6 de março de 2019

Lição 10 – Como Ajudar os que Sofrem com o Narcisismo: Pré - aula: Videos e Slides: Betel


Pré - aula:







Lição:




Texto Áureo
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2.3



Verdade Aplicada
No enfrentamento da tendência egocentrista do ser humano, é importante conhecermos o que a Palavra de Deus revela sobre a origem do ser humano, sua condição e o plano divino de redenção.



Objetivos da Lição
Mostrar o que é o TPN;
Ensinar como conviver com o TPN;
Apresentar os traços do TPN.



Texto de referências
2 Timóteo 3.1-5
1. Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.




através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




VIDEOS
Você é Narcisista ?
Dr. Marco Antonio Abud Torquato Jr.Psiquiatra - Canal Saúde da Mente



Sobre Vingar-se de um Narcisista


De onde surgir o termo Narcisismo ?
Alexandre Simões - Psicanalista



Narcisistas não têm amigos,
apenas fãs que apoiam seu comportamento tóxico.(colocação completa e interessante)




HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 124


Harpa Cristã: 154



Harpa Cristã: 545



ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1 – TPN e seus Sintomas
2 – Convivendo com o TPN
3 – Observando traços de NarcisismoConclusão







Motivo de Oração
Ore para que os cristãos sejam conscientes de suas ações, a fim de que Jesus seja glorificado.



INTRODUÇÃO
O transtorno de personalidade Narcisista é caracterizado por um padrão difuso de grandiosidade, uma necessidade extrema de admiração e falta de empatia. O TPN está presente em vários ambientes e contextos.




1. TPN E SEUS SINTOMAS
Atualmente, temos visto muitos irmãos com sintomas do TPN. Nesta lição, vamos listá-los para que possamos saber quais atitudes tomar com objetivo de ajudá-los a se cuidarem e melhorarem o seu comportamento.





1.1. Fatores que levam ao TPN
A primeira observação a ser feita no TPN é que este transtorno é mais comum em homens. A sua origem é desconhecida, mas pesquisadores entendem que uma combinação de fatores ambientais, associados a componentes genéticos, sejam os principais causadores do aparecimento da enfermidade. A Bíblia nos fala da existência de homens amantes de si mesmos e do infortúnio causado por tais características (2Tm 3.2), que geralmente surgem no começo da vida adulta.



1.2. Humildade, uma arma contra o TPN
Portadores de TPN buscam para si adoração. Exageram ao apresentarem suas conquistas e talentos. Esperam serem admirados e reconhecidos, mesmo que tais conquistas e talentos não sejam tão importantes. Uma característica observada com frequência é a fantasia com o poder e a visibilidade aumentada pela ideia de beleza e amor ideal. Quando olhamos para a Palavra de Deus, descobrimos que o homem deve ter uma postura de humildade, consciência de suas fraquezas e sempre atribuir ao Senhor Deus toda a sua capacidade. O próprio Senhor Jesus Cristo, em Seu ministério terreno, reconheceu que sozinho não pode fazer nada e que todos os Seus feitos só eram possíveis pela capacitação de Seu Pai (Jo 5.19).






1.3. O Engano do Orgulho.
A falta de empatia existente naquele que apresenta os sintomas de TPN é extremamente grave, pois tal indivíduo não consegue se identificar com outro e nem aceitar que a sua posição seja igual à deste. Ao se sentir único, o narcisista torna-se alguém com comportamento de difícil relacionamento, pois sempre diminui e ofende os que estão próximos, principalmente se forem dependentes ou subalternos. Tal posicionamento ocorre na tentativa de provar que é superior, mas na verdade está sofrendo com uma enfermidade da alma. O orgulho talvez seja a maior forma de expressão deste transtorno, mas, se olharmos para a Palavra, descobriremos que em nada podemos ser orgulhosos e se assim pensamos estamos nos enganando (Gl 6.3).





2. CONVIVENDO COM O TPN
A convivência com o transtorno dificulta o indivíduo de enxergar que é uma simples criatura de Deus e que por isso deve exercer a humildade, pois somos possuidores de uma natureza pecaminosa e só em Jesus Cristo conseguimos vencê-la.






2.1. Uma atitude a ser evitada
Em Lucas 18, vemos um clássico exemplo de narcisismo: um fariseu exaltado em seus feitos dentro do templo (Lc 18.11-12). Ele estava se portando de forma que o publicano que ali estava se sentisse mal e o pior dos adoradores. Porém o publicano, em sua atitude humilde, agradou ao Senhor, enquanto o fariseu foi usado pelo Mestre como exemplo a ser evitado. O sentimento de superioridade, frequentemente apresentado pelos narcisistas, não desagrada só a homens, mas também a Deus. A verdadeira justificação ocorre quando a pessoa reconhece que, por si próprio, é incapaz de ser merecedor da aceitação diante de Deus e, por isso, depende totalmente da misericórdia do Senhor (Lc 18.14).





2.2. A Arrogância comum ao narcisismo.
Um dos comportamentos comuns observados no narcisista é a arrogância. Quando se refere a alguém ou a algo feito por outro, sempre o faz com desprezo e pouco caso. Vê o outro como inferior, esquecendo-se da graça de Deus. Em contrapartida, os que andam em humildade estarão sempre acompanhados pelo Senhor (Is 57.15), pois Ele espera do homem que ande humildemente na sua presença (Mq 6.8). Ao exaltar as suas capacidades e talentos e buscar focar a atenção em si, como se fosse detentor de toda verdade, o portador de TPN esquece que Deus resiste ao soberbo e a Sua graça entrega aos humildes (Tg 4.6).




2.3. Um Explorador de Relações Interpessoais.
O narcisista é um explorador de relações interpessoais, buscando tirar proveito dos outro para atingir os seus fins. Quando quer alguma coisa de alguém, lhe chama de amigo. Quando consegue, despreza o outro, e, se possível, lhe humilha, para demonstrar que não existe amizade entre eles. É invejoso, acredita que os outros o invejam e se apresenta com atitudes insolentes, não respeitando regras sociais e morais. O comportamento egocêntrico do portador de TPN leva o esfriamento das relações. A presunção de vaidade provocadas pelo transtorno promovem a descrença naqueles com os quais convivem. A igreja deve promover atividades que esclareçam acerca destes comportamentos, evitando assim o aumento da iniquidade entre os seus membros (Mt 24.12), bem como conscientizar acerca da existência desse tipo de transtorno e a necessidade de buscar tratamento.





3. OBSERVANDO TRAÇOS DE NARCISISMO
O Transtorno de Personalidade Narcisista pode ser observado já na adolescência, mas o diagnóstico preciso só será confirmado quando se apresentar na vida adulta.





3.1. O Perigo da Síndrome do Herói.
Na adolescência, alguns traços do transtorno podem ser observados, no entanto, isto não quer dizer que o indivíduo irá desenvolvê-lo na idade adulta. Dificuldades especiais de adaptação são notadas, principalmente porque pode se apresentar como a síndrome do super-herói, que leva o adolescente a se enxergar como indestrutível, aumentando o risco de vida nesta faixa etária.





3.2. Tratando o Narcisismo.
Geralmente os transtornos de personalidade não têm cura. Entretanto, o TPN, assim como os outros, pode ser trado com psicoterapia. Neste tipo de transtorno o uso de medicamentos, na maioria dos casos, não é utilizado, mas uma consulta com o psiquiatra é a melhor opção para que seja definida a melhor conduta para cada indivíduo. Pessoas que são identificadas com enfermidades da alma, na maioria dos casos, sofrem preconceitos. Para evitarem este constrangimento, optam como primeira opção pela negação. Evitam qualquer tipo de consulta, principalmente se lhes for apresentado a necessidade de uma visita ao psiquiatra. No caso das igrejas, podemos fazer uso da Palavra de Deus como auxílio no tratamento, pois ela alivia as dores emocionais (Sl 86.7) e sustenta o aflito, mesmo em momentos de grande sofrimento, onde desistir aparece como a única solução (Sl 23.4).



3.3. Apresentando a manifestação do caráter de Deus
Quando uma pessoa usa o seu corpo a fim de obter satisfação sexual, é uma prova de que o narcisismo invadiu e absorveu totalmente a sua vida sexual. O Criador fez o homem e a mulher para que se completassem e para tanto designou o corpo do marido para a esposa e da esposa para o marido (ICo 7.4). Cabe à igreja orientar os seus membros sobre
tais comportamentos, para que as suas famílias não sofram com relacionamentos distorcidos.


CONCLUSÃO
O transtorno de Personalidade Narcisista é mais presente do que imaginamos. Devemos pedir a Deus que abra nossos olhos, para que possamos identificá-lo. É quase impossível um narcisista enxergar-se como doente, mas, através da Palavra, da oração e da comunhão, poderemos chegar ao objetivo de levá-lo ao tratamento (Tg 5.16).




Questionário 
1. Se olharmos para a Palavra, o que descobriremos?

R: Que em nada podemos ser orgulhosos e se assim pensamos estamos nos enganando (Gl 6.3).



2 . O que vemos em Lucas 18?

R: Um clássico exemplo de narcisismo (Lc 18.11-12).



3. Quem sempre estará acompanhado pelo Senhor?

R: Os que andam em humildade (Is 57.15).


4. Quem resiste ao soberbo e a Sua graça entrega aos humildes?

R: Deus (Tg 4.6).




5. O que alivia as dores emocionais e sustenta o aflito?
R: A Palavra de Deus (SI 86.7).







Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos




Fonte das imagens acima www.revista ebd.comRevista betel
Ano 2019

 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



 Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário
volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário