INICIANDO A SUA AULA:
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
JESUS É PODEROSO
A alegria do senhor - - Rebeca Nemer
A alegria do senhor - - Rebeca Nemer
ESTOU ALEGRE - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1
A alegria está no coração - David Fantazzini
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vídeos aulas:
Endereço na descrição do vídeo:
Endereço na descrição do vídeo:
Prof. Marlene Kreuger
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
João 2. 1-101 Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali.
3 Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: – O vinho acabou.
8 Em seguida Jesus mandou: – Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram.
Bíblia online
• Perguntar: Alguém já foi a uma festa de casamento?
E para complementar esses recursos irão ajudar a historinha ficar bem presente na memória das crianças.
Dinâmica
Material:
Uma jarra com um pouco de suco de uva, mas o suficiente para que todos tomem um pouquinho do suco.
Uma jarra para fazer suco, com um pacotinho de suco de uva.
As crianças não poderão saber que o pó estará dentro da jarra. Cuidado pois algumas marcas já vem adoçadas.
Uma ou duas garrafinhas de refrigerante, dependendo da quantidade de crianças.
Uma Bíblia aberta nesta passagem,
Uma mesinha arrumada, com toalhas limpas, para expor este material
Sorteie um menino e uma menina para representarem o noivo e a noiva, usando o véu e a gravatinha neles.
Uma ou duas garrafinhas de refrigerante, dependendo da quantidade de crianças.
Uma Bíblia aberta nesta passagem,
Uma mesinha arrumada, com toalhas limpas, para expor este material
Sorteie um menino e uma menina para representarem o noivo e a noiva, usando o véu e a gravatinha neles.
Prof. dê um pouquinho de suco de uva para as crianças, depois pergunte quem quer mais. Diga que o suco acabou, e que foi assim que aconteceu numa festa. Tome cuidado para não deixar nenhuma criança sem tomar este pouquinho de suco.
Desenvolvimento
Vocês todos já foram a uma casamento? Que aconteceu depois do casamento, teve festa? Certa vez, Jesus e Sua mãe, e até os Seus discípulos, foram convidados para um casamento. Depois do casamento teve uma grande festa, com muita comida e bebida. Naquele tempo não havia refrigerante e nas festas só bebiam vinho.
Tudo estava indo bem até que no meio da festa aconteceu algo muito ruim, o vinho acabou. O mordomo da desta, ou seja, a pessoa encarregada de dirigir tudo na festa ficou preocupado. Os convidados procuravam vinho e não encontravam. Que fazer agora? Parece que naquela hora não havia nenhum lugar para comprar mais vinho.
Já imaginou, quando sua mãe fizer uma festa de aniversário para você e antes de cantar "Parabéns a você" alguém procura mais refrigerante e não tem? O que sua mãe faria?
(Deixe que as crianças digam ou imaginem o que aconteceria. Depois de algum tempo continue a lição.)
Maria, a mãe de Jesus, vendo que o vinho havia acabado, foi falar com Jesus e disse-Lhe: (leia na Bíblia Jo 2:3). Ela foi procurar Jesus porque sabia que só Ele poderia ajudar.
Então Jesus mandou que os ajudantes da festa enchessem seis potes grandes de água. Eles encheram até a boa. Então, Jesus disse aos ajudantes: "Agora tirem um pouco de água desses potes elevem ao dirigente da festa".
Sabem o que aconteceu?
Neste momento, faça a 2° parte da dinâmica.
Comece a colocar água na jarra e o líquido cor de vinho vai surgindo. Como num Milagre. Por isso é importante que as crianças não vejam o pó na jarra antes do início do encontro. Continue a historia ...
Quando o dirigente da festa provou a água, ela havia transformado em vinho. Ele gostou muito e ficou surpreso porque sempre o melhor vinho era servido no começo da festa. E aquele vinho que Jesus transformou era melhor do que o servido antes. Este foi um milagre que Jesus fez.
Conclusão
Vocês viram o que Jesus fez para ajudar naquela festa? Ele não precisaria ajudar, pois era apenas um convidado. Mas sabem? Jesus se preocupa com todas as coisas, principalmente quando temos um problema. Ele sempre está ao nosso lado para nos ajudar, até nas pequenas coisas.
Recursos visuais
_
Sugestão de recursos visuais
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Atividades
Atividade de fixação
Atividades Atividades
Brincadeira
Façam a seguinte brincadeira: Escolha uma criança para começar. Ela deve desafiar alguém a imitar o que vai fazer. A criança faz a pergunta: "Você é capaz de fazer isso?" Em seguida, fará um gesto ou truque como pular em um pé só batendo ao mesmo tempo na cabeça com uma das mãos. Se a criança desafiada conseguir imitá-la, será a próxima a liderar a brincadeira.
Se ela não conseguir, vai dizer: Eu não consigo, mas Jesus pode todas as coisas!
Depois prof. desafia outra pessoas. Continuem até que todas as crianças tenham participado.
Lembrancinhas:
No coração pode escrever o versículo.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Brincar:
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Lanche
. Prepare as crianças para a saída.
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Sugira que utilizem uma bíblia infantil.
O texto bíblico da lição se encontra em:
João 2. 1-10
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Brinque com as crianças até que os pais cheguem
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus*
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ao se despedir, diga-lhes que estará esperando por elas no próximo domingo, para conhecerem um pouco mais sobre
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus*
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista da Cpad maternal
Ebi blogspot.com
blog Geração Vida-INVP
blog: Ministério Bíblico Infantil.
Blog da tia Carol
Blogtiale.blogspot.com
http://www.escoladominical.net/
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
sementinhakids.wordpress.com)
Blog evangelizando criança.
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Dominical Infantil
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Cpad
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Vamos lá!!!
Deixe ele conduzir sua vida
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário