19 de abril de 2019

Lição 03: Conhecendo a igreja a partir dos títulos e símbolos bíblicos : Pré - aula, Slides - Adultos: Betel Dominical

Texto Áureo
"Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.", 1 Tm 3.15


Verdade Aplicada
Os símbolos e títulos bíblicos aplicados à Igreja nos ajudam a compreender nosso viver como Igreja do Senhor.


Objetivos da Lição
1 - Apresentar alguns Símbolos e Títulos Bíblicos;
2 - Explicar o significado dos Símbolos Bíblicos;
3 - Confrontar aquilo que a Bíblia diz que a Igreja é com aquilo que ela faz.



Textos de referencia
1 Coríntios 12.12-14,26-27
12. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
26. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.



através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 5



Harpa Cristã: 196


Harpa Cristã: 455


Motivo de Oração
Ore para que sejam multiplicados o número de cristãos por todo o mundo.





Introdução
A Igreja é uma das poucas formas visíveis do relacionamento corporativo dos cristãos. A Bíblia emprega uma série de imagens para descrevê-la, cada uma contribui significativamente para a nossa compreensão.





1. Títulos da Igreja
Os títulos são nomes dados à Igreja e a seus membros que expressam alguma particularidade e qualidade como indivíduos.



1.1. A Esposa de Cristo
No Antigo Testamento, temos a figura simbólica entre Deus e Israel, dentro da qual Israel atua como noiva e esposa (Is 54.5; Jr 3.14; Os 2.19-20). No livro de Cantares de Salomão, nos é apresentado um quadro de namoro e amor nupcial. No Novo Testamento, João Batista refere-se a Jesus como esposo (Jo 3.29). O próprio Cristo se autodenominou como o esposo (Mt 9.15). Em uma parábola Jesus compara o reino dos céus com uma festa de casamento (Mt 22.2). O apóstolo Paulo escrevendo sobre o cuidado com a Igreja, identifica Cristo como o marido (2Co 11.2). No livro de Apocalipse, encontramos a Igreja como a esposa, em um texto onde as Bodas do Cordeiro está em foco (Ap 19.7), celebrada em meio a um grandioso banquete espiritual. Em Efésios 5.23-32, o apóstolo Paulo faz uma comparação entre o amor de Cristo para com a Igreja, com o do marido e a esposa. Aprendemos que Deus manifestou o Seu amor por nós entregando o Seu Filho Unigênito por nós. Assim como Ele nos amou primeiro, Jesus escolheu nos para amar acima da própria vida.

1.2. Cristãos
Em 1Pe 4.16, lemos: "Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.". O termo "cristão" era originalmente usado por aqueles que eram hostis ao cristianismo, aqui, aqui, ele é usados como acusação. A palavra "cristão"encontra-se somente três vezes no Novo Testamento (1Pe 4.16; At 11.26; 26.28). É possível que ainda fosse um termo afrontoso, quando Pedro a empregou. Ou seja, ser cristão é muitas vezes ser perseguido e sofrer em nome de Jesus. Partilhar do nome de Jesus é partilhar do Seu ministério de amor e entrega.


1.3. Santos
Paulo chama os cristãos em suas cartas de santos (2Co 1.1; 13.12; Ef 1.1; Fp1.1; Cl 1.2; Fm 5). Os Cristãos devem "aperfeiçoar a santificação no temor de Deus" (2Co 7.1), ou seja, levar a santificação ao seu fim destinado, por meio da qual sejam encontrados irrepreensíveis na vinda do Senhor (1Ts 3.13). Aquele que é santo tem uma vida consagrada e pautada em Deus.


2. Identidade coletiva da Igreja
Uma característica importante é que, como um conjunto de pessoas, a Igreja possui identidade coletiva, ou seja, todos juntos possuem qualidades únicas como um único povo.


2.1. O Corpo de Cristo
Em 1 Coríntios 12.27, Paulo chama a Igreja de Corpo de Cristo.
Estamos todos, como Igreja, associados a Jesus, ligados, nutridos e subordinados a Ele, assim como a videira (Jo 15.1-11). Sendo assim, todos os diversos membros receberam dons (espirituais ou ministeriais), não para a satisfação pessoal, mas para a edificação (aperfeiçoamento) do Corpo como um todo (1Co 14.4-5, 12). Cada membro precisa do outro, e cada um é necessário para o outro. O Corpo deve se caracterizar por comunhão genuína, isso não significa meramente inter-relação social, mas um profundo sentimento entre os membros e compreensão mútua. Entretanto, grandes são os desafios, pois não deve haver barreiras em relação aos relacionamentos e à comunhão, e não deve haver subgrupos na igreja. Certamente, existem afinidades, contudo, não devem ser desculpas para exclusivismo e partidarismos.



2.2. O povo de Deus
No Antigo Testamento, Israel cumpria o papel de "povo de Deus". Deus se interessa, protege e guarda (Dt 32.10). Ele exige exclusividade do Seu povo, que possuía uma marca especial, a saber, a circuncisão. No Novo Testamento, a Igreja ocupa essa posição, e sua marca especial é a circuncisão do coração (Rm 2.29; Fp 3.3). O que consiste em o novo povo de Deus? Levar o Seu nome como propriedade exclusiva e viver uma vida de santidade (Ef 5.25-27).


2.3. A família de Deus
Paulo diz em Efésios 2.19: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.". A expressão retirada da vida familiar, sugere uma relação mais próxima. Agora, os gentios são "família de Deus", membros plenos da Sua família, na mesma base que os filhos naturais de Abraão entraram na na família de Deus pela mesma fé preciosa. Assim, judeus e gentios, pessoas de quaisquer raças, cores ou posições, estão juntos na família de Deus, na mesma família. O tratamento "irmãos" talvez seja o termo mais comum no Novo Testamento para identificar os que estão em Cristo Jesus. Agora em Cristo, somos filhos de Deus por adoção (Rm 8.15; Gl 4.5; Ef 1.5), e, consequentemente, participantes dessa família.


3. Outras figuras bíblicas da Igreja
As figuras apresentadas neste tópico revelam mais profundamente o relacionamento de Jesus Cristo com o Seu povo, bem como o propósito divino, que não está restrito à presente era, mas alcança a eternidade.


3.1. Templo do Espírito
A Igreja é habitada pelo Espírito, tanto individual como coletivamente (1Co 3.16-17;6.19). Ao habitar na Igreja, o Espírito Santo transmite Sua vida a ela. As qualidades que fazem parte de Sua natureza e que são chamadas de "fruto do Espírito" são encontradas na Igreja (Gl 5.22). A presença dessas qualidades é um indicador da atividade do Espírito Santo e, em certo sentido, da genuinidade da Igreja. Assim como o Espírito é um, também produz unidade no Corpo. Isso não significa uniformidade, mas unidade de propósito e ação. Ele produz sensibilidade à liderança do Senhor. Jesus prometeu continuar presente com Seus discípulos (Mt 28.20; Jo14.18,23). Assim, o Espírito Santo, que habita em nós, é a presença de Jesus conosco. Com isso, Ele transforma os cristãos estagnados em cristãos responsivos e obedientes à direção do Senhor. É ele quem equipa o Corpo, concedendo-lhe os dons, os quais, em alguns casos, são pessoas para preencher diversas posições e, em outros, com capacidades especiais (1Co 12.11).


3.2. Coluna e firmeza da Verdade
Há apenas um lugar em que este nome é aplicado à Igreja, a saber: "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." (1 Tm 3.15). Refere-se à Igreja em geral, e, portanto, aplica-se a cada parte dela. A figura expressa o fato de que a Igreja é guardiã da verdade, cidadela da verdade e defensora da verdade contra os inimigos do Reino de Deus. A Igreja é o veículo de salvação, no sentido de que anuncia o plano divino de salvação. Karl Barth, em sua Teologia da Palavra, fala sobre três aspectos: Jesus é a Palavra encarnada; a Bíblia é a Palavra escrita; e a pregação é a Palavra proclamada. A Igreja tem compromisso com a Palavra e a Palavra é a verdade (Jo 17.17).



3.3. Jerusalém de cima
Vemos essa expressão em Gálatas 4.26 e Apocalipse 21.9-10. No Velho Testamento, Jerusalém descrita como lugar onde Deus habitava entre querubins e onde, Ele tinha contato com o Seu povo. O Novo Testamento, considera a Igreja como reprodução exata da Jerusalém veterotestamentária e, daí, da-lhe o mesmo nome. De acordo com esta descrição, a Igreja é lugar de habitação, embora ainda parcialmente na terra, pertence à esfera celestial. Com isso, aprendemos que é na Igreja que Deus habita, fala e se revela.


Conclusão
Conhecer os nomes e títulos da Igreja serve para que entendamos suas características, função e propósito. Conhecer quem somos é tão importante quanto saber o que devemos fazer







Questionário 
1. Como João Batista refere-se a Jesus ?
R: Como Esposo (Jo 3.29).



2. O que o apóstolo Paulo faz em Efésios 5.23-32 ?
R: Uma comparação entre o amor de Cristo para com a Igreja, com o do marido e a esposa (Efésios 5.23-32).



3. Como Paulo chama os cristãos em suas cartas?
R: De santos (2Co 1.1; 13.12; Ef 1.1; Fp 1.1; Cl 1.2; Fm 5).



4. Em 1 Coríntios 12.27, como Paulo chama a Igreja?
R: De Corpo de Cristo (1 Co 12.27).



5. Qual é a marca especial da Igreja?

R.: A circuncisão do coração (Rm 2,25; Fp 3.3).













Pré - aula:






SLIDES:





















Fontes: 
Slides: www.revistaebd.com
Videos aulas: youtube com vários professores para ter um entendimento melhor.
Betel.





Lições bíblicas Betel
Ano 2019
 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário