9 de maio de 2018

Subsidio: Lição 07: Um lugar onde Deus concede dons - Juniores de 9 e 10 anos











Revista do aluno:

  
INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



 


 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Dons do Espirito Santo - Musica Gospel Infantil






FICO FELIZ - Versão Remix por VANEYSE






EM TODO TEMPO LOUVAREI AO SENHOR.






EU E MINHA CASA SERVIREMOS A DEUS DESENHO INFANTIL





Obedecer é Prova de Amor


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!


Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
  
Você pode começar sua aula dizendo conforme abaixo:
Se você recebeu Jesus como Salvador, possui um dom especial; não se trata de um talento natural, como a habilidade de tocar bem um instrumento, ser uma estrela do atletismo, ou um estudante destacado.
É um dom espiritual, uma evidência da graça de Deus operando em sua vida.
Ele lhe dá uma percepção especial das coisas que o capacitará a servir outros - especialmente outros cristãos.
Cada membro do corpo de Cristo recebe um dom.
É por isso que todos precisamos uns dos outros.
Usando nossos dons podemos crescer como cristãos (Efésios 4:12,13) e trabalhar juntos em harmonia para o Senhor (Efésios 4:12-16).
- Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, pag. 1480




Incentive seus alunos a buscar em oração os dons do Espírito Santo para a vida deles.


Mostre que Deus deseja usá-lo já a partir de hoje para abençoar outras vidas, não precisa esperar se tornar um adulto.




Objetivo: Ensinar aos alunos que Deus distribui dons à Igreja.



É hora do versículo:
Memorizando

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
1 Corintios 12. 4 - 11
4 Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons.
5 Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo.
6 Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo.
7 Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo.
8 Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de sabedoria e para outra o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento.
9 Para uma pessoa o mesmo Espírito dá fé e para outra dá o poder de curar.
10 Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer.

11 Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer.
 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI



Para bem ministrar essa aula recomendo aos professores estudar o texto DONS ESPIRITUAIS PARA O CRENTE, da Bíblia de Estudo Pentecostal - págs 1756 a 1759.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos terão a oportunidade de aprender que Deus os chamou para realizar algo específico em seu Reino. Para tanto o Senhor distribui dons espirituais aos seus servos a fim de que todos possam cooperar na realização da obra de Deus. Os dons são recursos que o Senhor disponibiliza para edificação da sua igreja. Este é um assunto que os seus alunos precisam estar familiarizados para que não haja desorganização na administração dos dons. O nosso Deus é sábio e espera que a sua obra seja realizada de forma organizada.

Há pelo pelos menos dois aspectos que seus alunos precisam compreender enquanto ainda estão na classe de Juniores:

1. Em primeiro lugar é importante enfatizar o que é um dom. A palavra dom significa dádiva, presente concedido por alguém a outrem. No nosso caso, recebemos da parte de Deus um presente que Ele deseja que recebamos e administremos em favor dos nossos irmãos. Essa graça Deus nos concede para realização da obra de Deus. Sendo assim, podemos entender o dom como a capacitação ou aptidão para realizar alguma coisa específica no Reino.

A Bíblia menciona dons espirituais e dons ministeriais. Os dons espirituais são manifestações espirituais ministradas através da ação direta do Espírito Santo no crente (cf. 1 Co 12.7-11). Os dons espirituais são: palavra de sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas. O Espírito é o mesmo que opera em todos os dons e reparte particularmente a cada pessoa como quer. A função desses dons é a edificação da igreja.

2. A Palavra de Deus também menciona os dons ministeriais. Estes dons são habilidades concedidas a fim de preparar o povo de Deus para o trabalho cristão, crescimento e desenvolvimento do corpo de Cristo. A igreja precisa de pessoas habilitadas com conhecimento e sabedoria para executarem o serviço de administração da obra e treinamento de novos obreiros para a sua seara. Os dons ministeriais são: apóstolos, profetas, evangelistas, doutores e pastores.

É importante que seus alunos saibam que o espaço da Escola Dominical é uma oportunidade que Deus nos concede para aprendermos a sua Palavra e, assim, sermos treinados para o serviço cristão. A obra de Deus não se resume apenas em vir à igreja, cantar e estudar. Essas atividades, embora sejam de suma importância para o fortalecimento do crente, são apenas etapas de preparação para o exercício do testemunho cristão.

Não são poucas as vezes que nos deparamos com amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho que não são servem a Deus, mas precisam ser alcançados pela pregação do evangelho a fim de que creiam e sejam salvos. Aproveite a ocasião para reforçar a importância de seus alunos aprenderem a desempenhar os dons que o Senhor os tem concedido. Pergunte-lhes quantas pessoas têm sido alcançadas por intermédio do talento que eles receberam.

Para complementar a aplicação da lição desta semana, sugerimos a seguinte atividade:
“Encape uma caixa como se fosse para presente ou utilize uma já pronta. Coloque dentro da caixa a letra J que você escreveu em um pedaço de cartolina, um espelho pequeno e a figura da cruz. Sente-se em círculo com os alunos no chão. Diga que trouxe um ‘presente’ muito especial e que gostaria de partilhar com todos, pois todos são amigos. Instigue a curiosidade das crianças e pergunte quem sabe o que tem dentro da caixa. Pergunte o que elas gostariam de oferecer para um amigo. Depois de ouvir com atenção as crianças, peça que elas formem uma fila. Coloque a caixa sobre uma mesa. Abra a caixa com cuidado e peça que as crianças olhem os objetos. Pergunte se gostariam de ganhar um presente como este. Diga que a letra jota é de Jesus, o Filho de Deus. Mostre a figura da cruz e diga que Jesus foi pregado na cruz e ali morreu por nossos pecados. Jesus deu sua vida por nós. Peça que se olhem no espelho e diga: Deus ama você. Você é muito precioso para o Pai. Explique que Jesus é o melhor presente que podemos receber e oferecer aos nossos amigos” (Texto extraído da obra de BUENO, Telma. Boas Ideias para Professores de Educação Cristã. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp. 39,40).
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD




DINÂMICA:
A caixa de ferramentas de Deus - 1Cor 12, 4-6
"Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos"
1 Coríntios 12, 4-6

Eu tenho uma caixa repleta de ferramentas (mostre sua caixa de ferramentas). Imagino que na sua casa tenha uma caixa de ferramentas como esta, não é? Por que você acha que precisamos de tantas ferramentas? (deixe as crianças responderem) É porque cada uma dessas ferramentas tem uma finalidade diferente. Não há uma ferramenta que possa fazer tudo sozinha. 
Se eu precisasse colocar um prego em uma tábua, que ferramenta vocês acham que eu iria usar? (deixe as crianças responderem) Certo! Eu usaria um martelo. Aqui está o meu martelo. 
Se eu fosse montar uma cadeira e tivesse que colocar um parafuso para prendê-la, que ferramenta vocês acham que eu iria precisar? (deixe as crianças responderem) Vocês acertaram de novo! Eu preciso de uma chave de fenda, e aqui está ela!
Vamos ver... vamos supor que eu precise medir algo, qual a ferramenta vocês acham que irei precisar? É claro, eu preciso de uma fita métrica! Será que eu tenho uma fita métrica aqui? Sim, aqui está. 
E se eu precisar fazer um furo na parede???? Claro, eu preciso da minha furadeira!!! 
É importante ter a ferramenta certa para cada trabalho.
A Igreja é como uma caixa de ferramentas de Deus. Deus tem um monte de trabalhos para fazer e Ele deu para o povo em Sua Igreja talentos diferentes para ajudá-lo a fazer esses trabalhos. 
Nós somos Suas ferramentas!!!!
Para alguns, ele deu talento musical. Para outros Ele deu o talento de ensino. Para outros o talento de pregar... Não há uma pessoa na igreja que pode fazer tudo sozinha, não é? Ouça o que diz a Bíblia, "Há diferentes tipos de dons espirituais, mas o Espírito mesmo é a fonte de todos eles. Existem diferentes tipos de serviço, mas servimos o mesmo Senhor. Deus trabalha de formas diferentes, mas é o mesmo Deus que faz o trabalho de todos nós."
Se eu precisasse apertar um parafuso em meus óculos, este martelo me ajudaria? Será que esta chave de fenda grande ajudaria? Não! Eu precisaria desta chave de fenda pequena. Você vê, não importa qual o seu talento e não importa se você é grande ou pequeno. O que importa é que quando Deus tem um trabalho para você fazer, você precisa estar lá na caixa de ferramentas Dele, pronto e disposto para Ele usar você.
Olhe ao seu redor. Veja esta igreja! É caixa de ferramentas de Deus. Olhe para todas as crianças: Nesta sala. Todas são ferramentas de Deus!

Você está pronto(a) e disposto(a) para Deus usá-lo(a) para fazer o seu trabalho nesta comunidade? (deixe as crianças responderem)

Ore com as crianças pedindo que o Espírito Santo venha agir em cada uma delas, discernindo qual o talento que Deus lhes deu e como colocá-lo a serviço.
Ou 


DINÂMICA DO PRESENTE : 
grupo
A DINÂMICA DO PRESENTE, 
é uma ótima dinâmica para falar sobre dons e ministérios.
Objetivo: Mostrar a importância da diversidade de dons, qualidades, ministérios e talentos.

Material: Um caixa de presente, muito bem enfeitada. Colocar bombons ou balas dentro da caixa, suficiente para que todos os presentes possam receber pelo menos um.

Desenvolvimento:
Iniciar perguntando quem gostaria de receber aquele lindo presente.
Fazer um sorteio rápido (escolhendo por exemplo um número qualquer e contando para ver quem será aquele número).
-Entregar o presente para a pessoa sorteada, MAS, logo em seguida, dizer que ela não ficará com ele, mas o entregará para alguém que ela acha um "BOM OUVINTE".
-Esta pessoa que recebeu, também não ficará com o presente, mas deverá escolher alguém que ela ache que tenha facilidade para "FALAR EM PÚBLICO" e entregar para ela.
-Esta pessoa que recebeu, também não ficará com o presente, mas deverá escolher alguém e dizer uma qualidade que vê nesta pessoa.
-Esta pessoa também não ficará com o presente, mas o entregará para alguém que ela acha que trabalha bem com crianças...

E assim por diante:

As qualidade, dons e talentos podem ser organizados conforme o grupo, ou escolhidos por quem vai dar o presente.
Exemplos: Alguém que sabe tocar um instrumento, cantar, ornamentar, cuidar de plantas, bordar, cozinhar um determinado prato, administrar, etc.....

Desenvolver a dinâmica conforme o tempo, mas o ideal é que todos os participantes possam receber o presente.

FINALIZAÇÃO:
Para finalizar,  prof. pega o presente e lê os textos bíblicos de I Pd 4:10 e I Co 4:2

Reflexão final: Somos chamados para sermos "bons despenseiros", bons administradores da graça de Deus, usar os dons e talentos que recebemos para abençoar outras pessoas.


Dom é uma dádiva, é como um presente, mas que recebemos não para ficar conosco, mas para ser compartilhado com outros. Desta forma (abrir o presente) todos podem receber, todos são abençoados com os dons e talentos de nossos irmãos.



"DONS E TALENTOS: RECEBEMOS PARA DAR"
Resultado de imagem para dons espirituais infantil


Talentos e dons espirituais fazem parte da capacitação de Deus para que você realize todas as tarefas que lhe forem atribuídas com excelência.
 Deus não colocou qualidades em você para serem utilizadas de maneira medíocre, mas para serem ferramentas poderosas no cumprimento do propósito Dele para sua vida.
Possivelmente, a primeira dúvida que lhe intrigou no início da leitura deste estudo refere-se às próprias palavras utilizadas no título: Talento e Dom espiritual. Você pode ter se perguntado: "Qual a diferença entre esses dois termos?"



TALENTO
Você lembra (nas histórias de seus pais) quem lhe deu o primeiro presente quando nasceu? Deus. Ele deu o primeiro presente a você: um Talento. Isso é um privilégio e tanto para o ser humano. Deus nos criou e, imediatamente, deu-nos um talento. Aquilo que você sabe fazer como ninguém, que lhe rende elogios por todos, é um talento, um presente dado por Deus a você.
Esse talento lhe permite desenvolver outras qualidades durante toda a vida, para que você realize tudo com excelência. Porém, quando você não conhece o seu talento, não é possível desenvolvê-lo, ou seja, ele se transforma em um recurso inutilizado ou subutilizado.
Todos os homens e todas as mulheres receberam talentos de Deus, independentemente de aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Esses talentos resultam de uma combinação genética.
A pergunta para você neste momento é: "Qual é o seu talento?". A maior mentira é que você não sabe fazer nada, ou ainda que não tem nenhum talento. Você tem sim! Deus deu a você.


DOM ESPIRITUAL
Semelhantemente ao talento, um dom espiritual também é dado ao homem após o seu nascimento, porém, não é no nascimento do ventre da mãe, mas sim no nascimento do novo homem quando aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e confirma essa aliança por meio do batismo. Quando se fala em batismo é sempre interessante explicar o seu significado. Algumas doutrinas religiosas deturpam a verdade bíblica sobre o batismo batizando os recém-nascidos, porém isso não tem nenhuma validade na confirmação da aliança com Deus, pois o batismo é a atitude decorrente do arrependimento de uma pessoa e de sua fé na remissão dos pecados alcançada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Leia no capítulo 3 do Evangelho de Mateus o motivo pelo qual João Batista chamava as pessoas para serem batizadas: "Arrependei-vos". Pergunte-se agora para refletir: "É possível uma criança recém-nascida se arrepender?". Para que haja arrependimento, é necessário que haja consciência dos atos, o que uma criança recém-nascida não possui.
De quem eu recebo um dom espiritual?
Romanos 12:3-6 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
Resultado de imagem para dons espirituais infantil
Resumindo a lista de dons espirituais descritos na Bíblia:
Palavra de sabedoria (aconselhamento)
Palavra de ciência (ensino)
Fé incomum
Dons de curar
Operação de maravilhas
Profecia
Discernir espíritos (libertação e batalha espiritual)
Falar em línguas variadas
Interpretação das línguas
Ministração
Ensino
Exortação (motivação)
Generosidade
Liderança


Posso perder o meu dom?
Em Romanos 11:29, está escrito "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis". Você não perderá os seus dons espirituais, porém, se você não obedecer a Deus, não poderá de forma alguma desenvolver os dons que recebeu. O Espírito Santo é quem dá a força para que você desenvolva seu dom.



Recursos visuais
PARA AJUDAR NAS ILUSTRAÇÕES.
 ALEGORIA DAS FERRAMENTAS



Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.


O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficarão de pé! Pois eu tenho que martelar os pregos!
O Sr Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc...
O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!



- Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!
- Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc, tsc, tsc...
- Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? Eu sim sou a melhor!
- Ah! Não! Que absurdo! Disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...







O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar! Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o móvel brilhando...
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!



O carpinteiro foi para casa. Enfim, as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o móvel tinha ficado lindo!Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!
(Moral da história)



O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história.
As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.
(Você professor pode colocar a moral que você achar que se encaixa melhor para sua turma)

-Deus nos deu a habilidade de contar histórias como um recurso maravilhoso e empolgante. 
-Não perca esta oportunidade: ensine os valores da adoração, motive, participe com ela e você estará formando o caráter de um verdadeiro adorador. Pois Deus procura a tais que assim o adorem: em espírito e em verdade.

















Dons do Espírito Santo 
































Atividades:







Atividade:
Imprima a folha abaixo e dê para as crianças colorirem e depois recortarem as ferramentas. faça um cinturão com papel colorset ou cartolina e prenda as ferramentas com clips ou pode até mesmo colar.





Moldes Alegoria das Ferramentas



Atividade de fixação

Use papel pardo ou papel beeeeem grandão para uma atividade de PINTURA.
O papel pode ficar grudado com durex no chão ou sobre uma mesa grande.
No centro do papel deixe que os Juniores pintem um CORPO - pode ser parecido com o do cartaz do versículo chave.
Escrevam JESUS acima da CABEÇA, pois Ele é o CABEÇA da igreja.
E em volta desse corpo cada um vai escrever seu nome com tinta guache no mural.
No alto do mural deixe que cada aluno pinte - com cores diferentes - uma palavra do versículo chave.
Vai ficar um mural diversificado e colorido, retratando a diversidade dos 'membros' do mesmo corpo, que é a Igreja de Cristo.





 

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





Criança de jesus tem energia pra gastar



Lembrancinhas:







Lembrancinhas:



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.




Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores

cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com

Portal Escola Dominical
Cristãos kids:
://www.lagoinha.com
Classe de juniores ebd
blogtialaila
Pequeninosdejesusblogspot

recursosdeevangelismo.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com

Adaliahelena.blogspot.com
Ensinoinfantilnum lique.blogspot.com

http://crisghensevavellar.blogspot.com/
Ministério Infantil Tia Katy
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Blogdaebi.blogspot.com

materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com

Bíblia infantilBÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

 


JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.





Orai em todo tempo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

2 comentários: