8 de março de 2018

Subsidio: Lição 10: O amigo que traiu: Judas: Juniores de 9 e 10 anos









Revista do aluno:

INICIANDO A SUA AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Louvores sobre Perdão:

Perdão - Histórias para ouvir, contar e cantar



ESCOLHENDO PERDOAR 



Turma do Salminho - Perdoar



TOC TOC TOC alguém me bate à porta - TiaCris


Cuidado Olhinho No Que Vê - Jessyca Kids (Video Oficial) [DVD Retrô]




O Sabão - Jessyca Kids (Video Oficial) [DVD Retrô]




 Momento do louvor:

Vamos louvar:
Louvores sobre amor:

Diante do Trono infantil Vamos amar uns aos outros





Boneco Lilico Louvando o Hino " EU PRECISO DE VOCÊ"


É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Quebra-Gelo: 
Explique às crianças que nessa lição nós falaremos sobre “Traição”. Explique a elas o significado dessa palavra. Traição é enganar, quebrar a confiança de alguém, mentir, ser desleal, infiel, não guardar um segredo que alguém confiou a você... Depois faça o quebra-gelo com a seguinte pergunta: Você já foi traído, enganado por alguém? Quem?


Memorizando
  
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
Mateus 26. 14-16, 36-56

14 Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,

15 E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,

16 E desde então buscava oportunidade para o entregar.



   36 Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.

37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

38 Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.

39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

40 E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?

41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.

43 E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados.

44 E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

45 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.

46 Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.

47 E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.

48 E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o.

49 E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o.

50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.

51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.

53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?

54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

55 Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.

56 Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.



  Mateus 27. 3-5
3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,

4 Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.

5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.


 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI


Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.








Jesus e a Traição de Judas - Vídeo      





Atividades



Atividade Roda do Arrependimento você vai precisar de:
O modelo que está no final da postagem
Papel canson para imprimir
1 Colchete
* Após imprimir e recortar apoie o papel na borracha e com a ajuda de um lápis faça o furo no meio para poder colocar o colchete. Assim a roda irá girar.

Na roda do Arrependimento, de um lado há uma ação errada e do outro a
atitude certa a fazer após se arrepender.

Estes são os que as crianças vão pintar e levar para casa.



 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história melhor.

70X7 = Perdoar Sempre!!!
Para este recurso visual você vai precisar de:
* Um pote com água
*Folha de sulfite para recortar o formato do coração e colocar sobre o pote
*Orégano - representará as marcas da mágoa/raiva/falta de perdão no coração
*Detergente - (uma gotinha no dedo) representará a Palavra de Deus que nos ensina a perdoar 70X7 e quando perdoamos as marcas saem do nosso coração.

Reflexão com as crianças:
1- O que você sente quando não é perdoado?
2- Você gosta de perdoar?
3- O que Jesus fez por nossos pecados?
4- O que devemos fazer quando os outros pedem perdão?




 Momento do louvor:

Vamos louvar:
Louvores sobre Perdão:




ESCOLHENDO PERDOAR 

Dinâmica do Perdão
Texto Bíblico: Mateus 6. 14 e 15
Objetivo: Reconhecer a importância e a necessidade de perdoarmos a quem nos ofende.
Material: Pedrinhas médias, ou bolas de pingue-pongue da mesma quantidade que o número de participantes.
Tempo: 10 minutos
Procedimento:

Entregue uma pedrinha a cada aluno. Explique que a pedrinha foi atirada neles por alguém e decidiram guardar a pedra para devolvê-la quando tiverem oportunidade. Deverão ficar com ela nas mãos, não soltar para nada, enquanto não devolver.

A seguir peça aos alunos que realizem atividades diversas:
- bater palmas;
- fazer um círculo;
- brincar de batata-quente;
- fazer de conta que estão enviando uma mensagem pelo celular ou fazendo as tarefas da escola, etc.
A seguir questione se eles sentiram-se incomodados ao realizar as atividades com a pedrinha na mão. Não teria sido melhor realizar as atividades com as mãos livres? E se a pessoa que atirou nunca mais aparecer?
Agora peçam a eles imaginarem que a pedra é uma ofensa ou mágoa que não foi perdoada por eles.
Questione:
- Uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega?
- O que acontece quando não perdoamos?
- Quando não liberamos perdão a uma pessoa (quando não largamos a pedra) quem mais sofre? Quem fica mais incomodado?
- Como e quando perdoar?
- A quem perdoar?
Repita as atividades acima só que agora sem a pedra nas mãos para que percebam a diferença. Explicar que quando liberamos o perdão a alguém nos sentimos livres e mais leves.

Termine a dinâmica com a leitura do texto bíblico.






Dinâmica
Essa é sobre o perdão 

Faça um coração de TNT e tenha disponível uma bacia ou tigela com água.
Pergunte às crianças quais tipos de pecados elas conhecem e comece a escrever esses pecados com caneta-hidrocor no coração. Se elas ficarem tímidas no começo, vc pode ir dando alguns exemplos sempre fazendo com que elas entendam do que vc está falando.
Quando o coração estiver todo sujo de pecados, pergunte se Deus gosta de um coração como aquele e se existe solução para aquilo.
Será que esses pecados podem sair desse coração?
Chame as crianças para se aproximarem da bacia e explique que o amor de Deus cobre uma multidão de pecados(Rf. I Pe. 4).
Quando você mergulhar o coração na água, todas as palavras vão saindo até que o coração volte a ficar limpinho como no início.
Finalize ensinando como Jesus pode perdoar os pecados delas e faça uma oração pedindo para que Ele faça isso.

Pegue uma tigela com água.
Mergulhe a pedra e pergunte se acham que entrou água nela.
(A resposta é não)
Compare-a com aquele que ouve a Palavra mas não guarda nada no coração.

Mergulhe o giz e faça a mesma pergunta.
(a resposta é sim)
Compare-o com a pessoa que ouve a Palavra mas guarda só para sí.

Mergulhe a esponja e repita a pergunta.
(a resposta é sim,mas mostre-se admirado(a) e diga:
Que interessante, vejam só ela absorveu a água, mas molha outros ...(vai passando nos braços das pessoas...
a esponja é como aquelas pessoas que ouvem a Palavra de Deus e compartilham, contam para todos as coisas boas que aprenderam.
Nós devemos ser como a esponja.




Lembrancinhas:


Lembrancinhas:



 Oração: 
Querido Jesus, nós te amamos. Ajude-nos a manter nosso foco no Senhor a cada dia. 

Amém.



Alcançando crianças para Jesus

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 
 
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.

Ore com as crianças.



Conclusão
Jesus foi traído pelo próprio amigo!
Se você tem um amigo, não estrague essa amizade. Não fale mal dele para outro coleguinha, nem fique com raiva e sem falar com ele. Seja um bom amigo, porque nós precisamos uns dos outros.



Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.




A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Escola Dominical Infantil
semeandoasalvacao.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
escoladominicalinfantil.blogspot.
Classe de juniores bd
Ensinoinfantilnum clique.blogspot.com
Blog Trabalhinhos.
Alegria em ensinar educação ".
www.escolinhadagraca.blogspot.com
cathiarts.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
www.escoladominical.net
sementinhakids.com)
www.ebdanimada.com.br
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot.com
espaço ministério infantil
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Orai em todo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário