11 de abril de 2019

Lição 2: Jó, fidelidade em meio á crise: Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel


TEXTO DE REFERÊNCIA 
8 Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
9 Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra.
11 Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
13 Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito,
14 que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;
15 de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.
16 Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.
17 Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.
18 Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito,
19 eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova.
20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;
21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!
22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.




Versículo do dia
Jó – Capítulo 1. 21
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.



através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.





OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conhecer quem foi Jó;
Entender porque Jó passou por todo o sofrimento;
Aprender que que a circunstâncias da vida não pode superar as convicções de um servo de Deus.



Para impactar
O primeiro livro poético trata da vida de um grande homem, que passou por momentos terrivelmente inacreditáveis, porém suportou e glorificou ao seu Senhor.



Introdução
Nesta lição trataremos do início do livro de Jó. É muito importante entender que este livro, assim como todos os outros sessenta e cinco livros da Bíblia, apesar de ter o nome Jó, tem como centro de sua história um Redentor, ou seja, Cristo.



Ponto chave
Satanás imaginou que tocando em tudo o que Jó possuía, ele blasfemaria contra Deus, porém aquilo que o inimigo não sabia era que Jó não adorava ao Senhor pelo que recebia dele, mas era abençoado por Deus, porque o adorava.


1. SEU NOME ERA JÓ
Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

Jó 1.1
Jó é citado apenas duas vezes em toda a Escritura (Ez 14.12-23; Tg 5.11), fora do livro que leva o seu nome. Na primeira passagem, salienta-se a retidão e o poder de intercessão de Jó, que é colocado ao lado de outros homens especiais (Noé e Daniel). Na segunda, fala-se de sua capacidade de lidar com o sofrimento.

Jó tradicionalmente é traduzido como “perseguido” e “pesaroso”, embora também admita vários outros significados como “aquele que retornará”, “voltado sempre para Deus” ou ainda “quem persiste”, indicando assim uma forte relação com a persistência enquanto meio de vida. Trata-se de um nome de constante apologia à perseverança na fé.
No entanto, é James Strong quem dá o significado mais perturbador do nome de Jó. Seu nome no hebraico é “’Iyowb” cujo significado é: “odiado”. O termo é procedente de outra palavra hebraica: “oyeb” ou (forma completa) “owyeb” cujo significado é: “inimigo”; “inimigo pessoal” ou “inimigo nacional”. Sua forma grega quer dizer: “clamor de aflição” ou “Eu exclamarei”. Um homem conhecido pela sua piedade, consistência e coragem em suportar provações. (Dicionário Strong).

A explicação mais plausível para o significado ao pé da letra de Jó como sendo “odiado” ou “inimigo”, reside nas perguntas: odiado de quem? Inimigo de quem? Apesar de suas aflições terem sido permitidas por Deus, quem investiu com fúria sobre ele foi o inimigo de todos os servos de Deus (1Pe 5.8), isto é, o Diabo. Ele odeia o ser humano e tal ódio resulta nas práticas usuais e peculiares dele contra a raça humana: “roubar, matar e destruir”(Jo 10.10).



1.1 Entendendo as qualidades de Jó

A Bíblia não relata a época em que Jó viveu, e nem quem foi o escritor do seu livro, mas sabemos que toda a escritura é divinamente inspirada (2 Tm 3.16-17), porém, muito mais importante do que saber em época Jó viveu, é saber aquilo que o caracterizou como um homem tão importante, e um exemplo de fé e de confiança em Deus.
Jó era um homem sincero: Pessoa que age francamente, compromissado com a verdade, que não age com dissimulação".
Jó era um homem reto: Pessoa que denota honestidade, verdadeiro, íntegro".
Jó era um homem temente a Deus: Pessoa que tem obediência, respeito à soberania de Deus.
Jó era um homem que se desviava do mal: Pessoa que se esquiva do pecado, que evita a maldade.
Este era Jó, um homem de qualidades!


Logo no início do livro, Jó é apresentado como homem extremamente correto, inculpável, “íntegro”, irrepreensível, justo, precavido (“evitava fazer o mal”), “reto” (“andava na linha”) e “temente a Deus” (Jó 1.1). Era um homem especial, fora de série, um exemplo impressionante em sua época e em nosso tempo. Duas vezes o próprio Deus afirma que Jó era sem igual: “No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele” (Jó 1.8; 2.3).

Em geral, o que os cristãos sabem a respeito de Jó é apenas o que está no prólogo (os dois primeiros capítulos) e no epílogo (os 12 últimos versos do último capítulo). Passa-se por cima de toda a parte poética do livro, que valoriza tremendamente o caráter de Jó. Já o leitor que examina o miolo do livro fica perplexo com a incrível resistência do homem da terra de Uz frente a toda sorte de sofrimento, como se pode ver a seguir. Jó era irrepreensível…



1.2. Um homem abastado
Segundo a Bíblia, Jó era um homem muito próspero:
"E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.", Jó 1.3Jó também tinha dez filhos, Jó 1.2, prova de uma vida abençoada em todos os sentidos. O livro de Jó, no entanto, revela que a maior riqueza não está no que se tem e sim em quem se confia.

Jó não era sem igual só no terreno ético. No que diz respeito à prosperidade, ele era aprovado e bem-sucedido em tudo. Jó tinha saúde, família, riquezas e muita gente a seu serviço. Era “o homem mais rico do oriente”. 


Para refletir e adorar 

 É muito improvável que Deus use uma pessoa que nunca sofreu profundamente uma dor". A. W. Tozer


2. VIVENDO A PROVA
Quando tudo parecia bem, Jó é surpreendido por situações que deixariam qualquer pessoa desorientada, porém, ele se manteve fiel até o fim.


2.1. Tempo de adversidade

Quando os filhos de Deus foram se apresentar perante o Senhor, entre eles se apresentou Satanás.
"E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.", Jó 1.8Diante do testemunho de Jó, o inimigo se levanta para desafiar sua fidelidade a Deus.
Satanás recebe permissão para tocar em tudo o que Jó possuía, e assim o faz; porém existem coisas no homem que ninguém alcança e nem toca, e uma dessas coisas se chama fé.

"Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos..."



2.2. Uma grande dor

Imagine nos dias de hoje algumas situações, como: perder todo o patrimônio que você tanto lutou para conquistar, perder um filho amado e saber que os funcionários de sua empresa foram assassinados. Imagine todas estas tragédias acontecendo no mesmo dia, pois foi exatamente o que houve com Jó, perdeu seu patrimônio, perdeu não um, mas dez filhos e seus servos foram mortos, restando apenas alguns para trazerem as mensagens de tragédias.
Muitas pessoas se desesperariam diante de uma dor como essa, mas Jó não fez assim:
"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.", Jó 1.20



3. ESPERANÇA EM MEIO A CRISE

"Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.", Jó 14.7-9



3.1. Vivendo a esperança
Satanás imaginou que tocando em tudo o que Jó possuía, ele blasfemaria contra Deus, porém aquilo que o inimigo não sabia era que Jó não adorava ao Senhor pelo que recebia dEle, mas era abençoado por Deus, porque o adorava com sinceridade.


3.2. Fé inabalável
Quantas vezes nos momentos de crise, a primeira coisa que fazemos é murmurar contra Deus, perguntar os "porquês", coloca a culpa das nossas dificuldades em alguém e, às vezes, transferimos essa culpa para Deus, porém Jó, em meio à crise, lembrou-se de Deus como Senhor e o adorou (Jó 1.20).
"Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.", Jó 1.22



Conclusão.
A história de Jó deve ser vista não como uma provação, como se Deus quisesse averiguar se Jó o adoraria em meio às dificuldades. Deus que é soberano, já sabia quem era Jó, mas Satanás não sabia o quanto um homem é capaz de suportar por amor a Deus. Ainda podemos dizer mais, nem Jó sabia o tamanho de sua resiliência diante das adversidades.


Aprendeu
1. Fale sobre duas qualidades de Jó?


2. Muitas pessoas se desesperariam diante de perdas tão significativas como a de Jó, porém o que ele fez?


3. Diante deste sofrimento, em que momento Jó pecou?









Lições bíblicas Betel
Ano 2019










Lições bíblicas Betel
Ano 2018

 Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo




Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »



 Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”



 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Lições bíblicas Betel
Ano 2016

 Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"



 Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel



 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família







► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018



► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017



► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG



 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 


 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário