5 de abril de 2019

Lição 1 - A Igreja e o Plano Divino: Pré - aula - Adultos: Betel Dominical

TEXTO ÁUREO
“Grande é este mistério: digo-o, porém, a respeito de Cristo e da Igreja. ” (Ef 5.32)


VERDADE APLICADA
Como a igreja do Senhor, devemos cumprir o propósito de Deus como novo povo que O adora, O glorifica e proclama a Sua Palavra.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

► APRESENTAR o que é ser e estar na igreja;
► EXPLICAR a diferença entre Israel, Igreja e Reino de Deus;
► MOSTRAR o propósito de Deus para a Igreja.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Cl 1.26 – O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;

Cl 1.27 – Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;

Cl 1.28 – A quem anunciamos, admoestando a todo o homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo;

Cl 1.29 – E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que obra em mim poderosamente.




através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



HINOS SUGERIDOS

Harpa Cristã: 37


Harpa Cristã: 203


Harpa Cristã: 206


Motivo de Oração
Ore para que Deus revele e confirme o seu chamado.


INTRODUÇÃO
As lições deste trimestre foram preparadas com muito carinho pelo Pr Sérgio Costa e têm por objetivo estudar de forma panorâmica a História da Igreja, doutrina e Missão e tudo isso sob o aspecto prático, ou seja, a Igreja no cumprimento da sua missão na Terra até os dias de hoje. Portanto, o tema do nosso novo trimestre será de muita relevância no nosso meio.


1. DEFINIÇÃO DE IGREJA
Antes de qualquer definição de Igreja, precisamos abranger mais sobre o assunto. Algumas pessoas conhecem igreja como uma organização, um local onde nos reunimos para adorar. Mas não é somente isso que devemos conhecer, o nosso enfoque estará em saber quem somos como igreja, o que significa ser igreja, bem como estar participando desta comunidade. Assim, a igreja não é apenas uma organização, mas um organismo vivo e divino que tem como encargo precípuo a salvação dos pecadores e a congregação dos salvos a caminho da glória. A Igreja não é obra humana (Mt 16.18), mas criação especial de Deus mediante Cristo, seu Filho Amado. Jesus, como cabeça da Igreja (Ef 1.22,23), amou-a e se entregou por ela (Gl 2.20).


1.1. A palavra igreja
A palavra “igreja”, no grego, ekklēsia, significa “chamados para fora”. Originalmente, os cidadãos de uma cidade eram chamados mediante o toque de uma trombeta, que os convocava para se reunirem como assembleia em determinado local, a fim de tratarem de assuntos comunitários. Da mesma forma, a Igreja é um grupo de pessoas chamadas para fora do mundo, para formar um povo seleto, especial, pertencer a Deus e servi-lo (1 Pe 2.9,10; 1 Ts 1.9). Portanto, a igreja é um organismo místico composto por todos os que pela fé, aceitaram o sacrifício vicário de Cristo. Ao estabelecer a igreja, Jesus tinha um propósito: Levar os salvos a adorarem a Deus, proclamando-O através do testemunho e da pregação do Evangelho.


1.2. O que é ser igreja?
Jesus escolheu seus discípulos e os preparou e capacitou para prosseguir Seus ensinamentos. A esses discípulos Jesus confiou a missão de “estar com ele” e de “anunciar o Evangelho”, conforme dito pelo pastor Sergio Costa. Assim, ser igreja é ser discípulo de Jesus, convivendo e sendo obediente a Sua Palavra. A palavra grega mathēthēs, traduzida para o português, significa discípulo. O dicionário grego de Taylor a define como se referindo aos que aderiam a Jesus. Portanto, ser discípulo de Jesus é aderir a Ele e a seus ensinos. Aderir no sentido de viver com Ele e para Ele. É estar a seus pés e dEle retirar ensinos e exemplos a serem seguidos. Este é o sentido de discípulo no Novo Testamento. Há uma coisa importante que precisa ser dita sobre o que significa ser discípulo de Jesus. Nenhum ser humano que já viveu sobre a face da Terra conseguiu ser discípulo de Cristo, sem antes passar por uma experiência de conversão através do próprio Cristo. Do Senhor é que obtemos forças e condições para a eficácia do discipulado. Aliás, o padrão de vida que o Senhor estipulou para o discípulo é tão elevado que ninguém pode alcançá-lo baseado em sua condição natural, humana. Precisamos de uma capacitação espiritual, moral e ética que só pode ser obtida pela própria presença de Jesus Cristo. Ele vivendo em nós e através de nós. O apóstolo Paulo chega a dizer que o verdadeiro discípulo tem a “mente de Cristo” (1 Co 2.16). “O discípulo, portanto, deve agir e reagir como se fora o Senhor mesmo”.


1.3. O que é estar na igreja?
A Igreja não é constituída por cimentos, tijolos e ferros, mas por aqueles que experimentaram o novo nascimento e amam a Jesus de todo o coração. O valor da Igreja não é adquirido de sua arquitetura, de suas obras sociais ou da quantidade de filiais que possui, mas do precioso sangue de Cristo. Ainda que classificada em universal e local, a Igreja de Cristo é apenas uma. É um só corpo constituído por membros de todas as nações, raças e línguas. A verdadeira Igreja de Cristo é indivisível - pois não há duas Igrejas de Cristo; militante, porque é composta por todos os salvos vivos; triunfante, visto ser caracterizada por aqueles que já se encontram na glória com o Senhor. Portanto, estar na igreja não é apenas pertencer a esta ou aquela igreja, mas estar é participar, cultuar, adorar, glorificar e congregar. Todos juntos em plena comunhão trabalhando na obra do Senhor Jesus.


2. O plano de Deus
Jesus projetou visivelmente, a existência duma sociedade de seus seguidores que daria aos homens seu Evangelho e ministraria à humanidade no seu Espírito, e que trabalharia pelo aumento do reino de Deus como ele o fez. Ele não modelou nenhuma organização e nenhum plano de governo para essa sociedade... Ele fez algo mais grandioso que lhe dar organização — ele lhe concedeu vida. Jesus formou essa sociedade de seus seguidores chamando-os a unirem-se a Ele, comunicando-lhes, durante o tempo em que esteve no mundo, tanto quanto fosse possível, de sua própria vida, de seu Espírito e de seu propósito. Ele prometeu continuar até ao fim do mundo concedendo sua vida à sua sociedade, à sua igreja.


2.1. A Igreja e Israel
A nação de Israel é relatada como uma igreja no sentido de ser uma nação chamada dentre as outras nações a ser um povo de Deus. (Atos 7.38) Na verdade, Deus criou para si mesmo um povo específico a partir da promessa feita a Abrão (Gn 12.1-3). O Egito foi o local onde Israel foi originado, passaram-se quatrocentos anos para que os filhos de Israel se multiplicassem e tornassem uma grande nação. (Êx 19.6). O Senhor chama Israel de “meu povo”. “E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores” (Êx 3.7). Quando o Antigo Testamento foi traduzido para o grego, (Septuaginta) a palavra "congregação" (de Israel) foi traduzida "ekklesia" ou “igreja”. Israel, pois, era a congregação ou a igreja de Jeová. Depois de a igreja judaica o ter rejeitado, Cristo predisse a fundação duma nova congregação ou igreja, uma instituição divina que continuaria sua obra na terra (Mt 16.18). Essa é a igreja de Cristo, que veio a ter existência no dia de Pentecoste.


2.2. A Igreja e o Reino de Deus
O Reino de Deus e Sua Igreja estão de fato interligados entre si. Jesus ao escolher os apóstolos os comissionam para serem os proclamadores do Reino de Deus. Jesus capacitou formal e espiritualmente os apóstolos para que interpretassem a sua vida e os seus ensinos conforme as Escrituras do Antigo Testamento (Lc 24.44-47). Não se trata de um reino físico ou político, mas de um reino espiritual, a saber, o predomínio de Deus sobre um povo por Ele redimido (Rm 14.17; 1 Co 4.20; 2 Ts 1.5). É o povo genuinamente cristão, remido por Cristo, que aceita as condições do reino de Deus e se esforça por viver em obediência à sua vontade, ou seja, a Igreja que está sob o domínio de Deus. É, também, um reino invisível. Jesus declarou que o seu reino não se pode ver fisicamente, porque não vem com aparência exterior. O reino que Ele estava implantando situava-se a partir do coração dos seus discípulos (Lc 17.20,21). É um reino que se manifesta no ser humano, de dentro para fora. Por isso, as ações do homem salvo por Cristo são a expressão do Reino de Deus na sua presente manifestação através da Igreja de Cristo.


2.3. A Igreja visível e a invisível
Igreja visível ou local A palavra igreja, em sentido literal, abrange o conceito de “congregar” e “reunir”, pois se trata da reunião dos fiéis em um local específico. A Bíblia emprega o plural “igrejas”, a fim de referir-se às igrejas locais (At 9.31; 16.5; Rm 16.4; 16.19; 2 Co 8.1; Gl 1.2). No entanto, quando o termo está no singular, cita-se a região na qual a igreja local encontra-se (At 14.23; Rm 16.1; 1 Co 1.2; 4.17; 1 Ts 1.1). A perspectiva local da igreja fortalece o fato de que o trato e relacionamento de Deus com ela não é só universal, mas local, congregacional e direto.
Igreja Invisível ou Universal. A Igreja universal é o conjunto de todos os salvos em Cristo. É citada no Novo Testamento no singular - “igreja” - nos textos de At 20.28; 1 Co 12.28; Ef 1.22; 5.27; 1 Tm 3.15; Hb 12.23. No plano eterno de Deus, a Igreja universal foi arquitetada por Ele antes da fundação do mundo (Ef 1.4,9,10), e, tem um caráter geral porque inclui todos os cristãos remidos por Cristo, dentre todos os povos.
A Igreja universal, o Corpo místico de Cristo, é invisível e constituída por todos os salvos em Cristo. A igreja local é visível e composta por todos os crentes regionais que se reúnem visivelmente.



3. CARACTERÍSTICAS DO NOVO POVO DE DEUS

O homem é um ser social; ele anseia comunhão e intercâmbio de amizade. Assim, é natural que ele se congregue com aqueles que participam dos mesmos interesses. A igreja provê uma comunhão baseada na Paternidade de Deus e no fato de ser Jesus o Senhor de todos. É uma fraternidade daqueles que participam duma experiência espiritual comum. O calor dessa comunhão era uma das características notáveis da igreja primitiva. Uma das características mais atraentes da do povo de Deus era o calor e a solidariedade da comunhão — comunhão em que todas as distinções terrenas eram eliminadas e os homens e mulheres tomavam-se irmãos e irmãs em Cristo.


3.1. Um povo que edifica

A igreja do Senhor é um organismo vivo, assim é importante buscar conhecimento e sabedoria, isso serve para resistir aos falsos ensinos e desvios. Mas como povo de Deus que edifica nossa função não se limita apenas à proclamação do Evangelho. Servimos a Deus, mas também ao próximo (12 29-31). Como povo de Deus, temos que ajudar suprindo as necessidades uns os outros. A igreja local, portanto, deve socorrer os necessitados, as viúvas e os desamparados. A prática do bom serviço através do Corpo de Cristo é um mandamento do Senhor. “Amar ao próximo como a ti mesmo” (Mc 12.31). A proclamação, a comunhão e o serviço farão do povo de Deus uma autêntica expressão do Reino de Deus (Tg 2. 14-26). O povo de Deus deve ser zeloso e edificado, deve preservar a sua identidade, pregando e vivendo a Palavra de Deus, amando ao próximo e lutando contra as distorções das Sagradas Escrituras.


3.2. Um povo para glorificar a Deus

O ministério futuro de Cristo que consiste em glorificar os cristãos e dar-lhes a vida eterna em sua presença será o clímax da graça iniciada na salvação (cf. Ef 2.7). A igreja glorifica a Deus quando se dispõem a fazê-lo conhecido a cada pessoa que ainda não o conhece – isso se chama evangelização. Mas a igreja também glorifica a Cristo quando cumpre o seu papel sacerdotal de ser um modelo de entrega e obediência a Deus – isso se chama adoração. Na adoração, Cristo é glorificado em nós – na evangelização, Cristo é glorificado através de nós.
"Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos” Ap 15.4.



3.3. Um povo que evangeliza
A Grande Comissão profética da Igreja está implícita na Grande Comissão que lhe foi outorgada por Cristo (Mt 28. 18-20). Vários textos dos Evangelhos e dos Atos dos Apóstolos falam da abrangência ilimitada da missão profética da Igreja (Mt 28.18-20; Mc 16.15-20; Lc 24.46,47; At 1.8). Essa missão profética de pregar o Evangelho tem seu alicerce na autoridade de Jesus. É função de a Igreja proclamar a todos que se arrependam, para que sejam perdoados os seus pecados (Mc 1.14), e possam ingressar no Reino de Deus. O novo pacto de Deus (Êx 19.1,2; Ef 3.2-5). Da semente de Abraão, Deus suscitou Israel e fez um pacto com esse povo para ser o seu representante na Terra. Israel recebeu de Deus uma missão profética, mas falhou. Então, o Todo-Poderoso elegeu um novo povo constituído de judeus e gentios, estabelecendo através de seu Filho Jesus um novo pacto. Deste modo, as promessas de Deus a Abraão cumprem-se na Igreja (Ef 3.10,11; Hb 8.6).


CONCLUSÃO
Ser Igreja do Senhor é edificante, mas temos a responsabilidade de proclamar e demonstrar as virtudes do Reino de Deus a toda criatura (1 Pe 2.9). Neste mundo, nós os salvos, estamos aqui para servir ao Senhor e ao próximo (Fl 2.3,4). Um dia, estaremos para sempre com o Senhor, mas enquanto esse dia não chega, devemos seguir o exemplo de Cristo, que sendo Deus, tomou a forma de servo (Fl 2. 5-11). Que venhamos como Igreja do Senhor Jesus Cristo, evidenciar o Reino de Deus neste mundo através de nossa vida, testemunho e proclamação do Evangelho.




QUESTIONÁRIO
1. Como a Bíblia designa a igreja?
R.: Como um mistério (Ef 1.9).



2. O que a parábola do joio e do trigo e da rede de pesca lançada ao mar sustentam?

R: A distinção que nem todos que estão na igreja são Igreja do Senhor
Mt 13.24-30, 36-43, 47-49).




3. Por que é necessário doutrinar os membros da igreja?
R: Para que possam resistir aos desvios doutrinários e à apostasia (Cl 2.7).



4. Qual é o principal propósito da Igreja?
R: Glorificar a Deus (Rm 15.6-7).



5. O que é a Grande Comissão?
R: Uma ordem de Jesus para que a Igreja vá por todo o mundo e faça discípulos de todas as nações (Mt 28.19; Mc 16.15; At 1.8)






Pré - aula:
   










Lições bíblicas Betel
Ano 2019
 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário
volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário