2 de maio de 2018

Lição 06: Jesus cura um homem doente: A cura do paralítico de Betesda: Primários - de 7 e 8 anos

REVISTA PRIMÁRIOS (DO PROFESSOR)

LIÇÃO 6: Jesus cura um homem doente


Revista do aluno:


INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
  

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



  

· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.



Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Milagres - CD Quem é Jesus ? / Crianças diante do Trono 3





Jesus é bom demais - Jessyca kids




Essa Alegria Não Vai Mais Sair/ Fé Mais Fé - Jessyca Kids 


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


Objetivo: 
Que o aluno compreenda que a bondade de Deus não tem limites e Ele está pronto a nos atender em nossas dificuldades.

Ponto central: 
A bondade de Deus alcança a todos que confiam nEle.

Memória em ação: 
“O Senhor Deus é bom. Em tempos difíceis, Ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção” (Na 1.7).








Vídeo:

Sugestão de dinâmica:
Chegar na sala de aula vestido de enfermeira/médico e fazer questionamentos para as crianças sobre saúde e doenças. 
-Levar um kit médico de brinquedo e fazer de conta que está examinando as crianças.

Começar explicando que Jesus é o médico dos médicos e se importa muito com nossa saúde!


Vivenciando a História
Personagens: 

Jesus, paralítico, duas crianças para sacudir o papel para representar a água sendo agitada; todas as outras crianças podem representar pessoas doentes sentadas ou deitadas em volta do “tanque”.

Montagem do cenário: 

Pedir que todos, exceto “Jesus” se assentem ou se deitem sobre o papel azul. 




História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

  
João 5.1-18


1 Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém.
2 Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama “Betezata”.

3 Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água,
4 porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.]


5 Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos.

6 Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: – Você quer ficar curado?
7 Ele respondeu: – Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.
8 Então Jesus disse: – Levante-se, pegue a sua cama e ande!


9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado.
10 Por isso os líderes judeus disseram a ele: – Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia.
11 Ele respondeu: – O homem que me curou me disse: “Pegue a sua cama e ande.”
12 Eles perguntaram: – Quem é o homem que mandou você fazer isso?
13 Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali.


14 Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele: – Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.
15 O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus.
16 Então eles começaram a perseguir Jesus porque ele havia feito essa cura no sábado.
17 Então Jesus disse a eles: – O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.
18 E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado, ele afirmava que Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus.


 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI

    


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que o poder de cura de Jesus e Sua amorável graça também levaram o homem de volta a Deus. Com amor e misericórdia, Jesus nos diz: “Vocês querem ser curados?” Ele também deseja que sejamos sadios no corpo e no espírito. Sua graça é um presente de amor para todos nós.



Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)  

Jesus cura o paralítico que estava perto do tanque de Betesda e ele vai para casa carregando a sua cama 










Recurso visual : 












Recurso visual : 






AVENTAL
O avental da história da cura de um paralítico no tanque de Betesda.
Primeiro, faça um cenário para o avental. De uma estudada de como era esse tanque, onde ele ficava e crie o visual acima.
Mas o detalhe deste avental está no tanque.
Faz um bolso no tanque, como na foto acima.
Veja como ficou atrás, um bolso mesmo, igual ao de uma roupa. Outro detalhe é que só quem vai contar a história sabe que tem esse bolso, pois nele acontecerá a cura de um outro paralítico, que não o personagem principal da nossa história.
E, para representar a cura desse paralítico faça dois bonecos em EVA iguais, só que um doente (paralítico - representado pelas muletas) e o outro já curado.
Daí coloque o boneco curado dentro do bolso do tanque e deixe - o escondido. As crianças não podem saber que ele está lá.
Então monte a história com outros personagens: o paralítico na cama, outro doente (um cego), outro paralítico que vai entrar no tanque e ficar curado...
Daí comece a contar a história que tinha um tanque... o primeiro que entrasse ficava curado.

Nesse momento eu coloco o paralítico dentro do tanque no bolso e ...
... retire o paralítico curado! É claro que você não pode deixar as crianças ver os dois juntos como na foto acima. coloque assim, somente para vocês verem a troca.
Prosseguindo a história, havia um homem paralítico que estava na cama... Veja coloque bailarina nas pernas e braço do paralítico para dobrar como se ele fosse aleijado.
Então Jesus aparece e manda o homem levantar e tomar a sua cama.
Enrole a cama, amarre e prende na mão do homem com um velcro.
E aqui estão todos os personagens juntos.

O avental foi feito todo de TNT com detalhes em EVA e fitas e as bordas foram feitas com viés. Já os personagens foram feitos com EVA. O bom é que você pode usar os personagens para outras histórias.



 
OBS: 
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.




Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



Atividades:




Hora de Conversar
* Há quanto tempo o paralítico estava doente?
* Por que ele não conseguia chegar ao poço de água?
* O que Jesus disse para o paralítico? 
* Como chama a doença que separa o homem de Deus?
* Vocês gostariam de Ter um amigo como Jesus?
* Vocês sabem como podem Ter Jesus como amigo?



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Lembrancinha:








Hora de Brincar
Faça duas equipes com duas cores, escolha duas crianças para começar. Eles devem ficar do lado oposto das outras crianças que ficarão agachadas. Tire par ou impar para começar. A criança que ganhou pergunta 
para uma criança agachada: O que você 
precisa? E ela responde: um amigo. 
E o 1º pergunta de que cor, a cor que ela escolher é levada para o outro lado e poderá ajudar na hora de carregar as crianças restantes. As crianças agachadas devem ser carregadas uma de cada lado do seu braço. Leve uma criança de cada vez. Ganha quem tiver mais crianças. Mas lembre-se se a criança não escolher a cor respectiva, continue perguntando até escolherem a cor da vez. Moral: Jesus é um amigo certo, que fará de você um verdadeiro vencedor!




Criança de jesus tem energia pra gastar



Primário de 7 e 8 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinamicas...Arquivo
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 



Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.





Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.




* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
  


CRIANÇAS ATENÇÃO!




 Escola Bíblica Infantil








Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
Escola Dominical Infantil
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com.

evangelizenossascriancas.blogspot.com/
ebd.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
Ministério Bíblico Infantil.
Geração Vida-INVP
apascentarospequeninos.blogspot.com
Ebi blogspot.com
blog Geração Vida-INVP
blog: Ministério Bíblico Infantil.
trabalhinhos.blogspot.com/

Blogtiale.blogspot.com
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
Ganhando crianças para Jesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Editora Responsável pela Revista Primários da Cpad
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Vamos lá!!!  
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

5 comentários:

  1. Muito lindo sua criatividade, dedicação, oportunidade para os professores e alunos da EBD de crescer em conhecimento e fé. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas sugestões, vão me ajudar bastante, mas na lição você insinua as curas do tanque de Betesda como uma "crendice", em "suas" palavras: "Muitos criam que a água era agitada por um anjo, e aquele que primeiro entrasse na água após ser agitada, seria curado. Jesus sabia que aquilo não era verdade." Com base em que fundamento bíblico você afirma isso? A Bíblia diz em João 5:4, na versão que você mesma citou: "porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.", ou seja, as curas são afirmadas categoricamente, não era uma suposição das pessoas como você colocou. Percebi também, pesquisando sobre este tema, que esta parte da lição foi copiada de outro blog. Além da importância de citar a fonte ao republicar, deve se ter o cuidado de rever se as lições copiadas realmente estão de acordo com as escrituras, para não ensinar erroneamente as crianças. Isso vale para as educadoras que não tem blog também, mas aplicam as lições com a turminha. Mais uma vez, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Em questão das fontes olhe com atenção em fontes consultadas, que são várias. E acredito que são pessoas sérias.

    ResponderExcluir