17 de fevereiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 08: O Domínio do Mal Sobre a Terra

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
A Palavra de Deus deixa claro a existência dos falsos profetas no meio do povo de Deus. O Senhor Jesus falou a respeito disso no Evangelho de Mateus: ”porque surgirão […] falsos profetas” (Mt 24.24). Essa trágica realidade também estava presente no ministério do profeta Ezequiel. Este tinha uma palavra de juízo; os falsos profetas tinham ”palavras de bênçãos”. A presente lição é um alerta para o crente viver de maneira prudente. É preciso sensibilidade e discernimento espiritual para discernir a fonte das profecias.

👉   Seus alunos aprenderão sobre o domínio do mal sobre a Terra, personificado nas figuras do Anticristo e do Falso Profeta. Como vimos na lição anterior, os surgimento dessas duas figuras se dará logo após o Arrebatamento da Igreja. Para aqueles que ficarem neste mundo e não participaram do Arrebatamento, será um período de grande sofrimento em toda a Terra. Os crentes que não foram salvos na ocasião do Arrebatamento, inclusive, serão alvos de tenebrosa perseguição e de um sentimento de amargura pelo fato de terem frequentado diuturnamente a igreja, porém não converteram-se verdadeiramente (Lc 21.34-36).

O período que marca a Grande Tribulação será o tempo da implementação de um sistema demoníaco em toda a Terra. Todos poderes da sociedade: Econômico, político, militar e religioso serão controlados pelas autoridades do Anticristo e do Falso Profeta. O Anticristo fará uso do seu poder para exercer o domínio e o controle sobre a sociedade por meio do sinal que obrigará todos os moradores da Terra a utilizarem (Ap 13.17; 17.11-13). Em contrapartida, o Falso Profeta submeterá os moradores da Terra a seguirem a falsa religião, bem como a crerem na falsa mensagem de que o Anticristo é o Messias, o líder que Israel tanto esperava (Ap 13.12).

Para que os seus alunos aprendam um pouco mais sobre “O Domínio do Mal Sobre a Terra”, a lição destaca três tópicos que abordam o tema:

O primeiro tópico da lição, que tem como título “Satanás Domina Sobre a Terra”, ressalta que, finalmente, Satanás terá a autorização para exercer o seu domínio completo sobre o mundo. Uma vez que a Igreja, lavada e remida pelo sangue do Cordeiro, já não está mais neste mundo, o propósito final para os moradores desta Terra é levá-los à operação do erro para que recebam a recompensa das suas más escolhas. Por essa razão, será um tempo em que os homens se distanciarão da vontade de Deus e se entregarão por completo à vontade de Satanás (2 Ts 2.7-11).

O segundo tópico, que tem como título “O Anticristo Governa”, aponta para o surgimento do homem da iniquidade que estava retido pela ação do espírito Santo, juntamente com a Igreja. Apocalipse a 13.1-10 descreve as características do Anticristo representada na figura de uma Besta que subiu do mar. “A Besta que sobe do mar é o último grande governo mundial da história, e consiste em dez reinos sob o controle de Anticristo (Ap 17.12 – nota). O mar representa muitas nações (cf. 17.15). Satanás concede o seu poder a esse governo e o usa contra Deus e contra o seu povo (Ap 13.2)” (Bíblia de Estudo Pentecostal, 1995, p. 1998).

O terceiro tópico tem como título “A Participação do Falso Profeta”. Esse tópico ressalta o surgimento do Falso Profeta, uma figura religiosa que terá aparência de piedade, porém negará a eficácia dela (Ap 13.11). Muitos aceitarão a falsa religião ecumênica, repleta de distorções morais e que negará a existência do verdadeiro Deus. No contexto de Apocalipse 13, o Falso Profeta é representado pela figura da Besta que subiu da Terra. “Esta outra Besta ajudará a primeira a preparar o mundo para adorar o Anticristo e a enganar a humanidade mediante a operação de grandes milagres (vv. 13,14; cf. Dt13.1-3; 2 Ts 2.9-12). Esta outra Besta trata-se do Falso Profeta (19.20; 20.10). Uma imagem do Anticristo será colocada no Templo de Deus (Dn 9.27; Mt 24.15). Seus ‘dois chifres semelhantes aos de um cordeiro’ simbolizam seu esforço para enganar o povo, fingindo ser amoroso, manso e solícito. Na realidade, porém, seu caráter nada tem de cordeiro, mas de dragão (cf. Mt 7.15)” (Bíblia de Estudo Pentecostal, 1995, p. 1999).

Prof. Ensine aos seus alunos que muitos eventos que estão ocorrendo no mundo atualmente são apenas uma prévia do que ocorrerá durante o período de domínio de Satanás sobre a Terra.
👇
Para fixar os ensinamentos desta lição, realize uma roda de conversa com a classe tratando sobre o assunto da aula. 
Inicie com um resumo de cada tópico. 
Você pode utilizar o próprio texto deste subsídio. 
Após a leitura do resumo do primeiro tópico, abra espaço para comentários, perguntas e respostas. Em seguida, faça o mesmo com os demais tópicos. É importante que você delimite um tempo para cada tópico.
FonteTag:ED, Escola Dominical, Lições Bíblicas Pré Adolescentes, Pré-Adolescentes
  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
AS PALAVRAS DE JESUS - 505. HARPA CRISTÃ - (CIFRADO) - Carlos José


Hino 360 - Harpa Cristã - A Preciosa Fonte


Cassiane | O Senhor da Ceifa Chama

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
O Domínio do Mal Sobre a Terra
👇 
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.  
👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Falso Profeta
Objetivo:
Estudar sobre os falsos mestres, pastores ou profetas, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro pirateado, observando suas características.

Material:
CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
- Escolham um objeto dentre os citados no material para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).

- Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das respostas.

Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos: vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da turma diante das características dos objetos.

- Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?

Os alunos deverão emitir suas opiniões.

- Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.

- Para concluir, falem:

Observem a importância de conhecer as características do verdadeiro e falso mestre, pastor ou profeta nos nossos dias. Mas, na lição de hoje, vamos estudar sobre o aparecimento de um Falso Profeta, na época da Grande Tribulação, dominado por Satanás.

Fonte da Dinâmica, por Sulamita Macedo.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
👇
Iniciem o estudo da lição.

 






Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.

  
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!

Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

4 comentários: