27 de abril de 2019

Lição 4: Do sofrimento á restauração: Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel


TEXTO DE REFERÊNCIA
Jó – Capítulo 42. 1 - 10
1 Então, respondeu Jó ao SENHOR:
2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
7 Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó.
10 Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.

VERSÍCULO DO DIA
10 Assim que Jó orou por seus amigos, o Senhor começou a devolver a ele sua antiga riqueza. Na verdade, Deus deu a Jó duas vezes mais do que ele tinha antes! 


através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.



OBJETIVOS DA LIÇÃO

Entender os propósitos de Deus através do livro de Jó;
compreender que Jó é um exemplo a ser seguido;
Aplicar as lições de Jó a nossa vida Cristã.


Para impactar
Jó em sua história sofreu muito com suas perdas, com a insensibilidade de seus amigos e de sua esposa, porém, ele era um homem fiel, e, jamais, o Senhor deixará envergonhado um servo seu.

Introdução
Quando olhamos para o Livro de Jó, podemos perceber que o sofrimento não nos vem apenas quando pecamos ou nos desviamos do caminho do Senhor, mas ele pode chegar até nós como um teste, uma prova, onde nosso caráter e comportamento são burilados, e aprendemos como servir a Deus de uma maneira mais intensa. Ele perdeu tudo, mas nunca perdeu a Fé em Deus.

Jó foi um homem que fez a diferença em sua geração, não porque era um grande homem, mas porque cria num grande Deus.
Suas forças físicas, e suas emoções foram testadas a exaustão e ele foi aprovado, já que nunca abriu mão daquilo que realmente o manteve firme, a fé.


Ponto chave
“Ele percebe que Deus está realmente com o controle de todas as coisas em suas mãos e que tudo o que passou foi para Jó provar a si mesmo o quanto era capaz de suportar a dor por amor ao seu Senhor."


1 – DIAS DIFÍCEIS
Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
 Jó – Capítulo 3. 3 - 4
3 Pereça o dia em que nasci e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!
4 Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.


Entre as alturas da serenidade espiritual do prólogo e do epílogo, estende-se o abismo da agonia espiritual de Jó. A descida e a subida do abismo ficam marcadas por mudanças súbitas e dramáticas de temperamento espiritual. Estas foram descritas em breves passagens transicionais 
isto é, capítulos de: 
O primeiro delas descreve o mergulho assustadoramente abrupto da paciência às profundezas do abatimento.


1.1 – Acusações e mais acusações
Se já não bastasse todo o sofrimento causado por Satanás em Jó, ele ainda precisava ser coerente em seus pensamentos e suportar toda a acusação de seus "amigos", que não tinham a menor sensibilidade para trazer uma palavra que acalentasse tudo que Jó estava sofrendo.
Jó precisou enfrentar comentários duríssimos como esse de Zofar:
"Às tuas mentiras se hão de calar os homens? E zombarás tu sem que ninguém te envergonhe?", Jó 11.3
E também Elifaz:

"A tua boca te condena, e não eu, e os teus lábios testificam contra ti.", Jó 15.6 

Jó tinha três amigos especiais: Elifaz, da região de Temã, Bildade, da região de Suá, e Zofar, da região de Naamá. Eles ficaram sabendo das desgraças que haviam atingido o amigo e combinaram fazer-lhe uma visita na região de Uz, onde ele morava, para falar como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e para darem um pouco de consolo e ânimo (Jó 2.11). Mais tarde, outro amigo, Eliú, mais jovem que os outros, juntaram-se a eles para fazer a mesma coisa (Jó 32.1-5).

Eles se colocaram contra Jó e o atacaram acusando-o de diversas iniquidades. Duvidaram da integridade de Jó e do seu procedimento para com Deus, mostrando que toda aquela aflição vinha do fato de que Jó havia abandonado os caminhos de Senhor e recebia justo pagamento dessas más obras.

Durante todo o livro de Jó vemos amigos que mais parecem inimigos, atacando sem piedade para poderem prevalecer.

Jó chega a suplicar a compaixão de seus amigos: “Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me atingiu. Por que me perseguis como Deus me persegue e não cessais de devorar a minha carne?” (Jó 19:21-22), e em outro lugar ele lamenta: “Vós, porém, sois forjadores de mentiras, e vós todos, médicos que não valem nada” (Jó 13:4). Aquelas amizades naquele momento tão crucial se tornaram um fardo quase que insuportável para que Jó sustentasse. Ele precisava do alívio de seus amigos, não de suas acusações.


1.2 – A prosperidade dos ímpios
Por muitos momentos Jó ficou se defendendo das acusações que sofrera por parte de seus pseudo amigos, mas por um momento ele fala sobre a prosperidade dos ímpios, que parece que nesta terra suas casas têm paz, que a vara de Deus não está sobre eles, que seus filhos andam saltando, e que seus rebanhos se multiplicam.
Mas chega a hora em que a morte alcança a vida do ímpio e que Deus na sua ira lhe reparte dores, e que bebem do furor do Todo-Poderoso e lembra que não há esperança na morte do ímpio:
"Juntamente jazem no pó, e os vermes os cobrem.", Jó 21.26

Jó descrevera a prosperidade dos ímpios; Ele opõe isto nestes versículos, ao que e os seus amigos sustentaram sobre a destruição certa dos ímpios nesta vida. Ele reconcilia isto com a santidade e justiça de Deus. Ainda que eles prosperem, são levianos e indignos, são desprezíveis para Deus. E os homens sábios, no auge de sua pompa e poder, só existe um passo entre eles e a destruição. Jó refere-se à diferença que a providência marca entre um e outro ímpio em relação à sabedoria de Deus.

Ele é o juiz de toda a terra e fará o que for bom.
A desproporção entre o tempo e a eternidade é tão grande que, se o inferno fosse a sorte de todo o pecador, finalmente haveria pouca diferença se um fosse para lá cantando e outro suspirando. Se um ímpio morre em um palácio e outro em uma masmorra, para ambos serão o verme que não morre e o fogo que não se apaga. Assim, pois, não vale a pena confundir-se devido às diferenças deste mundo.

Para refletir e adorar
"Não é uma grande fé, mas uma verdadeira fé que salva". Charles Spurgeon


2. DEUS MUDA TUDO
"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.", Sl 30.5


2.1. Deus ensinando Jó
Depois de tantos questionamentos dos amigos de Jó, de tantas linhas de raciocínio, Deus resolve falar com Jó, e lhe mostra sua grandeza e sabedoria.
Com setenta perguntas retóricas Deus coloca Jó a pensar, demonstrando que Ele está no controle, e que nada passa despercebido diante dEle.
"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.", Jó 38.4
"A chuva porventura tem pai? Ou quem gerou as gotas do orvalho?
De que ventre procedeu o gelo? E quem gerou a geada do céu?", Jó 38.28,29

"É fundamental para ser vitorioso manter-se fiel e não deixar que a fé desfaleça..."



2.2. Da humilhação a exaltação
Jó chega a conclusão de que Deus é o Todo-Poderoso e que nenhum de seus pensamentos podem ser impedidos. Ele percebe que Deus está realmente com o controle de todas as coisas em suas mãos, e que tudo o que passou foi para provar a si mesmo o quanto era capaz de suportar a dor por amor ao seu Senhor.
E esta experiência trouxe uma aproximação maior de Jó para com Deus:
"Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.", Jó 42.5
Quando ficamos na posição, mesmo em meio às adversidades, no momento certo, Deus mudo o rumo dos ventos sobre nossa vida e aquilo que era dor e tristeza se torna alegria e regozijo da alma.



3. O TEMPO DE CANTAR CHEGOU

"Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará.", Pv 20.22


3.1. Amigos envergonhados
Depois de tudo o que dissera a Jó, Deus falou com Elifaz, dizendo que tanto ele como seus dois amigos não disseram do Senhor o que era reto, por isso deveriam oferecer holocausto, porém quem oraria por eles seria o próprio Jó. Então fizeram como Deus ordenara, e Jó orou por eles.
Aqueles que se levantam contra um ungido de Deus, no tempo certo terão que aceitar que nada destrói um cervo fiel, e ainda Deus os conserva em vida para assistirem a mudança do cativeiro daquele que tanto desejaram mal.



3.2. Deus muda o cativeiro
Deus mudou o cativeiro de Jó e tudo o que ele havia perdido, Deus restituiu o dobro de seus bens, seus dez filhos e lhe devolveu sua saúde, pois, depois dessa situação, ainda viveu Jó cento e quarenta anos.
Muitas vezes nossa fé é colocada em prova, porém o segredo é permanecer fiel àquilo que realmente importa: a Palavra de Deus, e também ter fé de que dias melhores virão, pois afinal de contas servimos ao Único e Poderoso Deus.
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.", Is 40.31



Conclusão.
O livro de Jó é a demonstração clara de que as convicções de um servo de Deus não devem ser mudadas diante das circunstâncias. É fundamental para ser vitorioso manter-se fiel e não deixar que a fé desfaleça, pois no tempo determinado por Deus o cativeiro muda e nome do Senhor é exaltado.



Aprendeu
1. O que acontece quando a morte chega para o ímpio?



2. Qual a conclusão a que Jó chega?



3. Com qual dos amigos de Jó, Deus falou?








Lições bíblicas Betel
Ano 2019










Lições bíblicas Betel
Ano 2018

 Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo




Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »



 Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”



 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Lições bíblicas Betel
Ano 2016

 Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"



 Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel



 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família







► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018



► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017



► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG



 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 


 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário