30 de março de 2018

Subsídio: Lição 01 - A Superioridade da Fé em Cristo: Jovens e Adultos - Editora: Central Gospel

 




  Texto Bíblico Básico: João 3.16-21
 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 - Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 - Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. 


  Texto áureo: 1 Tm 2.5

PALAVRA INTRODUTÓRIA

- Querido Professor(a), nesta lição apresente Jesus como a única opção para a salvação, o único dado por Deus para nos salvar. Talvez você tenha que fazer alguma menção aos santos católicos.
- "que o indivíduo reconheça-se pecador", essa é uma ação do Espírito Santo que convence a pessoa do pecado, e para isso é necessário que ela tenha essa fé inicial para a salvação.
- "entenda que Jesus é o único Salvador", essa também é uma ação do Espírito, mas requer um esforço de toda a igreja em ensinar a Palavra de Deus a fim de dar um alicerce a fé que a pessoa abraçou. Muitos novos convertidos abandonam a fé por não conseguirem entender o significado da salvação.


1. CRER EM JESUS CRISTO


1.1. Mudança de direção
- "mediante um sincero arrependimento.", é um arrependimento sem máscaras, sem ser para agradar a outros, sem interesses em escondidos. Na maioria das somente a pessoa e Deus sabem da sinceridade do arrependimento.
- "Jesus torna-se Senhor daquele que o recebe como Salvador", o arrependimento vai ser portanto a mudança de direção, onde a pessoa antes tinha como senhor, o seu ego, a carnalidade, o pecado, o diabo e agora o seu Senhor será Jesus. Isso é uma mudança radical e somente a ação do Espírito Santo pode ajudar a pessoa.

1.2. Liberdade de escolha
- "arbitrar suas próprias decisões", alguns não aceitam a ideia do livre arbítrio, mas a verdade é que o ser humano pode de fato escolher suas decisões, Deus não nos controla como marionetes e nem robôs.
- "Ele não obriga ninguém a aceitar Jesus", as palavras de Jesus em Ap 3.20"Eis que estou a porta e bato..." é uma expressão desse livre arbítrio. Ele não força a entrada e nem nos obriga a nada.
- "estado primitivo de comunhão com Ele", se refere ao estado em que estava o ser humano no jardim do Éden antes da Queda.

1.3. O caminho para a salvação
- "Sinédrio, isto é, diante do Supremo Tribunal", o Sinédrio era o Tribunal que se reunia para julgar causas relacionadas com a religião judaica, tinha a autorização de Roma para funcionar.
- "debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens", alguns acreditam que os santos católicos intercedem por nós junto a Jesus e Este junto ao Pai, porém a ação é toda da Trindade, o Pai enviou o Filho, o Filhos nos salva e intercede por nós e o Espírito nos revela a Jesus.
- "sacerdotes, profetas, discípulos, apóstolos ou mesmo qualquer um dos seus mais devotos seguidores", a maioria dos santos canonizados pela igreja Católica foram grandes homens e mulheres de Deus no passado, mas eles não podem fazer nada por nós, e nem precisa disso, pois a obra de Jesus na cruz é suficiente para nos salvar.

2. O PROJETO REDENTIVO DE DEUS

2.1. A onisciência divina

- "Em Sua onisciência, o Senhor sabia", pergunte aos alunos o que é a onisciência do Senhor, com certeza a maioria sabe, depois acrescente: a onisciência é o atributo divino pelo qual ele conhece todas as coisas, sabe de tudo, tanto o que aconteceu, como o que está acontecendo e também o que vai acontecer.
- "preparou um plano para resgatar", essa é uma prova do amor de Deus por nós, nos mostra o quanto Ele nos ama e o quanto está disposto a investir na nossa salvação.








 


Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel


 através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE
Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão
Comentarista: Pr. Silas Malafaia
Fonte: marcosandreclubdateologia.blogspot.com/
Fonte: Editora: Central Gospel

JESUS VIRA!

Um comentário: