3 de junho de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 10: Conhecendo Deus pela Fé

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam esta sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:  Conhecendo Deus pela Fé
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

PLANO DE AULA
A AULA VAI COMEÇAR
Prof. Na aula desta semana seus alunos estudarão sobre a natureza da fé. As Escrituras Sagradas narram histórias marcantes de homens e mulheres de Deus que viveram pela fé e testemunharam grandes milagres. A caminha com Deus está intrinsecamente ligada a fé, haja vista que é por meio dela que somos aceitos por Deus, transformados em nossa criatura e, finalmente, salvos em Cristo.

A fé é também uma excelente ferramenta para romper as barreiras e circunstâncias que tentam impedir o crente de avançar ou mesmo permanecer firme nela. Logo, a fé deve ser nutrida e fortalecida para que não enfraqueça. Em meio a caminhada com Deus, muitas vezes, a fé é provada, isto é, testada não com o objetivo de ser reprovada, mas com a certeza de que, ao final do exame, se tornará mais sólida do que antes.


No primeiro tópico da lição que tem como título “A Fé em Deus e as Consequências”, o comentarista destaca ao menos dois exemplos de personagens bíblicos que exerceram a fé e alcançaram bons resultados. O primeiro exemplo citado é o de Abel, que ofereceu a sua oferta com fé e Deus aceitou a sua adoração (cf. Gn 4.4). Abel praticava boas obras porque tinha fé em Deus em contraste com seu irmão Caim, que não fez o melhor para Deus porque a sua oferta não estava misturada com a fé necessária ser encontrada em todo aquele que se apresenta diante de Deus. Além disso, a obra de Caim comprova que a sua conduta era má e, por isso, a sua oferta foi rejeitada por Deus (cf. Hb 4.4).

Outro exemplo de fé é a vida de Enoque, que demonstrou ser um servo justo e temente quando a sociedade de seu tempo já não queria saber de Deus. Como exemplo do que vai acontecer com a igreja de Cristo, Enoque foi arrebatado sem passar pela morte (cf. Gn 5.24). O Senhor sabe livrar aqueles que são fiéis e obedientes à sua Palavra.


No segundo tópico, “A prova das Coisas que não se veem e a Convicção do que se Espera”, apresenta a natureza da fé. Não é preciso ver para crer, semelhante ao que o Senhor Jesus disse a Tomé: “Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” (Jo 20.29). Essa afirmativa reforça que a fé não pode ser acompanhada de dúvida, visto que a incerteza leva à inconstância.

O tópico ressalta ainda o exemplo de Noé, que obedeceu à voz de Deus e construiu a arca que salvaria tanto ele quanto a sua família e os animais que estivessem nela. A construção da arca demorou muitos anos, mas Noé não desistiu e nem deixou de se manter fiel a Deus. Note que a perseverança de Noé é um exemplo a ser seguido. Vivemos em meio à uma sociedade que, à semelhança daquela dos dias de Noé, recusa-se a obedecer a Deus.


No terceiro tópico, “A Fé que Resulta em Obras”, destaca a diferença entre a fé para salvação e a fé para as obras. Aquele que experimenta da fé que leva à salvação conhece a Palavra de Deus e a pratica (cf. Ef 2.8-10). O salvo foi chamado para viver a Palavra, não apenas conhecê-la por mero formalismo (cf. Tg 2.26). O tópico ressalta ainda que Jesus é o maior exemplo a ser seguido. Ele obedeceu ao Pai e, mesmo sendo maltratado e sem revidar, foi fiel até a morte na cruz. Ninguém teve maior convicção e disposição para obedecer a Deus do que Ele. Cristo é a nossa maior referência de fé!

Para fixar os ensinamentos destacados na lição, convide seus alunos para uma atividade em grupo. 
Leve para a sala de aula uma caixa com vários objetos dentro. Faça uma abertura na tampa de modo que dê para inserir a mão do participante. 
Você pode dividir a turma em dois grupos e escolher um representante.
A tarefa é que o aluno representante insira a mão na caixa e diga as características do objeto que está apalpando. 
Os alunos do grupo deverão ajudar a descobrir do que se trata. Espere um tempo e depois peça ao aluno para retirar o objeto. 
Se o grupo acertar, ganha ponto, e se errar, passa a vez para o outro grupo.
Reforce que a fé nos leva a crer que estamos na direção certa, mesmo quando não enxergamos nada.

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções

.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
 Cante: 

Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Rompendo em Fé - Comunidade Evangélica da Zona Sul (LETRA/LEGENDADO)


Bruna Karla - Fé e a Razão



André Valadão - Pela Fé

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!





     
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Comentarista/ Renato Paúra, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.
 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.

- Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: Galeria
Objetivo:
Incentivar os alunos a relatar experiências que façam referência ao exercício da fé.
Material:
02 cartolinas para montar 02 cartazes

Procedimento:
- Apresentem um cartaz com os nomes dos heróis da fé de Hebreus 11: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe.

- Depois, leiam o texto bíblico de Hebreus 11, conhecido como Galeria dos Heróis da Fé, observando o acontecimento referente ao nome citado.

- Depois, solicitem para que os alunos relatem fatos que façam referência a fé exercitada por eles.

- Continuem a galeria, organizando outro cartaz com os nomes dos alunos que relatarem suas experiências.

- Para concluir, leiam: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem”(Hb 11.1).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com


Bíblia online
Bíblia sagrada online

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 

Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário