13 de junho de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição11: Sofonias e Ageu

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX...
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
👇
Sofonias e Ageu

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
    
Bondade de Deus - Giselli Cristina 


Sua presença é real - Antônio Cirilo 


Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)


Deus está aqui - Corinho10


A FACE ADORADA DE JESUS - MISSÃO HARPA




Deserto - Maria Marçal (LETRA)




Mattos Nascimento Jesus Voltará



Nelson Ned - Jesus Está Voltando




Como Tocar 115 da Harpa Cristã - Trabalhai e Orai com Cifra & Letra


| 108 Harpa Cristã | PELEJAR POR JESUS - Voz e Letra | 104 BPM


HARPA CRISTÃ 93 HÁ TRABALHO PRONTO

Professor(a). A Palavra de Deus é de importância vital para que haja avivamento espiritual. Negligenciá-La é prejudicial à comunhão com Deus. Os profetas Sofonias e Ageu são reflexos de que uma mensagem profética pode provocar mudanças significativas em uma geração. Sofonias foi fundamental para que o avivamento viesse sobre Jerusalém nos dias de Josias antes do cativeiro babilônico. Aproximadamente um século depois, Ageu foi uma voz importante para que os judeus se dispusessem a reedificar o Templo em Jerusalém após o retorno do Cativeiro. A Palavra de Deus continua viva e eficaz! Ele pode usar você para propagá-la hoje e trazer um novo avivamento espiritual para essa geração.


SUGESTÃO:
Para o item 1: 
Para ilustrar o item 1, utilizem a:
Dinâmica: O que o futuro reserva para mim?
Objetivo:
Contextualizar o julgamento inevitável anunciado pelo profeta Sofonias para o povo, que havia se desviado dos ensinamentos do Senhor, procurando formas de consulta e adoração em fontes pagãs.

Refletir sobre a vida cristã pautada na Palavra de Deus, tendo o cuidado para não incorporar práticas pagãs, no tempo presente e no futuro.
Material:
01 Bíblia

01 ampulheta ou 01 figura dela

Procedimento:
- No livro do profeta Sofonias, lemos:

“E estenderei a minha mão contra... os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu; e os que se inclinam jurando ao Senhor e juram por Malça”(1.4a e 5).

- Falem: Aqui observamos que o povo estava tendo uma prática astrológica e também prestava culto ao Senhor e a Malcã, evidência de sincretismo religioso com o paganismo.

- Falem, ainda: É muito comum hoje também muitas pessoas, até evangélicas, consultarem a astrologia, para obter orientação sobre o futuro, consultando o horóscopo diariamente, acreditando como algo verdadeiro e aceitável para seu futuro, tendo as orientações como guia para suas decisões.

- Agora, solicitem aos alunos que falem sobre a consulta ao horóscopo na época que ainda não eram convertidos: quando e como acontecia e por que faziam esta prática.

Observem as respostas com atenção.

- Perguntem:

Por que muitas pessoas buscam no horóscopo orientação para suas vidas?

Quais os tipos de orientações que são apresentadas?

Onde e a quem o cristão convertido deve consultar sobre sua vida? De que forma?

Aguardem as respostas dos alunos.

- Apresentem a ampulheta. Ela representa aqui o tempo que está passando. Quanto ao futuro que ainda não conhecemos, a palavra de Deus nos dá orientações e informações sobre o tempo que virá.

- Falem: Tenhamos nós o cuidado de obedecer a Deus conforme Sua Palavra, pois quem está ligado em Deus não perde o foco da trajetória cristã e não busca outras fontes de orientação. O futuro reservado para aqueles que obedecem a Deus está assegurado em Sua Palavra.

Sl 1. 1 e 2 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Sl 119. 9 e 11 “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

- Para concluir falem:

Sofonias anunciava o juízo de Deus sobre o povo por causa de seus pecados num futuro próximo, pois o que reservava para eles, devido suas práticas, era o julgamento inevitável anunciado pelo profeta, tendo em vista que haviam se desviado dos ensinamentos do Senhor, procurando formas de consulta e adoração em fontes pagãs.

Com a Bíblia na mão, falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus ensinamentos, encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.

Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

VERSÍCULO CHAVE:
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.
Ageu 2.9.


LEITURA DIÁRIA:
💓SEG. Sf 2.10,11
Deus abaterá a soberba das nações.

💓TER. Sf 3.9
O Senhor dará lábios puros aos povos.

💓QUA. Sf 3.11,12
O remanescente será humilde e fiel.

💓QUI. Ag 1.5
Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.

💓SEX. Ag 2.9
A glória da última casa será maior.

💓SÁB. Ag 2.21
O Senhor fará tremer o céu e a terra.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Sofonias 2.1-3
1 Congrega-te, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo,

2 antes que saia o decreto, e o dia passe como a palha; antes que venha sobre vós a ira do SENHOR; sim, antes que venha sobre vós o dia da ira do SENHOR.

3 Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai ajustiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do SENHOR.

Ageu 1.5-8;
5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.

6 Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado.

7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.

8 Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o SENHOR.

Ageu 2.6-9
6 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus. e a terra, e o mar, e a terra seca;

7 e farei tremer todas as nações, e vi rá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.

8 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.

9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


1. A PROFECIA DE SOFONIAS
1.1. Tema central da profecia de Sofonias
O profeta Sofonias era tataraneto do rei Ezequias. Ele profetizou durante o reinado de Josias (639-609 a.C.). Como parente do rei, ele tinha acesso contínuo ao palácio. O tema central de sua mensagem é o "Dia do Senhor". A maioria de suas profecias anunciava que Deus traria juízo sobre os pecados de Jerusalém. Essa mensagem foi fundamental para que os judeus se voltassem para Deus e o rei Josias iniciasse reformas muito necessárias em Judá. Foi nesse tempo que a Lei do Senhor foi encontrada, a idolatria banida, e o culto ao Senhor restaurado (2 Rs 22-23). Infelizmente, as gerações seguintes não permaneceram comprometidas com a Palavra de Deus, e o Dia do juízo sobre a nação foi inevitável.


1.2. O alerta de Deus
Sofonias é o profeta que usa de maneira mais enfática a expressão “Dia do Senhor”. Ao longo do livro, uma série de alertas é direcionado não apenas a Judá, como também a outros povos acerca do Dia em que o Senhor julgaria as maldades cometidas por eles. Dentre esses povos, estão: os filisteus (Sf 2.5-7): os amonitas e moabitas (2.8-11); os etíopes (2.12); os assírios (2.13-15): e a própria Jerusalém (3.1-7). Esses povos sofreriam destruições e invasões por causa da idolatria e rebeldia contra Deus. Jerusalém, inclusive, seria devastada pelos babilônios. Porém, o remanescente humilde seria restaurado (3.12,13). O Senhor eliminaria os seus inimigos, devolvendo-lhes a alegria (3.14,15). E, assim, conforme prometido, Deus trouxe de volta os cativos, dando-lhes um novo nome entre os povos da terra (3.20).


PARA ILUSTRAR O ITEM 02 
Dinâmica: Prioridades
Objetivos:
__Contextualizar o que Deus estava requerendo do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução do templo.
__Ilustrar a importância das prioridades na vida cristã.
Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.

- Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a quantidade depende do tamanho do vaso.

- 04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

Procedimento:
Situação 01
- Apresentem 01 vaso transparente e coloquem dentro os bombons, que por serem grandes, representam aquilo que é prioridade.

- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você em casa.

Aguardem as respostas. Certamente vão variar, mas a normalmente as pessoas optam pelo não.

- Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a borda do vaso.

- Agora falem: Esta parte de arroz representa as coisas menos importantes, por se tratar de vários elementos pequenos.

Situação 02

- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz no vaso(a mesma quantidade da situação 01) e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.

O que aconteceu?

Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?

Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e de bombons foi igual a situação anterior. O que modificou?

Observem as respostas.

- Depois, falem:

Na situação 02 temos: O arroz que foi colocado em primeiro lugar representa as coisas que demandam mais tempo, mais atenção, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.

Na situação 01 temos: Os bombons em primeiro lugar representando as prioridades e o restante de espaço cabem todas as outras coisas(o arroz).

- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida cristã, o serviço para o mestre, o compromisso com o Reino de Deus.

- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.

O que temos como prioridade?

Estamos acomodados, indiferentes, apresentando desculpas e invertendo prioridades?

- Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

- Concluam, afirmando que Deus estava requerendo do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução do templo.

Leiam: Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o que aconteceu com o povo quando deram prioridade aos seus negócios em detrimento da obra de Deus.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.



2. A PROFECIA DE AGEU
2.1. Tema central da profecia de Ageu
Ageu foi um dos primeiros profetas que voltaram do Cativeiro. Ele exortou os judeus que voltaram do exílio a escolherem as prioridades certas. Muitos se preocupavam apenas com as próprias necessidades. Enquanto isso, a Casa de Deus, que se encontrava em Jerusalém, continuava em ruínas (Ag 1.1-9). Por essa razão, 0 tema central do livro de Ageu é a reedificação do Templo. Não é errado buscar melhorar a própria vida e a de sua família. O problema está em fazer isso em detrimento da área espiritual, colocando o Senhor em segundo lugar. Tal negligência foi a causa da ausência de prosperidade material e espiritual do povo pós-exilado (Ag 1.10,11).

O Senhor deveria ser priorizado. Assim, o céu não se fecharia, e a terra não secaria, pois a bênção de Deus estaria sobre a nação. O princípio permanece o mesmo. O Senhor e as coisas eternas precisam ser prioridade. Buscar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar continua sendo a base para uma vida espiritual e material próspera (Mt 6.33).


2.2. A resposta do povo
A exortação do Senhor por meio de Ageu surtiu efeito, pois os judeus começaram imediatamente a reedificação do Templo (1.12-15). Deus levantou a Zorobabel, que era o governador de Judá naquela ocasião, e a Josué, o sumo-sacerdote, assim como a todo 0 povo para trabalharem na Casa do Senhor dos Exércitos, e assim foi feito (1,14). A resposta do povo à mensagem de Ageu e a resposta de Deus à mudança do povo são provas claras de que o Senhor honra os seus servos quando estes decidem honrá-lo em primeiro lugar.


3. PRECIOSAS MENSAGENS
3.1. A promessa de maior glória
A primeira mensagem anunciada por Ageu dizia respeito à glória divina sobre o segundo Templo, que seria maior do que foi a do primeiro (2.9). Para muitos judeus que tiveram conhecimento sobre o esplendor do primeiro Templo, o último parecia estar aquém. Entretanto, o Senhor os encorajou, pois não era a aparência que importava. Ele mesmo seria o provedor dos recursos para a conclusão da obra. Esse fato vivenciado pelos judeus nos adverte de que não podemos considerar de pouca importância os nossos esforços na obra de Deus. Se o que fazemos tem a intenção genuína de glorificar a Deus, certamente será recebido e honrado por Ele. Naquele tempo, os judeus não entenderam, mas a maior glória esperada era a própria presença do Senhor Jesus adentrando no Templo (2.9,15). Da mesma forma, hoje, a maior glória que podemos experimentar é a presença do Espírito Santo em nós (1 Co 6.19).


3.2. A chamada à santidade e uma promessa profética
A segunda mensagem anunciada pelo profeta Ageu diz respeito à santidade (Ag 2.10-19). Os anos que se passaram na Babilônia deixaram os judeus insensíveis no tocante à vida religiosa. Eles precisavam relembrar os preceitos da Lei que deveriam ser cumpridos pelo povo e seus líderes, sobretudo, por aqueles que ministravam no Templo (Cf. Nm 19.11-22). Não adiantava apenas reedificar a Casa de Deus se os seus ministros não prezassem pela santificação e temor. A chamada de Ageu à santificação vinha acompanhada da promessa de bênçãos, pois, a partir daquele dia, o Senhor se comprometeu a abençoar o povo de maneira especial.


PARA CONCLUIR
As palavras de Sofonias e de Ageu enfatizam que Deus honra aqueles que têm compromisso com a sua verdade e colocam o seu Reino em primeiro lugar. Tanto o avivamento nos dias de Josias quanto nos dias de Ageu é resultante da observância à Palavra Eterna. Que Deus avive a sua obra em nós, de modo que a sua glória seja abundante e refletida em nossa maneira de viver; que por meio do nosso testemunho, possamos alcançar novas almas para o Reino de Deus!


HORA DA REVISÃO
1. Qual era o grau de parentesco do profeta Sofonias com 0 rei Ezequias ?


2. Qual era a expressão mais enfática usada por Sofonias em suas profecias?


3. Qual o tema central do livro de Ageu?


4. Qual foi a promessa divina a respeito do segundo Templo?


5. Após longos anos de cativeiro babilônico, o que os judeus precisavam relembrar?



👇👇
PERGUNTA COM RESPOSTA


  

SÍNTESE
A profecia de Sofonias forneceu os fundamentos teológicos para a compreensão de um juízo vindouro que alcançará toda a humanidade.





NÃO TENTE SE ESCONDER DE DEUS!


O SOCORRO QUE VEM DE DEUS

  
Os profetas do Senhor, em especial no Antigo Testamento, nunca se preocuparam com a popularidade ou com a própria vida. A única preocupação deles era declarar ao povo a mensagem de Deus de forma precisa. Na maioria das vezes a mensagem era de juízo e julgamento, e com o profeta Sofonias não foi diferente. Ele trouxe uma mensagem contundente a respeito da destruição de Judá e das nações vizinhas (1.1). O livro de Sofonias trata a respeito da punição pelo pecado. Temos um Deus amoroso, justo, santo e que pune o pecado, caso não haja um arrependimento sincero.

Cremos que assim como o juízo divino veio contra Judá, um dia o Senhor também julgará o pecado das nações. Acreditamos no Juízo Final, no acerto de contas da humanidade com o seu Criador. Não sabemos quando se dará esse dia, por isso, somos exortados, segundo as Escrituras Sagradas a vivermos em obediência e a aproveitarmos o tempo da graça.


A conclusão do livro do profeta Ageu é uma mensagem poderosa que ressoa até os dias de hoje. Ageu encoraja o povo a confiar em Deus e a obedecer às Suas palavras, prometendo bênçãos e restauração para aqueles que fazem isso. Ao longo do livro, Ageu enfatiza a importância de priorizar a construção do templo, o lugar de adoração a Deus, sobre as preocupações mundanas e materiais. Isso serve como um lembrete atemporal de que, mesmo em tempos de desafio e dificuldade, devemos colocar Deus no centro de nossas vidas. Portanto, a conclusão do livro de Ageu nos lembra que a obediência a Deus e a busca de Sua vontade trazem recompensas espirituais e materiais. Ageu 2:9 resume essa mensagem de esperança e promessa: "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos." Assim, o livro de Ageu nos deixa com a lição de que, ao priorizarmos nossa fé e obediência a Deus em nossas vidas, Ele nos abençoará abundantemente e nos concederá a paz e a prosperidade espiritual que tanto desejamos. É uma mensagem atemporal de esperança e confiança em Deus.

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário