✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX...
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
Achados e perdidos no reino
Momento do louvor
Gabriela Gomes - O Bom Pastor
Luiz de Carvalho - Ovelha perdida
Nani Azevedo - A Ovelha Perdida
PLANO DE AULA
EI PROFESSOR(A).
O amor, a bondade e a misericórdia de Deus são inegáveis. Por sua graça, Deus manifesta o seu amor todos os dias. Dentro da sua rotina, em um dia que parece comum, o cuidado de Deus está te alcançando. Mesmo que não haja grandes livramentos ou poderosos milagres ou sinais. Em dias absolutamente comuns, você pode ter esta certeza: Deus está com você. Sabe por quê? Porque Ele te ama. isso não é extraordinário? É sobre esse imensurável amor que a parábola da ovelha perdida nos ensina. Então, prepare seu coração e seu material e compartilhe com seus alunos esta poderosa mensagem. Boa aula!
PONTO DE PARTIDA
Nesta aula falaremos sobre o Deus que se preocupa e busca os perdidos com seu amor e graça. Ilustrarmos tal verdade a partir da parábola da ovelha perdida, contada por Jesus aos fariseus. Assim sendo, este é um importante momento para você refletir com a sua turma sobre os adolescentes e amigos que estão ausentes da classe ou afastados da comunhão da igreja local. Que tal fazer uma lista de oração por eles? Motive sua classe a se envolver nesta causa. Eles podem enviar convites, mensagens e até fazer uma visita para eles. Inclua nesta iniciativa também aqueles amigos que nunca entraram numa igreja. Através deste desafio prático toda a turma poderá vivenciar os princípios bíblicos que esto lição apresentará.VAMOS DESCOBRIR
Você já perdeu algo que era importante para você? Quando isso acontece ficamos apreensivos, não é mesmo?
E caso não encontremos, um sentimento de frustração e tristeza toma o nosso coração.
Nesta lição falaremos sobre o amor de Deus pelos pecadores perdidos, através da história da ovelha perdida. Essa parábola nos mostra o que Deus faz pelo ser humano que se perde dEle nos caminhos da vida.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: A Ovelha Perdida
Objetivo: Iniciar o estudo sobre a parábola da Ovelha Perdida.
Material:
Cadeiras
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Os alunos devem permanecer fora do círculo.
- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo voltas se houver espaço até
chegar ao aprisco, entrando com os alunos no círculo.
- Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando as ovelhas.
- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno para se esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula começar.
- Agora, comecem a procurar a “ovelha perdida”.
- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre diga: Encontrei a “ovelha perdida”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com
Vídeo:
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
LEITURA BÍBLICA
Lucas 15.3-74 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
5 E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
6 E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
A MENSAGEM
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. Lucas 19.10.DEVOCIONAL
Segunda » Mt 18.10,11
Terça » Jo 3.16
Quarta » Jo 10.10,11
Quinta » CL 1.13,14
Sexta » Sl 100.3
Sábado » Jo 3.17
Bíblia online
Bíblia sagrada online
OBJETIVOS
- ENSINAR sobre o valor das pessoas perante Deus;- ESTIMULAR aos adolescentes se alegrarem com a salvação das pessoas que estavam distantes de Deus;
- INCENTIVAR aos adolescentes a se preocuparem com os perdidos e irem ao encontro deles.
HORA DE APRENDER
Hora de Aprender A aproximação entre Jesus, os “cobradores de impostos e outras pessoas de má fama” (Lc 15.1) era algo inadmissível para os fariseus e mestres da Lei. Afinal de contas, os primeiros eram tidos como judeus traidores que se uniram a Roma para extorquir seus compatriotas, enquanto que o segundo grupo era visto como impuro. Desta maneira, eles tratavam tais pessoas como indignas do amor e da misericórdia de Deus. É exatamente dentro deste contexto que Jesus Lhes propõe três histórias com uma única ênfase: expressar o amor de Deus pelos perdidos e indignos da sociedade.I – ACHADOS E PERDIDOS NO REINO DE DEUS
O capítulo 15 do Evangelho escrito por Lucas tem sido chamado carinhosamente por alguns estudiosos de “achados e perdidos do Reino de Deus”, isso porque ele nos apresenta três histórias sobre a alegria de encontrar algo que se havia XX perdido. Nele, temos um pastor que sai à procura da centésima ovelha; uma mulher com dez moedas que sente a falta de uma; e um pai que tem dois filhos e um deles resolve ir embora. Nessas histórias fica evidente a presença de quatro verbos – perder, procurar, encontrar e se alegrar. Isso ilustra o insistente amor restaurador de Deus pelos que estão perdidos (apesar da murmuração dos religiosos), pois o “[…] o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido” (Lc 19.10).Não importa quão pecadores sejamos, a condição de perdido é o suficiente para o Deus amoroso vir ao nosso encontro com perdão, restauração e salvação. Você esteve perdido, mas foi achado por Deus! Sabe o que isso significa? Que Jesus te amou e te alcançou e agora você é filho de Deus e tem uma missão! Então, não fique parado, mãos à obra, vá ao encontro daqueles que se perderam e diga-lhes que há um Deus que os ama e os procura insistentemente.
I – AUXÍLIO TEOLÓGICO
“Jesus anunciou o julgamento sobre os fariseus e escribas (Lc 14.15-24). Eles devolvem a atenção reclamando que Jesus “recebe pecadores e come com eles”. Os líderes religiosos regularmente rejeitavam os pecadores como imorais e os tratavam como “imundos”. Agora as posições à mesa estão trocadas. Jesus é o anfitrião e em sua mesa Ele decide quem é adequado e “limpo”. Ele recebe como convidados publicanos e outros “pecadores”. Tais são as pessoas que Jesus convida para a sua mesa e ao seu Reino. Os fariseus não entendem a missão de Jesus — salvar esse tipo de pessoa” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. VOL 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 418).II – O DEUS QUE PROCURA ATÉ ENCONTRAR
Nesta parábola, uma ovelha de um pastor que tem cem animais para cuidar se desgarrou do rebanho. É bem possível que a ovelha da história tenha sido atraída por novas pastagens, se distraído com algo e, quando percebeu, estava longe do convívio das demais. Como é sabido, as ovelhas são animais dóceis e desprovidos de senso de direção. Sendo assim, ao se distanciar do rebanho além de se tornar uma presa fácil a qualquer predador, ela também demonstra incapacidade de retornar para casa sozinha. O pastor dessa parábola demonstra duas atitudes para com ela:
1- O pastor valoriza a ovelha perdida.
O pastor poderia muito bem dizer a si mesmo: “ela saiu do meio do rebanho porque quis, agora ela deve sofrer as consequências. Afinal de contas, é apenas uma ovelha e ainda tenho 99”. Mas não, ele ama cada uma das suas ovelhas. Assim também é o nosso Deus; Ele ama os pecadores de tal maneira que entregou o seu Filho para morrer por eles (Jo 3.16; Rm 5.8). Seu interesse é que todos sejam salvos (Ez 33.11; 1 Tm 2.4; 2 Pe 3.9). Seu amor alcança tanto os que estão seguros no aprisco, quanto os que estão perdidos no mundo sem Deus e sem salvação (Jo 6.37-40; 10.11-16). Ele não desiste. Seu amor é insistente.
2- O pastor procura a ovelha perdida.
De acordo com a história, o pastor deixa as 99 ovelhas no aprisco em segurança e sai em busca da perdida. O pastor correu riscos para encontrar a ovelha que se perdeu. Ele estava disposto a fazer o que fosse necessário para achá-la. O pastor dos pastores, Jesus Cristo, também se expôs para nos recuperar. Ele se fez carne (Jo 1.14), sofreu, foi humilhado, perseguido, cuspido e pregado em uma cruz (Mt 26.67; 27.33-38,50). Ele nos procurou, encontrou, deu a sua vida em nosso resgate e em breve virá para nos buscar, a fim de vivermos a eternidade com Ele (Jo 14.1-3;Tt 2.11-13;Ap 22.20).
II – AUXÍLIO DIDÁTICO
“O pastoreio era uma atividade desprezada. Por exemplo, Midr. Ps. 23.2: R. José bar Hanina ensinava: No mundo inteiro você não encontrará uma atividade tão desprezada quanto ao pastoreio de animais. O pastor passa o dia inteiro com a sua vara e a sua algibeira. Contudo, Davi decidiu chamar àquele que é Santo, e bendito seja o seu nome, de Pastor!”[…] A imagem do pastor é utilizada para descrever o terno cuidado que Deus dispensa ao seu povo e aos Líderes do povo no Antigo Testamento […]. Pessoas sem líderes ou mal lideradas são descritas como ovelhas sem pastor. O pastor na parábola aparece como o dono do rebanho e o tamanho do rebanho seria um indicativo de alguém que estivesse em situação econômica confortável. Ele não era rico, mas cem ovelhas já representavam um rebanho de tamanho considerável. […] Uma ovelha perdida, conforme informação que recebemos, normalmente se deita, entrega-se e não consegue encontrar o caminho de volta para casa. Possivelmente é por isso que o pastor precisa carregá-la sobre os ombros” (SNODGRASS, Klyne. Compreendendo todas as parábolas de Jesus – Guia completo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.160,161).
III – O DEUS QUE SE ALEGRA COM 0 REENCONTRO
Ao encontrar a ovelha perdida, o pastor da história fica muito contente e volta com ela nos ombros” (Lc 15.5). Como é maravilhoso pensar em um Deus que sente alegria ao encontrar pecadores arrependidos. Ele nos toma em seus braços e nos tira do lugar de morte onde estávamos e nos conduz ao Lugar de vida e segurança (Cl 1.13,14). Ele nos torna seus filhos (Jo 1.12; Rm 8.14-17; Efl.5). Ao chegar em casa, o pastor celebra com alegria o resgate bem-sucedido da ovelha e “chama os amigos e vizinhos e diz: ‘alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida’” (Lc 15.6).
Jesus conclui dizendo que de forma semelhante há “[…] alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados […]” (v.7). De modo que, ainda que os fariseus se neguem a aceitar e celebrar a restauração dos pecadores e impuros, o Céu e todos os seus agentes celestiais celebram alegremente a reconciliação do ser humano que se arrepende dos seus pecados e confessa Jesus Cristo como o seu único e suficiente Senhor e Salvador. Essa história, além de ser uma demonstração do amor insistente de Deus pelos pecadores, também deve ser encarada como uma convocação para todos os cidadãos do Reino de Deus. Ele nos chama a amar e procurar os perdidos como Ele ama e procura, bem como a celebrar os encontros como o Céu celebra. Seja um adolescente acolhedor, amoroso e preocupado com a salvação dos perdidos. Deus conta com você!
III – AUXÍLIO TEOLÓGICO
A celebração do pastor ao encontrar a ovelha perdida nos comunica algo poderoso sobre o nosso Deus. “O Deus revelado por Jesus é um Deus que se importa e que valoriza mesmo as pessoas sem valor, que vai em busca delas. Se o Reino chegou com uma graça e exigências sem limites, inquestionavelmente, Deus sairá à busca dos perdidos e os restaurará. A procura e a alegria são as pilastras gêmeas dessa parábola e a busca que Deus faz não está condicionada a nada. A alegria reflete tanto a atitude de Deus diante da recuperação daquilo que estava perdido, quanto a celebração do Reino com as suas boas-novas de que a redenção… já teve início. A alegria é coletiva, e os ouvintes de Jesus também devem tomar parte nessa celebração”. (SNODGRASS, Klyne. Compreendendo todas as parábolas de Jesus – Guia completo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.171).CONCLUSÃO
Jesus é maravilhoso.
Ele toma a iniciativa de buscar as ovelhas perdidas até encontrar, porque é o Bom Pastor. Ele chama cada ovelha perdida de volta para seu aprisco. A cada dia seja como as ovelhas que ouvem a voz do pastor e o seguem. Busque você também a Deus para estar perto dEle, a fim de nunca se tornar uma ovelha perdida. E, durante sua caminhada com Deus, ore por aqueles que se perderam, para que possam ter um reencontro com o Bom Pastor.
R. Perder, procurar, encontrar e se alegrar.
VAMOS PRATICAR
1- Quais são os quatro principais verbos das três histórias narradas por Jesus no capítulo 15 de Lucas? R. Perder, procurar, encontrar e se alegrar.
-----------------------------------------------------------------------------------
2- Caça as seguintes palavras:
OVELHA, PERDIDA, REENCONTRO, ALEGRIA.3- Complete a frase:
Como é maravilhoso pensar em um Deus que sente alegria ao encontrar pecadores arrependidos. Ele nos toma em seus braços e nos tira do lugar de morte onde estávamos e nos conduz ao lugar de vida e segurança (Cl 1.13,14).
PENSE NISSO
O nosso Deus está procurando incansavelmente os pecadores perdidos e chamando-os ao arrependimento e fé, pois são valiosos para Ele. Ele também nos convida a participar de sua alegria, procurando e festejando com os pecadores arrependidos que foram achados e reconciliados ao seu Reino de amor. Deixe o seu coração ser despertado para urgência da evangelização dos perdidos, afinal de contas, há alegria no céu quando um pecador se arrepende.Crédito/ Editora CPAD. Revista de adolescentes.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Deus abençoe.
Boa aula.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário