Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Uma mamãe corajosa e cheia de fé
Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
- Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Biblia meu livro companheiro
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Vamos Amar uns aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono
DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS
Cristina Mel Jesus é Bom!
Cristina Mel & Os Vegetais Minha Pequena Luz
Obedecer é mais que importante.
* Crianças de todas as idades gostam de música.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
HORA DA OFERTINHA,
Se vc puder leve sua ofertinha também, coloque vc e sua assistente primeiro, depois as crianças. Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
👇
OBJETIVO
Que os primários saibam que Deus recompensa quem é bondoso e corajoso para ajudar as pessoas.PONTO CENTRAL
Enquanto cuidamos da obra e dos servos de Deus, Ele também cuida de nós e da nossa família.MEMÓRIA EM AÇÃO:
"Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos." (2 Coríntios 5. 7).
HISTÓRIA BÍBLICA:
2 Reis 4. 8-37
8 Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão.
9 E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.
10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá.
11 E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou.
12 Então disse ao seu servo Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele.
13 Porque ele tinha falado a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao capitão do exército? E disse ela: Eu habito no meio do meu povo.
14 Então disse ele: Que se há de fazer por ela? E Geazi disse: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho.
15 Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta.
16 E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.
17 E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera.
18 E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores,
19 E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe.
20 E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio-dia, e morreu.
21 E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu.
22 E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte.
23 E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.
24 Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.
25 Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita.
26 Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.
27 Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.
28 E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?
29 E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.
30 Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu.
31 E Geazi passou adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentido; e voltou a encontrar-se com ele, e lhe trouxe aviso, dizendo: O menino não despertou.
32 E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.
33 Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.
34 E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
35 Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.
36 Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.
37 E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Fonte e crédito lição Bíblica CPAD.
Sugestões:
Recursos visuais
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Criança de jesus tem energia pra gastar
Brincadeira
Vamos brincar de mímica?
Peça para que uma criança faça uma mímica onde ela mostre uma maneira de servir as pessoas, deixe que as outras acertem. Quem acerta primeiro é o próximo a imitar e assim a brincadeira continua.
Prof. faça com que todos participem.
Peça para que uma criança faça uma mímica onde ela mostre uma maneira de servir as pessoas, deixe que as outras acertem. Quem acerta primeiro é o próximo a imitar e assim a brincadeira continua.
Prof. faça com que todos participem.
Um quarto para Eliseu
A sunamita e seu esposo planejam construir um quarto para Eliseu
A mulher bondosa de Suném observava Eliseu caminhando pela estrada
Ela começou a pensar no que poderia fazer para Eliseu. Ela sabia que ele ficava cansado e precisava de um lugar para descansar.
Mas ele precisava continuar andando para achar um lugar porque ela não tinha um quarto para ele. Isso mesmo! Com certeza ela correu ao encontro de seu marido e lhe perguntou se eles não poderiam construir um quarto para Eliseu no telhado plano de sua casa. O marido achou que era uma ótima ideia e começaram a trabalhar."
Material:
folhas da tarefinha
giz de cera ou lápis de cor
tesoura (normal para prof.
Durante a semana:
imprimir as duas folhas da tarefinha para cada criança
fazer um modelo completo para ajustar os tamanhos das figuras, caso haja alguma diferença providenciar o restante do material
OBS: É melhor você recortar o material em casa.
Folha #1
Folha #2
As crianças irão:
colorir as duas folhas de tarefinha e recortar o quarto da folha #2 deixando a aba da dobra sem cortar. Ajudá-las a dobrar para trás a parte pontilhada da figura #2
Passar cola apenas na aba.
Ajude as crianças a colocarem o quarto de Eliseu no lugar certo tomando como referência a base do quarto e o telhado da casa:não se esqueça de passar cola apenas na aba dobrada ( alerte suas ajudantes). Ou, se você preferir, para facilitar, pode também colar toda a figura do quarto. Neste caso, retire a aba da figura #2 ao recortá-la.
Com o quarto na posição certa, cole a aba . E pronto! O quarto para Eliseu está pronto pra quando ele voltar a Suném.
Depois de pronta, nossa tarefinha ficará parecida com esta:
Vamos fazer um quarto bem bacana para Eliseu
Também pode ser feita em um tamanho maior para ser usada como ilustração da história.
Materiais:
cartolina branca 1 por criança para os móveis do quarto e 1/2 folha de cartolina A4 para cada criança
papeis coloridos, por exemplo o bloco criativo, ou qualquer um outro que venha com folhas bem coloridas e variadas dobrados ao meio mas sem recortar. Estas serão as paredes do quarto
cola com glitter ( opcional )
giz de cera ou lápis de cor
cola
tesoura
Durante a semana:
Imprimir as folhas com os móveis do quarto de Eliseu
Se suas crianças já recortam sozinhas ou com pouca ajuda, você só vai precisar organizar os materiais,incluindo uma tesoura escolar sem ponta para cada criança. Se ela precisam de muita ajuda para recortar, é melhor vc recortar as figuras antes.
As crianças irão:
Com a metade da folha de cartolina, fazer uma dobra para qualquer lado,de mais ou menos 2cm de largura e frisar bem. Passar cola no lado de fora da dobra e colar no papel colorido do lado contrário da dobra para fazer um suporte que mantenha um dos lados do pepel colorido na posição vertical.
Não entendeu nada? entenderia.
Então postei uma foto de como vai ficar.
Colorir e recortar os móveis do quarto de Eliseu e colar na folha que representa a parede do quarto. Cada criança escolhe onde vai colar os móveis.
Se você quiser enfeitar um pouco, deixe as crianças colocarem um pingo de cola com glitter na luz da lamparina.
Bem, se você quiser parar por aqui,e deixar a segunda parte dessa tarefinha para a próxima aula está ótimo pois ficou um quartinho bem bonito. E para as crianças menores pode ser muito difícil fazer tudo em um só dia e elas perderão o interesse. Isso ficará a seu critério.
Não esqueça de colocar o nome das crianças em cada quartinho e guardá-los para usar na próxima.
Segunda Parte
Na segunda parte, os materiais serão os mesmos e os procedimentos tbm. A diferença é que teremos 4 folhas diferentes de tarefinha. Nós vamos adicionar os personagens da história . Assim, as crianças poderão repetir a história quantas vezes quiserem. Cada folha terá 3 vezes um personagem.
Exceto a folha do garotinho.Imprima cada personagem de acordo com o número de suas crianças.
Mais uma vez, para facilitar, recomendo que vc recorte as figuras e seus retângulos em casa, antes da aula.
Cada criança deverá ter 1 Eliseu e o seu retângulo já recortado. Da mesma forma com os outros personagens.
Eliseu
Esposo da sunamita
Filho da sunamita
Sunamita
Os retângulos ao lado de cada figura serão recortados e usados para apoiar os personagens para que fiquem em pé.O procedimento é o mesmo da folha colorida do cenário. A linha pontilhada marca o local da dobra. Tenha cuidado pois o retângulo do garotinho é menor do que o dos adultos.
Dobrar na linha pontilhada marcando bem.
Passar cola no lado da dobra que vai ficar em contato com a figura
Coloque a parte de baixo do retângulo bem junto com a parte de baixo da figura para que o retângulo fique no local certo. Cole a aba.
Faça o mesmo com todos os personagens
Depois , é só brincar de contar a história, lembrando que o bebezinho cresceu e já era agora um garotinho.Os pais dele lhe ensinaram a ser bondoso para com as outras pessoas.
Ufa!!!!!! Essa tarefinha é trabalhosa! Mas o resultado fica bem divertido. Vale a pena. As crianças vão curtir.
Adaptado de Bible Times - Crafts for Kids - Gospel Light
Hora do Lanche:
Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.
Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
👉Fontes Consultadas:
Créditos: Editora Responsável - Revista Primários CPAD
Comentarista-Raquel Deolinda
👇👇
👉
Créditos:
blogdatiasandrinha.blogspot.com
Radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
trabalhinhos.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
escoladominical.net
apascentarospequeninos.blogspot
Ministério Infantil
sementeagapecampinas.blogspot.com
ensinandoospequeninos.blogspot.
ministeriososkids.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5)
Alcançando crianças para Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário