16 de agosto de 2017

Lição 08 - O grande barco de Noé: Maternal de 3 e 4 anos

LIÇÃO:





Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Título da Lição:
O grande barco de Noé

 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Se você estiver usando uma caixa como arca, pode pedir que as crianças levem bonecos (Noé e sua família) e bichinhos de pelúcia até dentro dela (os bichinhos podem ser trazidos pelas próprias crianças, se for pedido antecipadamente aos pais). Também pode-se colocar frutas e verduras de plástico, de brinquedo, para ser o alimento que Noé pegou para os bichos. Se a caixa for grande o suficiente, dá até para que cada criança brinque um pouquinho de ser Noé, entrando e saindo da arca enquanto canta.




O DILUVIO CRISTINA MEL



Arca de Noé
Sandrinha




Jessyca Kids - Arca de Noé




Diante do Trono Crianças UM HOMEM LEGAL (Arca de Noé)



Arca de Noé - DVD Turma do Cristãozinho vol. 2




Diante do Trono Crianças (Arca de Noé) Todo mundo era mau



Diante do Trono Crianças - Obedecer a Deus (DVD Arca de Noé)







A arca




Cristina Mel - Canção da bicharada



Vídeo aula:


Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!


Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.


 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.



Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

  Gênesis 6. 1-7.9 

Gênesis 6

1 E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5 E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7 E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
15 E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
22 Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.


Gênesis 7.9
1 DEPOIS disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
2 De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
3 Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.
5 E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.
6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.
8 Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
9 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

BÍBLIA ONLINE



                         Arca de Noé


Dedoche para a História




ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES













ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES
Confira a seguir alguns moldes em EVA para você montar.




Ensino:
Noé conversava muito com Deus.
Um dia, Deus disse a seu amigo Noé: “Noé, vai chover muito, muito. Faça um barco bem grande. Você, sua família e os animais vão ficar dentro da arca enquanto chover”. Noé fez o barco e colocou na arca dois de cada animal, um macho e uma fêmea, como Deus tinha mandado: o cachorrinho, a girafa, o macaco, o gato, o cavalo, o elefante, os passarinhos e todos os animais. Depois, ele e sua família (Noé, seus 3 filhos e as esposas) entraram na arca. A chuva começou a cair. Choveu…choveu…choveu…(faça uma chuva de papel picado). A família de Noé e os bichinhos não estavam com medo. Eles estavam dentro do grande barco, protegidos por Deus. Quando a chuva parou e a terra secou, Noé e sua família saíram da arca. Depois saíram também o cachorrinho, a girafa, o macaco, o gato, o cavalo, o elefante, os passarinhos, todos os animais. Deus havia cuidado de Noé, de sua família e dos animais.
* Assim como Deus cuidou de Noé, da sua família e dos animais, Deus cuida da/do (fale o nome de cada criança). Como podemos conversar com Deus como Noé fazia? Orando.

A arca pode ser uma caixa de papelão transformada no grande barco (para ficar mais firme passe verniz transparente e deixe secar), pode também ser feita num cartaz até mesmo de feltro. O importante é que as crianças possa interagir com ela. 


Um DVD excelente para trabalhar essa história com as crianças é o Arca de Noé das Crianças Diante do Trono. 
A história é bem contada, as músicas são bem feitas, inteligentes, as animações interessantes, sempre com aplicações para a vida das crianças.
 Acho importante, antes de mais nada, explicar o porquê de Deus ter mandado o Dilúvio. 


As crianças precisam entender isso no contexto de um Deus amoroso: renovar a face da Terra, retirando dela a maldade e salvando Aqueles que quisessem fazer sua vontade amável. Não é só mais uma história bonitinha, é uma verdade que prepara para a salvação. Na verdade essa história remete para uma outra verdade bíblica: a segunda volta de Jesus a este mundo. Se entenderem bem a história de Noé, as crianças facilmente entenderão porquê Jesus em breve virá nos buscar.
Recursos visuais:

Vale a pena se dedica em Recursos Visuais

Recursos visuais:









Recursos de Noé

   
Ah! Noé. Que Maravilha!
E olha quanta coisa bacana!
Quer seja com Cenários, com Palitoches,
Lembrancinhas

  
  
  
Dobraduras de barquinho, faixa de animais,
tudo para que a historinha fique marcada!
Vale a pena se dedica em Recursos Visuais

   


 Recursos visuais:





 


 Recursos visuais:
Ideias para o ensino:
– Arca de papelão

Esta ideia é tão genial que dá tempo de você praticar...
A arca foi feita com uma caixa de papelão grande com uma pequena em cima telhado com papel micro-ondulado,a arca foi feita em papel cartão,onde foi cortada a porta e círculos para fazer as janelas,por dentro foram feitas divisões de papelão para colocar os animais.

Para os animais foram usados rolinhos de papel higiênico cortados ao meio e colados o papel cartão e para a frente e costas dos animais foram feitos em EVA,molde retirados da net.

Para os personagens Noé e sua esposa foram usados garrafinhas,bolinhas de isopor,tecidos e pelúcia para os cabelos o mesmo pode ser feito para os filhos de Noé e suas esposas ou usar os personagens que já tiver.




Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



Atividades para pintar.


Atividade manual: bichinhos de sucata ou papel, colagens, pintura... é bem fofa.
 







APLICAÇÃO: 
Mostrar a importância da obediência a Deus.
Conversando sobre como Noé, no meio desse mundo mau, era amigo de Deus, gostava de fazer o bem e cuidava com amor de sua família. Por isso Deus os escolheu para uma grande missão: construir um grande barco, a arca, e chamar todas as pessoas para entrarem lá. As pessoas não ouviam Noé porque nunca tinham visto chuva em suas vidas, e achavam que Noé estava louco. Elas riam dele, e continuaram fazendo maldades, sem ouvir a voz de Deus. Noé teve um trabalhão, mesmo assim não desistiu. Cada dia ele fazia sua parte e pregava: "Arrependam-se de suas maldades! Sejam bons como Deus quer e entrem na arca para se salvar da grande chuva". Pegamos ferramentas e fomos todos ajudar Noé a construir a arca. As ferramentas podem ser encontradas em lojas de brinquedos importados, martelinhos e serrotes de plástico. Há também uns conjuntos vendidos em lojas de artigos para festas infantis, para ser colocado em sacolinhas como lembrança, mais baratos ainda.



Lembrancinha: 
Fazer uma Arca pequena de Eva ou cartolina e colar o versículo do dia, ou fazer dedoches para a garotada...




Oração: 
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


 
Lanche: Arrume a mesa, com as crianças sentadas na arca ou perto dela para o lanchinho. Sugestão: suco e bolachas em formato de bichos.


conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais ou responsável cheguem.




 


 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
 
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



Vamos lá!!!



 Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão.



Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).


*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Maternal de 3 e 4 anos: Cpad - Ano 1: 3º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer o Livro do Começo?



Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Vamos orar - Cpad



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia - Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Confiar?



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Vamos ajudar? Cpad



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Vamos conhecer os milagres de Jesus? Cpad



 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Conhecer Jesus? Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2017 - Tema: Vamos Louvar? Cpad



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2017 - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad


 Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2017 - tema: Vamos orar? Cpad



 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD: tema:"Vamos conhecer as histórias da Bíblia".






LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016



 Histórias Bíblica infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 anos - 2 Trimestre 2016: Vamos conhecer os milagres de Jesus



 Lições Bíblicas :Maternal de 3 e 4 anos 3º Trimestre 2016 - 

CPAD



 Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD







 Maternal: Arquivo


 Maternal de 3 e 4 anos histórias, brincadeiras e muito mais... Arquivo



Fontes consultadas
pequeninoscatedral.blogspot.com
tempoemcasa.blogspot.com.br
tiasdaescolinha.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Ensino Infantil Num Clique
Atividades ei
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
http://2.bp.blogspot.com
http://4.bp.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
Adaliahelenablogspot.com.br
pequeninos de jesusblogspot.com
missionariatiaso.blogspot.com
ebiblicadominical.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
(Marta Doreto)
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Cpad

-Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com


ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


PRA VOCÊ!!!

com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!



OBRIGADO!!! 
Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  






























 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES




































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário