6 de abril de 2019

Lição 1: Conhecendo os livros poéticos: Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel

TEXTO DE REFERÊNCIA 
    Salmos 119.105-112
105 A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!

106 Prometi ao Senhor, e volto a prometer: “Cumprirei as tuas justas decisões! “

107 Senhor estou dominado pelo desespero; renova a minha vida através da tua palavra.

108 Aceita, ó Senhor, as minhas palavras de gratidão, pois elas são sinceras. Ensina-me a praticar as tuas instruções para a vida.

109 Minha vida está sempre por um fio, mas não me esqueço da tua Lei.

110 Homens que se desligaram completamente de Deus fazem planos para me destruir, mas nem isso pode me afastar das tuas instruções.

111 A tua vontade revelada é para mim uma herança eterna, a maior alegria para o meu coração.

112 Estou decidido a obedecer às tuas ordens escritas, até a morte.



Para impactar
Conhecer os livros poéticos, é conhecer um pouco mais do caráter de Deus. Estes livros demonstram o quão justo, misericordioso e amoroso é o Senhor Jeová.


VERSÍCULO DO DIA
Salmos 119.105
A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar! 


através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.



OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conhecer os livros poéticos;
Entender os motivos de suas histórias.
Aprender que os livros poéticos apresentam também o caráter de Deus.


INTRODUÇÃO
Neste trimestre trataremos dos 5 livros poéticos composto por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Os livros poéticos não são belos simplesmente pelo fato de forma poética mas, principalmente, porque trata da grandeza do Deus soberano.
Os livros Poéticos contidos na Bíblia são cinco, a saber: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

Estes cinco livros que ficam entre os livros históricos e proféticos são muitos diferentes do que aqueles que vêm antes ou depois deles. Os livros poéticos não são históricos. Os outros livros são históricos: contam a história do povo de Israel. Estes livros são experimentais. Os livros históricos falam de uma nação como tal, da nação hebraica.

Os livros poéticos não tratam da nação de Israel, mas tratam de assuntos individuais do coração. Os livros poéticos falam de indivíduos como tais, do coração humano. Os livros poéticos não são a única poesia encontrada no Velho Testamento. Estes livros são o grupo poético de livros.

Os livros poéticos falam das experiências da vida, da relação do coração com Deus e da intimidade que o salvo tem com Deus.



Ponto chave
“Paulo diz em sua segunda carta a Timóteo: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.", 2 Tm 3.16-17


1 – APRESENTANDO JÓ E SALMOS
Jó e Salmos tratam dos cuidados de Deus para com sua criação mais sublime, o homem. As circunstâncias podem ser adversas, mas o Senhor continua no controle (Jó 1.1.)
Quem escreveu o livro de Jó? A resposta é: " não se sabe", estudiosos trazem como possibilidade: Moisés, Eliú, Salomão, Esdras e o próprio Jó; são só hipóteses não comprovadas historicamente mas como Paulo diz em sua segunda carta a Timóteo: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.", 2 Tm 3.16-17
Este belo livro conta a história de Jó, um homem reto e temente a Deus que passa pelas maiores provações que alguém jamais possa imaginar, perde filhos, bens, saúde e é desprezado por seus amigos, porém, tudo isto não é capaz de fazer com que Jó perca sua fé no Deus Altíssimo. Ele vê tudo o que construiu desmoronar, mas sua convicção no Redentor restitui a ele tudo o que havia perdido.

O livro de Jó:


Escritor: Desconhecido;

Data: cerca de 2000 a.C. (?);

Tema: Por que sofre o justo?

Um Dos mais antigos livros das Escrituras inspiradas! Um livro tido na mais alta estima e muitas vezes citado, todavia muito pouco entendido pela humanidade.

Por que foi escrito este livro, e de que valor é para nós hoje? A resposta é indicada no significado do nome de Jó: “Objeto de Hostilidade.” Sim, este livro trata de duas importantes perguntas: Por que sofrem os inocentes? Por que permite Deus a iniquidade na terra? Temos o registro do sofrimento de Jó e de sua grande perseverança para considerarmos ao responder a essas perguntas. Tudo foi registrado por escrito, precisamente como Jó pediu. — Jó.19:23, 24.

O livro de Salmos:

Escritor: Davi, Asafe, Moisés, Salomão, filhos de Corá e outros;

Data: Quase todo foi escrito entre os século X a V a.C.;

Tema: Oração e Louvor.

Livro que parece consistir em cinco coleções de cânticos sagrados:

(1) Sl.1-41;

(2) 42-72;

(3) 73-89;

(4) 90-106;

(5) 107-150.

Cada coleção terminando com uma bênção proferida sobre Deus.

Segundo o seu lugar no livro, os respectivos salmos, desde tempos antigos, evidentemente eram conhecidos por número. Por exemplo, o que é agora chamado de “segundo salmo” também era chamado assim no primeiro século a.C. (At.13:33).


1.1 Salmos
Salmos é o maior livro da Bíblia. Foi escrito por Davi (73 Salmos), Asafe (12 Salmos), filhos de Coré (9 Salmos), Salomão (2 Salmos), Etã, Hemã e Moisés (1 Salmo cada), sendo que quarenta e oito Salmos são anônimos.
O livro de Salmos trata, de forma poética, os mais diversos temas como o peso do pecado, sobre a misericórdia de Deus, a vinda do Messias, a importância de se louvar ao Senhor, e, principalmente, a necessidade de se guardar e vivenciar a Palavra de Deus.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.", Sl 119.11-12


O livro de Salmos é uma coleção de poemas religiosos.

O título hebraico dos Salmos é “Tehillim”, que significa “Louvores”. O título na Septuaginta (tradução do A.T. do idioma hebraico para o grego) é Psalmoi, que significa “cânticos par serem acompanhados por instrumentos de cordas”. O título em português (Salmos) é derivado da Septuaginta.

Salmos é descrição que se dá costumeiramente ao Saltério (instrumento de cordas dedilháveis) na sua presente forma, como o hinário e livro de oração do templo pós-exílio, certamente não está longe da verdade. Mas, como no caso de todo hinário moderno, o seu conteúdo tem diversas origens.

Ele é dividido em cinco seções ou livros: SI 1—41; 42 — 72; 73 — 89; 90 — 106 e 107 — 150.

Cada livro termina com uma doxologia acrescentada pelos compiladores, e o salmo 150 evidentemente é a doxologia do quinto livro e de todo o Saltério.

Na outra ponta, o salmo 1 provavelmente foi composto, ou ao menos agora funciona, como uma introdução para a coleção inteira. Essa divisão em cinco partes pode ter tido a intenção de ser um eco ou um tributo aos cinco livros do Pentateuco, a base da revelação do A.T.


Para refletir e adorar
 "A Bíblia fala no tom de voz do próprio Deus". Charles Spurgeon


2 – PROVÉRBIOS
O livro de Provérbios tem como características tratar de assuntos referentes a justos e ímpios e também à Sabedoria que vem de Deus. 

O título provérbios dá nome ao livro tanto em hebraico quanto em português. De Salomão é uma referência a ele como autor principal e maior inspirador desse tipo de literatura em Israel.

O hebraico “mãsãl”, “provérbio”, tem na sua raiz o significado de “comparação” e é usado com referência tanto à alegoria ampliada de Ezequiel 17.2ss quanto ao símile colorido de Provérbios 10.26.

É usado também em relação à frase capciosa de 1º Samuel 24.13 ou até com referência ao escárnio (Is 14.4; Hc 2.6).

A maioria dos ditados desse livro, no entanto, é de “comparações” no sentido de duas declarações que são postas lado a lado em forma de antítese.

Assim como Davi é o manancial da tradição salmódica em Israel, Salomão é o manancial da tradição sapiencial em Israel (Pv 1.1; 10.1; 25.1). Conforme 1 Rs 4.32, Salomão produziu 3.000 provérbios e 1.005 cânticos. A maioria dos provérbios teve origem no século X a.C., porém a provável data mais antiga para a conclusão deste livro seria o período de reinado de Ezequias (i.e., c. 700 a.C.). A participação dos homens de Ezequias na compilação dos provérbios de Salomão (Pv 25.1 — 29.27) talvez remonte a 715—686 a.C., durante o avivamento espiritual liderado por esse rei temente a Deus. É possível que os provérbios de Agur, de Lemuel e os outros “sábios” também tenham sido compilados nesse período.



2.1. Conhecendo Provérbios

O livro de Provérbios foi quase todo escrito por Salomão, mas houve ajuda de Agur e do rei Lemuel nos capítulos 30 e 31, respectivamente.
Um livro que trata da essência de toda a sabedoria, mas também trata do justo e do ímpio, comparando suas decisões e suas recompensas.
Justo: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.", Pv 4.18Ímpio: "O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.", Pv 4.19

"Os livros poéticos são mais do que belas poesias, na verdade é a poderosa Palavra do Senhor..."



2.2. O temor do Senhor

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.", Pv 9.10
Salomão trata da sabedoria como um tesouro inigualável, pois ele sabe que a verdadeira sabedoria se inicia a partir do entendimento de temermos (respeito e obediência) a Deus.
Salomão teve a oportunidade de pedir qualquer coisa ao Senhor, porém ele percebeu que nada nesta vida valor se a sabedoria de Deus não estiver sobre ele (1Cr 1.7-12).
Em Provérbio, Salomão trata da importância de se obter sabedoria vinda da parte de Deus:
"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.", Pv 2.6



3. ECLESIASTES E CANTARES
Eclesiastes e Cantares são dois livros que tratam respectivamente do tempo de Deus e do sua controle e também do amor entre o noivo e a noiva, simbolicamente isto nos leva ao amor de Cristo e a Igreja.



3.1. Conhecendo Eclesiastes
A autoria do livro de Eclesiastes é uma incógnita, porém o significado de Eclesiastes é "Pregador", ao qual os estudiosos atribuem ser Salomão.
O capítulo três traz a essência do livro, onde se trata do tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu, ou seja, para o homem, para que ele aprenda que as coisas terrenas estão ligadas ao tempo, diferentemente do céu, onde tudo é atemporal, pois se trata do eterno.



3.2. Entendendo Cantares
Salomão escreveu 1005 cânticos, mas o que escreveu para a sunamita, com certeza é o que mais se destaca.
As declarações contidas neste cântico demonstram um amor intenso e verdadeiro entre os noivos.
Cristo tem um amor incondicional e puro por sua igreja. Alguns estudiosos não aceitam esta simbologia, mas Cristo a pôs em prática, amando a sua noiva, entregando-se por ela (Ef 5.24-25).
"Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu;ele apascenta entre os lírios.", Ct 6.3



Conclusão.
Os livros poéticos são mais do que belas poesias, na verdade é a poderosa Palavra do Senhor, que demonstra a glória de um Deus vivo e soberano e que, acima de tudo, aponta para o Cristo Todo-Poderoso.


Aprendeu

1. Quem escreveu o livro de Jó?


2. Quem escreveu o livro de Provérbios?


3. Quantos cânticos Salomão escreveu?







Lições bíblicas Betel
Ano 2019


  Jovens: Conectar+ - 2º Trimestre de 2019 - Betel. Tema: A grandeza dos livros poéticos








Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo




Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »



 Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”



 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"



 Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel



 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família







► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018



► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017



► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG



 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 


 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário