30 de março de 2018

Subsidio: Lição 1 - O Amigo Construtor de Barcos: Jardim de Infância de 5 e 6 anos














Revista do aluno:






INICIANDO A SUA AULA:
Título da Lição:
  
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:

* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Videos aulas:


Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. 
Aula para Maternal 011
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.


Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!

Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.


Momento do louvor 
Cante: 

Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 


O DILUVIO CRISTINA MEL





Arca de Noé
Sandrinha





Jessyca Kids - Arca de Noé




Diante do Trono Crianças UM HOMEM LEGAL (Arca de Noé)





Arca de Noé - DVD Turma do Cristãozinho vol. 2



Diante do Trono Crianças (Arca de Noé) Todo mundo era mau



Diante do Trono Crianças - Obedecer a Deus (DVD Arca de Noé)





A arca





Cristina Mel - Canção da bicharada




Toc-toc martelinho-Sandrinha-Arca

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 

Queridas tias e tios.

É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.


Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Oferta
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.


Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Objetivos:
Os alunos deverão compreender que para ser amigo de Deus devemos obedecer a sua Palavra; e entender que Deus nos dá mandamentos em virtude do seu amor por nós.





Para guardar no coração:
É hora do versículo:
É hora do versículo:
“Se obedecermos ao Senhor; tudo correrá bem para nós” (Jr 42.6).


História Bíblica:

Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Gênesis 6. 1-22
1 E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,

2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3 Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

5 E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

7 E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

15 E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.

16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.

18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.

20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.

21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Gênesis 7. 1-9
1 DEPOIS disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

2 De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.

3 Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

5 E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.

6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.

7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.

8 Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,

9 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI




Vale a pena se dedica em Recursos Visuais
Se você estiver usando uma caixa como arca, pode pedir que as crianças levem bonecos (Noé e sua família) e bichinhos de pelúcia até dentro dela (os bichinhos podem ser trazidos pelas próprias crianças, se for pedido antecipadamente aos pais). Também pode-se colocar frutas e verduras de plástico, de brinquedo, para ser o alimento que Noé pegou para os bichos. Se a caixa for grande o suficiente, dá até para que cada criança brinque um pouquinho de ser Noé, entrando e saindo da arca enquanto canta.




Dedoche para a História


ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES





ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES
Confira a seguir alguns moldes em EVA para você montar.
Ensino:
Noé conversava muito com Deus.
Um dia, Deus disse a seu amigo Noé: “Noé, vai chover muito, muito. Faça um barco bem grande. Você, sua família e os animais vão ficar dentro da arca enquanto chover”. Noé fez o barco e colocou na arca dois de cada animal, um macho e uma fêmea, como Deus tinha mandado: o cachorrinho, a girafa, o macaco, o gato, o cavalo, o elefante, os passarinhos e todos os animais. Depois, ele e sua família (Noé, seus 3 filhos e as esposas) entraram na arca. A chuva começou a cair. Choveu…choveu…choveu…(faça uma chuva de papel picado). A família de Noé e os bichinhos não estavam com medo. Eles estavam dentro do grande barco, protegidos por Deus. Quando a chuva parou e a terra secou, Noé e sua família saíram da arca. Depois saíram também o cachorrinho, a girafa, o macaco, o gato, o cavalo, o elefante, os passarinhos, todos os animais. Deus havia cuidado de Noé, de sua família e dos animais.
* Assim como Deus cuidou de Noé, da sua família e dos animais, Deus cuida da/do (fale o nome de cada criança). Como podemos conversar com Deus como Noé fazia? Orando.

A arca pode ser uma caixa de papelão transformada no grande barco (para ficar mais firme passe verniz transparente e deixe secar), pode também ser feita num cartaz até mesmo de feltro. O importante é que as crianças possa interagir com ela.

Um DVD excelente para trabalhar essa história com as crianças é o Arca de Noé das Crianças Diante do Trono.

A história é bem contada, as músicas são bem feitas, inteligentes, as animações interessantes, sempre com aplicações para a vida das crianças.
 Acho importante, antes de mais nada, explicar o porquê de Deus ter mandado o Dilúvio. 



As crianças precisam entender isso no contexto de um Deus amoroso: renovar a face da Terra, retirando dela a maldade e salvando Aqueles que quisessem fazer sua vontade amável. Não é só mais uma história bonitinha, é uma verdade que prepara para a salvação. Na verdade essa história remete para uma outra verdade bíblica: a segunda volta de Jesus a este mundo. Se entenderem bem a história de Noé, as crianças facilmente entenderão porquê Jesus em breve virá nos buscar.



Recursos visuais:











Recursos de Noé

   

Ah! Noé. Que Maravilha!
E olha quanta coisa bacana!
Quer seja com Cenários, com Palitoches,
Lembrancinhas
  
  
  
Dobraduras de barquinho, faixa de animais,
tudo para que a historinha fique marcada!
Vale a pena se dedica em Recursos Visuais
   




Recursos visuais:





 


Recursos visuais:



Ideias para o ensino:
– Arca de papelão
Esta ideia é tão genial que dá tempo de você praticar...

A arca foi feita com uma caixa de papelão grande com uma pequena em cima telhado com papel micro-ondulado,a arca foi feita em papel cartão,onde foi cortada a porta e círculos para fazer as janelas,por dentro foram feitas divisões de papelão para colocar os animais.

Para os animais foram usados rolinhos de papel higiênico cortados ao meio e colados o papel cartão e para a frente e costas dos animais foram feitos em EVA,molde retirados da net.

Para os personagens Noé e sua esposa foram usados garrafinhas,bolinhas de isopor,tecidos e pelúcia para os cabelos o mesmo pode ser feito para os filhos de Noé e suas esposas ou usar os personagens que já tiver.




A Dinâmica do Coração Sujo:
Utilize um exemplo prático:
Pegue uma metade de uma garrafa pet transparente e coloque água dentro dela e fala que Deus nos fez a sua semelhança e nos deu vida, mas o homem escolheu o pecado. Então pegue um vidrinho de iodo que havia enrolado em um papel preto e coloque algumas gotas na água enquanto fala do pecado que o homem escolheu: matar, roubar, falar palavrão, mentira, e pergunte para as crianças o que mais era o pecado? Então a água fica preta. Faça isto quando fala que Deus ia destruir a terra por causa do pecado do homem.
No final fala que Noé agradeceu a Deus e que a arca havia sido o seu lugar de salvação, fale que Jesus é o nosso lugar de salvação. Neste momento pegue um vidrinho que tenha desenhado um coração nele com papel color set vermelho, e com água sanitária dentro, e fale que Jesus derramou o seu sangue pelos nossos pecados. E enquanto fala de Jesus derrame a água sanitária na água suja de iodo, e fale do amor de Deus por nós, que Jesus morreu por nos amar, e somente Ele, pois nunca pecou, poderia nos tornar de novo a semelhança de Deus. A água então ficou limpa e fale que quando aceitamos Jesus podemos ter comunhão com Deus. Mas às vezes iremos pecar, mas temos que pedir sempre a Jesus o seu perdão, porque Deus quer que vençamos o pecado, para isto temos que orar sempre, ir a igreja, e ler a Bíblia todos os dias. Neste momento podemos então perguntar: Você gostaria de aceitar Jesus na sua vida? Você reconhece que precisa dEle? Então repita comigo esta oração: Senhor Jesus eu sei que sou pecador, e sei que o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. Perdoa os meus pecados, me limpa e me purifica de todo mal, pois quero o Senhor como o meu Senhor e salvador, eu te recebo e entrego a ti a minha vida. Em teu nome Jesus, amém!

Espero que esta sugestão seja uma benção na sua vida! Ore, se disponha, e Deus te usará para ganhar muitas almas para o Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!
Garrafa (com água sanitária) representando o sacrifício de Jesus, para limpar o coração sujo (água com iodo) que representa o pecado.




Recursos Visual














Arca de Noé:









TRABALHO MANUAL - ANIMAIS DIVERSOS COM ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO
Que tal preparar esses bichinhos com Rolinhos de Papel Higiênico para te auxiliar na Lição Bíblica.

Encontrei os moldes pequenos, mas você pode ampliá-los e ajustar ao tamanho proporcional ao rolinho sem grandes problemas.






























Fonte: Ministério infantilblogspot.com




Atividades:
Atividade manual: bichinhos de sucata ou papel, colagens, pintura... é bem fofa.
 






Atividades:






























Trabalho manual
Quebra-cabeça




Fazendo arte




Brincadeira para chamar a atenção sobre a arca de Noé. 
Pegue gravuras com nomes de bichinhos e cada momento chame uma criança, ela pega uma gravura qualquer dentro da bolsinha e imitar o bichinho para as outras crianças descobrirem o que ela estava imitando. Para tornar o jogo interessante só vai afrente quem acerta, e para dar chance as outras criança só pode ir uma vez e depois a criança que acerta o bichinho pode escolher alguém que ainda não tenha ido a frente para brincar.





Brincadeira
Seu Noé posso ir?
Material: Máscaras ou cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.

As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"

O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".

Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.

E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.

Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.




Lembrancinhas:
Dedoches




Lembrancinhas:



Oração: 
Lembre as crianças que Noé era obediente, e ore para que Deus as ajude a obedecer a Ele sempre. Peça que elas repitam a oração. 


O arco-íris foi "provavelmente um fenômeno novo, devido às mudanças nas formações de nuvens e nas condições atmosféricos em geral depois do dilúvio. O arco-íris serve como um sinal da aliança feito por Deus com Noé, um compromisso de nunca mais enviar contra a humanidade um dilúvio universalmente destrutivo




Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 



Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


Para encerrar este momento cante a música toc-toc martelinho


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.

Criança de jesus tem energia pra gastar

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad Jardim de infância.
Verônica Araujo
pequeninoscatedral.blogspot.com
tempoemcasa.blogspot.com.br
tiasdaescolinha.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Ensino Infantil Num Clique
Atividades ei
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
http://2.bp.blogspot.com
http://4.bp.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
Adaliahelenablogspot.com
pequeninos de jesusblogspot.com
missionariatiaso.blogspot.com
ebiblicadominical.blogspot.com
caminhandocomamor.blogspot.com
Pequeninosdejeussblogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345.
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Ovelhinhas de Cristo
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Obrigada Pelo carinho!!!!
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário