1 de maio de 2018

Subsidio: Lição 06: O Dom de Operar Maravilhas: Pré - adolescentes de 11 e 12 anos

A Bíblia diz:
    Atos 5:12.
E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

A Lição de Hoje Encontra-se Em: 
  1 Coríntios 12.10; Atos 20.9- 2

INTRODUÇÃO
os comentários abaixo fazem parte do Conteúdos adicionais ou complemento do assunto em foco desta lição , os professores devem se preparar pesquisar , interagir seus alunos em classe com dinâmicas ou atividades para que possam entender compreender e aprender para que possam aplica em sua vida diária.

I. O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS
Este dom está relacionado ao dom da fé e cura. E como os dons de curar, a palavra dons aqui aparece novamente no plural. Segundo o Comentário Bíblico Pentecostal “este dom parece ter sido uma das credenciais dos apóstolos, mas não era restrito a eles” (Rm 15.19). Os sinais e prodígios faziam parte da Igreja Primitiva. Os crentes buscavam com poder os sinais milagrosos a fim de que muitos recebessem Cristo como Salvador. Podemos ver, em especial no livro de Atos, a manifestação deste dom. Pedro possuía este dom e fez uso dele ao orar por Dorcas (At 9.40). Dorcas impactou sua comunidade com seus talentos e Pedro com o dom de maravilhas. O milagre realizado na vida de Dorcas foi notório em Jope (At 9.42).

II. A ATUAÇÃO DO DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS (1Co 12.10)
1. O dom de operação de maravilhas. 
Este dom realiza obras extraordinárias além do poder humano. O dom de operação de maravilhas altera a ordem natural das coisas consideradas impossíveis e impensáveis.

2. Exemplos bíblicos. 
O ministério terreno de Jesus foi marcado por operações de maravilhas. O Bom Mestre repreendeu o vento e o mar, e estes logo se aquietaram (Mt 8.23-27). O nosso Senhor atestou por muitas vezes o seu poder sobre a natureza criada para sua glória (Jo 1.3).

Nosso Deus não mudou. 
O Pai Celestial deu dons à sua igreja a fim de que ela atue no mundo moderno com poder e graça.

3. Distorções no uso dos dons de curar e de operação de maravilhas. 
O cristão não tem autorização divina para “determinar”, “decretar” ou “exigir” a cura dos enfermos. A nossa relação com Deus não se dá em forma de barganha. Quem somos nós para exigir de Deus alguma coisa? Somos seres humanos limitados! Se não fosse a graça e a misericórdia de Deus, o que seria de nós? Como discípulos de Cristo, devemos rogar ao Pai, buscando-o de todo o nosso coração para curar os doentes, pois a Palavra de Deus recomenda que oremos pelos enfermos (Tg 5.14). A oração do justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16), e independe de se ter o dom ou não. Jesus nos ensinou que em seu nome deveríamos impor as mãos sobre os enfermos para que eles sejam curados (Mc 16.18). Nossa responsabilidade é orar pedindo a cura. Quem sara o enfermo, de acordo com a sua soberana vontade, é Deus.

O crente que impõe as mãos sobre o enfermo não pode ser tratado como um ídolo na igreja, principalmente se o enfermo for curado. Nem podemos imaginar que porque aconteceu o milagre aquela vez, sempre haverá outros milagres. Que o Altíssimo tenha misericórdia e proteja-nos dessa pretensão! Quem opera os sinais e as maravilhas é o Senhor, não o homem. Toda ação decorrente dos dons vem do Espírito Santo e, por isso, não podemos agendar dias nem marcar horários para sua operação. Façamos a obra de Deus com honestidade e decência!

III DOM DE MARAVILHAS ATOS SOBRENATURAIS DE PODER
Que intervêm nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o reino de DEUS contra Satanás e os espíritos malignos (ver Jo 6.2).

Esse dom constitui uma operação do ESPÍRITO SANTO pela qual é transmitido o poder ilimitado do DEUS Todo-Poderoso (cf. SI 115.3 e 135.6). JESUS possuía esse dom (cf. Mt 8.26; Jo 11.43,44)" (BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. 4.ed. RJ: CPAD, 2005, pp.111-12).

Mudança na natureza, MUDA O QUE ERA NATURAL.
EX. PARAR O SOL (JOSUÉ) - VOLTAR DEZ GRAUS O TEMPO (ISAÍAS)
Ex: JESUS: "Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo."(Jo 9:6,7)
Paulo: "Mas ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum."(At 28:5).

CONCLUSÃO
Deus Pode Conceder a todos que são Batizado Com o Espirito Santo os dons espirituais, lamentavelmente nem todos o buscam por negligencia. que todos possam Buscar com zelo os dons Espirituais.


Videos aulas:
O endereço na descrição dos videos


Nenhum comentário:

Postar um comentário