14 de fevereiro de 2025

Aula Bíblica Juvenis - Lição 07: A Monarquia em Israel

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical, Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.



Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. 
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


 Apresentem o título da lição:
A Monarquia em Israel
Professor (a), sempre antes de ensinar, que possamos aprender, refletir e nos arrepender sinceramente diante do Altíssimo, pedindo um coração segundo o dEle, “para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
1 Coríntios 9.27.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O POVO PEDE UM REI
2. O PRIMEIRO REI DE ISRAEL
3. O MAIOR REI DE ISRAEL
4. DEUS PROSPERA O REINADO DE DAVI

OBJETIVOS
MOSTRAR a ascensão ao trono dos dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi;

DESTACAR os motivos de Davi ter sido o mais importante rei de Israel;

DESCREVER o estabelecimento de Jerusalém como capital política e religiosa.



Professor(a). A vida cristã passa pela tomada de decisões. 
Tomá-las sem buscar a direção de Deus pode nos trazer grandes prejuízos. Assim, a lição desta semana trata de um tema importante do Antigo Testamento. O povo de Israel pediu um rei para ser igual às outras nações. A decisão do povo foi marcada pela aparência humana e dados superficiais. Tal pedido, mais adiante, trouxe graves consequências espirituais ao povo de Israel através do rei Saul. Aqui, encontra-se uma ótima oportunidade para refletirmos acerca do grau de dependência que temos do Senhor. 

___Ao tratar da instituição da monarquia em Israel, não podemos ignorar a soberania de Deus ao estabelecer essa forma de governo. Embora a monarquia fosse um desejo nacional. Deus interveio e, segundo a sua vontade, estabeleceu essa forma de governo. Outrora, Ele levantava juízes em diversas regiões, mas agora Ele levantaria uma monarquia em Israel. Nesse sentido, estudaremos a razão da monarquia, a escolha do rei Saul, o primeiro rei de Israel e o mérito dessa escolha.
O crente deve pedir direção a Deus para tomar qualquer decisão.

  
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
 Meu Mestre Mandou - Aline Barros & Cia 2.mpg


Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes


Harpa Cristã 78


Harpa Cristã 207


Harpa Cristã 342

Para inicia utilizem a:
Dinâmica: Queremos um rei!
Objetivos:
Analisar a atitude do povo israelita ao pedir um rei contrapondo a vontade de Deus.
Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.

Material:
Uma venda

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.

- Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?

Como você se sentiu sendo guiado?

Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?

O guia transmitiu confiança?

- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.

- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.

Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.

Para concluir, analisem a atitude do povo israelita ao pedir um rei contrapondo a vontade de Deus.
Ideia original desconhecida.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

RODA DE CONVERSA
 MÉTODO:
SUGESTÃO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
__Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.

A transição na forma de governo de Israel, dando início ao período dos Reis. Dessa forma, analisaremos junto à classe os dois primeiros monarcas da história de Israel: Saul e Davi.

Dois reis, ambos ungidos por Deus, entretanto, com desfechos diferentes. Ambos tinham qualidades e defeitos, cometeram acertos e equívocos, como cada um de nós. O que os difere então? A Palavra do Senhor responde: O coração (1 Samuel 13.14).

Diferente de Davi, a postura de Saul diante de seus pecados foi considerada arrogante; suas ações demonstravam se importar mais com a própria imagem perante as pessoas, do que com Deus, que afirmou ser a arrogância/rebeldia como o mal da idolatria (cf. 1 Sm 15.23).

Portanto, cabe a cada um de nós refletir: 
Será que eu tenho me preocupado mais com o meu “testemunho” perante os outros, do que com o que Deus vê em secreto, inclusive nas profundezas de meus pensamentos e coração?
CONVERSE COM SEUS ALUNOS

Aproveite o ensejo da lição, para trazer uma aplicação pessoal também aos seus alunos. Por meio do exemplo de Saul, em 1 Samuel 15.24-35 e de Davi, em 2 Samuel 12.1-20 e Salmos 51, proponha que eles analisem essas duas situações na qual ambos pecaram, bem como as suas respectivas reações diante das consequências dessas más escolhas.

___Peça-os que opinem sobre a diferença entre arrependimento e remorso; e até mesmo, entre a genuína e a aparente contrição, que se deve, na verdade, ao medo da rejeição humana ou do que as pessoas vão dizer – como foi o caso de Saul.

👇
Ao pedir a Samuel para acompanhá-lo, a fim de manter as aparências perante seus soldados, percebemos que mesmo diante da notícia de que o Senhor não estaria mais com ele, Saul demonstrou se empenhar mais em manter a sua boa imagem como Rei, do que em se humilhar e fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para recuperar a bênção do Senhor.

___Já Davi, ao ser confrontado pelo profeta Natã sobre o seu erro, se humilhou, jejuou, se vestiu de pano de saco e cinzas perante todo o seu Reino, e mesmo ao enfrentar a terrível consequência de seu pecado, vendo a morte de seu filho, escolheu adorar ao Senhor.

O orgulho, vaidade, soberba foi o que levou Lúcifer à rebelião e à queda. Não por acaso, até hoje, Satanás usa essa mesma tentação para fazer cair o ser humano. Por isso, precisamos manter nosso coração sempre moldável, corrigível, quebrantado e humilde perante o Senhor, assim como para com as demais pessoas, especialmente quando errarmos.

De que adianta se sentir cheio de razão, mas estar vazio do Todo-Poderoso? De que vale mantermos as aparências diante dos homens, obtendo a admiração deles, mas sob o desprezo do Senhor? Ganhar uma “briga” ou discussão, mas à custa da perda de um amigo?

Ao contrário do que muitos pensam, é preciso ser grande para se apequenar ao reconhecer que errou. Deus valoriza isso. O arrependimento traz em si um paradoxo: Ao passo que requer contrição, desconstrução e humilhação, esta “descida” é justamente o caminho que o “eleva” ao Senhor, que o conduz ao crescimento, à evolução e à honra.

Lembremos da Palavra:

“Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 
Tiago 4.6-10.


👇Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.








Fonte e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad - Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Todos os anciãos de Israel (4) vieram até Samuel, para demonstrar uma ampla insatisfação com a situação. 
A sua exigência de um rei se baseava em duas razões: Já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos (5), além do desejo de que o rei pudesse ser o seu juiz ou líder e de que eles pudessem ser como todas as nações. Este desejo de adequar-se aos outros, rebelando-se contra as características divinas, foi uma fonte de problemas para o povo de Deus em todas as épocas.

O descontentamento de Samuel (6) não ocorreu porque o povo julgou que ele estava velho e que os seus filhos não eram dignos de sucedê-lo, mas porque pediram um rei, fato no qual ele via claramente implicações profundas com envolvimentos morais e espirituais. Os seus receios se confirmaram quando o Senhor lhe disse: O povo não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele (7). A nação já tinha uma triste história de rebelião e idolatria, e estava, agora, apenas fazendo a Samuel o que já havia feito ao Senhor (8). Esperava-se que o profeta concordasse com o pedido, mas ele protestou e claramente informou os líderes do resultado da sua escolha (9)” (Comentário Bíblico Beacon: 2 Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.193).


Deus é o Senhor da história. 
Muitas vezes não conhecemos seus caminhos nem propósitos, mas sabemos que sua vontade é sempre a mais perfeita e agradável. 
Não podemos perder de vista que o Pai é quem governa a nossa vida. 
Como cristãos, devemos buscar a bênção de que a nossa vontade e escolhas estejam sempre bem alinhadas com as de Deus.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.



O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Deus é fiel
A tranquilidade de um momento
Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. Provérbios 16:32.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

2 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar. Acompanho sempre as lições. Seus conteúdos são bençãos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE IMENSAMENTE SEMPRE.

    ResponderExcluir