas e são modelos de fé e prática para nós nos dias de hoje, o mais importante é termos a convicção da autoridade dele, assim como foi convicto o Centurião, mas também devo recordá-los o que Ele mesmo falou em João 14.12 quando promete que, em seu nome, seremos capazes de fazer as mesmas obras, e poderemos fazer maiores ainda se, crendo, o fizermos em seu nome. Permita que Jesus exerça autoridade em sua vida e te defenda quando sua autoridade for questionada como a Dele foi. Não duvide do poder de Deus. Obedeça, reconhecendo o senhorio de Cristo sobre seu viver. Use a autoridade que Deus te deu para anunciar o evangelho.



QUESTIONÁRIO

1. O que era pronunciada com autoridade ?
R: A palavra de Jesus (Lc 4.32).



2. O que o Senhor Jesus disse que causou espanto e murmuração ?
R: Homem, os teus pecados são perdoados. (Lc 5.20).



3. Quem tem autoridade sobre as forças da natureza ?
R: Jesus (Lc 8.22-25).



4. Onde encontra-se um dos melhores textos para entendermos o que é autoridade ?
R: No Evangelho de Lucas (Lc 7.1-10)



5. O que diz Lucas 7.3 ?
R: Ouviu, falar de Jesus (Lc 7.3).







 
BÍBLIA ONLINE

Vídeos aulas





Fontes:
BLOG DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
www.ebd316.com.br-Subsidio/PR. ALTEVI OLIVEIRA DA COSTA
Videos aulas: you tube com vários professores.
Bíblia de Estudo Pentecostal, Revista e Corrigida, Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida com referências e algumas variantes. Edição 1995.

Comentarista: Bispo Samuel Ferreira
Betel.



Slides



















Fonte: https://www.revistaebd.com/p/licoes-comentadas-ebd-betel.html 




Lições bíblicas Betel
Ano 2019



Adultos: Betel Dominical 3º Trimestre de 2019 - Tema: Lucas: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.



 Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


  Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos



 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário