31 de março de 2018

Lição 1 – Um lugar de comunhão - Juniores de 9 e 10 anos











Revista de alunos:



        
INICIANDO A SUA AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Fico feliz Aline Barros




Alegrei-me quando me disseram - Tia Cris




Formando uma Igreja) - Danielle Rizzutti




  
EIS A IGREJINHA DE TORRE LEVANTADA
  





Eu Preciso de você, Nós Precisamos de Cristo






Essa Alegria Não Vai Mais Sair/ Fé Mais Fé - Jessyca Kids







POR DENTRO, FORA, ALTO, EMBAIXO - 3Palavrinhas - VOLUME 3

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


OBJETIVO GERAL
Compreender que somos irmãos em Cristo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A importância de viver em comunhão


É hora do versículo:
Memorizando

“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!" (Sl 133.1 – ARC).


  História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Atos 2.42-47.
42 E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.
43 Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor.
44 Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham.
45 Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um.

46 Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.
47 Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI
  

O inicio da Igreja
No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma narrativa de como foi o início da igreja de Jesus Cristo aqui na terra, o exemplo deixado pelos apóstolos e um padrão permanente para a igreja.

Quem quiser seguir a Cristo deve levar em conta os exemplos dos apóstolos vistos neste livro. Exemplos de santidade, ousadia, sofrimento, oração, fraternidade e união.

<p.• As últimas instruções de Jesus e a ordenança de evangelizar as nações; <p.• A igreja estava constantemente em oração;

• A igreja supria os necessitados;

• Curas e maravilhas eram realizadas pelos apóstolos, dando sequência ao que Jesus tinha feito;

• Diversas citações de batismo com o Espírito Santo;

• Grandes pregações e muitas conversões;

• Os primeiros mártires: Estevão apedrejado; Tiago teve a cabeça cortada;

• Prisões e sofrimento fizeram parte da vida dos apóstolos;

• Grande expansão missionária da igreja;

• A ação do Espírito Santo em favor da igreja.

Fazendo uma comparação da igreja primitiva com o cristianismo atual, iremos encontrar diferenças discrepantes. Veja algumas coisas que ocorre na igreja atual e não encontramos em Atos dos Apóstolos.

Muitas pessoas têm procurado as igrejas evangélicas para obter benefícios materiais apenas e esquecem-se do que é de fato a igreja;

A igreja tem sido usada por muitos apenas para “cobrar” bênçãos de Deus;

O relativismo é tolerado como normal por muitos. A idéia de pecado passa ser algo muito vago, “depende”; ora, se foi Jesus que morreu por nós, então nosso compromisso e esperança está em Jesus.

A igreja de Jesus Cristo iniciou sofrendo muitas perseguições. Os apóstolos foram presos, alguns apedrejados, outros mortos e tudo isto porque eles davam testemunho de Jesus Cristo.

Eles pregavam era que Jesus havia ressuscitado, subido ao céu e que voltaria. Pregavam que era necessário o arrependimento dos pecados e entregar a vida a Jesus Cristo para obter a salvação.
A importância da comunhão
Vivemos em um mundo egoísta e individualista onde cada um busca seus próprios interesses, mesmo que pra isso tenham que passar por cima de algumas pessoas. As filosofias que imperam no mundo é a da hedonismo (prazer pelo prazer) e o Egocentrismo (eu no centro – tudo para mim).

Desde a queda o homem se tornou míope em seus relacionamentos, sendo incapaz de enxergar o outro e de ver além de si mesmo e de seus interesses. Neste tempo de indiferença Deus chama seu povo para impactar o mundo com um estilho de vida de comunhão.

Infelizmente, comunhão é uma palavra muito falada, muito comentada e pouco entendida e vivida. Para muitos comunhão é sinônimo de aglomeração, ajuntamento, agrupamentos de pessoas. Estar junto no mesmo lugar e fazer as mesmas coisas não significa estar em comunhão. Isto porque, posso estar fisicamente junto e o meu coração estar longe.

Na Bíblia a Palavra Comunhão é relacionado a palavra Koinonia que no grego significa: Estar em comunhão com; ter em comum; tornar-se participante, tornar-se um companheiro; associar-se em projetos comuns; ter intimidade!

A palavra "comunhão" é uma expressão típica da Igreja, tanto que só é encontrada nas Escrituras Sagradas em o Novo Testamento e, mais especificamente, após a "inauguração" da Igreja a partir do dia de Pentecostes do ano 34. Seu primeiro aparecimento na Bíblia é em Atos 2.42, na primeira descrição deste novo povo de Deus, quando se diz que os crentes "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na "comunhão"

Conclusão
A igreja crescia porque havia comunhão e todos oravam unanimes, em uma mesmo objetivo. A mensagem que Paulo, Pedro, Estevão, João, Tiago e outros pregavam naquela época continua valendo para os nossos dias. Ela não caducou, pelo contrário, continua viva e atual para a igreja contemporânea




Atividades




Atividades
Atividades em artes plásticas
# Cada criança faz o contorno das mãos do colega do lado, depois as duas mãos são recortadas e em cada dedo se escreve uma qualidade importante para que haja união. Assim que todos terminarem, todas as mãos são colocadas em um mural com o título: “Nós, os juniores  (coloque o nome dos alunos ) unidos para fortalecer a igreja do Senhor Jesus”.

# A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente. Trabalhe com as crianças o alvo da nossa igreja e pergunte: onde há necessidade de união?

Jogos e outras atividades
# Jogo do espelho: De frente um para o outro, em duplas, cada um olhando para outro, repetir como se fosse a imagem refletindo no espelho, o movimento que o outro está fazendo.

# Atividade escrita: No meio de uma folha de papel escreva a palavra EU. Pense em todas as pessoas que você ama e que estão unidas a você de alguma forma. Escreva o nome daqueles que são mais próximos perto da palavra EU. Desenhe uma linha indo até você. Agora mostre sua folha e explique quem você colocou e porque o colocou lá.

Depois dessa atividade, 
discuta as seguintes perguntas com as crianças:

1- Por que existe desunião no mundo?

2- Por que tudo fica mais interessante quando fazemos as coisas juntos?



Escolha uma música para todos cantarem como um coral, seja o regente (apresentar o coral como uma forma de união de vozes que traz alegria e harmonia).
 

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Muito bom essa brincadeira da boa ideia.



Criança de jesus tem energia pra gastar



Lembrancinhas:





Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.




Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Ovelhinhas de Cristo.
  

Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores
criancasipmar.blogspot.com/
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
escoladominicalinfantil.blogspot.
www.escoladominical.net
espaço ministério infantil
Adaliahelena.blogspot.com
Alegria em ensinar educação ".
Ensinoinfantilnum clique.blogspot.compequeninosdejesusblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

 


JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Orai em todo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário