7 de janeiro de 2014

A benção da convicção

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. (João 16:8)
Jesus disse aos seus discípulos que, quando o Espírito Santo viesse, Ele ministraria para eles de uma maneira íntima e pessoal. Umas das coisas pelas quais o Espírito Santo é responsável é guiar os que crêem em toda a verdade, e Ele é o agente no processo de santificação da vida dos crentes. Isso é parcialmente feito através de Seu poder de nos deixar com um poder de convicção. Em outras palavras, sempre que estamos nos desviando ou seguindo pela direção errada, o Espírito Santo nos deixa com a convicção de que o nosso comportamento ou decisão está errado.

Isto acontece através de um “conhecimento” em nosso espírito de que o que estamos fazendo não está certo. Quando eu e você nos sentimos sob a convicção do Espírito Santo, deveríamos nos arrepender e mudar de direção. Se nós soubermos como e estivermos dispostos a colaborar com o Espírito Santo, poderemos amadurecer espiritualmente e liberar as bênçãos de Deus que Deus tem preparadas para nossa vida. Se, porém, ignorarmos essa convicção e seguirmos o nosso próprio caminho, veremos que esse caminho é bem áspero e difícil.

Satanás não quer que recebamos essa convicção do Espírito Santo, nem sequer deseja que a entendamos. Ele sempre tem um substituto, um impostor, para tudo o que Deus tem para nos oferecer – algo um pouco parecido com o que Deus nos oferece, mas que, se aceitarmos, nos trará destruição ao invés de bênçãos. Acredito que Satanás nos traz o sentimento de condenação ao invés da convicção de Deus. A condenação sempre produz sentimentos de culpa. Ela nos faz sentir “por baixo”de todas as formas. Nós nos sentimos “por baixo” de um peso, que é justo como Satanás quer que nos sintamos.

Deus, por outro lado, enviou Jesus para nos libertar, para nos dar justiça, paz e alegria (ver Romanos 14:17). Os nossos espíritos deveriam ser leves e sem preocupação, não oprimidos e pesados com os fardos que não temos condições de suportar. Não podemos levar o peso dos nossos pecados; Jesus veio para levá-los por nós. Só Ele pode fazer isso, e devemos receber Seu ministério em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário