17 de junho de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 12: Sede Santo Porque Ele é Santo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam esta sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:  
Sede Santo Porque Ele é Santo
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

PLANO DE AULA
A AULA VAI COMEÇAR
Prof. Na aula desta semana, seus alunos estudarão a respeito da santidade. A Bíblia é enfática quando o assunto é santidade. Sem a santificação não é possível aproximar-se de Deus (cf. Hb 12.14). Ele é santo e exige que todos os que o buscam em oração devem observar que a santidade acompanha uma vida de comunhão com Deus. Nesta lição, os alunos aprenderão o que realmente significa “ser santo”. O esclarecimento sobre o que é a santidade ajudará seus alunos a compreender que ser santo ou religioso são dois aspectos completamente diferentes.

A partir do estudo sobre a santidade seus alunos aprenderão que a ajuda do Espírito Santo é fundamental para ter uma vida santificada. Os pré-adolescentes estão passando por uma fase em que surgem as tentações e os convites do mundo para abandonarem a fé que aprenderam com seus pais ou mesmo com os líderes na igreja. Por esse motivo, é fundamental que busquem a experiência com o Espírito Santo e, assim, possam ter a mente fortalecida na Palavra de Deus (cf. At 1.4,8).

O primeiro tópico tem como título “A Santidade é Necessária”. Destaca de que forma o pré-adolescente pode manter-se santo atualmente. A santidade não acontece apenas pelo fato de se frequentar a igreja. É preciso manter uma posição de obediência aos ensinamentos da Palavra de Deus: afastar-se do pecado; rejeitar as obras da carne; recusar o engano e a mentira; viver em honestidade (cf 1 Ts 4.3-12). Tais práticas precisam ser nutridas pela fé e pelo compromisso verdadeiro em servir a Deus. A santidade no crente não é apenas uma virtude, mas também um estilo de vida para o crente que entende que, para permanecer em comunhão com Deus, precisa afastar-se do pecado (cf. Rm 12.1,2).

O segundo tópico
tem como título “Santidade e Comunhão com Deus”. Neste tópico, a atenção está voltada para a relação entre a santidade e a comunhão. Permanecer na presença de Deus exige compromisso com a sua Palavra. A intimidade com Deus é adquirida à medida que o crente mantém-se próximo de dEle e obediente aos ensinamentos (c. Jo 17.18,19). Não é possível permanecer no pecado e, ao mesmo tempo, desfrutar da presença de Deus. Ele é misericordioso para nos perdoar, porém espera do crente uma postura de santificação (cf. 1 Co 6.11). O tópico apresenta os exemplos de Moisés e Daniel, dois personagens bíblicos que viveram no meio de povos ímpios e culturas corrompidas pelo pecado. Mesmo assim, foram grandes homens de Deus e tiveram experiências espirituais profundas com Ele.

O terceiro tópico tem como título “Ele Voltará para Buscar um Povo Santo”. O tópico ressalta que o Senhor Jesus, antes de ascender ao céu, prometeu que voltaria para buscar seus discípulos para morar com Ele nas moradas celestiais (cf. Jo 14.1-3). Logo, os crentes precisam estar preparados para este grande Dia. Por esse motivo, a santidade precisa ser levada a sério. Enfatize aos seus alunos que, por mais difícil que seja renunciar as ofertas do mundo, é necessário ter em mente que a nossa salvação está mais próxima do que já esteve. Os dias são maus e o crente precisa vigiar para que não caia na distração do pecado e se esqueça de que Jesus virá buscar somente aqueles que são lavados e remidos pelo seu sangue.

Prof. Para que seus alunos aprendam o conteúdo da lição, você pode organizar uma roda de conversa sobre quais são as dificuldades que impedem o pré-adolescente de manter-se em santidade. Pergunte a respeito das práticas observadas no comportamento dos pré-adolescentes na escola, na igreja ou entre os amigos. Mostre que viver em santidade não significa que eles tenham que se afastar por completo das pessoas. Antes, devem ser diferentes quanto às práticas que não agradam a Deus. Reforce que não é o mundo que deve influenciar o comportamento do crente, e sim o crente que deve influenciar o comportamento das pessoas ao seu redor.


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções
.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
 Cante: 

Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


Aline Barros - Santidade


Em Espírito, em Verdade - Ministério Koinonya de Louvor - Letra


247 da Harpa Cristã

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Apresentem a história em quadrinhos “O Muro”, que possibilitará a reflexão da necessidade de um posicionamento quanto à santificação, não permanecendo em cima do muro.
Trabalhem o conteúdo da lição.







   
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Comentarista/ Renato Paúra, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.
 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.

Concluam a aula, utilizando a:
Dinâmica: Santificação
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.

Material:
01 caixa

01 chocolate ou bala para cada aluno

Versículo digitado: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).

01 grampeador

Procedimento:
Antes da aula:

Prendam o versículo no chocolate utilizando o grampeador

Coloquem dentro da caixa

Na aula:

- Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.

- Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem, escrevendo a quantidade dos:

Que vão colocar a mão dentro da caixa

Que não vão colocar a mão dentro da caixa

Que estão indecisos

É interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.

- Depois, peçam para que os alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham a mão dentro dela.

Isto deve acontecer com todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem para que não falem sobre o que pegaram.

Neste momento, pode acontecer de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não insista.

- Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03 ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade, outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.

Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles um chocolate, com um versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).

Fonte da dinâmica e texto por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

2 comentários: