29 de março de 2019

Lição 13 – Como Vencer a Desesperança: Pré - aula, Videos e Slides: Betel

   
Pré - aula:





Lição:

Texto Áureo
“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus" (salmos 42.11)



Verdade Aplicada
A esperança em Deus, como âncora da alma, é fundamental no enfrentamento do desespero. “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (Jr 17.7).




Objetivos da Lição
Ensinar o que é a Desesperança;
Revelarr tudo acerca de um hospedeiro perigoso;
Mostrar como tratar a Desesperança.


Texto de referências
Romanos 5.1-5
1 - Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência.
4 - E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.
5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 193 


Harpa Cristã: 261



Harpa Cristã: 419


Motivo de Oração


Ore pelos cristãos locais, para que se sintam abraçados na fé. 





INTRODUÇÃO
A Desesperança é uma enfermidade que ainda não foi diagnosticada como transtorno, mas pode ser associada a outros já diagnosticados.
Ela tem afetado a muitos que se consideram infelizes, incapazes e derrotados.

Vários estudos têm sido realizados com o intuito de analisar a relação existente entre a desesperança, a depressão e o pensamento ou comportamento suicida. Minkoff, Bergman, Beck e Beck (1973) encontraram uma correlação positiva entre a desesperança e a intenção suicida, tal como entre a depressão e a intenção suicida. Foi também identificado na síndrome da depressão o fator cognitivo desesperança, que aparentou estar mais fortemente relacionado com a intenção suicida do que a própria depressão. 
(Tese mestrado ttp://repositorio.ispa.pt/bitstream).



1. DESESPERANÇA UMA ENFERMIDADE REAL
Nesta lição, abordaremos como tema a desesperança, por se tratar de uma sentimento forte, que pode abalar as emoções e se apresentar como uma enfermidade da alma.


1.1 O Vazio gerado pela Desesperança.
Professor comente com a classe que a origem da desesperança é o pecado. Quando o homem se afasta do criador as conseqüências são inevitáveis.No salmo 51 o salmista nos mostra como se sentia após ter pecado contra o Senhor. O pecado gera desesperança e vazio na alma.

  Salmos – Capítulo 51. 9 - 13
9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.

O ser humano não é o resultado de um processo evolutivo; é a plenitude de um ato criativo de Deus (Gn 1.26). Se fomos criados por Deus, nossa alma, logicamente, aflige-se por Deus; anseia por seus átrios. E só haveremos de descansar, quando em Deus repousarmos (Sl 42.11). E se nos alongarmos do Criador? O vazio passa a ser a única realidade de nosso ser. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2008 » 2º Trim.)

 O vazio gerado pela desesperança
O sentimento de esperança é um dos mais importantes na receita da felicidade. A esperança se refere a algo bom que está por chegar.

Explica-se que essa ilusão está no futuro que se materializa através de um desejo concreto em um plano de ação em função de um objetivo. Entretanto, o ser humano também pode experimentar o sentimento oposto à esperança. Trata-se da desesperança do coração, um sentimento que pode surgir em vários graus e em diferentes contextos.

Alguns exemplos: uma pessoa pode sentir-se desesperançada em sua relação conjugal quando atravessa uma grave crise; um indivíduo apaixonado pode não ter esperanças de ser correspondido por um amor idealizado; um sujeito que sofre um período de desemprego de longa duração pode perder a esperança de encontrar um novo trabalho, entre outros.

A desesperança mostra uma visão negativa da realidade para cada contexto. E esta visão negativa pode trazer tristeza, influencia de forma negativa a autoestima, traz solidão, raiva por causa da falta de esperança, cansaço psicológico e esgotamento físico (a conexão corpo e mente são constantes). O sentimento da desesperança causa uma dor interior, a pessoa se fecha para o mundo e por isso a desesperança se mostra no pensamento negativo recorrente, que por sua vez, traz sentimentos desagradáveis.

Gostaria de inserir aqui uma outra palavrinha interessante que bem se aplica a tudo isso – resiliência.

Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Em outras palavras, em quanto tempo nos recompomos ou nos levantamos da lona após sofrermos um nocaute causado pelos intempéries da vida? Há pessoas que depois de passar por uma frustração cai na lona e não consegue mais se levantar. A sua mente fica presa a derrota, lhe consumindo dia após dia.

Vamos trazer aqui um exemplo prático, uma história real de enfrentamento dos fracassos e de resiliência inspiradora. Gostaria de me referir ao fundador da Honda Motors, sr. Soichiro Honda.

Quantas vezes você se sentiu fracassado? Quantas vezes você sentiu vontade de jogar tudo para o alto, de desistir? Com certeza, Soichiro Honda, desconhecia a palavra desesperança; a persistência e a resiliência foram a chave do seu sucesso.

Apesar de todas as adversidades que encontrou em seu caminho, ele se tornou dono de um grande império, uma das maiores fábricas de autos e motores, a Honda.

Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, mas nem por isso não era inteligente, pois apesar de não se interessar pelas teorias dos livros, ele preferia a prática das coisas!

Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”! Aos 16 anos, Honda vai para Tóquio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.

Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as joias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.

Sr. Honda desiste? Não! Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de “visionário“.

Sr. Honda fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.

Sr. Honda se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa.

Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.

Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.

Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Encurtando a história: hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente (Nm 14.24).

Mesmo diante de tantas frustrações e decepções, Soichiro Honda, não se entregou a desesperança, antes foi resiliente e creu que o futuro não seria sombra do que havia sido o seu passado.

O pastor Israel Maia, exemplifica o caso bíblico do cego Bartimeu (Lc 18.35.43) que desde o seu nascimento conviveu com uma limitação e frustração causadas pela deficiência visual – Bartimeu era cego; portanto, completamente tolhido de fazer o que pessoas comuns fazem. Podemos imaginar o grau de insatisfação e de desencantamento pela vida que havia naquele homem, suas emoções certamente o flagelava todos os dias, lançado a beira do caminho, era um pedinte sem perspectivas de ver melhoras em sua triste e melancólica vida, fadado a terminar os seus dias envolto da mais alta decepção, excluso da sociedade e cerceado de ao menos ver a cor do mundo. Bartimeu não tinha esperança alguma de mudança até que o inusitado aconteceu.

Cristo em sua compaixão pelos homens, se deteve ante aos gritos daquele cego que ao saber que Jesus passava por lá, teve em seu coração e mente, a esperança recriada.

Lucas 18:38
38 Então, clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (ARC)

Ele clama por misericórdia e é atendido, porque o Senhor é misericordioso e se importa com as nossas frustrações. Ele é a luz na escuridão da desesperança, é a água na sede do desesperado, é o pão na fome do desenganado e é tudo para o desiludido. Jesus devolveu a visão ao cego e a sua vida foi resetada a partir daquele dia.

Lucas 18:41-42
41 dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.

42 E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. (ARC)

A indagação de Cristo para todos os desesperançados ainda é a mesma: “O que queres que eu te faça?”

Somente Jesus pode fazer esta pergunta. Qualquer outro homem jamais poderia perguntar ao seu semelhante como Jesus o fez a Bartimeu, pois os nossos recursos são limitados e haverá sempre uma barreira que não poderemos transpor para atender a desesperança de alguém, mas Jesus retém em si mesmo todo o poder nos céus e na terra (Mt 28.18) e para Ele não há absolutamente nada demasiadamente difícil (Gn 18.14; Mt 9.5) para realizar em prol do ser humano – Aleluia!




1.2 Sentimentos Paralisantes. 
A desesperança é uma enfermidade da alma que atua na mente humana. As emoções e sentimentos são alterados e o individuo doente passa a ter reflexões distorcidas acerca da vida. Suas ponderações sempre estarão contaminadas pelos insucessos do passado.

O pastor Israel Maia exemplifica que eles questionam as suas lidas e realizações. É como se tudo perdesse o sentido e então passam a viver sempre cogitando a possibilidade de abandonar os empreendimentos que estão envolvidos.

Desistir é para eles, é a melhor opção e também mais vantajosa do que perseverar ou insistir um pouco mais. Os projetos do presente estão infectados pelos fracassos do passado!

A Palavra de Deus contém a narrativa da história de uma mulher que por longos 12 anos conviveu com uma enfermidade física (fluxo de sangue, isto é, hemorragia). Em semelhança ao cego Bartimeu, esta mulher ouviu falar de Jesus (Mc 5.27).

De acordo com o historiador Eusébio de Cesareia, esta mulher residia em Cesareia de Filipo, uma região muito distante de onde Jesus estava. É provável que lá em Cesareia de Filipo, ela tenha ouvido a respeito de Jesus e teria caminhado esta longa distância em busca de seu objetivo (cerca de 80 km).

Em primeiro lugar gostaria de destacar que o seu caso tratava de um sofrimento prolongado. Aquela mulher hemorrágica buscou a cura durante 12 longos anos da sua vida; Foi um tempo de busca e de esperança frustrada; Foram 12 anos de enfraquecimento físico e emocional constantes; Anos de sombras espessas na alma, de lágrimas copiosas, de noites mal dormidas, de madrugadas de insônia, de sofrimento sem trégua. Por certo o que disse o sábio Salomão se aplicava perfeitamente a sua vida naqueles dias:

Provérbios 13:12
12 A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida. (ARC)

Em segundo lugar o sofrimento a consumia por completo. A Bíblia registra que ela havia padecido muito nas mãos de diversos médicos e por certo tenha até mesmos descido até o Egito, onde havia os melhores especialistas da saúde; a Bíblia diz também que ela havia gastado todo o seu dinheiro em busca de uma solução para o seu problema (Mc 5.26).

O Talmud (significa estudo: é uma coletânea de livros sagrados dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo) dava onze formas de cura para a hemorragia. Quase uma para cada ano do seu sofrimento. Ela buscou todas sem sucesso!

Em terceiro lugar, aquela enfermidade lhe destruía os sonhos. Aquela mulher perdia sangue diariamente, logo tinha uma anemia profunda e uma fraqueza constante. O sangue é símbolo da vida (Lv 17.11a).

Aos que padecem da desesperança tem seus sonhos engavetados, trancados e as chaves atiradas para longe. As dificuldades são tão duras que deixam de sonhar. Os sonhos e projetos são soterrados e sobre eles há muita terra e entulho.

Salmos 39:7
7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. (ARC)

Jesus era para aquela mulher a última cartada, a última esperança, e isto a fez se mover em direção do Criador e mantenedor da vida. Ela toca na orla das vestes do Cristo e no mesmo instante recebe a cura da enfermidade!

O poder de Deus tira a terra e remove os entulhos. Faze-os voltarem a superfície. Ele reabre as gavetas e coloca os sonhos a mesa. Ele ressuscita o que está sem esperanças – Aleluia!
Estas pessoas estão a um passo de abandonarem os seus projetos por causas das decepções, achando que isto irá acabar com o sofrimento produzido pela simples razão de tentar.

A desesperança, além de encobrir a visão, tenta o tempo inteiro convencer o indivíduo que a situação a qual está vivendo não tem solução. As tentativas frustradas já definiram o seu futuro de perdedor. (Revista do professor)

Professor enfatize que Jesus veio para tirar o homem do estado de desesperança e medo. Quando tudo parece perdido,Jesus é a solução:

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.(Isaías 9:2,3).
Na bíblia king James, o mesmo texto nos diz:
1- Apesar de tudo, eis que não haverá mais escuridão para todos quantos estavam desesperançados. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali; contudo, no futuro cobrirá de glória a Galileia dos gentios, o caminho do mar, o Além do Jordão, gelîl ha-goym, o distrito das nações.

2- O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na terra da sombra da morte resplandeceu a luz.
(Bíblia King James Atualizada ,Português)



1.3. Igreja, um ambiente acolhedor 
A igreja que cumprir fielmente com sua missão neste mundo, estará sempre atenta ao que Deus determinou - que cuidássemos uns dos outros. Vemos, amplamente, por toda a Bíblia, instruções acerca do cuidado mútuo. Nesta lição, examinaremos como o Espírito Santo nos habilita a cuidar uns dos outros, e como devemos praticar isso, visando despertar em nós a necessidade de proximidade e comunhão. A Palavra do Senhor nos ensina que a vida cristã não pode ser vivida isoladamente (Hb 10.25), pois somos uma família (Ef 2.19), escolhida antes da fundação do mundo (Ef 1.4) para viver em comunhão uns com os outros (At 2.42-47), com alegria e devoção e, especialmente, cuidando uns dos outros, pastoreando, aconselhando, admoestando e orando (Cl 3.16-17; Tg 5.16). A vida cristã precisa ser fundamentada no “eu preciso de você”. Devemos declarar uns aos outros a nossa incapacidade de lidar com os problemas, e reconhecer que somos devedores uns aos outros do amor com que somos amados pelo Senhor. Para nos tornarmos membros uns dos outros, carecemos da ação do Espírito Santo em nossa vida. Ninguém pode oferecer o que não possui. Portanto, somente aqueles que têm o fruto do Espírito podem oferecê-lo satisfatoriamente às demais pessoas.



2. UM HOSPEDEIRO PERIGOSO 
Na caminhada da vida sempre nos deparamos com o gigante da desesperança. Quantas vezes esses gigantes têm minado nossas forças, destruindo nossa alegria e arrebentando com nossos sonhos. A Bíblia, no entanto, é a maior aliada no combate a essa hospedeira indesejada. O profeta Jeremias viu a misericórdia, a dor e angústia que pairava nos que restaram. Mas ele Diz: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”; “É bom ter esperança e aguardar em silêncio a solução do Senhor”. Só o coração aspergido pela esperança pode suportar as lutas da vida; É a esperança de um novo dia, que torna belo o entardecer. É a esperança que nos faz sonhar e crer que Deus vai restaurar a nossa sorte.



2.1. Evitando ser hospitaleiro
Quando a desesperança nos invade, o pior que podemos fazer é sermos bons hóspedes. Talvez ela tenha entrado, mas a partir de então a solução consiste em nos esforçar e (principalmente) ser inteligentes para que ela vá embora o quanto antes. A desesperança é astuta. Ela conhece os medos de quem ataca e se alimenta deles. Assim, se aprendermos a lidar com os nossos medos, a desesperança não terá alimento e vai acabar indo embora. Nesse sentido, todas as ferramentas de gestão emocional com as quais podemos contar nos servem de ajuda para enfrentar a desesperança. O leque, portanto, é amplo: falamos das ferramentas que interrompem os ciclos negativos de pensamento, mas também daquelas que nos tornam hábeis no que se refere ao social e inteligentes na escolha de estratégias. Talvez não possamos enxergar mais além do que temos agora. Quando estamos na escuridão, é difícil enxergar a luz no fim do túnel. No entanto, não podemos nos esquecer de que nós mesmos podemos conseguir ser um foco muito poderoso de luz se descobrirmos o segredo para “nos acender” “vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14). Por isso, a desesperança foge principalmente daquelas pessoas que empregam recursos para organizar seus esquemas de pensamento, principalmente, utilizando recursos da Palavra de Deus.



2.2. Quando o medo se torna perigoso
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado (instinto de proteção), tanto fisicamente como psicologicamente. O medo pode se transformar em uma doença (fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psicológico. O Salmo 21 mostra que Davi tinha total convicção e certeza dos cuidados de Deus por nós. Então, diante de uma situação de perigo, só nos restam duas alternativas: lutar ou fugir. Em princípio, lutar pode ser uma reação positiva. Isso não quer dizer que fugir seja uma reação negativa. Tudo depende da situação. Atitudes necessárias diante do medo: 
1 Procure descobrir o que o MEDO simboliza para você. O que o medo representa para si? Acontece com o medo o mesmo que com outros sentimentos: quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna. 
2 – EXPLORE seu medo. Descubra o que está por trás dele. Desenvolva o sentimento de autoconfiança. 
3 – Desenvolva a sua CONFIANÇA em Deus. Confiar em si mesmo não é suficiente. Você precisa reconhecer que Deus está no controle e que vai estar contigo nos momentos de perigo.
4 – Adquira um sentimento de ESPERANÇA. “Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra” (Sl 27.13). “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (Sl 27.14).



2.3. Aprendendo a identificar as bênçãos
Ainda que tenhamos recebido a Cristo como Salvador, e com Ele o perdão de todos os nossos pecados (1Jo 1.7), continuamos vulneráveis em nossos sentimentos e emoções. Já somos novas criaturas (2Co 5.17), mas a nossa velha natureza ainda é suscetível às circunstâncias que nos advêm. Sendo assim, não é anormal ficarmos ansiosos, com medo, desanimados, abatidos ou desesperançados. O próprio apóstolo Paulo experimentou tais sentimentos em sua vida cristã (2Co 6.4-10; 7.5-6). Mesmo o Senhor Jesus, nos Seus últimos dias, revelou a nós a tristeza do Seu coração (Mc 14.34); contudo, essa tristeza não provém de uma velha natureza no caso de Jesus e nem havia vulnerabilidade Nele. O que determina a paz no barco não é a ausência da tempestade lá fora, mas a presença de Jesus do lado de dentro (Mt 8.23-27). Jesus nos prometeu uma paz que o mundo não pode dar ( Jo 14.27), no entanto, afirmou, também, que no mundo teríamos aflições ( Jo 16.33). Paz não é a ausência de problemas e aflições, mas é uma dependência completa do cuidado de nosso Pai Celeste. Que os recursos espirituais citados neste texto nos ajudem a vencer a ansiedade, o medo e a desesperança. Que o Espírito Santo aplique em nosso coração Filipenses 4.2-8, o que nos fará muito bem. Faz-nos bem refletir esta estrofe de um hino que diz: “Com Tua mão segura bem a minha, e pelo mundo alegre seguirei. Mesmo onde as sombras caem mais escuras, Teu rosto vendo, nada temerei” (H.M. Wright). Outra boa solução é meditar nas bençãos do Senhor e vivenciá-las mentalmente.



3. IDENTIFICANDO E TRATANDO A DESESPERANÇA
Os sintomas da desesperança podem ser enumerados como:Sentimentos de tristeza persistente; sensação de vazio; perda de interesse mesmo por atividades consideradas prazerosas; desesperança e pessimismo; humor irritável; baixa autoestima e sentimentos de inadequação culpam ou desamparo; fadiga e cansaço excessivo com desânimo por não ter expectativas de vitória; insônia; etc. Esses sintomas devem ser identificados para se proceder a uma terapia adequada.



3.1. Sentimentos ou doença?
Apesar de a desesperança ser apenas um sentimento e não ser diagnosticada como uma doença, após ela se hospedar de forma intensa no indivíduo, pode levá-lo a alguma fobias, que, na maioria das vezes, pode levar à depressão. É um sentimento que, muitas vezes causados por frustrações em planos traçados, podem se agravar e levar o indivíduo a um estado que requeira os cuidados de um especialista. O próprio indivíduo tende a se desvalorizar e desacreditar em qualquer expectativa de algum sucesso; com isso, seu sofrimento é agravado pela busca de isolamento, é um estado de espírito, que muitas vezes tentará atacar até mesmo os filhos de Deus. É um estado de espírito que tenta convencer as pessoas de que não há saída para a situação em que elas se encontram. Ele diz que a vitória é impossível, que a doença é incurável e que a derrota é inevitável. Você precisa resistir a isso. Você precisa se colocar diante da desesperança e declarar: “Você não irá me consumir. Você não é senhor sobre mim, porque eu tenho Deus e tenho uma aliança! Por isso, eu tenho esperança”. Nosso Deus não é apenas um Deus de fé e de favor, mas também um Deus de esperança.


3.2. Colocando-se nas mãos de Deus
Um bom texto bíblico para termos a convicção de que, a única saída, está em confiar no Senhor, encontra-se em Lamentações 3.21-39. O ser humano se torna grandioso quando entende que o fracasso é uma taxa que pagamos para o sucesso. É por isto que devemos sempre escolher ter esperança, em meio ao desespero. O profeta Jeremias inicia dizendo: Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. (v.21) Sabemos que Jeremias vivenciava uma situação de aflição e fracasso em relação ao seu País saqueado, amigos, Rei e parentes levados cativos. É neste contexto de ruína e desesperança que Jeremias, mesmo em péssimas condições pessoais, diz: Quero trazer a memória o que me pode dar esperança (v.21). A lição de hoje nos ensina como vencer a desesperança. O profeta Jeremias diz: quero trazer à memória... Memorizar é um exercício da mente, uma atividade racional. A esperança ressurge na mente, desce ao coração e motiva a ação. Sendo assim algo importante em meios às lutas é: Aceitação: Aceite aquilo que você não pode mudar. Há coisas que não podem ser alteradas, não importa o quanto você lute para que isso aconteça. Jeremias estava convencido de que o castigo de Deus foi decretado por Deus. As tristezas de Sião provêm do Senhor! (Lm 2) Não adianta brigarmos com Deus, ficarmos revoltados e irados contra Ele. A sua vontade prevalecerá. Jó 42:1,2 ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. A bondade de Deus inclui benevolência, complacência, misericórdia e graça. E esta bondade me dá a certeza de que Deus virá novamente ao meu socorro. Traga à memória hoje o que lhe pode dar esperança. Deus é a nossa esperança. Pense em Deus e creia nele. Você não deve ficar refém dos erros do passado. James Long diz: "Uma das razões pelas quais Deus criou o tempo foi a de prover um lugar onde pudéssemos enterrar as falhas do passado". Creia que Deus está no controle e Ele é poderoso para reverter qualquer situação.


3.3. O louvor que restaura Louvar a Deus por qualquer circunstância exige fé. 
Mas a base de nossa fé para este louvor é Romanos 8.28: "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". A pior coisa que pode acontecer a um cristão é desesperar-se numa situação difícil, perder sua fé e deixar de louvar a Deus. Um dos motivos que o louvor é tão forte é porque ele evita que desperdicemos nossas forças com lamentações, lamúrias e preocupações desnecessárias. Assim, restabelecidos, recebemos a renovação de Deus em nosso espírito para enfrentar a situação e vencer pela fé. Satanás quer que o louvor seja restrito e vazio, pois ele sabe que o louvor genuíno liberta o homem de suas garras e o conduz à graça de Deus.



CONCLUSÃO
A Palavra de Deus é muito rica e seu amor irrefutável, aprenda a lidar com as suas angústias e a vencê-las, confie no Deus Todo-Poderoso, começando a levar uma vida de oração regular e perseverante. Mas nunca se esqueça de submeter-se totalmente à vontade do Senhor Jesus enquanto ora. Essa entrega, seja o que for, sempre deve ser expressa em cada oração que você faz. Se você segue esse caminho, você se tornará um cristão que, na verdade,mesmo que ainda senti todas as angústias e apertos causados pela desesperança, apesar disso, permanece totalmente tranqüilo em tudo. Estará seguro nas mãos do Senhor, aconteça o que acontecer. O que Ele faz é sempre bom! "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16.33). Essas são palavras do Senhor Jesus. Você crê nelas? Então viva de acordo com esta fé, confiando sempre no Senhor e sabendo que “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Rm 8.28).



QUESTIONÁRIO
1. O que nos revela o ensino bíblico ?
R: O propósito de Deus de que cada discípulo de Cristo chegue à estatura de varão perfeito (Ef 4.13).



2 . Ao escrever a Gaio, o que o apóstolo João nos mostra ?
R: Que uma alma saudável sugere uma boa saúde (3 Jo 1-2).



3. O que a Bíblia nos orienta quanto à autoavaliação ?

R: Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Provérbios – Capítulo 3. 7 - 8



4. Quem é a nossa fortaleza ?
R: Deus (Sl 73.26).



5. Como a Igreja deve apresentar a oração e a Palavra de Deus?
R: Como recursos eficazes que se encontram à disposição do discípulo de Cristo (Mt 10.8).








Lições bíblicas Betel
Ano 2019
 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018

 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016

 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário
volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

 através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE.



Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário