INICIANDO A SUA AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
AH! EU AMO A CRISTO - 3Palavrinhas
Essa Alegria Não Vai Mais Sair/ Fé Mais Fé - Jessyca Kids
Porque Ele Vive - Ovelhinha Dara e a Companhia da Harpinha
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
AH! EU AMO A CRISTO - 3Palavrinhas
Essa Alegria Não Vai Mais Sair/ Fé Mais Fé - Jessyca Kids
,
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que Jesus ressuscitou trazendo grande alegria a todos.
Vamos ler o que a Bíblia diz:
João 20.19-29.
19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
20 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
26 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
João 20.19-29.
19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
20 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
26 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Tomé também era chamado “Dídimo”, que significa gêmeo. Esse discípulo de Jesus era um homem comum e foi chamado por Jesus para fazer parte do grupo de discípulos mais chegados. Isso mostra que Jesus queria perto de si pessoas comuns. Parece que Tomé não era um exemplo de fé no trabalho do Mestre. Na vinda para Jerusalém, depois que Jesus ressuscitou a Lázaro em Betânia, ele pensou em tudo o que ia acontecer e achou que eles também morreriam. Quando Jesus estava confortando a todos, já em Jerusalém, ele disse: “Jesus, não sabemos para onde o Senhor vai. Como poderemos saber o caminho?” ele pensava que o caminho de Deus é um caminho comum, uma estrada. Todas as pessoas lembram de Tomé como o homem que duvidou da ressurreição de Jesus e isto é registrado na Bíblia. Mas, nem sempre as pessoas lembram que ele, ao reconhecer Jesus, ficou muito arrependido. Depois disso ele foi um discípulo fiel e pregou o evangelho a muitas pessoas. (João 11.16, 20, 24).
Atividades
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história melhor.
BOA IDEIA
MUITO LEGAL
Brincadeira:
Brincar com as crianças. Quando disser: Jesus está vivo ! A criança deve pular, bater palmas. E quando disser Jesus está morto ficar em estátua. Até a primeira criança se mexer. Fazer várias vezes gastar a energia delas.
MUITO LEGAL
Brincadeira
DINÂMICA- TOMÉ ONDE ESTÁ A TUA FÉ?
DINÂMICA- TOMÉ ONDE ESTÁ A TUA FÉ?
Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está presente e vive no meio de nós!
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você mesmo!
Caso a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, então, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:
- Tomé, onde está a sua fé???
Repita a brincadeira umas poucas vezes e encerre antes que as crianças percam o interesse.
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está presente e vive no meio de nós!
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você mesmo!
Caso a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, então, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:
- Tomé, onde está a sua fé???
Repita a brincadeira umas poucas vezes e encerre antes que as crianças percam o interesse.
Brincadeira:
Brincar com as crianças. Quando disser: Jesus está vivo ! A criança deve pular, bater palmas. E quando disser Jesus está morto ficar em estátua. Até a primeira criança se mexer. Fazer várias vezes gastar a energia delas.
Lembrancinhas:
Oração:
Querido Jesus, nós te amamos. Ajude-nos a manter nosso foco no Senhor a cada dia.
Amém.
Querido Jesus, nós te amamos. Ajude-nos a manter nosso foco no Senhor a cada dia.
Amém.
Alcançando crianças para Jesus
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Ore com as crianças agradecendo.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.
Conclusão
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Créditos
Revista Cpad - Juniores
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
escoladominicalinfantil.blogspot.
www.escoladominical.net
espaço ministério infantil
Adaliahelena.blogspot.com
Alegria em ensinar educação ".
Ensinoinfantilnum clique.blogspot.com
Blog Trabalhinhos.
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
sementinhakids.com)
www.ebdanimada.com.br
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot.com
blogtialaila
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Escola Dominical Infantil
semeandoasalvacao.blogspot.comwww.escolinhadagraca.blogspot.com
cathiarts.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
www.pequeninospracristo.com
sementinhakids.com)
www.ebdanimada.com.br
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot.com
blogtialaila
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Escola Dominical Infantil
semeandoasalvacao.blogspot.comwww.escolinhadagraca.blogspot.com
cathiarts.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Orai em todo tempo
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário