9 de agosto de 2019

Lição 06: As Exigências do Amor: Vídeo - aula - Editora: Central Gospel

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
1 Co 13.1-10,13
1 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 - Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10 - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.



TEXTO ÁUREO

1 João 4.20
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 



OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conhecer algumas definições e conceitos relacionados ao amor;
Compreender que o amor é o fundamento da vida cristã, cuja prática confirma a filiação divina;
Entender que amar é um mandamento e sua prática depende de uma decisão;
Saber que Deus é amor; por isso, todo aquele que se diz seu filho necessita viver em amor;



COMENTÁRIO
Palavra introdutória
No estudo de hoje, destacaremos o elemento que, dentro da dinâmica das relações, pode mudar as família e, quiçá, o mundo. Trata-se da mais poderosa virtude, que não tem começo ou fim, cuja origem e destino estão nos céus. Essa virtude tem sido mal interpretada, mal compreendida e, em razão disso, mal partilhada, especialmente nos dias atuais. Estamos falando do amor, dom ao qual Paulo atribuiu o caráter de infinitude: o amor jamais acaba (1 Co 13.8 ARA).
E possível afirmar, sem medo de errar, que a falta de compreensão acerca do que, de fato, o amor é tem sido o grande problema da humanidade. Não raramente encontramos pessoas que afirmam amar o ter e o poder ao mesmo tempo em que dificilmente encontramos pessoas que conseguem amar o ser.
O amor não pode ser encarado como mais uma palavra desprovida de sentido; entretanto, para que algum significado lhe seja atribuído, é preciso alimentá-lo. E o que alimenta o amor? As atitudes!
Amar na saúde, na alegria ou na abastança é fácil; difícil mesmo é passar pelo vale da doença, da tristeza e da escassez com persistência e coragem. Por esse motivo, nesta lição, dentro do tema central proposto para esta revista (família), refletiremos sobre a necessidade de amar o nosso próximo mais próximo (cônjuge, filhos e parentes) como Jesus amou, ou seja, incondicionalmente Mateus 5.44.



1. AMOR E SUAS DEFINIÇÕES
Definir amor não é algo simples, pois o termo carrega em si vários significados.
Nos dicionários encontramos algumas definições para o vocábulo amor: grande afeição ou afinidade forte; ligação afetiva com outrem, incluindo ligação de cariz sexual. Basicamente, o sentido dado ao termo está relacionado a um tipo de sentimento presente nas emoções humanas.
Porém, amar - amar de fato - excede a essa compreensão.



1.1 Uso do termo amor entre os gregos

O grego atribui vários sentidos a palavra amor. 

Observe:
Agapao - Tem o sentido de amar sem a intensão de receber algo em troca. Chamamos de amor divino, sacrificial, isto é, o amor de Deus por nós (Jo 3.16; Ef 5.25).
Fileo - Reflete o amor afetuoso ligado à amizade; este espera uma contrapartida.
Storge - Designa o amor em um ambiente familiar; entre pais e filhos, por exemplo.
Eros - Indica o amor físico ou sexual.


1.2. Definição prática para o termo amor

O amor é antes de tudo, uma disposição do coração que leva a pessoa a tratar o seu semelhante com consideração, honra, respeito, justiça e compaixão. Portanto, não se trata de um sentimento cego, platônico, inconsciente e incontrolável, mas sim, uma força transformadora, capaz de mudar aquele que ama e aquele que é amado.


1.3. Razões que justificam a prática do amor
Mais importante do que conceituar o amor é praticá-lo.
Deus é amor - Em Sua própria essência, o Eterno é definido como sendo amor. Ele não precisa obter ou tampouco manter tal virtude, pois ela o constitui integralmente.
Amar não é uma escolha - O Senhor Jesus nos amou até o fim e deixou-nos um mandamento: [...] Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros (Jo 13.34 NVI).
Amor ágape é fruto do Espírito (Rm 5.5) - Ser cheio do Espírito Santo é, em síntese, reproduzir o caráter de Cristo no cotidiano; portanto, se Ele mora em nós, a manifestação do dom maior é inevitável. 



2. AS EXIGÊNCIAS DO AMOR
2.1. O amor exige renúncia
Jesus ensinou: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada a sua cruz, e siga-me (Lc 9.23).
O homem é livre para seguir Jesus (ou não); no entanto, ao decidir-se por Ele, será inevitável renunciar ao "eu" e às suas vontades.
A palavra renúncia revela o nível de comprometimento de uma pessoa com determinada causa. Trocando em miúdos: a grandeza de uma causa não deve ser medida por aquilo que ela proporciona, mas, sim, em função daquilo que o indivíduo se dispõe a abrir mão para que ela (a causa) se concretize.
Portanto, renúncia implica negar-se a si mesmo; implica abandonar toda e qualquer ação contrária à vontade de Cristo.



2.2. O amor exige perdão
Um adágio popular diz que quem ama perdoa - e esta é uma verdade. Quem perdoa, libera o ofensor do agravo sofrido, isto é, quando há, de fato perdão, tanto o ofensor, quanto o ofendido tornam-se livres das amarras da ofensa.
A possibilidade de atrito aumenta com a proximidade; por esse motivo ocorrem tantos problemas nos relacionamentos familiares; entretanto é necessário perdoar.



2.3. O amor exige unidade
Paulo integrou os temas Igreja, unidade e crescimento de forma bela e coerente. Observe as metáforas utilizadas pelo apóstolo:

A Igreja é um corpo formado por membros interdependentes, que trabalham para o bem estar coletivo (1 Co 12.12-26).
A Igreja é o espaço em que cada membro individual e integradamente, atua como um cooperador que objetiva o crescimento do todo (Ef 2.21,22).
A Igreja é composta de irmãos - Ao nomear os membros do Corpo de Cristo de irmãos (1 Ts 4.10; 5.25,26; 1 Co8.13), o apóstolo aponta para a necessidade de haver comunhão fraterna, propósito mútuo e companheirismo entre os cristãos, pois esses são, sem sombras de dúvida, elementos indispensáveis à expansão do Reino de Deus entre os homens.
Com base no pensamento paulino, pode se afirmar que o amor exige a priorização da unidade, com vistas ao crescimento. Apenas quando os intentos e ações de uma família estão integrados, seus membros se desenvolvem de forma satisfatória.
Priorize, portanto, a unidade; aja como membro de uma equipe que tem por objetivo principal fazer florescer sua casa.



2.4. O amor exige cuidado
Diz o dito popular que quem ama cuida; e há verdade nisto: Deus é amor (1 Jo 4.8); e Ele cuida de Seus filhos (1 Pe 5.7).
No contexto desta lição, faz-se imperativo lembrar que os cônjuges, porque amam, precisam cuidar-se mutuamente.



3. AS RECOMPENSAS PARA OS QUE AMAM

3.1. Quem ama tem a bênção de Deus
João, o apóstolo, descreveu a pessoa que ama como alguém que:
está na luz e nele não há escândalo (1 Jo 2.10);
é nascido de Deus e conhece a Deus (1 Jo 4.7);
está em Deus, e Deus, nele (1 Jo 4.16);
está livre do medo (1 Jo4.18);
é capaz de vencer o mundo (1 Jo 5.4).3.2. 


A prática do amor blinda-nos contra o pecado

O pecado é gerado por duas forças elementares: a dúvida - não acreditar totalmente no que Deus diz - e o egoísmo - soberba, exercício da própria vontade. Eva, ao pecar, duvidou da palavra de Deus e desejou ser semelhante a Ele (Gn 3.1-6).
Muitos pensam que o antônimo de pecado é santidade. Mas, na verdade, o contrário de pecado é amor, visto que, quando pecamos, queremos fazer as nossas vontades egoístas; porém quando amamos, fazemos, como servos, a vontade de Deus em benefício do outro (Mt 25.35-40).


CONCLUSÃO
O mais importante é amar as pessoas como Cristo nos ama; entender que dar é melhor do que receber.
No grande dia, não seremos medidos por nossos poderosos feitos, mas, sim, pelo amor que manifestamos na vida daqueles que o Senhor nos confiou (1 Co 13.3).




ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. Quais são as exigências do amor?







COMO É O AMOR ENTRE UM CASAL?
Deus criou o amor entre um casal para ser um relacionamento de respeito e cuidado, um pelo outro. O homem cuida da mulher e a mulher cuida do homem. 
Em 1 Coríntios 13:4-7 Deus fala sobre o amor puro, que também se aplica ao casal:
É paciente
– ninguém é perfeito, o homem e a mulher precisam ter paciência com as falhas do outro
Não inveja – um casal que se ama fica alegre com os sucessos um do outro e não tenta limitar ou prender
Não se vangloria, não se orgulha – o orgulho impede o casal de consertar seus erros
Não maltrata – cada um deve amar seu cônjuge como a si mesmo, sem ferir
Não procura seus interesses – um casal egoísta não vai sobreviver, cada um deve cuidar dos interesses do outro
Não se ira facilmente, não guarda rancor – a mágoa causa divisão e desconfiança; o perdão é essencial para um casal
Não se alegra com a injustiça – a justiça mantém o relacionamento equilibrado
Se alegra com a verdade – a honestidade com amor constróis um relacionamento saudável
Tudo sofre – o casal que se ama de verdade está pronto a fazer sacrifícios por esse amor
Tudo crê, tudo espera – o amor de casal tem esperança em Deus, que vai abençoar quem fica firme no amor
Tudo suporta – o casal unido pelo amor consegue enfrentar e superar todas as dificuldades da vida, com a ajuda de Deus

https://www.respostas.com.br/o-que-deus-fala-sobre-o-amor-entre-um-casal/



 Biblia online







Vídeo aulaO endereço  na descrição dos vídeo. 





Central Gospel
ANO 2019 


  Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel







 Escola Bíblica Dominical



 Escola Bíblica Infantil




Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019




► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016






Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário