16 de agosto de 2017

Lição 08: Argh, Águas amargas! Primários - de 7 e 8 anos

Lição



Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da Lição:

 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Vídeo aula




 Momento do louvor 
 Cante: 

Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Casinha de Jesus - Aline Barros 



Cristina Mel - A Água




18 - Deus Cuida de Mim - Tempo de Louvar - Hino das Crianças



DEUS É FIEL





DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2



Água amarga em água potável - Episódio 6



Você é especial - Aline barros

 · Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar ele tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 


Dinâmica para Introdução da história 
Chamando a atenção da criança
Como a sugestão da própria revista cpad. Leve em uma bandeja alimentos para a criança experimentar o gosto: Salgado – Bolachinha salgada; Azedo – Um limão cortado, Doce – Um chocolate ao leite e Amargo – Chocolate meio amargo, para ela diferenciar o gosto dos dois, ou até café amargo.

Versículo: Vamos escrever o versículo em nossos corações? Com um quadro de pregas, recorte o versículo em partes e conforme vai colocando, vão repetindo as palavras e depois com tudo junto. Depois pode estar misturando o versículo, ou então retirando parte dele. Fica a critério.

                             
  Objetivo: Que o aluno tenha sede de fazer a vontade de Deus.  Ponto Central: Fazer a vontade de Deus deve ser a nossa única preocupação



Memória em ação:



OU ASSIM




Recursos visuais: 
-Fazer um boneco reciclado para ser Moisés.
Pode ser feito de rolo de guardanapos ou caixa de leite. O meu foi feito com litro de amaciante.
-Levar para a salinha duas jarras com água, uma com água bem geladinha
e outra com água amarga(usar umas gotas de limão).
-Copinhos descartáveis para as crianças provarem das águas.
Enquanto vc vai contando a história que deverá ser memorizada e não lida, as crianças vão participando, provando, das águas amargas e da água geladinha e assim vão entender bem a história.
Cenário:
- Fazer um cenário de um rio no cantinho da sala com tnt azul, plantinhas, pedras e flores para dar acabamento da margem do rio.
-Vestir uma criança de Moisés.
- Você pode usar este cenário para fazer um teatrinho com as crianças.


História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  Êxodo 15. 22 - 27

22 Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
23 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.

24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?

25 E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
26 E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.
27 Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.


 BÍBLIA ONLINE


· Quadro de frequência:
 
Veja quem são os alunos presentes. Se for feito um rostinho para cada um deles, ou um palito com o nome, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.

Ofertas: “Minha Ofertinha”
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser a sua ajudante e deixar que ela leve a maletinha da oferta para seus amiguinhos ofertar.

· Mala do Tempo: Pode estar relembrando as lições que foram passadas, tendo um objeto da história para lembrar aquela lição.

Lição 01: Ninguém quer ser escravo - Algema de tiras de eva
Lição 02: Quem poderá nos libertar? - Um ponto de interrogação
Lição 03: Enfim, um liberador - Bonequinho Moisés
Lição 04: É praga - Pode ser escrito É praga
Lição 05: A Páscoa - Uma ovelhinha para ser o cordeiro
Lição 06: Abra-se o mar ! – O mar que foi usado na história
Lição 07: Protegidos dia e noite - Sol e Lua

Recursos para a história:
· Recurso 01 - Conforme a revista, se caracterizando como os personagens. É muito bom, pois vivencia o momento. Podendo escolher uma criança para ser o Moisés. Em um canto da sala deixar tnt amontoado como se fosse as águas daquele lugar e uma árvore. Se você não tiver uma árvore em casa que possa levar em um vaso, nem outro arranjo, segue a seguinte dica: Dois tipos de tubo de papelão, um mais grosso e outro mais fino. Faça uma abertura ao lado do tubo mais grosso, de modo que possa ser colocado o tudo menor fincado nele. Por quê? Pois será a madeira que o nosso Moisés da sala vai tirar para jogar na água. A copa da árvore ou folhas, pode ser tnt verde, com enchimento de jornal, ou até tnt mesmo. Depois só amarre com o mesmo tom do tnt das folhas. Pronto! Árvore feita.


Dica: Também da revista cpad. Uma jarra com água tônica sem gás, e uma jarra com água gelada. Quando chegarem em Mara, onde tem as águas amargas, pode dar um copinho da água tônica sem gás para elas experimentar, mas só um pouquinho para não ficarem enjoadas. E depois que Moisés jogar a madeira mostrar como ficou gostosa a água, oferecendo a água gelada.

· Recurso 02 – Caixa cenário giratória. Totalmente desmontável, para o caso de ir a pé ou de Ónibus dar a aula. Caixa de papelão. Um lado só areia. Primeiro dia. Segundo lado, só areia sendo o segundo dia e no terceiro lado, tem as águas amargas. Virando mais uma vez tem Elim.


Ø Cola tenaz e areia para aspecto de deserto.


Ø Árvore em Mara - Arranjo de flor artificial. Com os galhos enrolados em tnt

marrom e um galho solto para ser tirado por Moisés

Ø Bonequinhos hebreus – pote de iorgute com tnt
Ø Bonequinho Moisés – Tubo de papelão, eva e retalho de lã e tecido.
Ø Palmeiras – tampa de garrafa pet colado na parte do cenário, de modo que as palmeiras fiquem encaixadas nelas. Feitas com recipiente de água sanitária, e lápis com tnt enrolado.


Ø Parte de Elim desmontável. Tendo velcro atrás para segurar enquanto a caixa é girada. E retirada depois para guardar o próprio material.


Dica: Do mesmo modo acima. Quando os bonequinhos chegarem em Mara, podem provar as águas amargas deste local, como citado acima no primeiro recurso.


 Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo



Recursos visuais: 
Você pode contar a história mostrando as gravuras abaixo - Imprimir colorido e tamanho grande para as crianças visualizarem 
- sugestão distribua os cartazes visuais, um para cada criança , e conforme for contando a história, cada criança vai prendendo no quadro ou flanelógrafo).









Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar (+)




PARA COLORIR:



Brincadeira: Roda da pergunta 
– Feita com dois papel cartão do mesmo tamanho. Tendo o de baixo colado com papelão e um lego para servir de apoio. Preso com colchete bailarina e escondido com a tampa de garrafa pet. Que serve para segurar e girar o papel cartão de cima. Onde o mesmo terá uma abertura para que mostre as palavras temas
– Pessoa 
– Objeto 
– Ação 
– Lugar. Onde pode fazer para cada tema suas perguntas e deixar em cartelas empilhadas. E quem acertar pode escolher algo daquela bandeja que sobrou para comer.




· Na pilha de pessoa: 
Quem liderava o povo?
Moisés
Quem ficava reclamando para Moisés? 
O povo
· Na pilha de ação: 
O que Moisés fez quando o povo reclamou com ele? 
Orou
O que Moisés fez depois da oração? 
Jogou uma madeira na água.
· Na pilha de objeto: 
O que Moisés jogou na água? 
Uma madeira
Que árvores tinha em Elim? 
Palmeiras
· Na pilha de lugar: 
Por onde caminhavam o povo? 
No deserto
Como se chamava o lugar das águas amargas? 
Mara.


LEMBRANCINHAS
Sugestão de lembrancinhas
Use sua criatividade!!!

sugestão: Sair do poço um doce.. incrementar o versículo ou a frase do dia!



Lembrancinhas:



Oração: 


 Lanche: sirva um lanche gostoso. 


 Ore com as crianças


 Comunhão / Encerramento



  Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. O que é fazer a vontade de Deus? É seguir suas ordens, ter confiança e obediência. Sem reclamações e murmurações.

CURIOSIDADES !!!
Somente para vc professor!!
Pr Jorge Videira mostrando um dos poços das águas de Mara.
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.




Comunhão / Encerramento 



Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a viagem do povo de Deus no deserto: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a História do filho que escolheu fazer o que é certo: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo o livro do Começo: Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018 


Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo alguns Heróis e Heroínas da Bíblia: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo algumas histórias de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo a Vida de Jesusl: Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre - Tema: Conhecendo o Último Juiz, O Primeiro Rei, e o Maior Rei de Israel: Cpad


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre - Tema: Conhecendo a Viagem do Povo de Deus pelo Deserto: Cpad


 Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2017 - Conhecendo a História do Filho que Escolheu Fazer o que é Certo :Cpad


Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: Conhecendo o livro do começo







LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas Primários de 7 e 8 anos 2º Trimestre
Fontes consultadas
http://www.megaupload.com/
https://ideiasparaoministerioinfantil.
www.caminhandocomamor.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
Pequeninosdejesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Que Deus lhe capacite e abençoe! Boa aula!
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  




























 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES







































































































































Um comentário: