20 de março de 2018

Subsidio: Lição 12: Céu e Inferno? Juvenis - de 15 a 17 anos

  

Introdução

O céu e o inferno, embora negados por algumas pessoas, são reais. O Senhor Jesus falou abertamente a respeito do céu e do inferno. Hoje teremos a oportunidade de reafirmar a existência desses lugares, à luz das Escrituras, bem como esclarecer que ninguém é injustamente colocado no céu ou no inferno. Muito pelo contrário, vão por vontade própria.

Hoje você tem a oportunidade de escolher onde deseja passar a eternidade. Você deseja o céu ou o inferno? O céu é um lugar especial que Jesus Cristo preparou para todos aqueles que creem em seu nome.
Fonte: www. sub-ebd.blogspot.com.

A melhor maneira de pensamos sobre este tema é respondendo a uma pergunta bem objetiva; onde você deseja passar a eternidade, no céu ou inferno ? O Céu e o Inferno são reais; não é uma Ficção Científica ou fruto da imaginação do homem. Após a vida segue o juízo (Hb 9:27). 

Para formamos nossa opinião doutrinária, precisamos voltar os olhos ao nosso manual de regra, fé e Prática; a bíblia. É através dela que devemos pensar sobre este assunto. Existem muitos escritores “com uma mente criativa” que ao abordarem o tema céu e inferno, contrariam sensivelmente a bíblia sagrada, ou em alguns casos, querem impor uma “possível experiência pessoal” como doutrina. "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." Martinho Lutero

INFERNO:
JESUS FALOU SOBRE O INFERNO 

– Há mais de 162 referências só no Novo Testamento que adverte sobre o inferno. E mais de 70 destas referências foram ditas pelo próprio Senhor Jesus Cristo!

"fogo" Mateus 7:19, 13:40, 25:41 - "fogo perpétuo" Mateus 18:8, 25:41 - "eterno juízo"
Marcos 3:29 - "fogo do inferno" Mateus 5:22, 18:9, Marcos 9:47 - "juízo" Mateus 23:14,
Marcos 12:40, Lucas 20:47 - "condenação do inferno" Mateus 23:33 - "fornalha de fogo"
Mateus 13:42, 50 - "o fogo que nunca se apaga" Marcos 9:43, 45 - "o fogo nunca se apaga"
Marcos 9:44, 46, 48 - "onde o seu verme nunca morre" Marcos 9:44, 46, 48 - "pranto e ranger de dentes" Mateus 13:42, 50 - "pranto e ranger de dentes" Mateus 8:12, 22:13, 25:30 -
"tormentos" Lucas 16:23 - "atormentado nessa chama" Lucas 16:24 - "lugar de tormentos"
Lucas 16:28 - "trevas exteriores" Mateus 8:12, 22:13 - "tormento eterno" Mateus 25:46
Certa feita em uma entrevista o milionário Ted Turner, disse “eu estou olhando para o futuro e me vejo morrendo e sendo lançado no Inferno, é lá o meu lugar". Quando o homem se nega a olhar para Cristo como o único e suficiente salvador, ele não esta dizendo, porém esta caminhando para o mesmo destino Ted Turner.(João 3:18) Na história de Lázaro e o homem rico, narrada em Lucas 16.19-31 podemos ter uma ideia do que é o inferno..

O inferno é um lugar de tormento – v. 23
O inferno é um lugar onde não há consolo – v. 24,25
O inferno é um lugar de onde não se pode sair – v. 26
O inferno é um lugar onde o pedido de socorro não é atendido – v. 27
O inferno é um lugar de lembranças amargas – v. 27,28
O inferno é um lugar de onde não se pode mais ajudar a família e nem
ser ajudado por ela – v. 28-30.

O Inferno não foi feito para o homem(Mt 25:41); nem o diabo quer ir pra lá(Lc 8:31); O inferno será inaugurado pelo anticristo e seu falso profeta(Ap 19:20); logo após os condenados(Mt 25:41-46); Diabo e seu Demônios(Ap 20:10); e por fim todos os que morreram em seus delitos e pecados(Dn 12:2; Ap 20:11-15; 21:8).
Dr. Rawlings, especialista em Cirurgia e Doença Cardiovascular,“ressuscitou” muitas pessoas que tinham estado clinicamente mortas.

Dr. Rawlings, um ateu devoto, considerava "que a morte é nada além de uma extinção indolor". Mas algo aconteceu em 1977 e isso trouxe uma mudança dramática na vida. Ele estava “ressuscitando” um homem que gritava — “estou caindo nas chamas do inferno”

"A cada momento que recuperava a batida do coração e a respiração, o paciente gritava: "Eu estou no inferno!" Ele estava aterrorizado e suplicava para que eu o ajudasse. Eu estava morto de medo. . .
Então eu notei o olhar genuinamente alarmado na face dele. Ele estava com um olhar terrificado, pior que a expressão de morte! Este paciente tinha a atitude de quem expressa um horror extraordinário!

Suas pupilas estavam dilatadas, e estava suando e tremendo. Então ainda outra coisa estranha aconteceu. Ele disse,"Você não entende ? Eu estou no inferno. . . Não me deixe voltar para o inferno!" . .
.O homem estava sério, e finalmente eu concluí que ele realmente estava em dificuldade. Ele estava em pânico, como eu nunca tinha visto antes ". (Maurice Rawlings, Beyond Death's Door,(Thomas Nelson Inc., 1979) p. 3).

CÉU POR QUE O CÉU É MELHOR?

“O Céu é melhor porque lá Deus vai enxugar dos nossos olhos toda lágrima, o céu é melhor porque lá não entrará pecado, o céu é melhor porque lá não haverá mais despedida, o céu é melhor porque lá veremos a Jesus face a face, o céu é melhor porque lá serviremos a Deus com perfeição. A vida aqui é marcada pela dor. O pecado trouxe sofrimento ao mundo. Choramos a dor das perdas, a dor da enfermidade e a

dor do luto. Aqui, a mulher dá à luz com dores e o homem granjeia seu pão com o suor do rosto. Aqui, a terra produz espinhos que acicatam nossos pés. Aqui, choramos pelas nossas fraquezas e pelos nossos pecados. Choramos porque os homens escarnecem de Deus e zombam de sua lei. Choramos porque o mundo jaz no maligno.

Porém, no céu, Deus vai enxugar dos nossos olhos toda a lágrima. O dor que nos assola o peito vai ser banida para sempre. O céu é lugar de gozo e paz, alegria e celebração.”

O CÉU É A NOSSA SUPREMA ASPIRAÇÃO, E SEM DUVIDA, O CÉU É MELHOR !!!
QUEM NÃO VAI ESTAR NO NOVO CÉU E NA NOVA TERRA?

Apocalipse 21.1-8

VÃO FICAR DE FORA OS QUE SÃO INDIFERENTES AO EVANGELHO – v. 8a
• Os covardes falam dos indecisos, daqueles que temem o perigo o fogem das consequências de confessar o nome de Cristo. Os covardes embora convencidos da verdade preferem não se comprometer. Eles têm medo de perder os prazeres deste mundo. Têm medo de serem perseguidos. Não têm coragem de assumir que são de Jesus.
• Os incrédulos são aqueles que buscam outro caminho para a salvação e rejeitam a oferta gratuita do evangelho.

VÃO FICAR DE FORA OS QUE SÃO MORALMENTE CORROMPIDOS – V. 8B
• Os abomináveis são aqueles que perderam a vergonha, o pudor e se entregam abertamente ao pecado e aos vícios do mundo. Atentam contra a moral.

• Os assassinos são aqueles que atentam contra a vida alheia, que praticam abortos criminosos, que matam com armas e com a língua.

• Os impuros são aqueles que se entregam a toda sorte de luxúria,lascívia e perversão moral. São viciados em pornografia, aberrações sexuais, homossexualismo.

VÃO FICAR DE FORA OS QUE SÃO RELIGIOSAMENTE CORROMPIDOS – V. 8C
• Os feiticeiros são aqueles que vivem na prática da feitiçaria,ocultismo e espiritualismo. São aqueles que invocam os mortos, os demônios e desprezam o Senhor. São aqueles que crêem que são dirigidos pelos astros. São aqueles que são viciados em drogas.

• Os idólatras são aqueles adoram, veneram e se prostram diante de ídolos e são devotos de santos.

VÃO FICAR DE FORA OS QUE NÃO SÃO CONFIÁVEIS NA PALAVRA – V. 8D
Os mentirosos são aqueles que falam e não cumprem. Falam uma
coisa e fazem outra. São aqueles em quem não se pode confiar. A
mentira procede do maligno. São aqueles que encobrem seus erros.
• Deus coloca fora dos portões da nova Jerusalém aqueles que
amaram mais o pecado do que a Deus.

CÉU É A NOSSA PÁTRIA
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. (Filipenses 3:20-21)
O lugar onde cristo está assentado à direita de deus (1 Pedro 3.22)
Um lugar e não um estado de mente – (2 Coríntios12.1-4)
Um lugar para onde Jesus foi depois de sua ascensão – (Atos 1.11; 7:55,56)
Um lugar para onde Jesus nos levará quando tudo estiver pronto – (João 14.1-4)
Um lugar para onde vamos logo depois da morte – (Lucas 23.42,43; Fp 1:23)
Um lugar de consolo – (Apocalipse 21.4; Lucas 16.25)
Os que crêem em Jesus esperam novo céu e nova terra – (2 Pedro 3.13; Ap 21.1-4).
Quem está e estarão no céu– Os que morreram tendo sido justificados – (Mateus
25.46; Romanos 5.1).

O CÉU TRÁS PROFUNDAS LIÇÕES 

- Jesus alerta para ajuntarmos tesouro no céu(Mt 6:19); Paulo diz que devemos pensar no céu(Fp 3:20); Jesus ensinou que devemos orar: “Seja feita tua vontade na terra como no céu”; O céu nos estimula à santidade (2 Pe 3:14); O céu nos ajuda a enfrentar o sofrimento (Rm 8:18); 6) O céu nos ensina a renunciar o mundo; O céu nos livra do medo da morte (Fp 1:21).
Winston Churchill disse que a decadência moral da Inglaterra era devido ao fato que os pregadores tinham deixado de pregar sobre o céu e o inferno.

CONCLUSÃO:

“A decadência moral que assola a nossa sociedade tem muito a ver com a ausência da pregação sobre o céu e o inferno. As pessoas não são alertadas acerca das penalidades eternas nem estimuladas a pensar nas glórias do céu. Alguns negam a existência do inferno e outros não acreditam na realidade do céu. Há aqueles que pensam que ensinar sobre o inferno é promover uma espécie de terrorismo religioso.
Colaboração de Olímpio Pereira para o blog Valorize a Ebd
Fonte: Valorize a Ebd
Read more: http://valorizeaebd.blogspot.com/2015/03/licao-12-ceu-e-inferno-licoes-biblicas.html#ixzz5AKeSjlC1




► 
Lição 12: Céu e Inferno?
   Dinâmica: O Melhor Lugar: Lição 12





Revista Juvenis - de 15 a 17 anos: 1°Trimestre de 2018 - Tema: Respostas às dúvidas sobre a Fé Cristã: Cpad

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site

BÍBLIA ONLINE
- REVISTA JUVENIS PROFESSOR 1º TR. DE 2018
- Título do Trimestre: Avivamento para a Juventude
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Comentarista: Rafael Luz

Fonte: Editora: CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário