31 de março de 2018

Subsidio: Lição 01 – Discernindo as bênçãos de Deus: Adultos - Betel

 
 
Sobre as bênçãos de Deus
Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição, que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra. Existem variações e especificações conforme a religião.
No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais. Nos dicionários, consta como ação de favor divino, graça.

1. Antônimo de maldição (Dt 11.26).
2. Promessa de bons presságios para o povo de Deus (Gn 12:2, Lv 25.21).
3. A poderosa mão de Deus.
4. Algo dado por Deus a nós (Dt 16.17).

A bênção foi mencionada na Bíblia em Gênesis 12:2, "Farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; sê tu uma bênção." (VRA). A bênção dada aqui a Abraão foi que este seria uma grande nação, que o nome deste seria engrandecido e que Abraão deveria abençoar assim como a ele foi abençoado.
Outro exemplo claro se encontra em Lv 25.21 - "Então eu mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, e a terra produzirá fruto bastante para os três anos."
Há casos em que a bênção é mencionada como sendo algo dado por Deus àqueles que são seus, Dt 16.17 - "Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado”.
Poderá ser alcançada mediante uma vida de obediência aos mandamentos de Deus (Dt 28).
Gênesis 1.28 é a primeira citação Bíblica de Deus abençoando o homem: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Já a sua primeira citação de Deus abençoando algo é em Gênesis 1.22: “E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra”.
A mais bonita e significante citação Bíblica de Deus abençoando o homem está em Efésios 1.3 onde a o apóstolo Paulo nos relata que não há uma só benção que Ele não houvesse proferido sobre o cristão: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.
Pelas próprias particularidades de Seu caráter, percebemos que Deus, do alto de Sua benignidade, tem como um de seus atos constantes abençoar o ser humano. Desde Gênesis até a ascensão de Cristo aos céus, e até hoje, essa tem sido uma marca de Sua personalidade perfeita.
É necessário, porém que, munidos da certeza de que Sua benignidade dura para sempre (Sl 136 1-26), façamos nossa parte, pois esse relacionamento de Deus conosco é um caminho de duas vias. Sendo cristãos, estamos sob uma verdadeira chuva de bênçãos proporcionadas pelo Senhor, mas, desde que seja da vontade d’Ele, em primeiro lugar, e desde que estejamos em sintonia com Ele, em segundo lugar.
Fazer Sua vontade é fator determinante para alcançarmos as bênçãos que almejamos, mas, apesar disso, nem tudo o que almejamos é da vontade do Senhor nos conceder.
Deus nos abençoa diuturnamente quer reconheçamos ou não: o ar que respiramos, a saúde de que desfrutamos, o alimento que ingerimos, o trabalho que nos dignifica, a família que constituímos, enfim, todas as provisões materiais e espirituais de que necessitamos são derramadas sobre nós todos os dias de nossas vidas.
Ao entendermos que esse mecanismo não é automático, mas, bênção de Deus para nós cristãos, começamos a construir um círculo virtuoso de relacionamento com o Pai Eterno, nos colocando dentro do centro de Sua vontade. Tudo o mais, Ele fará (Sl 37.5).
Discernir as bênçãos de Deus e reconhecer que só Ele pode nos conceder o que de melhor pudermos desfrutar em nossas vidas nessa terra e no porvir e, principalmente que: “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1Co 2.9).


Efésios 1:3 [Nosso Texto Áureo]
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1.3)

Significa que em Cristo temos todas as vantagens de conhecer a Deus - somos escolhidos para a salvação, adotados como seus filhos, e assim recebemos o perdão, o entendimento, os dons do Espírito Santo, o poder para fazer a vontade de Deus e a esperança de viver para sempre com Cristo. Pelo fato de termos um relacionamento íntimo com Cristo, podemos desfrutar estas bênçãos agora.

O termo "lugares celestiais" significa que estas bênçãos são eternas, não temporárias. As bênçãos vêm do reino espiritual de Cristo, e não do reino terrestre... (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1724)


Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso










 Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018





 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 4º Trimestre de 2017, ano 27 nº 105 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo – Bispo Abner de Cássio Ferreira.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.

Aperfeiçoamento Cristão – Propósito de Deus para o discípulo de Cristo. Adultos, edição do professor, Comentarista Pastor Marcos Sant’Anna da Silva 2º trimestre de 2018, ano 28, Nº 107, publicação trimestral, ISSN 2448-184
Fonte: www.revista ebd.com/ Subsidio.
Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Betel, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário