7 de junho de 2024

Plano de Aula Bíblica Adultos/Betel – Lição 10: Ordenança para buscar a Paz e fazer o Bem

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

     

 

Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
👉 Apresentem o título da lição:
Ordenança para buscar a Paz e fazer o Bem
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
A Segurança do Crente - 140 - Harpa Cristã.mpg



Harpa Cristã 162 - O Estandarte Da Verdade



Paz de Deus Em Jesus Encontrei - H. C. 245 (Letra)


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

TEXTO ÁUREO
‘Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”
Hebreus 12.14.


VERDADE APLICADA
O autêntico discípulo de Cristo também deve ser conhecido por ser um promotor da paz e estar sempre procurando fazer o bem.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar o significado da palavra paz.
Mostrar que para promover a paz é preciso ter paz.
Ressaltar que fazer o bem é um a ordenança bíblica.


TEXTO DE REFERÊNCIA
Romanos 12. 18-21
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

21 Não te deixes vencer d o mal, mas vence o mal com o bem.


LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA | Nm 6.26
O Senhor te dê a paz.

TERÇA | SI 4.8
Em paz me deitarei e dormirei.

QUARTA | Jo 14.27
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.

QUINTA | Jo 16.33
Em Cristo temos paz.

SEXTA | Fp 4.6-7
A paz de Deus excede todo o entendimento.

SÁBADO | 1Pe 3.10-11
Aparte-se do mal e faça o bem.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online



MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os cristãos possam viver em paz uns com os outros.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- O significado de paz.
2- A paz é representativa na vida do cristão.
3- Fazer o bem é uma recomendação bíblica.
Conclusão.


INTRODUÇÃO
A presente lição enfatiza os princípios bíblicos que devem nortear o discípulo de Cristo na sua ação de obediência em ser um agente promotor da paz e de perseverar em fazer o bem.


PONTO DE PARTIDA
O cristão deve ser promotor da paz e fazer o bem.


1- O SIGNIFICADO DE PAZ
A palavra “paz ” é representada no Antigo Testamento hebraico principalmente pela raiz substantiva “shalom”, e no Novo Testamento grego pela raiz do substantivo “eirene”. A ideia geral é de bem-estar [Is 48.18]. Essa palavra engloba várias nuanças dando a dimensão da tradução mais geral e aceitável como “paz”. Ela ocorre também na saudação e no cumprimento geral [Lc 10.5,6; Jo 14.27].


1.1. Paz com todos os homens.
Sabemos que nem sempre a paz parte somente de um lado, mas Paulo recomenda que, se for possível, procurem os ter paz com todos os homens [Rm 12.18]. As melhores coisas para viver em paz com todos: não falar mal de ninguém ; não enfrentar ninguém ; não entrar na vida de ninguém; comprar e pagar; tratar e cumprir; pensar antes de falar; saber que “toda ação gera uma reação”. Há uma expressão popular que diz: “Quando um não quer, dois não brigam” Não ligue para provocações, pois muitos querem tirar a nossa paz. Não contenda com ninguém. Tanto quanto possível, viva em paz com todos.

Bíblia de Estudo do Expositor: “Quando for possível, em vós, tende paz com todos os homens (o crente não tem nenhum controle da conduta de outra pessoa, mas a ideia de culpa de ter iniciado a desarmonia, causando um distúrbio, nunca deve originar-se pelo cristão) [Rm 12.18].”


1.2. A paz interior é pré-requisito para a paz exterior.

Jesus é o autor da paz interior, por isso um dos Seus nomes é Príncipe da Paz [Is 9.6]. Muitos querem a paz exterior, a paz com as pessoas, a paz no mundo, mas não têm paz dentro de si mesmos. Antes de lutar para que haja paz no mundo, precisamos conquistar a paz interior. Quem está bem por dentro, dificilmente o que vem de fora ou de baixo lhe atinge. Agora quem perde as estribeiras facilmente, precisa cuidar do seu interior. Quem tem desequilíbrio emocional, dificilmente consegue a paz interior. Quem está amargo por dentro não tem como semear outra coisa, a não ser coisas amargas. Quem tem um caldeirão fervendo dentro de si vai fazer queimadura em quem estiver ao seu redor. Cuidemos do nosso interior e procuramos a ajuda do Espírito Santo para implantar em nossas vidas as virtudes do fruto do Espírito: temperança, mansidão, domínio próprio.

Warren Wiersbe sobre Filipenses 4.6-9: “A paz com Deus” é o resultado da fé em Cristo [Rm 5.1 ]; mas a paz de Deus” é a presença do “Deus da paz” acontecem quando o crente prática, da forma correta, o pensar, o orar e o viver. A tensão entre a mente e o coração resulta em angústia. Apenas se cumprirmos as condições que o Senhor estabeleceu, a paz de Deus guardará nosso coração e nossa mente.”


1.3. A verdadeira paz vem de Deus.
Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas para também ter bom ânimo , pois nEle temos paz [Jo 16.33]. A paz genuína é aquela que, mesmo nos momentos mais difíceis, permite -nos repousar tranquilos [SI 4.8]. Talvez muitas pessoas não consigam entender como pode reinar a paz em meio à tempestade. O mundo pode estar pegando fogo, mas quem tem Jesus tem a paz interior. A paz interior entende que nem tudo sairá do nosso jeito, que nem tudo está na nossa alçada para resolver, que o tempo de Deus não é nosso tempo.

Pr. Fernando Viana (Revista Betel Dominical, 1° Trimestre de 2018, Lição 4 – O sacrifício pacífico), ao comentar sobre o Livro de Levítico e as características distintas das ofertas, apresentando os vários aspectos do ministério e da obra que Jesus realizou, escreveu sobre o sacrifício pacífico [Lv 3]: “Uma oferta de paz. Na oferta pacífica, assim que o sangue era derramado, Deus e o adorador podiam estar em feliz e pacífica comunhão. O que Jesus veio trazer se encontra apenas no reino de Deus [Rm 14.17]. O mundo tenta promover essa paz, mas todos os meios empregados para que isso aconteça têm se mostrado completamente inúteis e frustrantes. No entanto, em Jesus, isso é alcançável para o homem .”

* No que depender de nós, devemos ter paz com todos os homens.


2- A PAZ É REPRESENTATIVA NA VIDA DO CRISTÃO
A paz é uma virtude do fruto do Espírito [G 15.22-23].
O Reino de Deus é paz [Rm 14.17]. Há uma forte conexão entre a busca da paz com a busca da santidade [Hb 12.14]. Jesus é o príncipe d a paz [Is 9.6]. A unidade do Espírito é mantida pelo vínculo da paz [Ef 4.3]. Sem paz não há unidade que sobreviva.


2.1. A paz requerida aos cristãos.
É preciso ter paz entre os irmãos [Mc 9.50; At 2.42-47]; paz entre parentes [Gn 13.8]; paz com os que presidem no Senhor [1Ts 5.1 2-13]; paz com Deus [Rm 5.1]; paz com a igreja [1Co 14.33; At 9.31]; paz com os homens [Rm 12.18]; paz consigo mesmo [SI 4.8]. Nós só podemos ter paz quando suportamos uns aos outros em amor [Ef 4.2]. Como eu posso pregar o Evangelho se eu não tenho paz nem vivo em paz com os outros? (1Tm 2.8]. Quem não tem paz fica difícil usar esta saudação: “A paz do Senhor Jesus”.

Pr. Fernando Viana (Revista Betel Dominical 1° Trimestre de 2018, Lição 4 – O sacrifício pacífico) comentou no tópico – Paz com o próximo – que “Deus criou o homem para viver em paz com o seu semelhante e não para promover a guerra, mas Jesus estabeleceu um princípio para que a paz aconteça [Mt 10.34]. Significa que, para haver a paz, seu princípio básico é consequência do relacionamento e obediência do homem para com Deus. Uma paz onde a pureza fica em segundo plano não é aprovada por Deus [Tg 3.17]. (…) Os que procuram se afastar de Cristo para serem agradáveis ao próximo, estão fugindo dos proposito s divinos”.


2.2. Os três pilares da paz.
1) União – A união gera a força e juntar as forças e puxar para o mesmo lado é o ideal do cristão [SI 133];
2) Comunhão – Ter as coisas em comum , reunir-se nós mesmos lugares e participar das mesmas coisas, sem acepção de pessoas [At 2.42-46; Tg 2.1];
3) Unidade – A unidade do Espírito só é mantida pelo vínculo da paz.
A paz vai nos levar à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus e à medida da estatura completa de Cristo. Pensar no mesmo sentido, falar a mesma coisa, tendo o mesmo amor, trabalhar espiritualmente com um objetivo em com um [Ef 4.3,13; Fp 2.2]. A paz não elimina as diferenças nem apaga a personalidade, mas aceitar conviver sem brigas, sem se enfrentar. Aceitamos a personalidade de cada um sem querer remodelar ou entrar na sua vida particular. Aceitamos um ao outro com o seu ministério, seu talento, seu dom, sem disputas, sem discórdias. Deus usa quem Ele quer, do jeito que Ele quer e o que Deus preparou para você ninguém toma. Não podemos fazer nada com contendas ou nos vangloriar por aquilo que fazemos, para não apagar a paz [Fp 2.3].

Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2022 – Lição 11: O fruto do Espírito em relação a Deus e ao próximo): “ Paz: uma condição necessária para florescerem em união. O termo paz tem sua raiz na palavra grega eirênê que significa concórdia, harmonia, reconciliação. Assim, a paz que o fruto do Espírito proporciona está bem distante da “paz” que o mundo almeja. Essa paz que o Espírito promove no coração do crente faz com que em meio aos vendavais da vida ele possa estar em paz, essa é a paz que excede todo entendimento segundo o apóstolo Paulo [Fp 4.7). Essa paz só é encontrada quando o crente passa a andar pelo Espírito, porque a paz é fruto de uma vida repleta do Espírito.”


2.3. Fomos chamados para sermos promotores da paz.
Quem promove a paz gozará de muitos benefícios. Quem busca a paz não joga lenha ou álcool não aquilo que já está pegando fogo. São bem-aventurados os pacificadores. Jesus falou que eles serão chamados filhos de Deus [Mt 5.9]. O crente em Jesus deverá ser igual aos bombeiros, está sempre querendo apagar o fogo da discórdia. Ele não é contencioso nem estimula a contenda. Age no sentido de aglutinar e não afastar as pessoas. Usa a palavra branda para acalmar o furor [Pv 15.1]. Não torna mal por mal. Quem se desvia do mal e faz o bem terá alguns benefícios: a paz abundante [Sl 119.165]; a paz perfeita [Is 26.3]; paz como um rio [Is 48.18]; a paz que excede todo entendimento [Fp 4.6-7]; a paz como presente [SI 29.11]; a paz do Senhor na saudação [Lc 10.5-6; Jo 14.27; 20.21; Ef 1.2].

Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 3° Trimestre de 2022, Lição 3: A mensagem das bem-aventuranças): “Os pacificadores. Porque os pacificadores são bem-aventurados? Porque eles se destacam, são diferentes dos demais homens e mulheres do mundo. São pessoas possuídas pelo poder do Espírito Santo e pelo caráter de Deus. Todos os problemas humanitários se originam no coração do homem. As guerras surgem porque ninguém quer dar o braço a torcer. O pecado é o causador das discórdias entre pais e filhos, irmãos, casais e nações. Daí a grande pergunta: como trazer paz em um mundo de tantas guerras? A única resposta para isso é: purificando o coração dos homens. É por esse motivo que o mundo precisa de pacificadores, porque são pessoas de uma paz contagiante, uma paz viva que reside dentro de cada um deles [Is 52.7; M t 5.9].”

* Os cristãos foram chamados para serem promotores da paz.


3- FAZER O BEM É UMA RECOMENDAÇÃO BÍBLICA
Uma lei que Jesus deixou bem claro está registrada em Mateus 7.12: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas” O salmista também expressou: “Confia no Senhor e faze o bem ; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.” [SI 37.3].


3.1. Não nos cansemos de fazer o bem.
Paulo disse aos gálatas: “E não nos cansemos de fazer o bem, por que a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto tivermos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé,” [Gl 6.9-10]. Paulo também disse aos romanos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” [Rm 12.21]. Em outras palavras ele diz: “Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem ” [Rm 12.9]. Faça o bem, sem olhar a quem. Normalmente, queremos fazer o bem só àqueles que já nos fizeram o bem também. Além dos sacrifícios de louvor, nós precisamos lembrar de fazer o bem, este é outro sacrifício aceitável e agradável a Deus [Hb 13.15-16].Fazer o bem é um dom cristão [Rm 12.8].

Donald Guthrie (Gálatas: Introdução e Comentário, Vida Nova, 1984, p. 190) comenta sobre Gálatas 6.9: “Aqui, o apóstolo inclui a si mesmo, porque sabe que não está imune ao desencorajamento. O perigo de semear em solo errado é razoavelmente óbvio, mas o perigo de estragar um bom trabalho por causa do desânimo é mais sutiL Paulo talvez estivesse pensando que a vida na carne pode ser mais atraente nos seus efeitos imediatos, porquanto a senda cristã envolve tão frequentemente a privação, e isto tende a subverter a moral. Quando alguém se cansa enquanto está fazendo coisas excelentes, significa que perdeu temporariamente seu senso correto de valores.”


3.2. Para fazer o bem é preciso estar com a vida pautada nos princípios da Palavra de Deus.
A Bíblia ordena que façamos o bem, pois é um ensinamento maravilhoso e serve de exemplo e influência às demais pessoas. O apóstolo João deixa bem claro que só quem faz o bem é nascido de Deus ou é de Deus [3 Jo 11]. Fazer o bem, além de ser uma ordenança, é um dever cristão e de todos aqueles que amam o próximo e cumprem a santa e gloriosa Palavra de Deus [At 10.4].

O Senhor observa os Seus filhos, presta atenção às suas orações, mas o rosto do Senhor se volta contra aqueles que visam o mal. Nem sempre o bem que você fizer haverá reconhecimento, agradecimento ou as pessoas se lembrarão, mas não podemos esperar recompensas aqui; há um Livro de obras sendo escrito e o importante é estarmos com o nosso nome anotado lá. Quem recebe recompensas aqui não precisa de galardão vindo de lá [M t 6.2]. A Bíblia diz que todos haverão de comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo dono que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal [2Co 5.10].


3.3. Quem sabe fazer o bem e não faz comete pecado.
Tiago diz para não sermos omissos e negligentes aos atos de bondade para com o nosso próximo. Tudo que estiver ao nosso alcance vale a pena fazer, para não incorrer no erro e pecado [Tg 4.17]. Se você pode fazer o bem hoje, não deixe para amanhã, o amanhã não nos pertence [Pv 3.27-28]. Sempre há pessoas precisando de uma mão amiga, precisando da nossa ajuda. Sei que não podemos ajudar a todos, mas podemos ajudar o máximo que pudermos.

Pr. Alex de Mello Cardoso (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2023, Lição 11: O verdadeiro discípulo é uma referência no serviço cristão) comenta sobre 3 João 11, quando o apóstolo João exorta a Gaio para que sigas (ou seja, imites) o bem. “Vivendo para fazer o bem. O termo bem no grego é kalopoieo, que significa “agir corretamente”. Fazer o bem é a essência do Evangelho e a forma como Jesus viveu na terra [At 10.38]. Pedro diz que o cristão não deve só fazer o bem, mas se afastar do mal. Testemunhar Jesus é mostrar o em .”

* Quem está com a vida pautada nos princípios da Palavra de Deus entende que não deve se cansar de fazer o bem.


CONCLUSÃO
Em um tempo de tantas distrações e frieza espiritual à medida que se multiplica a iniquidade, o discípulo de Cristo é chamado a manter o foco nos princípios bíblicos para cumprir a autêntica vocação de ser um agente que promove a paz e perseverar em fazer o bem, no poder do Espírito Santo e para a glória de Deus.


 
 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus
  
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário