Brincar:
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro professor recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo. Quando achar necessário, mostre o relógio de mudança de atividade e avise que as crianças terão alguns minutos para terminar a brincadeira, guardar os brinquedos e iniciar nova atividade.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e pergunte: “Vamos louvar a Deus?” Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Momento do louvor:
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Momento do louvor:
Cante:
- Hora da oferta
Momento do louvor:
Cante:
Aleluia, Louvai a Deus
Maria e o anjo - Prisminha
Maria e o anjo - Prisminha
Nasceu Jesus - Aline Barros
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Apresentar Jesus ao bebê como o Salvador da família.
É hora do versículo:
“Nasceu o Salvador de vocês” (Lucas 2.11).
Mostre a Bíblia e leia para as crianças o versículo, depois chame cada criança para por o dedinho na Bíblia e repetir o texto com você. Diga: “A Bíblia diz que o amor de Deus por nós é tão grande que enviou seu filho Jesus para viver aqui neste mundo para nos ensinar a amar.”
Na lição de hoje as crianças aprenderão que o Papai do Céu enviou Jesus como o Salvador da família. Ele foi um presente para o Papai José e a mamãe Maria. Hoje, o Salvador Jesus também é um presente para nós.Na lição de hoje as crianças aprenderão que o Papai do Céu enviou Jesus como o Salvador da família. Ele foi um presente para o Papai José e a mamãe Maria. Hoje, o Salvador Jesus também é um presente para nós.
Para auxiliar o aprendizado da criança do Berçário, é fundamental que o professor saiba utilizar bem seus recursos de visuais e conheça as “duas escolas a respeito do tipo de figuras que melhor se adéquam à aprendizagem inicial das crianças. Alguns aconselham o uso de figuras simples de um ou de poucos objetos, sem fundo e com o mínimo de detalhes extras. Outros nos aconselham a utilizar gravuras completas, com muitos detalhes. [...] O mais aconselhável é propiciar às crianças experiências com todos os tipos de gravuras. As figuras simples de somente um objeto atingirão alguns objetivos com as crianças, como aprender o nome de objetos; e as gravuras completas e detalhadas atingirão outros objetivos, tais como relacionar objetos dentro de uma gravura e ler a sua ‘história’.
A conversa simples é a melhor maneira de ajudar as crianças a aprender com uma figura. Apenas converse com elas sobre o desenho. Podemos começar perguntando: ‘O que você vê?’ Então pergunte: ‘O que mais?’, e ‘O que mais?’, até que as crianças tenham observado bem o conteúdo da gravura. A seguir, comece a fazer perguntas que requeiram outros tipos de raciocínio.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 38-39)
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 2. 1-11
1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Para auxiliar o aprendizado da criança do Berçário, é fundamental que o professor saiba utilizar bem seus recursos de visuais e conheça as “duas escolas a respeito do tipo de figuras que melhor se adéquam à aprendizagem inicial das crianças. Alguns aconselham o uso de figuras simples de um ou de poucos objetos, sem fundo e com o mínimo de detalhes extras. Outros nos aconselham a utilizar gravuras completas, com muitos detalhes. [...] O mais aconselhável é propiciar às crianças experiências com todos os tipos de gravuras. As figuras simples de somente um objeto atingirão alguns objetivos com as crianças, como aprender o nome de objetos; e as gravuras completas e detalhadas atingirão outros objetivos, tais como relacionar objetos dentro de uma gravura e ler a sua ‘história’.
A conversa simples é a melhor maneira de ajudar as crianças a aprender com uma figura. Apenas converse com elas sobre o desenho. Podemos começar perguntando: ‘O que você vê?’ Então pergunte: ‘O que mais?’, e ‘O que mais?’, até que as crianças tenham observado bem o conteúdo da gravura. A seguir, comece a fazer perguntas que requeiram outros tipos de raciocínio.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 38-39)
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 2. 1-11
1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
8 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
O material abaixo encontrei no site: Bible Fun For Kids e achei muito interessante, pois segundo a autora do site, Debbie Jackson, as crianças costumam segurar as figuras coladas em palitos como os da figura abaixo, e cantam uma canção que fala sobre os acontecimentos por ocasião do nascimento de Jesus como forma de celebrar o dia de natal.
Acredito que são figuras que podem ser usadas para contar para os pequenos de forma simples, sobre o nascimento de Jesus, e depois incentivá-los a narrar a história para que aprendam de forma mais eficaz, sobre quem é Jesus.
Lembrando a todos que nesta data, o mais importante é lembrar que Deus cumpriu com sua promessa feita no Jardim do Éden, e enviou um Salvador, o Senhor Jesus, para nos salvar do pecado.
Sabemos que Jesus não nasceu em um dia 25 de Dezembro, na verdade, não se sabe a data com exatidão, mas sabemos que Ele nasceu, e nasce todos os dias nos corações daqueles que O recebem como único e suficiente Salvador.
Fonte:Recursosdeevangelismo.blogspot.com
Letra: Um Rei Diferente
Sabemos que Jesus não nasceu em um dia 25 de Dezembro, na verdade, não se sabe a data com exatidão, mas sabemos que Ele nasceu, e nasce todos os dias nos corações daqueles que O recebem como único e suficiente Salvador.
Fonte:Recursosdeevangelismo.blogspot.com
Letra: Um Rei Diferente
Atividades:
Lembrancinhas:
– Providencie um presente para cada criança embrulhado numa linda caixa. Pode ser um brinquedo como uma bola, um chocalho de garrafa pet, um saquinho com balas ou biscoitos ou o que sua criatividade indicar.Lembrancinhas:
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Brincar: Deixe que as crianças usem os momentos finais da aula brincando enquanto aguardam seus pais ou a pessoa responsável.
Final da aula:
Entregue para os pais ou o responsável pela criança o lembrete da aula dada e motive-os a recordar com a criança, durante a semana, a história bíblica.
Lembrete da aula:
Coloque em um cartão ou caderno as anotações para levar para casa.história bíblica.
Lucas 2. 1-11
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
Para Continuar lendo Berçário - Arquivo
Escola Bíblica Infantil
Créditos. Cpad
Editora da Revista Berçário
Verônica Araujo
Adaptada do Manual - Berçário.5–CPAD
(Comentarista Marta Doreto)Ministério biblico infantil virtual,
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
bp.blogspot.com/-
Portal Escola Dominical
caminhandocomamor.blogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
minhaherançablogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
escoladominical.net
apascentarospequeninos.blogspot
blogtiale.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345.
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
ANO 1
• Quem foi que criou?
• Quem é o Papai do Céu?
• Quem é Jesus?
• Crianças na Bíblia?
ANO 2
• Família, um presente do Papai do Céu
• Vamos falar com o Papai do Céu?
• Vamos louvar?
• Quer ouvir uma história
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.
Leia a Bíblia
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.
Leia a Bíblia
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
Postagens relacionadas
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhosBrincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
BRINQUEDO de ENCAIXE com PAPELÃO
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina Criativa a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
Relógio para salinha
Relógio de oração infantil - Como fazer
RELÓGIO de PRATO e EVA: COMO FAZER
"POR ISSO... ORE!!!"
Postagens relacionadas
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhosBrincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
BRINQUEDO de ENCAIXE com PAPELÃO
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina Criativa a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
Relógio para salinha
Relógio de oração infantil - Como fazer
RELÓGIO de PRATO e EVA: COMO FAZER
"MUITO AMOR!!!
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
Nenhum comentário:
Postar um comentário