31 de maio de 2022

Plano de aula bíblica /Jardim de Infância - Lição 10: Contando sobre o papai do céu(Naamã)

 

INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição: Contando sobre o papai do céu
     
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição do vídeo:  

· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.

 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
A Cristo Dai Louvor - Jessyca Kids


Turma do Cristãozinho - Naamã,


Sandrinha - Sete Mergulhos



Canção: 7 MERGULHOS NO JORDÃO | A Cura de Naamã



Eliseu e o milagre de Naamã



NAAMà - Minha Vida é Uma Viagem


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores

A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada prof. tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho. 
Adália Helena. 
 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.


 · Receba seu aluno ou aluna com muito amor e alegria. Aquele ou aquela que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.


· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 


OBJETIVOS:
As atividades da aula de hoje deverão levar os alunos a:
- Desejar ser usado por Deus para falar sobre seu amor a outras pessoas.
- Saber que Deus pode curar as doenças.


PARA MEMORIZAR
"[...] O nosso Deus está no céu; ele faz tudo o que quer"..(Salmos 115.3).



VOCÊ PODE FAZER ASSIM!
DINÂMICA
Você pode fazer uma experiência para contar a história:
leve uma bacia com água e coloque pimenta do reino, limpe e seque bem os dedos, mergulhe o dedo na água com pimenta, na sétima vez você coloque no dedo um pouco de detergente e você verá que o dedo sairá limpo.


OU FAZER ASSIM!
BRINCADEIRA:
- Mandar as crianças realizarem as seguintes atividades: 
Dar 7 pulos numa perna só; correr 7 vezes sem sair do lugar; tocar 7 vezes os pés com as mãos; dar 7 passos segurando os tornozelos; dar 7 pulinhos para frente; dar 7 pulos com os dois pés ao mesmo tempo. Após cada exercício, perguntar:] Foi fácil ou difícil fazer isso? [Quando terminar o último exercício, dizer: A história bíblica de hoje é sobre alguém que teve de fazer sete coisas.



HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  2 Reis 5. 1-19
1 E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

8 Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.

16 Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.

17 E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.

18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

19 E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.






Fonte da lição: Revista CPAD.


Explicar a criança, que Deus tem um propósito em nossa vida, e que Ele deseja usar a cada um de nós.

– Havia uma menina que morava em Israel, a Bíblia não diz seu nome, mas ela fez algo muito importante para o Senhor, e eu vou contar a história dela pra vocês agora.

Esta menina vivia em paz em seu país, seus pais a ensinaram a amar a Deus e a crer em seu poder.
Mas um dia algo trágico aconteceu, o exército da Síria invadiu Israel e levou muitos cativos, entre eles estava a menina. Ela foi presa e levada para ser escrava na casa do comandante daquele exército.
Talvez ela não entendesse porque Deus permitiu aquela situação, mas ela continuou fiel a Deus, e obedecia em tudo ao seu senhor Naamã.

– Ela se dedicava ao seu trabalho e fazia sempre o melhor, mas um dia ela percebeu que havia algo estranho naquela casa, seu senhor e sua senhora andavam tristes, ate que ela descobriu que o Comandante Naamã estava com lepra.
A lepra é uma doença terrível que deforma a pele, e naquela época não tinha cura.
Mas quando a menina soube da notícia ela não desejou o mal do seu senhor, ao contrário conhecendo a Deus que servia, ela chegou para a sua senhora e disse:

- Se o meu senhor Naamã fosse até o profeta que esta em Samaria, tenho certeza que Deus o curaria.

Aquela mulher mesmo sendo ímpia, creu naquela palavra e falou para seu esposo.
Naamã foi então falar com o rei da Síria, e o rei escreveu uma carta para que levasse ao rei de Israel.

– Chegando lá, Naamã entregou ao rei de Israel a carta escrita pelo rei da Síria juntamente com muitos outros presentes. E a carta dizia assim:
“Junto com esta carta estou lhe enviando o meu servo Naamã para que o cures da Lepra”.

O rei de Israel ficou desesperado:

- Como eu posso curar alguém? Por um acaso eu sou Deus? Olha como esse rei procura um motivo para entrar em guerra comigo”!

De tanto desespero o rei até rasgou suas vestes!
Que pena, aquele rei que conhecia a Deus de Israel, tinha menos fé do que a mulher da Síria...

A notícia do acontecido se espalhou pela cidade e chegou até o profeta Elizeu, que imediatamente mandou chamar o comandante em sua casa.

– Ao chegar lá, Naamã foi recebido pelo empregado de Eliseu, chamado Geasi, que lhe disse:

- O meu senhor Eliseu mandou que o senhor fosse ao rio Jordão banhar-se sete vezes, e ficarás curado.

Mas Naamã ficou indignado:

- Como é? Ele não vem me receber? Eu sou uma pessoa importante, ele não pode me tratar assim!
Eu pensei que ele sairia aqui fora pra me cumprimentar, oraria em pé ao seu Deus, estenderia a sua mão sobre a enfermidade e eu seria curado. Não são os rios de Abana e Farfar, em Damasco melhores do que todas as águas de Israel? Eu não poderia lavar-me neles e ser purificado?

E foi embora dali furioso. Enquanto ia embora seu servo lhe disse:

- Meu senhor, se o profeta lhe tivesse pedido algo mais difícil o senhor faria?

- Mas é claro – responder ele.

- Então, ele lhe pediu uma coisa tão fácil, já que estamos aqui, porque o Senhor não tenta?

Naamã foi...


– Chegando ao rio, mergulhou 1, 2, 3, 4, 5, 6 vezes e nada, talvez ele quisesse desistir, mas insistiu mais um pouquinho, mergulhou a sétima vez, e quando se levantou a sua pele estava como a pele de uma criança, melhor do que era antes.
Que maravilha! O nosso Deus é mesmo poderoso!
Naamã ficou tão feliz, que voltou para agradecer o profeta.

– Dessa vez Eliseu saiu para recebê-lo e, Naamã lhe disse que agora seu coração seria do Senhor Deus de Israel, e que nunca mais ele se ajoelharia para outros deuses. Ele ofereceu um presente a Eliseu, mas ele não aceitou, pois sabia que toda a gratidão deveria ser dada a Deus.
E assim Naamã partiu com sua cura do seu corpo e da sua alma, graças ao testemunho daquela menina que deixou que Deus cumprisse os seus propósitos em sua vida.

Deus procura crianças que estejam dispostas a cumprir os propósitos de Deus!
Não é fácil, mas tenho certeza que assim como aquela menina, todos os que se colocarem à disposição de Deus terão uma grande recompensa lá na eternidade.



Sugestões:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Recursos visuais:










Recursos visuais:
A história pode ser contada.
FAÇA UM FURO NO POTE DE SORVETE PARA QUE VOCÊ POSSA MERGULHAR NAAMÃ.









Mais Recursos visuais:


 





Mais Recursos visuais:








MAIS> 
Recursos visuais:






MAIS> 
Recursos visuais:






Atividades





  






 




   








Ovelhinhas de Cristo. 

          
  
    
 Criança de jesus tem energia pra gastar - Aline Barros

  


COMO AS CRIANÇAS É PEQUENA  AUXILIE
BRINCADEIRA BÍBLICA PARA A HISTÓRIA DE NAAMÃ
Prepare cartões com os seguintes dizeres:
1 carta escrita "NAAMÃ"
1 carta escrita "RIO ABANA"
1 carta escrita "RIO FARFAR"
várias cartas escritas "RIO JORDÃO", em quantidade suficiente para que todas as crianças recebam uma carta


COMO BRINCAR
1) Coloque as crianças em roda, embaralhe os cartões e dê um para cada criança. A cada rodada uma criança será o Naamã.
2) De acordo com o número total de crianças, combine com o grupo quantas vezes Naamã terá que "mergulhar no Rio Jordão", ou seja, encontrar uma criança que tenha o Rio Jordão (na história real contada na Bíblia foram 7 vezes).
3) Em seguida o Naamã vai escolhendo as crianças uma a uma pra fazer suspense, Se escolher uma criança que tem a carta do rio Jordão , a criança diz: "Obedeceu as ordens de Eliseu, lavou-se 1 vez ( ou 2 vezes, ou, 3 vezes...) para ser curado!" Se escolher uma criança que tem um dos outros rios de Damasco, a criança diz, "Desobedeceu as ordens de Eliseu, continua leproso!.
4) Quando Naamã conseguir o número combinado de mergulhos no Rio Jordão, ele fica curado e ganha dois pirulitos.
5) Se houver poucas crianças, pode simplificar os dois rios colocando apenas rios de Damasco.
Ex: Com 5 crianças (1 Naamã/1 rio Damasco/ 3 Jordão) combina-se que a criança precisará de 2 banhos no Jordão pra ser curada.
Ex: 12 crianças( 1 Naamã/ 1 rio Abana/ 1 rio Farfar/ 9 Jordão) combina-se que precisará de 7 banhos no Jordão pra ser curada.
Fonte: https://www.facebook.com/katiamachayhttps://br.pinterest.com/patriciapleal/aulas-recursos/
https://www.facebook.com/recursosvisuaisinfantis.



  


Jardim de Infância de 5 e 6 anos, Cpad: Tema: Aprendendo com Pessoas Abençoadas por Deus: Cpad - 2° trimestre 2022

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

 

*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 

Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.


A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Ovelhinhas de Cristo. 


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23


Leia a Bíblia


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica




Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!



Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.

 

* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
 
👉 Fontes Consultadas:
Crédito da lição: Revista Cpad Jardim de infância.
👉Fontes Consultadas:
apascentarospequeninos.blogspot.com
http//gardenofpraine.com/slideshowos.htm
escola dominical
Escola Bíblica Infantil
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
tiasdaescolinha.blogspot.com
ensinandoospequeninos.blogspot.
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

 
  
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
  
  “Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!” 
(Ageu 2:4,5). 

2 comentários:

  1. Achei ótimo esse LIÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... estou amando essas lições, como me ajudar a dar aula.obrigado

    ResponderExcluir