3 de fevereiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 06: O Nascimento da Sociedade

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
👇
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF.
Nesta lição, estudaremos a origem da civilização humana. E, para tanto, focaremos o capítulo quatro de Gênesis, pois é justamente, aí, que encontramos a primeira cidade construída pelo homem.

Em seguida, veremos por que a civilização é marcada por tantos conflitos, dissoluções e violência. Apesar de tudo, Deus jamais deixou de intervir nos negócios humanos: além de Criador, Ele é o Senhor de todas as coisas.

Concluindo a nossa aula, mostraremos que somente o Evangelho de Cristo pode redimir a civilização atual.



A presente lição toca em três assuntos muito próximos do público brasileiro: Atos de violência, agropecuária e música. 
O que você conhece sobre esses temas? 
Sobre violência, é bom que se evite os programas sensacionalistas que enfocam a crueldade. 
Sobre a vida no campo, um pouco de conhecimento sempre é útil para entender até mesmo contextos da Bíblia Sagrada. 
Em relação à música, nossas Assembleias de Deus são riquíssimas em cânticos e louvores que elevam nossa alma a Deus. 
Selecione períodos desta semana para ouvir louvores que falam ao teu coração. 
Aproveite esses momentos para orar e buscar a Deus profundamente.

PONTO DE PARTIDA
Comece a aula despertando a curiosidade dos seus alunos sobre o tema da lição. 
No fechamento do tópico 1, destaque-se que o primeiro ato de violência foi praticado por um dos filhos do primeiro casal. A violência é sempre algo para ser lamentado e a Igreja tem um papel fundamental para sua diminuição. 
Para o tópico 3, reproduza um belo louvor em sala de aula, cujo conteúdo engrandeça a Deus. Indague aos alunos se eles têm ideia de quando teriam surgido os primeiros instrumentos musicais. Desenvolva a conversa até chegar ao ponto da resposta constante na lição. 
Se possível, leve para sala de aula, instrumentos de trabalho no campo, ou fotos deles, para abordar o surgimento da agropecuária.

VAMOS DESCOBRIR
Hoje estamos acostumados a uma sociedade violenta e com grandes avanços tecnológicos. Mas já parou para pensar que nem sempre foi assim? Houve um tempo sem crimes e sem grandes criações da mente humana. No entanto, quando tiveram início as relações humanas fora do Éden o mal aumentou. Também o homem começou a desenvolver tecnologias que dariam origem a muitas coisas comuns em nossos dias: agropecuária, construção civil e música. O berço de tudo isto está em Gênesis, o livro dos começos.
  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Limpa O Meu Coração


Louvor Nazakids # O Pecado é um Tijolinho


Família | Aline Barros (Letra)


Harpa Cristã 232 - Os Bem Aventurados



Harpa Cristã - 126 - BEM AVENTURANÇA DO CRENTE.wmv

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
 
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor te abençoe e capacite!
👉 Apresentem o título da lição:
O Nascimento da Sociedade
👇 👇
Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: O Nascimento da Sociedade
Objetivos:
- Iniciar o estudo sobre o nascimento da sociedade conforme o relato bíblico.
- Promover a partcipação dos alunos por meio da metodologia ativa de aprendizagem.

Material:
Bíblia

Revista de lições bíblicas utilizada neste trimestre pelos adolescentes

Celular, tablet e/ou notebook dos alunos

Procedimento:
Dias antes da aula:

Através do grupo de WhatsApp da turma, solicitem para que os alunos, durante a semana, leiam o item III da lição(O Surgimento das Sociedades), como também na Bíblia.

No momento da aula:

- Organizem os alunos em círculo para uma Roda de Conversa.

- Falem: Acabamos de estudar os itens I e II. Agora, vamos conversar sobre o surgimento da sociedade conforme o padrão bíblico apontado na lição de hoje. Vocês leram sobre o tema. Vamos refletir sobre isto?

Então, apresentem alguns pontos, de forma sequencial:

Como foi formada a primeira família?

Onde habitavam?

Quais fatos ocorreram com esta família?

Houve algum prejuízo para a família?

Quem formou as primeiras sociedades, além da primeira?

- Para concluir, perguntem:

Que semelhanças e diferenças existem entre a sociedade daquela época e a de hoje?

Aguardem as respostas. Acrescentem outras informações se necessário.

Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
👇👇
LEITURA BÍBLICA
  
Gênesis 4.1,2.8,17-26
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

18 E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.

19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.

21 E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.

22 E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.

23 E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.

24 Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.

25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

26 E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.




A MENSAGEM
Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.” Gênesis 3.23.


DEVOCIONAL
Segunda » Gn 4.3-7
Terça » Gn 4.8-12
Quarta » Lm 3.22,23
Quinta » 1 Jo 3.11,12
Sexta » Gn 5.1-5
Sábado » Gn 5.6-8


OBJETIVOS
- ENSINAR como o ser humano viveu após a saída do Jardim do Éden.
- DESTACAR a misericórdia de Deus, mesmo após o pecado e expulsão do Éden.
- APRESENTAR o surgimento das primeiras famílias, profissões e culturas.



HORA DE APRENDER
I – A VIDA FORA DO JARDIM DO ÉDEN
1- Adão, o agricultor.
Homem e mulher, expulsos do jardim, tiveram de cultivar a terra (Gn 3.23). Não desfrutavam mais da bondade do solo em dar frutos com facilidade.


2- A dádiva da maternidade.
Apesar do pecado, a benção da maternidade não foi negada à primeira família. A ordem de Deus dada em Gênesis 1.28, (“Tenham muitos e muitos filhos”), permanecia. Assim, homem e mulher tiveram seu filho primogênito, Caim (Gn 4.1). Eva passou por uma experiência extraordinária: a maternidade. Depois, Adão e Eva tiveram outro filho, chamado Abel. E, assim, a família cresceu.


3- A tristeza invade o lar.
Não demorou muito para que a herança do pecado de Adão fosse manifestada em seus filhos. Quando em um culto Deus aceitou Abel e sua oferta de animais, mas rejeitou Caim e sua oferta de produtos da terra, o filho primogênito ficou furioso (Gn 4.3-7). Caim fechou a cara, endureceu o coração e ficou cheio de inveja. Ao ver a inclinação para a maldade, Deus o advertiu de forma preventiva: “[…] o pecado está na porta, à sua espera.

Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.” (Gn 4.7). Em lugar de ouvir a Deus, Caim seguiu seus próprios desejos. Tendo armado uma cilada, matou seu irmão Abel de forma traiçoeira (Gn 4.8-10). O primeiro homicídio da terra ocorreu na primeira família da humanidade. Desde então, o pecado aumenta em volume e diversidade.


I- AUXÍLIO DIDÁTICO
– As Consequências da Queda de Adão:
A perda da comunhão com Deus. Em consequência de seu pecado, Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus (Gn 3.23,24). Doravante, não poderiam mais viver no Jardim do Éden, onde, diariamente, conversavam com o Senhor (Gn 3.8). Mas, apesar de haver ofendido a Deus, continuaram a ser alvo de seu imenso, eterno e infinito amor (Jo 3.16). Desde a Queda, o ser humano, para reatar a comunhão com Deus, tem de aproximar-se dELe pela fé (Hb 11.6). Nesse retorno, não estamos sós. Jesus Cristo é o nosso medianeiro eficaz (Rm 5.1). Ele é o verdadeiro Deus e o Verdadeiro Homem […].

– Civilização e Conflito:
Caim e Abel. Os primeiros filhos de Adão dedicaram-se à subsistência básica da civilização humana: a agricultura e a pecuária. Caim fez-se lavrador enquanto Abel, seu irmão, dedicou-se ao pastoreio (Gn 4.2). Sem ambas as atividades, a civilização tornar-se-ia inviável (Ec 5.9; 2 Cr 26.10). Foi na confluência de ambas as atividades, que Caim, o agricultor, movido por uma inveja maligna, matou Abel, o pecuarista temente a Deus (Gn 4.8)” (ANDRADE, Claudionor de. A Raça Humana: Origem, Queda e Redenção. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp. 90,98).


II- A MISERICÓRDIA DE DEUS SOBRE CAIM
1- A sentença contra o pecador.
O crime de Caim foi gravíssimo. O sangue de Abel clamava a Deus da terra (Gn 4.10). Deus deu a sentença ao homicida e disse que ele estava amaldiçoado e não poderia mais cultivar a terra, pois o solo não produziria como antes (Gn 4.11,12). Se antes, com o pecado de Adão, a terra frutificava debaixo de suor, em Caim a situação ficou ainda mais grave. Além disso, o primogênito de Eva viveria sempre fugindo pelo mundo (Gn 4.12).


2- O lamento de Caim.
Diante da sentença divina, Caim reclamou dizendo: “[…] Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado” (Gn 4.13); e continuou lamentando, dizendo que estava sendo expulso da terra (Gn 4.13,14). O homem que matou seu irmão não demonstrou arrependimento, não se mostrou contrito, nem buscou o perdão divino. Caim tinha somente reclamações.


3- A misericórdia divina.
Nos dias de Noé, algum tempo depois de Abel, o Senhor disse que o homicida deveria morrer (Gn 9.6). No entanto, no caso de Caim, é possível ver a misericórdia divina em ação: Deus não matou o homicida e deu a ele a chance de continuar a viver. São as misericórdias do Senhor a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22,23), elas estão presentes em todo o tempo (Sl 145.9; 136.1).


II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
A exemplo do que aconteceu a Adão e Eva, o castigo de Caim é o banimento da presença do Senhor (Gn 4.16). Como aconteceu a eles, há uma manifestação de misericórdia imediatamente anterior à manifestação de juízo. Antes de serem expulsos (3.22-24), Adão e Eva receberam roupas (3.21). Antes de ser expulso, Deus pôs uma marca em Caim para impedir que ele fosse vítima da vingança de alguém (4.15). Como observou David J. A. Clines, a ‘graça de Deus’ […] não é revelada apenas durante e após o juízo, mas mesmo antes de sua execução’. Não é possível conhecermos com certeza a natureza da marca de Caim […].

O homicídio de Caim, contudo, parece ser um ato intencional. Isso fica claro no texto, em especial numa expressão hebraica: Caim ‘se levantou contra’ (qúmél) seu irmão (Gn 4.8). Deuteronômio 19.11 (logo após a parte que fala sobre as ‘cidades de refúgio’ [19.1-10]) trata da questão do assassinato intencional, descrevendo as ações desses criminosos com as seguintes palavras: “Mas, havendo alguém que aborrece a seu próximo e Lhe arma ciladas, e se levanta contra ele (qúmal), e o fere na vida’.

É exatamente a mesma expressão utilizada em relação a Caim, com apenas uma minúscula alteração na preposição que acompanha o verbo” (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 64).


III- O SURGIMENTO DAS SOCIEDADES
1- A descendência de Caim.
Caim e sua mulher tiveram um filho, que foi chamado de Enoque (Gn 4.17). Adão e Eva tornaram-se avós. Caim e sua esposa tiveram muitos outros descendentes (Gn 4.17,18). Um deles se chamava Lameque. Ele contrariou o padrão divino para o casamento e tomou para si duas mulheres, Ada e Zilá (Gn 4.19). Ele se gloriava de ter matado dois homens (Gn 4.23) e mostrava conhecer bem a história do primeiro homicida, Caim (Gn 4.24). O livro de Gênesis deixa bem claro que o pecado entrou no mundo por Adão e passou a toda a sociedade (Rm 5.12,19).


2- O desenvolvimento social.
A Bíblia afirma que Adão e Eva tiveram “filhos e filhas” (Gn 5.4). Não se sabe o nome de todos os filhos do primeiro casal. Mas, sabemos que Eva louvou a Deus quando recebeu outro filho: Sete (Gn 4.25). Os filhos de Adão e Eva, com seus descendentes, formaram as primeiras sociedades. Dos descendentes de Caim, a Bíblia informa que surgiram homens especialistas em algumas profissões. Jabal, por exemplo, foi o pai dos que criavam gado (Gn 4.20).

Hoje conhecemos essa primeira atividade como pecuária.
Os filhos de Jabal também foram peritos em armar moradas em forma de barracas. Esta habilidade foi o berço das construções, que depois se desenvolveu e passou a usar ferro e outros materiais, como se vê hoje nas grandes obras da engenharia civil. Outro descendente de Caim era Jubal (Gn 4.21). Este foi o pai de todos os músicos. Ao longo da Bíblia a música é mostrada como um meio útil para adoração a Deus (Sl 92.1-3; 150.1-4), como ocorre até hoje nas igrejas.


III- AUXÍLIO TEOLOGICO
Civilização e Conflito:
A cidade de Lameque. 
Enoque (não confundir com o piedoso ancestral de Noé) foi o nome da primeira cidade fundada na terra. 
Estabelecida por Caim, logo após este haver assassinado Abel, a cidade de Enoque foi marcada pela violência e pela banalidade quanto à vida humana. Tanto é que Lameque, um dos netos de Caim, matou dois homens por motivos fúteis e, em seguida, celebrou seu duplo homicídio com uma poesia (Gn 4.23,24). Desde então, a violência vem sendo celebrada em poemas, crônicas, romances e filmes.

Mas virá o tempo em que os homens não mais aprenderão a se matar (Is 2.5). A tecnologia: Paralelamente à sua iniquidade, a civilização caimita, instalada na cidade de Enoque, experimentou um grande progresso tecnológico, econômico e artístico. Havia, ali, fabricantes de tendas, criadores de gado, metalúrgicos e músicos (Gn 4.20-22).

[…] A partir daí, a iniquidade alastrou-se de tal forma na terra, que o Senhor Deus viu-se na contingência de destruir toda aquela civilização” (ANDRADE, Claudionor de. A Raça Humana: Origem, Queda e Redenção. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp. 99,100).


CONCLUSÃO
A expulsão do jardim do Éden foi acompanhada de muitas dificuldades que são comuns até hoje. Deus, porém, estendeu sua misericórdia aos homens e permitiu a continuidade da vida, mesmo após o pecado.


VAMOS PRATICAR
1- Em que ocasião Caim ficou furioso contra seu irmão?
R. Num culto a Deus, onde Abel e Caim apresentaram ofertas ao Senhor.



2- Quem tomou para si duas mulheres, contrariando o padrão bíblico para o casamento?
R. Lameque, descendente de Caim.



3- Relacione corretamente as colunas:

A- Ada e Zilá  
B- Jubal
C- Jabal

(
C) Foi pai dos que criam gados e habitam em tendas.
(
A) Foram mulheres de Lameque.
(
B) Foi pai de todos os músicos.


PENSE NISSO
Devemos cooperar para a diminuição dos conflitos entre os homens. A primeira coisa a fazer é manter a paz com os outros em tudo que depender de nós (Rm 12.18). Em segundo lugar, só o Evangelho pode trazer a verdadeira Paz e cabe a nós anunciá-la.

👇
Jesus Cristo, a única esperança para a civilização humana.
Às vezes somos levados a pensar que o Senhor Jesus veio a este mundo apenas para salvar indivíduos. Todavia, o amor de Deus não se limita às biografias, porque Ele, amando o mundo de tal maneira, enviou o seu Unigênito para salvar a todos, inclusive a civilização e a História (Jo 3.16).

Na Grande Comissão, somos instados a evangelizar até aos confins da Terra, pois o Evangelho de Cristo redime tanto pessoas como povos e civilizações (Mt 28.18-20). 
Chegará o dia em que toda a Terra encher-se-á do conhecimento do Senhor (Is 11.2).

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário