24 de junho de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 13: Um Deus Amoroso

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
✍️ Apresentem o título da lição:  
Um Deus Amoroso
Prof. Estamos finalizando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus com a nova revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes. Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre o amor de Deus. Saber que são amados por Deus é fundamental para que seus alunos perseverem na fé. Muitas pessoas desistem da vida cristã por conta das adversidades que surgem com o tempo. No entanto, a Bíblia ressalta que podemos contar com o amor de Deus sobre as nossas vidas. Na Carta que escreveu aos romanos, o apóstolo Paulo discursa que “a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado” (Rm 5.5).

A partir do estudo desta lição, que tem como destaque o amor de Deus, seus alunos aprenderão que o amor é uma qualidade de Deus e, quando falamos de amor, significa que estamos falando da essência de Deus (cf. 1 Jo 4.8). A natureza divina é amar, Ele não faz mal à sua própria criação (cf. Rm 13.10). Mas alguém pode questionar por que tantas coisas ruins acontecem no mundo e parece que Deus não se importa? Essa não é uma pergunta fácil de responder e nem pode ser respondida de maneira simples. No entanto, seus alunos precisam ser esclarecidos de que o amor de Deus não desrespeita um aspecto muito comentado entre seminaristas: o livre-arbítrio. Embora ame o ser humano, a principal obra de suas mãos, o Senhor não o obriga a fazer nada (cf. Gn 2.17; Dt 30.19; Js 24.15; 1 Co 9.17).

O primeiro tópico da lição tem como título “Já Provei do Seu Amor?”. Neste tópico, seus alunos são convidados a refletir sobre a resposta ao amor de Deus. Corresponder ao amor divino é atender ao convite do Senhor para viver uma vida submissa aos ensinamentos da sua Palavra. Essa nova perspectiva de vida leva o crente a compreender que deve amar o seu semelhante. Nota-se que a expressão “deve” aponta que amar é um mandamento que deve ser obedecido (cf. Jo 13.34). A Bíblia ensina que o crente não deve impor nenhuma condição, predileção ou acepção de pessoas no que diz respeito a amar o próximo. Todos devem ser amados e respeitados, independente da sua condição financeira, cor, raça, etnia (cf. Tg 2.1-9). E, por fim, o amor de Deus concede ao crente a certeza da salvação. O amor de Deus assegura que não precisamos temer a morte, pois já provamos do seu amor.

O segundo tópico tem como título “O Amor de Deus é Infinito”. A infinitude do amor de Deus revela que o seu amor é contínuo. Deus não considera nos amar a partir do que praticamos de correto ou não diante dEle. Independentemente do que fizermos, o seu amor permanece. Todavia, é importante entender que a nossa intimidade e comunhão com Deus é resultado da nossa obediência aos seus mandamentos (cf. Jo 8.11). Além disso, o tópico ressalta que Jesus Cristo é a maior expressão do amor de Deus. O pecado condicionou o homem à morte eterna, porém o amor de Deus fez com que Jesus Cristo assumisse o lugar do pecador sobre a cruz, possibilitando-lhe a oportunidade de perdão e restauração da comunhão com Deus (cf. Rm 3.23-26).

O terceiro tópico tem como título “Devemos Amar como Ele Amou”. Amar como Deus nos amou significa perdoar e tratar as pessoas da mesma maneira como Deus nos perdoou e nos aceitou (cf. Mt 6.14,15). Nesta ocasião, o mérito perde a significância para dar luar à graça e à compaixão. O amor é a maior expressão de que uma pessoa, de fato, se converteu ao Evangelho de Jesus Cristo. Quem ama de verdade entendeu o sentido do Evangelho e, independentemente, dos dons que possua, sabe que o amor é maior bem que alguém possa possuir (cf. 1 Jo 4.7-21). Uma prova factual de que uma pessoa tem o amor de Deus em seu coração é a atitude de fazer o bem sem esperar qualquer elogio ou forma de se promover. O samaritano que ajudou o homem ferido à beira do caminho é uma prova viva de que o verdadeiro amor não espera nada em troca (cf. Lc 10.25-37).

Prof. Para fixar o ensinamento da lição, você pode organizar com seus alunos uma lista com as características inerentes ao verdadeiro amor descritas em 1 Coríntios 13. 
Na mesma perspectiva, liste também os aspectos que descrevem o falso amor encontrado nas pessoas que ainda não se converteram de maneira genuína. 
A atividade pode ser organizada no quadro em duas colunas ou feita numa folha de papel sulfite e entregue a você  prof.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções
.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
 Cante: 

Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Vale apena discontrair um pouco.(Faça uma ginastica com seus alunos).
Cabeça, Ombro, Joelho e Pé - 3 Palavrinhas 


Três Palavrinhas


Ressuscitou - Corinho Evangélico.


Harpa Cristã: 35


DEUS ESTÁ AQUI - CORINHOS #10


A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


Bom Estarmos Aqui Louvando a Deus

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Trabalhem o conteúdo da lição.






  
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Comentarista/ Renato Paúra, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.

Cubo: História bíblica: Morte e ressurreição de Jesus









CUBO DE HISTÓRIAS by DAY MELÔNIO
Fonte: Artigo de
acaokidstatyamaral.blogspot.ca


Ore para que nada venha nos separar desse amor que nos resgatou da perdição eterna.
Porque Deus é amor, somente é possível amar como a Bíblia revela se formos nascidos de novo e nos relacionarmos com Deus.
Deus nos ama de forma incondicional. 
Foi o amor de Deus que originou o plano da salvação, e, sem esse amor, Jesus jamais teria morrido na cruz do Calvário para resgatar o ser humano do poder do pecado e da morte: “Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.” [1Jo 4.9].

Concluam a aula, utilizando a:
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo: 
Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.

Material:
01 coração pequeno para cada aluno

Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.

Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.

- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.

Leiam João 13.34 e 35:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:

Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?

Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?

Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?

- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.

Fonte da dinâmica e texto por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.
Bíblia online
Bíblia sagrada online



O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário