Título da Lição:
Uma torre muito alta!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Procedimentos
Reunir em círculo ou semi-círculo, onde em duplas, deverão erguer uma torre, cada um com objetos diferentes, como palitos de picolé, caixas de diferentes tamanhos ou outros objetos disponíveis. Deixá-los envolvido com suas construções até que as mesmas desmoronem. O tempo disponível para essa atividade deve ser no máximo de 05 (cinco) minutos. Em seguida, questionar sobre o que sentiram enquanto erguiam a torre e quando ela caiu. Verificar quais os sentimentos envolvidos na situação. Não tecer nenhum comentário a respeito, deixando-os para o final, quando finalizar o tema.
Reunir em círculo ou semi-círculo, onde em duplas, deverão erguer uma torre, cada um com objetos diferentes, como palitos de picolé, caixas de diferentes tamanhos ou outros objetos disponíveis. Deixá-los envolvido com suas construções até que as mesmas desmoronem. O tempo disponível para essa atividade deve ser no máximo de 05 (cinco) minutos. Em seguida, questionar sobre o que sentiram enquanto erguiam a torre e quando ela caiu. Verificar quais os sentimentos envolvidos na situação. Não tecer nenhum comentário a respeito, deixando-os para o final, quando finalizar o tema.
Utilizar, também o dicionário para a localização do significado de palavras como orgulho,
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cristina Mel - Torre para o céu
Alessandra Samadello - A Torre de Babel
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cristina Mel - Torre para o céu
Vídeo aula:
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.
Para guardar no coração: “[...] O orgulho é pecado [...].” (1 Sm 15.23)
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 11. 1 - 9
1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 11. 1 - 9
1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Recursos visuais
· Papel canson marrom
· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.
Aplicação:
· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.
Aplicação:
Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai.
Recursos visuais
Pinte
https://auntiesbiblelessons.wordpress.com
Recursos visuais:
Clique nas imagens para AMPLIAR!
Clique nas imagens para AMPLIAR!
Recursos visuais:
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Atividades para pintar.
Exercício de fixação:
Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.
Pedir que as crianças se dividam em grupo e construam uma torre o mais alto que puder com copos descartáveis ou com peças de monta/desmonta ou até com caixinhas vazias encapadas. Depois questionar por que não deu certo....
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôsteres.
Incentive as crianças a colocarem seus pôsteres no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.
OU DO JEITO QUE VOCÊ ACHAR MELHOR.
Lembrancinha:
Porta lápis ou encher de balas
ofantasticomundodapedagogia.blogspot.com.br
Oração:
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Lanche
Lanche
conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais ou responsável cheguem.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Vamos lá!!!
Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019
Maternal de 3 e 4 anos: Cpad - Ano 1: 3º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer o Livro do Começo?
Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Vamos orar - Cpad
Revista Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia - Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018
Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Confiar?
Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Vamos ajudar? Cpad
Revista Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Vamos conhecer os milagres de Jesus? Cpad
Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Conhecer Jesus? Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017
Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2017 - Tema: Vamos Louvar? Cpad
Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2017 - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad
Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2017 - tema: Vamos orar? Cpad
Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD: tema:"Vamos conhecer as histórias da Bíblia".
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016
Histórias Bíblica infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 anos - 2 Trimestre 2016: Vamos conhecer os milagres de Jesus
Lições Bíblicas :Maternal de 3 e 4 anos 3º Trimestre 2016 -
CPAD
Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD
Maternal: Arquivo
Maternal de 3 e 4 anos histórias, brincadeiras e muito mais... Arquivo
livro: Zooclopedia- editora Shedd Kidshttp:
babel.html#ixzz2GwNvNAxM
livro: Mexa-se, que lá vem história - editora Vida Nova
http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2011/12/torre-de-babel.html
3ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
ebdonline.com.br
escoladominical.net
tiahelprecursos.blogspot.com
Ensino Infantil Num Clique
Atividades ei
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
Escola Dominical Infantil
Adaliahelenablogspot.com.br
pequeninos de jesusblogspot.com
missionariatiaso.blogspot.com
ebiblicadominical.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
(Marta Doreto)
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Cpad
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Escola Bíblica Infantil
Lições Bíblicas Infantil: 3º Trimestre 2019
Lições Bíblicas Infantil: 2º Trimestre 2019, brincadeiras, ilustrações, histórias...
Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
PRA VOCÊ!!!
com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
OBRIGADO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Veja outras postagens relacionadas
Atividades: Josué e a Conquista de Jericó
A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS
ARQUIVO DO BLOG
ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES
Reaproveitando garrafas PET - Oficina a arte de fazer brinquedos
Relógio para salinha
Relógio de oração infantil - Como fazer
essa licoes vem muito avancada para essa idade.
ResponderExcluirAcredito que a cpad deve fazer algumas mudanças, pra melhor pra crianças.
Excluir