1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Escrevam no quadro o tema da aula: Em novos céus e nova terra.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Reino do Messias”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Coloquei duas dinâmicas escolha uma, que achar melhor.
Dinâmica: O Reino do Messias
Objetivo: Estudar as características do reino do Messias – Novo Céu e Nova Terra.
Material:
01 coroa
01 quadro ou 01 cartolina
01 caixa
Nomes digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
- Coloquem dentro da caixa as características do reino do messias, uma separada da outra.
Na aula:
- Coloquem no quadro o nome “Reino do Messias” e apresentem a coroa ou uma figura dela.
- Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, morte, violência, guerra.
Aproveitem e falem sobre os acontecimentos mais recentes que foram divulgados na mídia.
- Falem: Vocês já imaginaram como será o reino do Messias com relação a estas questões que afligem a humanidade?
Registrem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.
- Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as características do reino do Messias.
Nesse momento, peçam para que um aluno retire 01 característica e leia para classe. Repitam este procedimento até a última característica.
Paz abundante - Is 54.13
Guerra não haverá – Is 2.4
Justiça haverá – Is 11.2 a 4
Habitação para todos – Is 65.21, 22
Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5
Morte será rara – Is 65.20
Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5
Ferocidade dos animais não haverá – Is 11. 6-9
Quando o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que for solicitado.
- Falem: A terra será restaurada e o nosso corpo será diferente, isto é, glorificado.
- Para, concluir perguntem:
Quer participar do reino com estas características?
Estão se preparando a vinda de Jesus?
Dinâmica: A Nova Jerusalém
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.
Material:
Palavras e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Digitem as características separadas das respostas e referências
Separem cada uma delas
Depois digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante a aula:
- Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
- Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora, conhecermos suas características?
- Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam silenciosamente e deixem marcado.
- Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito), sem as respostas e as referências.
Obs: Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as respostas.
Arquiteto/construtor): Deus(Hb 11.10)
Fundamento: 12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato: Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho: 12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares: Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais: Jaspe, ouro puro(Ap 21. 18), 12 pedras preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo: O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores: os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada: A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro: Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça: De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio: Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as folhas da árvores serão para saúde das nações
Trabalho: Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
- Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as características sejam identificadas.
- Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como consequência morar na Nova Jerusalém.
Subsidio:
TEXTO BÍBLICOIsaías 65.17; 66.22; Apocalipse 21.1
Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele (2 Pe 3.13).
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
LEITURA DEVOCIONAL
SEG.................................................................Rm 8.19-23TER.................................................................Mt 25.31-46
QUA..................................................................Ap 21.1-5 QUI...................................................................At 1.1-3
SEX.................................................................Is 6.22
SÁB.................................................................Is 65.17
DOM..............................................................1Co 15.42-55
Objetivos
Explicar o estado da Criação;Destacar a restauração da Criação;
Ressaltar o milagre da glorificação do corpo.
Material Didático
Cartaz, lousa, slides'. Quebrando a Rotina
Professor, reproduza as afirmações abaixo, e inicie a lição, discutindo com os alunos que a nossa esperança para a cura do mundo está na intervenção de Jesus Cristo e no estado eterno do Reino: "A Ressurreição de Cristo é a principal doutrina do Novo Testamento." "A Ressurreição de Cristo não foi apenas espiritual, mas integral." "A Ressurreição de Cristo é o evento central para estabelecer a doutrina da restauração da Criação e do ser humano." "A Ressurreição de Cristo confirma que não devemos esperar por Ele' apenas para esta vida." "A Ressurreição de Cristo é a esperança da Igreja."
ESTUDANDO A BÍBLIA
Tudo novo! A Criação, o ser humano e tudo o quanto precisa ser restaurado por Deus, aguarda ansiosamente a renovação de todas as coisas. A melhor palavra que se encaixa para nós, que habitamos um mundo caótico, é utopia. Muitos não acreditam ser possível, um dia, o ser humano achar o verdadeiro significado da vida. Quando ele vir o seu Senhor chegando, em Glória, seja para ser justificado ou condenado, o homem saberá que um novo tempo se instalará na humanidade. É o estado de graça, de amor, de justiça e de verdade será instaurado para todo sempre, de eternidade em eternidade.O advento do pecado fez a Terra ficar doente e devastada pela ambição humana. Um descontrole total do clima, das cidades, da vida social das pessoas. Angústias, solidão, medo, ansiedade e tristeza são companheiras inseparáveis de quem estuda, trabalha, dedica-se a alguma atividade. Além de diariamente lutar para sobreviver, as pessoas têm de enfrentar a própria natureza dilacerada pelas muitas decepções. O ser humano e o meio ambiente estão em crises.
Olhe ao seu lado, colegas aborrecidos com alguma coisa, chateados talvez por um mal-entendido, pode ser com você ou com outros. A incompreensão entre adolescentes é medonha, parece que ninguém se entende. Quando estás sozinho ou sozinha então a vontade é de chorar, gritar para os quatro cantos do mundo: eu te odeioooou!
Mas odeia quem? Como e por quê? A raiva tomou conta do coração e da sua mente levando você ao completo descontrole emocional. Sim, eu sei que esta é uma característica normal da sua faixa-etária, mas assim está o mundo, a humanidade e a juventude. Viver assim sistematicamente não é normal!
Leia com atenção o texto de Romanos 8.19-23: "O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe esta esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente" (NTLH). O texto afirma que o Universo, isto é, a Criação sofre e está gemendo como quem tem dores de parto, debaixo de uma ganância insana do ser humano. Mas não só o meio ambiente; nós também sofremos a todo o momento com o resultado das nossas escolhas erradas. Em meio a este sofrimento, descontrole e escravidão do pecado é que a Bíblia faz brotar uma promessa de Novos Céus e Nova Terra.
Tudo será Novo
A Bíblia diz que um dia o que é novo tomará o lugar do antigo, após o julgamento final, em que Deus fará justiça em relação a todos os seres humanos (Mt 25.31-46). Quem é do seu precioso Reino entrará no descanso eterno de Deus, quem não é do seu Reino será afastado, dispensado para sempre do propósito divino. No momento em que o Senhor julgar e condenar pessoas que não se arrependeram dos seus pecados, das suas rebeliões e do seu egoísmo, o projeto dos Novos Céus e Nova Terra será inaugurado. O apóstolo João, em visão na Ilha de Patmos, viu a Nova Terra diferente da atual (Ap 21.1). Não haverá mais assombro, instabilidade e perigo. Aterra será perfeita e a paz será a sua principal característica. O equilíbrio retornará ao meio ambiente. Este será outro, completamente recuperado e restaurado. A Criação não gemerá mais como quem tem dores de parto, mas se alegrará como o escravo que acabou de ouvir: estás livre, podes ir!
AUXILIO TEOLÓGICO
Professor, Esperança é a palavra-chave deste tópico, pois "Deus é revelado na Bíblia como o Deus da esperança que nos outorga paz e alegria à medida que confiarmos nEle (Rm 15.13). A garantia da esperança do crente é dupla: o amor de Deus que enviou Jesus para morrer em nosso lugar (Rm 5.5-10) e os atos poderosos do Espírito Santo que nos levam a 'abundar em esperança pela virtude do Espírito Santo'. Dessa maneira, o Espírito Santo que nos batiza e nos dá a sua plenitude é o penhor da nossa esperança' (Ef 1.14)" (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, CPAD, 2007, p.570).Corpo glorificado
Nós teremos um corpo glorificado. Na mesma proporção que o universo será restaurado por Deus, o nosso corpo igualmente o será. Não teremos mais as marcas do sofrimento, do choro, da dor, da pobreza, da miséria, do mal e de tantas outras coisas que faz os seres humanos sofrerem. Como se dará esta transformação não sabemos, mas será algo semelhante ao corpo glorificado de Jesus de Nazaré após a sua ressurreição quando esteve com os discípulos durante 40 dias ensinando sobre o Reino de Deus (At 1.1-3). O apóstolo Paulo explica-nos também sobre a realidade de um novo corpo, uma nova dimensão de corpo transformado (1 Co 15.42-55).
A nossa esperança está em saber que não estamos sozinhos neste mundo. Ainda que estes Novos Céus e Nova Terra não sejam ainda realidade para nós, o Reino de Deus está operando em nossos corações. Então, enquanto os Novos Céus e Nova Terra não acontecem, somos convidados por Cristo a andar em esperança procurando mudar a nossa realidade local. Podemos começar pela nossa família. O que de novo levaremos para a nossa família, amigos, colegas, meio ambiente e tantas outras coisas? Vivamos o novo de Deus, tenhamos a bendita esperança dos apóstolos e creiamos na verdade da palavra proferida pelo apóstolo do amor: "Agora faço novas todas as coisas!" (Ap 21.5).
AUXÍLIO TEOLÓGICO
Senhor e CristoQue espécie de Cristologia temos em Atos 2.22-36? Pedro inicia lembrando aos judeus o poder de Jesus para operar milagres, conhecido de todos eles. Era importante. A caracterização feita por Paulo - "Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria' (1 Co 1.22) -é exata para os dois povos. Mas, como em qualquer afirmação confiável sobre Jesus, Pedro passa rapidamente a falar a respeito da sua morte - Ele foi crucificado, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos! Pedro e muitos outros eram testemunhas desse fato. Em seguida, Pedro oferece uma explicação detalhada da ressurreição e de alguns textos do Antigo Testamento que a profetizavam. Empregando hermenêutica séria, comprova que o Salmo 16 não pode ser aplicado somente a Davi, mas certamente também a Jesus (At 2.29,31)" (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, CPAD, 2007, p.306).
Recapitulando
Na lição desta semana estudamos sobre a condição do planeta, do meio ambiente e do ser humano no mundo atual. Vimos à luz de Romanos 8.19-23,que a situação do planeta e do ser humano não é nada boa. Vivemos diasdifíceis e maus. Por isso, neste contexto de pessimismo é que a promessa de Novos Céus e Nova Terra ganha um significado profundo para aqueles que creem na Vinda do Filhado Homem. Quando esta realidade se der, então o mundo e a criação serão completamente restaurados; o ser humano, composto de outra natureza e agora glorificado. Mas enquanto não vivemos a íntegra desta promessa, podemos fazer novo aquilo que está ao nosso alcance: a nossa família, a nossa amizade, a nossa escola, etc.
Refletindo
1. Qual o principal problema social enfrentado pela sua igreja? Resposta livre.
2. Em sua opinião, o que a igreja local poderia fazer para amenizá-lo?
Resposta livre.
3. Novos Céus e Nova Terra significam outros mundos ou a restauração do atual?
Ressaltar que a Bíblia nos mostra que Deus fará um novo mundo a partir deste pelo qual vivemos. Neste sentido, o mundo será restaurado, ou melhor, transformado; como acontecerá com o nosso corpo.
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 1° Trimestre de 2019 - Tema: Cremos: Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2019
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 1° Trimestre de 2019 - Tema: Cremos: Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2018
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 4° Trimestre de 2018 - Tema: Aprendendo com as Cartas: Cpad
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 3° Trimestre de 2018 - Tema: História da Igreja para Adolescentes: Cpad
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 2° Trimestre de 2018 - Tema: A Família Cristã: Cpad
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 1° Trimestre de 2018 - Tema: Jesus Cristo, o Melhor Modelo: Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2017
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 3° Trimestre de 2018 - Tema: História da Igreja para Adolescentes: Cpad
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 2° Trimestre de 2018 - Tema: A Família Cristã: Cpad
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 1° Trimestre de 2018 - Tema: Jesus Cristo, o Melhor Modelo: Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2017
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 4° Trimestre de 2017 - Tema: A Bíblia, um Livro Atual: Cpad
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 3º Trimestre de 2017 - Tema: Vivendo em Sociedade: Cpad
Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: 2º Trimestre de 2017 - Adolescentes da Bíblia: Cpad
Adolescentes - de 13 a 14 anos: 1º Trimestre de 2017 - CPAD. Cremos
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO DE 2016
► Adolescentes - de 13 a 14 anos: 4º Trimestre de 2016 - CPAD. Aprendendo com as Cartas
► Lições Bíblicas para Adolescentes: História da Igreja de 13 a 14 anos 3º Trimestre 2016 - CPAD
► Lições Bíblicas 2º ADOLESCENTES
► Lições Bíblicas Adolescentes CPAD: Jesus Cristo, o melhor modelo
Fontes
Dinâmica: Atitudedeaprendiz.blogspot.com
Cpad
Lições Bíblicas Infantil: 2º Trimestre 2019, brincadeiras, ilustrações, histórias...
Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019
►Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
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