6 de janeiro de 2014

O conforto ou a cruz?

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9.23)
Estive pensando, nos últimos dias, o quanto nos preocupamos com nosso bem estar, nosso lazer, nossa família, entre outras coisas que remetem a agradar a nós mesmos. E também sobre o quanto nos preocupamos em investir tempo com Deus, em agradá-lo. Esses dois tipos de pensamento me levaram à seguinte pergunta: Será que estamos vivendo o Cristianismo de fato?

Ou nega-se a Cristo, ou nega-se a si mesmo. Não existe outro caminho além do estreito – difícil, mas que nos leva ao Pai – e do largo – que nos leva à zona de conforto, mas também nos afasta cada vez mais de Deus. Não vou nem entrar nos méritos de céu e inferno, porque presumo que o que realmente importa para o cristão é estar perto de Jesus, portanto, o fato de que o caminho do conforto nos afasta Dele já é suficiente para nos preocupar.

Pedro havia dito ao Mestre que morreria por Ele se preciso, mas quando o reconheceram como discípulo, preferiu negá-lo para se “preservar”. Eu creio que Pedro amava a Jesus, mas Ele ainda não estava no topo de suas prioridades. Quantas vezes prometemos ao Senhor coisas que não conseguimos cumprir porque amamos mais ao nosso conforto e aos nossos desejos?

Temos tempo, afeto, preocupação, zelo, dinheiro e muitas outras coisas mal administradas em nossas vidas. Coisas e pessoas estão tomando lugares acima do Senhor sem que percebamos. Cuidados com a casa, com a família, o trabalho, a escola, os amigos, o namorado ou cônjuge e até mesmo as obras da igreja têm ocupado mais espaço em nosso coração do que o nosso relacionamento com Deus.

Podemos cuidar de tudo isso, mas Deus tem que ser a prioridade sempre. O Senhor entrou em nossas vidas para trazer ordem em todas as áreas. Enquanto estamos preocupados apenas conosco, as coisas ficam fora de lugar. Quando nosso foco e nossa prioridade está em Cristo, tudo fica equilibrado. Se eu estou sempre preocupado em agradar a Ele, as demais coisas me são acrescentadas, tanto no físico quanto no espiritual e emocional. Tudo ficará bem administrado, porque teremos um Perfeito Administrador.

Quando negamos a nós mesmos, percebemos que ganhamos coisas de muito valor em Cristo. Não tenha medo de abrir mão de si, porque Jesus vale muito mais a pena que seu conforto.

:: Natália Celle

Nenhum comentário:

Postar um comentário