13 de junho de 2022

Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 12: As pedras da lei e o bezerro de ouro

  

INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
As pedras da lei e o bezerro de ouro
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
   

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:    

· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
 
Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 

   
FIRME NAS PROMESSAS - Missão Harpa


MEU PRAZER - Em Espírito, em Verdade - Ministério Koinonya de Louvor - Letra


O QUE VOCÊ VEIO FAZER AQUI? EU VIM PARA LOUVAR A DEUS!!!


Obedecer | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono


SE EU FOSSE UM ELEFANTE (louvor infantil com letra)


Casinha de Jesus - Aline Barros - Letra


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
  
 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Oferta: 
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores




CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
-  Moldar as figuras em massinha de modelar na presença das crianças ou pedir que algumas crianças façam os bichinhos para as outras verem. 
-  Enquanto trabalha, perguntar se aquelas figuras podem ouvir, falar, pensar ou fazer qualquer coisa. 
-  Perguntar, também, se é possível fazer algum pedido para uma coisa que foi feita por suas próprias mãos e que não tem vida. Reservar as figuras prontas para serem usadas em Aplicando.


Dizer: Hoje vocês ouvirão a história de uma estátua que trouxe muito problema para o povo de Israel.


APRESENTANDO A LIÇÃO: 
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.


OBJETIVO
Detalhar a idolatria do povo e as consequências desse pecado para toda a nação.


MEMORIZANDO.
"Eu sou o Senhor: Este é meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço".(Isaías 42.8).



Memória em ação
Mensagem especial com palavras misturadas dentro de um envelope .
Versículo para os envelopes
"Eu sou o Senhor: Este é meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço".(Isaías 42.8).



HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Êxodo 24. 12-18
12 Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.

13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.

14 E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles.

15 E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.

16 E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.

17 E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

18 E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.


 Êxodo 32. 1-35
1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

2 E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.

3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor.

6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.

7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.

11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.

13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.

14 Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

15 E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.

16 E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.

18 Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço.

19 E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;

20 E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.

21 E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?

22 Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal;

23 E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.

24 Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.

25 E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos,

26 Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.

27 E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.

29 Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.

30 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; porventura farei propiciação por vosso pecado.

31 Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.

32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.

33 Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.

34 Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.

35 Assim feriu o Senhor o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.



  
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.





Fonte e crédito da lição www.CPAD
Cenário: 
Os personagens podem ser as silhuetas.
Bezerro: Pintar um bezerro de plástico com tinta dourada (procurar o bezerro em animais da fazenda de plástico - geralmente custam pouco). Recortar um pedaço de isopor no formato de um altar, em um tamanho que sirva de suporte para o bezerro. Desenhar e pintar pedras no altar. Colar o bezerro nele, usando cola quente.


Tábuas da Lei:



Em gesso: 
- Vazar um pedaço de EVA no formato das tábuas da lei. Fixá-lo sobre outro pedaço de EVA. Colocar a massa de gesso no espaço vazado e deixar secar. Depois de secas, pode-se escrever os números dos mandamentos nas tábuas.


Em isopor:
Cortar isopor fino no formato das tábuas.

De massa de biscoito:
 Fazer uma massa fina de biscoito no formato de tábuas da lei e assar até ficar bem sequinha.





Recursos visuais:
Clique nas imagens para AMPLIAR.






















Recursos visuais:

Clique nas imagens para AMPLIAR.
Recursos
Bonecos









Moldes


Vamos praticar?
Pódio
(Recorte apenas o pódio)


Figuras para colocar no pódio.
Pode ser mais de uma na mesma colocação.
Pode também continuar a fazer, 4º, 5º, 6º e assim por diante
(Deus sempre em Primeiro Lugar)
(Família - Segundo lugar)
(Amigos bons - Precisamos cultivar - Segundo Lugar)
(Pastor - Muitos idolatram pastor)
(Bichinho de estimação - opcional - Segundo lugar. Precisamos cuidar)
(Estudos - Terceiro Lugar)
(Trabalho - Terceiro Lugar)
(Dinheiro - Importante para conseguirmos as coisas, mas não é tudo)

Seguintes itens - Ocupam os outros lugares. Podendo ser tudo em 04 lugar, ou como sentir no coração e conversarem em sala.
(Futebol - tv ou lazer, esporte)
(Jogos)
(Passeios)
(TV)
(Brincar)
(Carros)


 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
  Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Clique nas imagens para aumentar (+)
  












Ovelhinhas de Cristo. 
    
  
      
Criança de jesus tem energia pra gastar
  


ATIVIDADE INTERATIVA: 
Há várias formas de adorar a Deus: 
-  Cantando, orando, ofertando, sendo grato por suas bênçãos... 
-  Peça que as crianças dêem mais exemplos. 



Revisando:
Ampliar a figura abaixo para o tamanho que desejar. 
-  Cortar em pedaços para montar um quebra-cabeça, com peças suficientes para o número de perguntas que fará. 
-  Colar areia ou lixa ou, ainda, pedaços de flanela atrás de cada pedaço.
Montar o quebra-cabeça no flanelógrafo.
REVISANDO:
- Colocar a figura do bezerro no flanelógrafo ou parede. 
Dizer que ele representa um ídolo e que Deus deseja que não tenhamos ídolos. 
-  Fazer uma pergunta para cada criança.
Quando acertarem, terão direito de pegarem um pedaço do ídolo e jogar no lixo. 
O objetivo é que, ao terminar a atividade, o ídolo não exista mais. 
Dizer: Um ídolo não pode nos salvar porque ele não tem vida. Só o nosso Deus tem vida. Só Ele pode responder a nossas orações.


APLICANDO: 
 -  Dizer: Algumas pessoas acham que precisam ver a Deus para acreditar nEle, por isso fazem estátuas para representá-lo. Mas não é preciso ver alguém ou alguma coisa para acreditar que ela existe. 
-  Ligar um ventilador ou abanar alguma coisa para que as crianças sintam o vento. 
Perguntar se elas estão enxergando o vento. 
Dizer: Mesmo sem ver o vento nós acreditamos que ele existe porque podemos senti-lo. Se receber uma carta ou presente pelo correio você não vai acreditar em quem a enviou porque não a pode ver? Claro que vai! Assim é Deus, não podemos vê-lo, mas todos os dias recebemos belos presentes dEle na natureza, porque Ele é Criador de todas as coisas.



-  Mostrar os bichinhos feitos em conquistando a atenção. 
Dizer: Olhem para os bichinhos. Realmente são muito especiais. Agora, vocês acreditam que algum deles pode ouvir, falar, pensar ou responder qualquer pedido de vocês. Impossível, não é mesmo? Na verdade, não há como fazer alguma coisa parecida com o Deus verdadeiro e também não precisamos de nada disso para falar com Ele. 
-  Mostrar uma Bíblia. Dizer: 
Na Bíblia, o nosso Deus invisível fala conosco. 
E podemos falar com Ele através da oração. Em qualquer lugar, e a qualquer hora, podemos orar ao Senhor e ter a certeza de que Ele nos ouve, sem precisar de nenhuma estátua!


LEMBRANCINHA:
Fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança.
CONTANDO AOS OUTROS:
 Entregar uma cópia da atividade para que cada criança pinte e enfeite como desejar. Dizer para que elas contem a alguém que podemos falar com Deus sem precisar de estátuas. Basta orar.


  
Ore com as crianças
Prof. incentive os alunos a orarem uns pelos outros, ore também pela aula, pelos familiares e aniversariantes da semana.


Juniores de 9 e 10 anos , aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo


Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 



Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!



Vamos lá!!!  
Alcançando crianças para Jesus

Sugestões aos professores:

- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
  
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
 CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA


👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista Cpad - Juniores
Comentarista Brunna Faria/Editor Thiago Santos
👉Fontes Consultadas:
Ganhando crianças para Jesus
http://roseeducacaocrista.blogspot.com.br/
Tiaju.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
http://karolpoerner.blogspot.com.br
Conversinhas com Deus
Tias da Escolinha - Ministério Infantil
Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida
cantinho das histórias bíblicas
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
 
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário