6 de junho de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 10: Naum e Habacuque

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX...
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
👇
Lição 10: Naum e Habacuque

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
NÃO VOU CALAR MEUS LÁBIOS - Asaph Borba Legendado



Aline Barros - Renova-Me


HARPA CRISTÃ 208 VEM A CRISTO .wmv


Harpa Cristã 447 - Nascer De Novo


A ultima hora - hino 570 da harpa cristã - com letra

Professor(a). Muitas vezes, parece que a maldade prevalecerá sem punição e que os justos não provarão da bondade do Senhor neste mundo, que jaz no Maligno. O profeta Naum, contudo, mostra que não, pois Deus reservou um juízo sobre as injustiças praticadas pelos homens. Precisamos confiar, mesmo quando não compreendemos o modo de Deus agir, sem questionarmos por que Ele permite que certas coisas aconteçam. Habacuque viveu essa experiência ao ver os babilônios serem instrumentos de Deus para castigar o seu povo. A verdade é que os caminhos do Senhor não são como os nossos, e os seus pensamentos são mais altos do que os nossos pensamentos.


SUGESTÃO:
Para o item 1: 
Para ilustrar o item 1, utilizem a dinâmica.
Dinâmica: O Peso do Pecado
Objetivos:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.

Contextualizar a situação dos ninivitas(Item 1 da lição) com a nossa situação, diante do julgamento do justo juiz.

Material:
01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).

Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.

- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.

- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?

Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.

- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
- Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Concluam, falando:
A situação dos ninivitas, na profecia de Naum, Nínive seria destruída por causa de seus pecados, sofrendo o julgamento divino; a nossa realidade também pode remeter a situação do afastamento do povo, pela desobediência e pecados, mas a misericórdia de Deus(que julga com justiça), para conosco é apresentada e a porta da graça hoje está aberta, mas haverá um tempo que será fechada e será tarde demais para o arrependimento.
- Afirmem ainda que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, arrependendo-se, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado. Dessa forma, a pessoa passará a ter uma vida transformada, pois o arrependimento produz vida.
Ideia Original desconhecida.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

VERSÍCULO CHAVE:
Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.
Habacuque 2.4.


LEITURA DIÁRIA:
💓SEG. Na 2.2,3
O Senhor trará outra vez a excelência de Jacó.

💓TER. Na 2.13
O Senhor dos Exércitos é contra a maldade.

💓QUA. Hc 1.13
Os olhos do Senhor são puros.

💓QUI. Hc 2.3
A visão se cumprirá no tempo determinado.

💓SEX. Hc 2.14
A Terra se encherá do conhecimento do Senhor.

💓SÁB. Hc 3.18
A despeito das circunstâncias, alegre-se no Senhor.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Naum 1.2-6
O SENHOR é um Deus zeloso e que toma vingança; o SENHOR toma vingança e é cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e guarda a ira contra os seus inimigos.

O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente: o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano se murcha.

Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença, sim, o mundo e todos os que nele habitam.

Quem parará diante do seu furor? E quem subsistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derribadas.

Habacuque 1.2-5
2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?

3 Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.

4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai juízo pervertido.

5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.

Habacuque 3.17,18

17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas,

18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


l. A PROFECIA DE NAUM
11. A destruição iminente de Nínive
A profecia de Naum vai de encontro a um povo que antes havia sido poupado por Deus, devido ao seu arrependimento, conforme relata Jonas em seu livro. Todavia, as gerações seguintes não abandonaram a crueldade. Assim, o mesmo povo que outrora havia sido instrumento de Deus para castigar Israel, levando-o cativo, agora experimentaria o juízo divino. Nínive, a orgulhosa cidade, seria completamente destruída por Deus.

Naum menciona os leões, símbolo dos assírios: “Onde está, agora, o covil dos leões?" (Na 2.11). Trata-se de uma pergunta retórica do profeta ao anunciar a destruição completa de Nínive, tendo a batalha estendida até os seus muros. Com o juízo divino sobre Nínive, Judá experimentaria um breve respiro antes que viesse o castigo por meio dos babilônios.


1.2. A voz do Senhor
Diante das maldades praticadas por Nínive, o Senhor se pronuncia: “Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos" (2.13). Esse relato revela que o Senhor Deus se vinga das maldades praticadas pelos reinos iníquos que se acham invencíveis e onipotentes.

0 Senhor viu as maldades e o orgulho dos assírios contra as nações, inclusive, contra Israel. Embora o profeta tenha dito no início que “o SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nEle” (17), Ele também é um fogo consumidor que exerce justiça contra os que praticam a maldade (Na 2.13; 3.5, 6). O tratado de Deus com os povos nos ensina que não compensa uma vida de pecados, separada de Deus. O Senhor é justo e não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também colherá (Gl 6.7).


2. O PERIGO IMINENTE DA QUEDA
2.1. Razões da queda de Nínive
Há muitas razões para a queda de Nínive, A começar por esta ser a cidade que era o centro do poder e regime brutal da Assíria — o povo que havia destroçado nações, inclusive, levado cativo o Reino do Norte. O detalhe é que, enquanto Jonas havia pregado a mensagem de salvação para uma cidade ímpia que parece ter recebido a repreensão, Naum traz uma mensagem de punição e julgamento. Ambos revelam, respectivamente, a misericórdia e a severidade de Deus (Rm 11.22). Nínive seria punida pelos seus muitos pecados, como, por exemplo, a crueldade notória e conhecida por outros povos, bem como pelo aprofundamento de suas práticas de feitiçarias, imoralidade sexual e malícia (3.1-6; 319).


2.2. A justa recompensa da parte de Deus

Assim como não conhecemos o nível de arrependimento do coração humano, também não conhecemos 0 seu nível de maldade. É Deus quem sonda tanto um quanto o outro (Pv 21.2). Ele é o único capaz de julgar com justiça. De fato, Nínive foi destruída e nunca mais reedificada depois da sua queda em 612 a.C. Ajusta recompensa da parte de Deus ensina que, quando o pecado alcança determinado nível na sociedade, Deus envergonha o povo, derrubando todos os meios de continuação da maldade. O salmista declara que “o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá” (Sl 1.6).


3. A PROFECIA DE HABACUQUE
3.1. O clamor do profeta
O profeta Habacuque levantou um clamor a Deus ao contemplar uma sociedade injusta e pecaminosa, na qual “a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai” (Hc 1.3,4). O profeta então suplicou ajustiça divina, porém, inicialmente, não conseguiu encontrar respostas. Quando o Senhor respondeu, o profeta ficou estarrecido, pois Ele enviaria os babilônios, nação mais injusta e cruel para castigar os filhos de Judá (1.6-11). No entanto, o juízo divino viria sobre toda a iniquidade no momento certo. O livro de Habacuque nos leva a refletir que Deus cuida do seu povo, enquanto este enfrenta a oposição deste mundo. Não podemos perdera fé, nem deixar de sermos firmes e constantes na obra do Senhor (1 Co 15.58).


3.2. O conflito e o triunfo da fé
O conflito do profeta por não entender os caminhos de Deus é sanado pela seguinte resposta: “Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá: se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará" (Hc 2.2,3). Tudo o que Deus fala se cumpre: nenhuma das suas palavras faltarão (Js 21.45: Mt 24.35). Independentemente da soberba do ímpio, enquanto ajustiça de Deus não se cumpre, a posição do fiel deve ser de fé (Hc 2.4).


3.3. A fé inabalável de Habacuque
A oração final do profeta é por renovação. Ele suplica que as obras de Deus fiquem evidentes e que todos vejam a sua glória (3.2). Na mesma oração, ele pede por misericórdia para que ajustiça de Deus restaure a nação. Habacuque afirma que, ainda quando a invasão babilônica trouxesse a devastação, sem que nada restasse, todavia, pela fé, ele se alegraria no Senhor (3.17,18). Não podemos perder a confiança naquEle que tem o domínio sobre todas as coisas.


PARA CONCLUIR
Apesar das lutas e desafios, Deus tem sempre um caminho de bênçãos e vitórias para o seu povo. Tudo o que precisamos fazer é andar em retidão, não esmorecer na fé ou desacreditar que Deus fará justiça aos seus escolhidos. Afinal, a Palavra de Deus sempre se cumpre. Os pecados da maldosa Nínive foram julgados e o juízo anunciado por Habacuque veio sobre a Babilônia. Da mesma maneira, o Israel de Deus terá a sua glória restaurada no tempo determinado porque o Senhor nunca falha em cumprir o que promete.


HORA DA REVISÃO
1. Através da destruição de Nínive, profetizada por Naum, o que o tratado de Deus com os povos nos ensina?


2. O que as mensagens de Jonas e Naum revelam respectivamente?


3. O que o Livro de Habacuque nos Leva a refletir?


4. Segundo Habacuque, qual deve ser a posição do fiel, enquanto ajustiça de Deus não se cumpre?


5. Qual foi a súplica de Habacuque em sua oração final?


👇👇
PERGUNTA COM RESPOSTA

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário